Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Prazo de Validade- Biscoito recheado


Prazo de Validade- Biscoito recheado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) por meio da resoluação CISA/MA/MS de 31 de julho de 1984 ,estabelece a presença de prazo de validade no rótulo de pordutos alimentícios ,de acordo com instruões sobre transporte,armazenamgem, embalagem, comercialização e consumo dos alimento.

O biscoite recheado é uma composição de diversos ingredientes, que juntos irão refletir o prazo de validade, bem como a forma de acondicionamento, transporte, produção e embalagem.
O produto analisado é rico em gordura trans.De acordo com a ANVISA, o rótulo pode ser declarado livre de gordura trans , mesmo contendo até 0,2g por porção do alimeto.No caso dos produtos analisado, o rótulo continha a informação de "zero em gordura trans", entretanto , provavél que contenha traços , que somados ao consumo de diversas porções ,sejam significantes.A gordura trans superestima o prazo de validade, um dos motivos pelos quais é empregada pela industria alimenticia, bem como corantes, aromatizantes e emulsificantes,gordura vegetal, glúten,açúcares, e sal, presentes.No biscoito bono, fabrizado pela Nestle, o prazo médio de validade foi de 8 meses, para os sabores morango e chocolate e 9 meses para doce de leite.
Quanto a diferença do prazo de validade entre esses sabores ,levantou-se a composição dos mesmos.O sabor doce de leite contém amido, margarina e regulador de acidez fosfato tricálcio, ingredientes diferencias em relação oas demais sabores.
O glúten,presente em todos os sabores, garante a estabilidade ,aumentando o prazo de validade dos produtos de prateleira.
O prazo de validade deve ser determinado para estabelecer relações temporais ao consumo e garantia do fornecedor, de acordo com as condições de manipulação,armazanagem e transporte dos gêneros.Os biscoitos recheados , por se tratar de um produto relativamente seco, rico em aditivos, açúcares, gorduras e glúten, recebeu um notável tempo no qual suas características são mantidas, desde que a embalgem esteja lacrada.Entretanto,foram observados biscoitos dentro do prazo de validade, porém em desacordos com suas características sensoriais de textura e sabor.Tal fato reflete na premissa de que, por vezes, não se pode prever, em sua totalidade,o ataque por processos físicos, microbiológicos e químicos, por isso a necessidade de se conhecer a data de fabricação.

Arizla Leite e Natália Cordeiro

Um comentário:

  1. O Código de Defesa do Consumidor estabelece que o prazo de validade de todos os produtos comercializados deve estar indicado em seu rótulo. Com isso, o fabricante assegura que o produto deverá manter sua total qualidade e/ou eficácia até esta data, desde que sejam seguidas as recomendações de manuseio e armazenamento descritas pelo próprio fabricante. Ainda assim, o prazo de validade de um produto não é o único parâmetro a ser analisado pelo consumidor, conforme descrito no trabalho em questão. Por vezes observamos que um produto, ainda que dentro de seu prazo de validade, encontra-se com suas características alteradas. Por isso, é importante verificar as características na compra e consumo, especialmente em produtos que possuem prazos de validade extensos.

    ResponderExcluir