Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Romã: Aceita um copo do suco ou uma mordida na casca?


Por: Ana Paula de Sá Pinto

A romã é uma fruta que é muito utilizada na medicina popular mundial para Diarreia,Disenteria, Inflamações na garganta e etc. Devido a este grande interesse popular, pesquisas foram desenvolvidas e vem destacando a romã como uma fruta que apresenta diversas substâncias polifenólicas que vão ser responsáveis por essas atividades. E ainda mais, através dessas pesquisas, descobriram que a romã possui atividade sob o Câncer de Próstata e sob doenças relacionadas ao coração como a Hipertensão, Aterosclerose e Aumento de LDL, podendo ser utilizada no tratamento dessas doenças.

Essas substâncias polifenólicas que conferem essas atividades a romã estão presentes principalmente no suco e na casca desta fruta. Então, que substâncias polifenólicas são essas? O que escolher o suco ou a casca? Com tantas atividades importantes será que esta fruta não apresenta toxicidade?

Quer saber mais sobre esta fruta....


4 comentários:

  1. Apesar de não ser uma das frutas mais populares no território brasileiro, a Romã (Punica granatum L.) é citada em várias tradições e estudos foram encontrados sobre suas propriedades. Pode-se citar: (1) seu potencial antimicrobiano (Jiménez Misas et al), (2) sua atividade hipoglicêmica, por redução da absorção intestinal de glicose (Pereira), (3) sua ação antioxidante, reduzindo a peroxidação de lipídios no plasma e em lipoproteínas isoladas, diminuindo a suscetibilidade, a agregação e a retenção de LDL (Aviram et al.), (4) sua atividade anti-neoplásica, pela elevada presença de polifenóis em suco fermentado. Além disso, a romã ainda apresenta vitamina C, A e E.
    Pode-se observar o consumo do chá a base de casca de romã, com finalidade antimicrobiana. Apesar de poucos estudos nessa área, suspeita-se dessa propriedade presente predominantemente na casca da fruta – no qual estão presentes taninos elágicos e derivados de ácido gálico, flavonoídes glicosilados e antocianinas, por exemplo.
    Outro uso da Romã é com o suco feito com as sementes: utilizado na fabricação de xarope de granadina, usado em condimentos e licores (aplicação industrial).
    Além de suas propriedades comprovadas cientificamente e seus usos populares, a romã é um fruto com reduzido valor calórico, podendo ser consumido por pessoas em dieta com restrição de calorias.

    ResponderExcluir
  2. O uso de plantas medicinais com finalidades fitoterápicas estão evoluindo e seu emprego, valor e aceitação tem aumentado significativamente a cada ano, principalmente por apresentam baixo custo e fácil acesso. Dentre as plantas com propriedades fitoterápicas encontra-se a romã. Além das propriedades terapêuticas já citadas, pode-se acrescentar ainda propriedades quimioprotetoras. Estudos provaram que produtos derivados de romã, como suco, extrato e óleo podem ser úteis contra danos induzidos por radiação UV-B.


    AFAQ, F. et al. Central nervous system activity of acute administration of ethanol extract of Punica granatum L. seeds in mice. Experimental Dermatology, v.46, n.12, p.811 - 816, dec, 2008.
    PARK, H.M.MS. Extract of Punica granatum inhibits skin photoaging induced by UV-B irradiation. International Journal of Dermatology Blackwell Science, v.49, n.3, p.276 -282, mar, 2010.
    VALADARES, M.C et al. Assessment of mutagenic and antimutagenic effects of Punica granatum in mice. Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, v.46, n.1, p. 121 - 127, 2010.

    ResponderExcluir
  3. Estudos demonstram que a forma em que a romã será ingerida não faz diferença, ela pode ser ingerida em forma de suco, chá, direto na casca ou até fazendo molhos com ela. A romã é uma fruta muito versátil para ser consumida. Estudos mostram que a ingestão diária do suco com casca, sementes e a polpa ajuda a controlar a pressão arterial, reduzir o colesterol ruim e prevenir o câncer de mama e de próstata. Ela é composta por vitaminas do complexo B, que auxiliam a circulação; vitamina A, que deixa a pele bonita e ajuda a visão; vitamina C, que beneficia o sistema imunológico e contém ácido fólico, que melhora a saúde cardiovascular. Cientistas americanos também constataram que o uso frequente da romã previne a ocorrência do Acidente Vascular Cerebral, o AVC e combate a osteoporose. Para essas situações, deve-se consumir por dia no mínimo 300ml de suco de romã.

    Mariana Gonzalez Juste Andrade DRE:112104413

    ResponderExcluir
  4. A romã é uma fruta oxidante, mineralizante, refrescante e que possui substâncias antiinflamatórias.
    Essa fruta é muito conhecida popularmente por reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e pela sua propriedade antiinflamatória em infecções de garganta. Porém, o que não é aberto à população em geral, é que contém estudos com esta fruta que demonstram seus benefícios relacionados à melhora da fertilidade, aumento da imunidade, melhora da diarreia e digestão, emagrecimento e prevenção de câncer de mama e próstata.
    O questionamento deste trabalho é de grande relevância, porém, até o momento, não existem evidências de que sua forma de consumo, seja ela em suco, chá da casca ou até mesmo outros tipos de receitas, alterem os benefícios acima expostos.

    Rafaela Teixeira DRE 113056809

    ResponderExcluir