Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Cápsulas da enganação?



Muito se fala sobre o alho e sua classificação como alimento funcional. Serve como antitérmico, expectorante natural, antisséptico, desinfetante, combate diarréia e parasitoses intestinais.
Além disso, possui diversas outras propriedades importantes. Nos diabéticos, se ingerido regularmente, auxilia no controle da glicose. Na medicina cardiovascular, o alho diminui a agregação plaquetária e, com isso, reduz a chance de possíveis eventos trombóticos ocorrerem e ainda reduz o LDL se ingerido regularmente. Na prevenção contra o câncer, estudos pré-clínicos indicaram importante papel do alho na prevenção do câncer de cólon e esôfago, além de diminuir o câncer de pele, mama e pulmão. Por fim, o alho também possui importantes propriedades antimicrobianas, combatendo bactérias, vírus e fungos em diversas patologias.
No entanto, outra característica marcante do alho é seu forte odor e halitose característicos. Com base nisso, há diversos produtos no mercado que comercializam óleo de alho em cápsulas, que garante os mesmos benefícios do produto in natura para aqueles que possuem alguma aversão ao sabor ou odor do alho.
Entretanto, seriam esses produtos isentos de risco? Valeria a pena pagar mais para se ter os mesmos efeitos? Há realmente necessidade de tê-los no mercado?

Por Omar Vidal Kress

2 comentários:

  1. De fato, o alho tem propriedades e substâncias que nos ajudam e auxiliam em diversas vias metabólicas. Ingerido naturalmente ou em molhos e suas variedades culinárias ele não deixa de perder suas características, porém, elas podem ser reduzidas ou modificadas pelo aumento de sua temperatura tanto pelo cozimento, fritura, etc. Por isso, hoje, existem diversas formas de ingestão por pílulas e cápsulas para quem não gosta de seu sabor, cheiro (halitose), mas principalmente porque é possível que não haver perda de suas características originais. Isto se deve ao fato de que no caso das cápsulas, estamos a falar de extratos prensados a frio, macerações ou ainda alho envelhecido, que tem sido provado a sua eficácia pois equivale ao alho cru.

    ResponderExcluir
  2. De fato, o alho tem propriedades e substâncias que nos ajudam e auxiliam em diversas vias metabólicas. Ingerido naturalmente ou em molhos e suas variedades culinárias ele não deixa de perder suas características, porém, elas podem ser reduzidas ou modificadas pelo aumento de sua temperatura tanto pelo cozimento, fritura, etc. Por isso, hoje, existem diversas formas de ingestão por pílulas e cápsulas para quem não gosta de seu sabor, cheiro (halitose), mas principalmente porque é possível que não haver perda de suas características originais. Isto se deve ao fato de que no caso das cápsulas, estamos a falar de extratos prensados a frio, macerações ou ainda alho envelhecido, que tem sido provado a sua eficácia pois equivale ao alho cru.

    ResponderExcluir