Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Linhaça dourada ou marrom ? moída ou inteira?

Atualmente, a linhaça está em grande destaque na mídia devido ao seu possivel potencial emagrecedor e desentoxicador.Com isso muitas pessoas vem fazendo seu uso diariamente com o intuito de emagrecer milagrosamente. Verdade ou não ? Quais os componentes presentes na linhaça que poderiam ter esse efeito e como atuariam. Além disso, existem dois tipos comercializados: a marrom e a dourada, a dourada é importada e mais cara. Também é comercializada na forma de farinha de linhaça, previamente moída, ou em grãos. Há diferença entre esses tipos? A forma moída ainda teria os mesmos componentes que a inteira ou os componentes poderiam se oxidar? Seria apenas uma jogada da marketing para encarecer o produto devido ao seu destaque na Tv?


Introdução



A linhaça (Linum usitatissimum L.) é a semente do linho, planta pertencente à família das Lináceas, que tem sido cultivada há cerca de 4000 anos nos países mediterrâneos. É uma semente com várias aplicações, podendo ser usada como matéria-prima para produção de óleo e farelo. O óleo é usado pelas indústrias na fabricação de tintas, vernizes e resinas, já o farelo é vendido para fábricas de rações animais. Também estão em desenvolvimento processos que incluem o óleo de linhaça em rações, de forma que os produtos para consumo humano como a carne, ovos, leite, possam estar enriquecidos com ácidos graxos ω3. As sementes também são utilizadas como complemento alimentar, sendo adicionadas a pães, bolos e biscoitos ou ainda misturadas cruas aos alimentos.


Principais componentes da linhaça: é uma excelente fonte de fibras. Possui tanto fibras solúveis quanto insolúveis. Rica em ácidos graxos essenciais, com elevado teor de lipídios (32 a 38%), sendo que destes 50 a 55% são do ácido graxo insaturado α-linolênico (18:3n-3), pertencente à família Ômega3 . Contém ainda ácido linoléico (da família ômega 6) e ácidos graxos monoinsaturados e saturados.


A linhaça marrom tem a semente escura , nativa da região mediterrânea, já está adaptada ao solo brasileiro, onde se adaptou por causa do clima quente. Por isso é mais fácil encontrá-la no mercado brasileiro e com preço menor . Comparada com a dourada, a casca é um pouco mais resistente. Quanto aos nutrientes, não perde nada para a outra variedade.


A semente de linhaça dourada é bem mais difícil de ser encontrada no Brasil, já que ela aprecia climas frios. Geralmente é importada do Canadá. Seu sabor é mais suave do que o da escura.
A linhaça deve ser consumida na forma triturada, pois a sua casca é bastante resistente e passa pelo intestino intacta. Porém, os ácidos graxos da linhaça são susceptíveis à oxidação, então, a forma que é comercializada já triturada pode não já não conter as substâncias que dão o título de alimento funcional. Assim, é necessário triturar a linhaça logo antes do consumo, para que haja absorção e disponibilidade de todos seus componentes.


Fundamentos Bromatológicos


Seu óleo é um dos alimentos mais ricos em Ômega 3 da natureza (cerca de 57%) e de Ômega 6. A relação ideal entre Ômega 3 e Ômega 6 é de 1:4 respectivamente, enquanto o óleo vegetal de linhaça apresenta uma relação de 1:3, muito próxima do ideal. Essa presença balanceada entre o Ômega 3 e o Ômega 6 permite a produção das prostaglandinas , que são corpos biologicamente muito ativos e importantes que agem como removedoras do excesso de sódio nos rins, diminuindo assim a retenção de líquidos, o que alívia os sintomas do período pré-menstrual. A alta taxa de Ômega 3 faz da linhaça um alimento de cárater preventivo à saúde, sendo um importante agente antioxidante e renovador celular.


Além disso, a linhaça é a maior fonte alimentar de lignanas, um fitoesteróide que "imita" a ação do estrógeno. A lignana é muito importante no período da menopausa, quando as taxas desse hormônio são baixas, sendo ela um importante agente natural na reposição desse hormônio. A lignana "engana" os receptores de estrógeno e se acopla a eles. Tratando-se de um óleo vegetal natural, os fitoesteróides têm uma ação fraca em relação ao estrógeno, não tendo ação negativa sobre o tecido mamário. Sendo assim, a lignana é uma substância importante na prevenção do câncer de mama, por neutralizar a ação do estrógeno sobre esse tecido.


Conclusão


A linhaça é um alimento funcional, porém, seu grande consumo não é considerado bom porque pode impedir absorção de outras substâncias essências. A linhaça dourada e marrom não tem diferença em relação aos constituintes, apenas em relação ao valor, pois a linhaça dourada por ser importada é a mais cara. A linhaça comercializada em forma de farinha não é uma boa opção, pois seus constituintes podem ter sido oxidados e as propriedades funcionais do alimento não existirem mais, apesar de ser mais cara também. E a linhaça em forma de grãos não é absorvida pelo intestino, o ideal é triturar .


Referências Bibliográficas


MAYES, P. A. Lipídios de Importância Fisiológica. In: Harper: Bioquímica. 7 ed. São Paulo: Atheneu, 1994. p. 142-154.


PORTER, W. L. Paradoxical behavior of antioxidants in food and biological systems. In: WILLIAN G. M., ed. Antioxidants: chemical, physiological, nutritional, and toxicological aspects. Princeton: Princeton Scientific, 1993. p. 93-122.


TURATTI, J. M. A importância dos ovos numa dieta saudável. Óleos e Grãos, v. 9, n. 59, p. 22-24, 2001.

2 comentários:

  1. como consumir a linhaça de forma mas certa?

    ResponderExcluir
  2. sou diabético posso consumir a linhaça normalmente? como devo fazer o usso devido? grato!

    ResponderExcluir