Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Prazo de Validade- Biscoito recheado


Prazo de Validade- Biscoito recheado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) por meio da resoluação CISA/MA/MS de 31 de julho de 1984 ,estabelece a presença de prazo de validade no rótulo de pordutos alimentícios ,de acordo com instruões sobre transporte,armazenamgem, embalagem, comercialização e consumo dos alimento.

O biscoite recheado é uma composição de diversos ingredientes, que juntos irão refletir o prazo de validade, bem como a forma de acondicionamento, transporte, produção e embalagem.
O produto analisado é rico em gordura trans.De acordo com a ANVISA, o rótulo pode ser declarado livre de gordura trans , mesmo contendo até 0,2g por porção do alimeto.No caso dos produtos analisado, o rótulo continha a informação de "zero em gordura trans", entretanto , provavél que contenha traços , que somados ao consumo de diversas porções ,sejam significantes.A gordura trans superestima o prazo de validade, um dos motivos pelos quais é empregada pela industria alimenticia, bem como corantes, aromatizantes e emulsificantes,gordura vegetal, glúten,açúcares, e sal, presentes.No biscoito bono, fabrizado pela Nestle, o prazo médio de validade foi de 8 meses, para os sabores morango e chocolate e 9 meses para doce de leite.
Quanto a diferença do prazo de validade entre esses sabores ,levantou-se a composição dos mesmos.O sabor doce de leite contém amido, margarina e regulador de acidez fosfato tricálcio, ingredientes diferencias em relação oas demais sabores.
O glúten,presente em todos os sabores, garante a estabilidade ,aumentando o prazo de validade dos produtos de prateleira.
O prazo de validade deve ser determinado para estabelecer relações temporais ao consumo e garantia do fornecedor, de acordo com as condições de manipulação,armazanagem e transporte dos gêneros.Os biscoitos recheados , por se tratar de um produto relativamente seco, rico em aditivos, açúcares, gorduras e glúten, recebeu um notável tempo no qual suas características são mantidas, desde que a embalgem esteja lacrada.Entretanto,foram observados biscoitos dentro do prazo de validade, porém em desacordos com suas características sensoriais de textura e sabor.Tal fato reflete na premissa de que, por vezes, não se pode prever, em sua totalidade,o ataque por processos físicos, microbiológicos e químicos, por isso a necessidade de se conhecer a data de fabricação.

Arizla Leite e Natália Cordeiro

3 comentários:

  1. O Código de Defesa do Consumidor estabelece que o prazo de validade de todos os produtos comercializados deve estar indicado em seu rótulo. Com isso, o fabricante assegura que o produto deverá manter sua total qualidade e/ou eficácia até esta data, desde que sejam seguidas as recomendações de manuseio e armazenamento descritas pelo próprio fabricante. Ainda assim, o prazo de validade de um produto não é o único parâmetro a ser analisado pelo consumidor, conforme descrito no trabalho em questão. Por vezes observamos que um produto, ainda que dentro de seu prazo de validade, encontra-se com suas características alteradas. Por isso, é importante verificar as características na compra e consumo, especialmente em produtos que possuem prazos de validade extensos.

    ResponderExcluir
  2. Além da discussão estabelecida acerca do prazo de validade, podemos ainda tratar sobre as informações nutricionais do produto. Fazendo uma breve análise do rótulo do Biscoito Bono Recheado de Chocolate da Nestlé, nota-se a presença de açúcar em uma quantidade equivalente a 10 g dentro de uma porção de 30 g. Tendo em vista que o pacote de biscoito contém 140 g, e o mesmo é facilmente ingerido no decorrer de um dia, ao final do pacote o consumidor terá ingerido o equivalente a 46,6 g de açúcar. Esse valor está bem acima do valor estipulado pela OMS, que diz que para uma dieta saudável visando maiores benefícios à saúde, a ingestão diária recomendada de açúcar seria equivalente a 25 g por dia. Além disso, ao analisar o valor de carboidrato total no pacote, tem-se o equivalente à 107,4 g deste macronutriente, visto que 30 g contem 23 g de carboidrato. Esse valor está bem próximo ao preconizado pela Dietary Reference Intakes, que recomenda uma ingestão diária de 130 g de carboidrato (exceto para bebês, gestantes e lactantes que tem um valor referência diferente). Sabendo-se que no decorrer de um dia ainda serão realizadas outras refeições, muita das vezes com a presença predominante de alimentos ricos em carboidratos, se faz necessário estar alerta quanto ao consumo excessivo deste tipo de alimento.
    Fontes:
    PADOVANI, Renata Maria et al. "Dietery reference intakes: aplicabilidade das tabelas em estudos nutricionais". Revista de Nutrição da PUCCamp. Ed. 19, VOL 6. Campinas. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rn/v19n6/09.pdf. Acesso em 24 de setembro de 2020.
    Nestlé. Biscoito Bono Recheado Chocolate. Disponível em: https://www.nestle.com.br/marcas/bono/biscoito-bono-recheado-chocolate.Acesso em 24 de setembro de 2020.
    Organização Pan-americana de Saúde - OPAS Brasil. "OMS recomenda que os países reduzam o consumo de açúcar entre adultos e crianças". 2015. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=4783:oms-recomenda-que-os-paises-reduzam-o-consumo-de-acucar-entre-adultos-e-criancas&Itemid=820#:~:text=A%20recomendação%20atual%20é%20de,25g%20de%20açúcar%20por%20dia.Acesso em 24 de setembro de 2020.

    ResponderExcluir
  3. Na embalagem do biscoito vem descrito validade até dezembro de 2020
    É válido até 1° ou até dia 31 de dezembro?

    ResponderExcluir