Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Inulina e FOS....o que são?





No mercado existem produtos anunciados como suplementos alimentares. Parte da população os compra pelo que lê e, a grande quantidade de nutrientes é um estímulo ao consumo. No entanto, é comum a falta de conhecimento sobre as reais funções que cada componente desempenha.

Incluído neste contexto está o produto Nutren® Active, que segundo o rótulo, possui 25 vitaminas e minerais, além de um ingrediente desenvolvido pela Nestle®, o Prebio 1. Este ingrediente “desenvolvido” pela empresa é constituído por Inulina e Frutooligossacarídeo (FOS), compostos produzidos por plantas, em que possuem a função de carboidratos de reservas.

O produto possui um alto valor comercial, quando comparado a outros que também possuem a proposta de ser um suplemento alimentar. Em média, em supermercados do Rio de Janeiro, uma lata com 400 gramas, custa trinta reais.


Por Jessica Teixeira


A inulina é um carboidrato largamente encontrado na natureza, funcionando como reserva em muitas plantas. Sua concentração em cada planta depende muito da variedade, do tempo decorrido desde a colheita até a utilização e das condições de estocagem. Na cebola, dependendo destes fatores, a concentração de inulina pode chegar a até 50% da matéria seca. Também é encontrada no alho-porró e alho, representando, respectivamente, 18-60% e 22-40%, da matéria seca. Já, o FOS pode ser encontrado em quantidades expressivas em alimentos como, cebola, banana, alcachofra, alho, raízes de almeirão, beterraba e na raiz de yacon.

A tabela abaixo demonstra a quantidade de inulina e FOS (% do peso fresco) em plantas utilizadas na alimentação humana.

A inulina e FOS são classificados como alimentos funcionais, que pode ser definido como qualquer alimento ou ingrediente alimentar, que pode proporcionar benefícios à saúde, além daqueles conferidos pelos nutrientes presentes no alimento. Assim, os alimentos funcionais são alimentos, e não medicamentos.

As propriedades nutricionais da inulina e FOS são similares. São utilizados para enriquecer produtos alimentares sendo considerados fibras – substâncias que melhoram a função intestinal, além de exercer efeitos sobre parâmetros lipídicos. São resistentes à digestão na porção superior do trato intestinal e alcançam o intestino grosso praticamente intactas.

Também são considerados ingredientes prebióticos, pois desenvolvem fermentação específica e melhoram a microbiota intestinal. Estudos demonstram que a utilização de FOS resultou num aumento populacional de lactobacilos.

Observando as características que tais nutrientes possuem, o consumo do produto Nutren® Active poderia ser idealizado por uma parcela grande da população, já que exercer funções no trânsito intestinal e níveis lipídicos são características desejáveis.

No entanto, considerando as informações do rótulo do produto, a cada preparo são utilizados 32,5 gramas. Como a lata possui 400 g ....... pode-se consumir o produto 12,5 vezes.

Se o produto for consumido uma vez ao dia, uma lata renderá 12 dias.

Mensalmente seriam necessárias três latas, totalizando, aproximadamente, noventa reais gasto com o suplemento.

Um valor consideravelmente alto para uma parcela grande da população!

A alimentação em que estivessem presente, diariamente, legumes, frutas e verduras não seria economicamente mais viável e teria o efeito fisiológico semelhante, ou maior, do que o adquirido com o suplemento nutricional?

Referências:


HAULY, M. C. de O; MOSCATTO, J. A. Inulina e Oligofrutoses: uma revisão sobre propriedades funcionais, efeito prebiótico e importância na indústria de alimentos. Semina: Ciências Exatas e Tecnológica, Londrina, v. 23, n. 1, p. 105-118, dez. 2002

Nestlé. Disponível em: . Acesso em 06 dez 2011.

SILVA, A. S. S. et al. Frutoligossacarídeos: fibras alimentares ativas. B.CEPPA, Curitiba, v. 25, n. 2, p. 295-304 jul./dez. 2007

SIQUEIRA, C. R. Frutooligossacarídeos: uma revisão sobre propriedades funcionais, efeitos na saúde humana e importância na indústria de alimentos. VI Semana de Tecnologia em Alimentos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, v. 02, n. 04, 2008




3 comentários:

  1. É pertinente a preocupação da autora quanto ao custo do seu produto para a população em geral. Também concordo que os melhores alimentos funcionais são os naturais, obtidos de uma alimentação equilibrada com frutas, verduras e legumes. Dentre os prebióticos citados, alimentos que contem pectina como a entrecasca dos cítricos, o maracujá e a maçã também possuem essa propriedade funcional.

    ResponderExcluir
  2. É interessante abordar esse assunto, pois além das propriedades já citadas, a inulina e FOS possui a habilidade de reduzir estabilizar a glicose sanguínea, como as fibras solúveis. Evidências apontam para maior absorção de cálcio em humanos, acompanhado de aumento da densidade da massa óssea devido ao consumo de FOS, indicando redução de risco de osteopenia e osteoporose. Modelos in vivo envolvendo ratos têm demonstrado a influência favorável dos FOS na inibição da carcinogênese do cólon. Outros estudos têm demonstrado que ratas alimentadas com FOS diminuíram a produção de certos metabólicos associados ao câncer.
    Contudo, o consumo excessivo de fontes isoladas de fibra pode impedir a absorção de nutrientes importantes, podendo levar até à obstrução intestinal. LLES et al. (1997) e DAVIDSON et al. (1998) observaram a aparição de flatulência em indivíduos que consumiram dietas contendo entre 15 g e 18 g por dia de FOS. A ingestão de FOS, associada à flatulência é mais flagrante em indivíduos com intolerância a lactose. A gravidade desse tipo de sintoma está relacionada com a dose de FOS consumida. A ingestão de 20-30 g por dia geralmente desencadeia o início de desconforto severo no indivíduo. Somente pessoas muito sensíveis (1% a 2% da população) sofrem diarréia ou intolerância gastrintestinal com doses de 10 g/dia.
    Dessa forma, o consumo desses nutrientes não deve ser controlado. Optar por alimentos naturais em uma dieta balanceada pode trazer os efeitos desejados, além do custo como abordado pela autora. O consumo desses suplementos deve ser orientado por um profissional no caso da dieta suprir a necessidade.

    ResponderExcluir
  3. De acordo com as alegações da ANVISA, tanto a inulina quanto os frutooligossacarídeos (FOS) “contribuem para o equilíbrio da flora intestinal. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”.
    Estes pertencem a uma classe de carboidratos denominados frutanos e são considerados ingredientes funcionais, uma vez que exercem influência sobre processos fisiológicos e bioquímicos no organismo, resultando em melhoria da saúde e em redução no risco de aparecimento de diversas doenças. Quando adicionados como ingredientes funcionais a produtos alimentícios normais, modulam a composição da microbiota intestinal, a qual exerce um papel primordial na fisiologia gastrointestinal. Essa modulação da microbiota intestinal é feita por uma fermentação.
    Ao contrário dos FOS, a inulina é resistente à ação das enzimas gástricas, fazendo com que ela não sofra digestão no estômago, chegando assim intacta ao intestino. Desse modo, esse nutriente influencia diretamente a função intestinal.
    Vale ressaltar que atualmente a inulina só é produzida no exterior, assim sendo, 100% da inulina encontrada o Brasil é importada e passa por aprovação de órgãos responsáveis.
    Uma questão socioeconômica importante que o trabalho acima levantou é sobre o custo desse tipo de produto. Alimentos comuns na mesa da população brasileira vem sendo pouco valorizados perante a essas mercadorias que vendem uma saúde instantânea e assim, quem pode arcar com os custos, acaba trocando o básico cardápio brasileiro para ingerir tais alimentos em busca de uma vida mais saudável e com maior praticidade.
    Especialistas recomendam uma ingestão diária de 5 a 10g de inulina e FOS, o que significaria ingerir 5 porções dos alimentos que contém tais substâncias. Nada impossível de ser feito uma vez que esses componentes estão presentes em uma vasta gama de alimentos.

    ResponderExcluir