Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Chia, novo sonho da dieta



Com propriedades de aumentar o próprio peso pela absorção de água, a Chia fornece uma grande sensação de saciedade diminuindo a vontade de ingesta. A grande quantidade de ômega 3 age diretamente nas células que aumentam de tamanho devido à inflamação, podendo reduzir tão indesejadas medidas. Com todas essas características, a Chia ganhou o título de ‘o novo sonho das dietas’.

Mas será essa semente, não tão nova, o novo milagre do emagrecimento. Será que milagrosos Brownies de chocolate light com semente de chia e apetitosas almondegas com Chia irão realmente levar ao emagrecimento e também aos muitos benefícios propostos pela mesma?

Só de fazer parte dos gordurosos alimentos ela irá levar ao emagrecimento e redução de colesterol como propõe? Vamos ver os reais efeitos e os limites de benefícios que a Chia pode oferecer que não é relatado nas propagandas.

As sementes de chia é um dos alimentos mais poderosos, funcionais e nutricionais do mundo, porque é rica em cálcio, potássio, magnésio, proteínas e uma quantidade de ômega 3 muito superior à encontrada na linhaça. O cálcio e o magnésio associados previnem a osteoporose. A chia também ajuda na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne envelhecimento precoce e melhora a imunidade. Mas com todos esses benefícios a característica mais procurada na chia é a sua capacidade de ajudar no emagrecimento.

A chia atua em três principais funções para contribuir com a perda de peso: fornece saciedade já que suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras, e ao entrarem em contato com a água, formam um gel que quando no estômago, retardando a digestão e deixando o indivíduo saciado mais rapidamente e então ele passa a comer porções menores.
Outra função interessante é o combate à inflamação, já que a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro, perdendo assim o controle sobre a fome a ponto de não se sentir satisfeito. A grande quantidade de ômega 3 na semente combate essa inflamação ajudando o organismo a regular seu apetite.
E a grande proporção de fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo desintoxicando o mesmo.
Com todas essas características, a chia se tornou o novo queridinho das dietas e desbancou fortes concorrentes como a linhaça e a quinoa.

A chia não é uma novidade já que era utilizada por astecas e mais para complementarem suas refeições, mas parece que ela foi descoberta agora com tamanha divulgação da mesma. Nas principais lojas de produtos naturais da cidade e em diversos sites de venda já se pode encontrar propagandas com a nova semente. E como toda nova sensação para emagrecer, sua divulgação está sendo dita como milagrosa. Diversos são os sites que prometem o emagrecimento rápido com o uso da semente em sua dieta. Sites chegam a indicar receitas super saborosas tendo como ingrediente a chia. A questão é: a chia é tão milagrosa assim a ponto de podermos comer tudo o que quisermos e realmente emagrecer? Pois com receitas de brownier, almôndegas e bolos espalhadas pela internet abaixo de um artigo que relata todo o poder emagrecedor da chia, com certeza é uma aposta de marketing o fato de você conseguir emagrecer comendo todas as coisas que você quiser, pra isso, basta comer junto com a chia.

Mas, não é bem por aí. Como tudo na vida tem seu lado ruim, a chia também possui o seu lado negro que é o seu grande valor calórico. Sendo assim, se o indivíduo seguir o que a maioria dos sites dizem, vai colocar a chia em tudo e vai acabar engordando ao invés de obter sucesso no emagrecimento. Pouquíssimos são os sites que fornecem essa informação, pois é claro, não é de interesse deles, o que eles querem é vender o milagre da boa saúde.

Principalmente na internet, a propaganda vem sendo feita de forma abusiva aos consumidores e não se tem uma fiscalização do órgãos de vigilância. Com isso, é necessário que o consumidor esteja atento ás informações passadas e ditas verídicas. É necessário que o consumidor busque pelas informações, pesquise sobre o produto antes de acreditar em todas as informações passadas pelos principais sites de venda. A eles o que interessa não é a sua saúde nem o quão rápido você irá emagrecer, mas sim a brilhante capacidade de venda desse milagroso agente emagrecedor.

3 comentários:

  1. A chia é uma semente rica em nutrientes. Pode ser uma importante fonte de Ômega 3, proteínas , ferro e cálcio. Em um estudo em 2007 no Diabetes Care, descobriram que pacientes com diabetes mellitus tipo 2 que consumiram 37g de chia por dia apresentaram uma redução na taxa de açúcar no sangue significativa.
    Além dessas diversas propriedades, a chia tem sido alvo de desejo de muitas pessoas que desejam emagrecer. Acredita-se que devido as suas fibras solúveis ela pode aumentar consideravelmente quando em contato com a água. Quando ingerida então, ocupa um volume maior no estomago sinalizando saciedade.

    ResponderExcluir
  2. Alguns estudos advertem sobre o uso de chia em excesso por pessoas com pressão baixa ou que estejam tomando medicações para problemas cardíacos, para evitar efeitos aditivos. Também a5tentam para que pessoas que tomam anticoagulantes tenham o risco aumentado de ocorrência de hemorragias. A chia pode alterar a maneira que o fígado processa os medicamentos, levando à sua ineficácia.

    ResponderExcluir