Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Chá mate comercial


A dieta pode modificar o nosso processo natural de envelhecimento,bem como induzir ou suprimir determinadas doenças.No cidade do Rio de Janeiro ,a versão comercial do chá mate, pronto para consumo, é bastante consumida, inclusive nas praias.
A erva mate já tem reconhecida a presença de substâncias antioxidantes e efeitos benéficos, o fato questionável seria se essa versão industrializada manteria essas características.Pesquisas mostraram que a bebida possui efeitos antioxidantes e antinflamatória.Baseando-se na teoria do envelhecimento, na qual a sobreposição de oxidantes a antioxidantes, resulta em processos de envelhecimento celular; a bebida atuaria como um antioxidantes exógeno, desfavorecendo esse ciclo.Além disso, a diminuição de citocinas inflamatórias confirma o efeito antiinflamtório do chá.
As pesquisas com a versão comercial do chá, a princípio,indicam reafirmam essas propriedades "antienvelhecimento",embora ainda não significativas.De qualquer forma, não se pode afirmar o aspecto antienvelhecimento, porém o consumo de alimentos ricos em antioxidantes tem se mostrado eficiente na melhoria da qualidade de vida.

Marcadores: Chá mate, antioxidante.






Chá mate previne envelhecimento?
O processo de envelhecimento acontece naturalmente em todos os organismos vivos e conta com uma acelerada produção de espécies reativas de oxigênio.A teoria do envelhecimento consiste em uma sobreposição de ativos oxidantes, aos antioxidantes exógenos e endógenos, culminando em estresse oxidativo.A situação de desequilíbrio redox, leva a danos em estruturas celulares, como lipídeos de membranas, proteínas e DNA, características do dito envelhecimento celular. Sendo assim, levanta-se a hipótese de que o chá mate, rico em compostos antioxidantes como os polifenóis, cujo consumo tem aumentado em todo o mundo nos últimos anos, modularia o envelhecimento de e o estresse oxidativo, atuando como um antioxidante exógeno .
A legislação que regulamento o produto, chá pronto para consumo,é a portaria nº 544 de 1998 do Ministério da agricultura. De acordo com este Regulamento, o chá pronto para o consumo é a bebida obtida pela maceração, infusão ou percolação de folhas e brotos de várias espécies de chá do gênero Thea (Thea sinensis e outros) ou de folhas, hastes, pecíolos e pedúnculos de ervamate da espécie Iléx paraquariensis, ou de outros vegetais, podendo ser adicionados de outras substâncias de origem vegetal e de açúcares. Seu rótulo deverá constar a denominação, de forma visível e legível, sendo vedada a declaração, designação,figura ou desenho que induza a erro de interpretação ou possa provocar dúvida sobre a origem,natureza ou composição.
Os dados obtidos em diversos artigos científicos apontam o chá mate como uma forte estratégia antioxidante no combate ao envelhecimento. Suas versões, tanto em erva seca, de preparo pelo próprio consumidor ,como em chá pronto para o consumo, foram capazes de modular fatores ligados à resposta de danos celulares relacionados ao estresse, bem como aumento de atividade de enzimas antioxidantes endógenas, assim como a inibição de citocinas e enzimas ligadas ao processo de inflamação, conferindo assim um possível aspecto de ação antiinflamatória e antienvelhecimento.

Referências Bibliográficas
Lanzetti, M. ; Lopes, Alan A. ; Ferreira, Thiago S. ; de Moura, Roberto Soares ; Resende, Angela C. ; Porto, Luis Cristovao ; Valenca, Samuel Santos . Mate tea ameliorates emphysema in cigarette smoke-exposed mice. Experimental Lung Research p. 110106184303056, 2011. ISSN/ISBN: 01902148.

Cordeiro NC ; LANZETTI, M. ; Barroso MV ; Pires, Karla Maria Pereira ; Lopes, AA ; Ribeiro ML ; Alves, JN ; Benjamim, CF ;PORTO, L. C. ; VALENCA, S. S. . Effects of mate tea (natural and diet) in health lungs of aged mice. In: FeSBE 2011, 2011, Rio de Janeiro. Livro de resumos, 2011. p. 26.228.

Denham, Harman.Mutation.Free radical theory of aging.Research/DNAging, Volume 275, Issues 3-6, September 1992, Pages 257-266.

Saldanha, Luciane Arias.Avaliação da atividade antioxidante in vitro de extratos de erva-mate (Ilex paraguariensis) verde e tostada e chá verde (Camellia sinensis) / In vitro antioxidant activity of extracts of green and roasted mate (Ilex paraguariensis) and green tea (Camellia sinensis).Tese,
Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutrição para obtenção do grau de Mestre.
São Paulo; s.n; 2005. [114] p. tab, graf.

2 comentários:

  1. O chá mate comercial também está sujeito a Portaria n º 519, de 26 de junho de 1998 (ANVISA), a qual indica que é necessário 10%g de óleos essenciais a cada 100g de mate. A legislação mostra que estas folhas e outras partes do ramo da Ilex paraguariensis precisam ter um leve contato com o fogo e serem dessecados para serem utilizados como infusão ou decocção. Este processo certifica que muitos dos compostos químicos citados no texto acima sejam preservados, assim promovendo o efeito antioxidante. Entretanto não foi citado um importante componente presente na planta e conservado no preparo do mate, que são as saponinas. Elas são responsáveis em diminuir absorção de lipídeos por promover a eliminação de sais biliares, por complexação. Dessa forma, são formadas micelas entre os sais biliares, colesterol e saponinas que impedem sua absorção, assim previnindo formação de placas de ateroma e promovendo o emagrecimento (Mosimann, et al 2006). Outro fato que é importante realçar que o chá mate não possui apenas efeitos benéficos, existem efeitos colaterais que deveriam ter sido exibidos no texto acima. Como por exemplo, a cafeína em excesso pode inibir o efeito de barbitúricos e promover aumento da pressão arterial e tremores (Raintree Nutrition – Tropical Plant Data Base). Deve ser evitado na gestação, pois num estudo no Uruguai com mulheres grávidas que faziam consumo de mate, descreve-se uma elevada freqüência de abortos espontâneos, baixo peso neonatal, morte fetal e nascimento pré-maturo, quando comparado com mulheres não consumidoras. Assim, dessa forma mostrando ao consumidor que a fórmula para se manter jovem, magro e saudável não é tomar só chá mate, mas sim fazer exercícios e ter uma alimentação balanceada.

    ResponderExcluir
  2. Além da questão dos efeitos colaterais citados no comentário acima seria importante relacionar o consumo de chá mate versus o consumo de outros produtos ou alimentos com propriedades antioxidantes, de maneira a deixar a cargo do leitor decidir como introduzir à sua alimentação produtos com propriedades anitoxidantes com menor risco de efeitos colaterais, traçando um paralelo entre os diversos tipos de produtos. O paralelo ao qual me refiro pode ser bem exemplificado segundo o artigo: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100 40422009000300013&script=sci_arttext o qual apesar de ser de uma revista brasileira faz um levantamento significativo dos tipos de fonte de antioxidantes.

    ResponderExcluir