Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

domingo, 1 de novembro de 2020

SUSTAGEN® KIDS: O complemento alimentar de iodo para nossos filhos!


Aliado dos pais ou vilão da tireoide das crianças?


DESCRIÇÃO

De acordo com o fabricante, Sustagen® Kids, o complemento alimentar  com mais de 100 anos de história, ajuda os pais em fornecer uma alimentação completa e gostosa todos os dias para seus filhos, pois é rico em Vitaminas C, D e E, ferro e zinco, além de fornecer mais 27 vitaminas e minerais, como o iodo. A justificativa é de as crianças não se alimentam adequadamente de frutas e legumes importantes para uma nutrição saudável. 

O produto em si não substitui uma dieta equilibrada, sua função é suprir alguns nutrientes que podem estar ausentes ou em menor quantidade na alimentação e seu uso precisa estar associado a hábitos de vida saudáveis. 

A embalagem é muito bem construída para chamar a atenção dos pais e filhos, pois a associação de uma pirâmide com os nutrientes envolvidos reforça muito a ideia de que o complemento alimentar proporciona tudo que uma criança em desenvolvimento necessita, pois faz referência à pirâmide alimentar. Do mesmo modo, estão presentes no mercado diferentes sabores deste produto, os quais atraem bastante crianças, como chocolate, baunilha e morango.

FUNDAMENTOS BROMATOLÓGICOS

A partir da rotulagem e da própria descrição do produto, observa-se que ele é rico em vitaminas e minerais, entretanto não se pode afirmar se as concentrações indicadas na informação nutricional são realmente adequadas para uma criança ingerir.

Entre eles, cita-se o Iodo, o qual é um importante mineral necessário para produção dos hormônios tireoidianos (T3 e T4), cuja função é regular a metabolização de energia do organismo.

No rótulo do produto, está indicado que há 48 μg (37% VD) de iodo isoladamente (sem leite) em uma porção de 3 colheres de sopa (27g), e 85 μg (65% VD) quando associado com 180 mL de leite integral (recomendação presente na embalagem), baseado em uma dieta de 2000 kcal e 8400 kJ.

LEGISLAÇÃO

Sustagen® Kids é regulamentado pela RDC Nº 243, de 26 de Julho de 2018, a qual direciona os requisitos de composição, qualidade, segurança e rotulagem dos Suplementos Alimentares, assim como a lista de nutrientes, substâncias bioativas, enzimas e probióticos, com suas limitações de uso, alegações e rotulagem complementar.

Sobre a embalagem, existe algumas diretrizes que esta resolução impõe que são importantes para esse trabalho, como as presentes no Art. 14, o qual comenta: “[...] a rotulagem dos suplementos alimentares deve apresentar as seguintes informações: I - a recomendação de uso, incluindo as seguintes informações agrupadas no mesmo local do rótulo: a) os grupos populacionais dos Anexos III e IV da Instrução Normativa n° 28, de 26 de julho de 2018, para o qual o produto é indicado, incluindo a faixa etária no caso de crianças; b) a quantidade e a frequência de consumo para cada um dos grupos populacionais indicados no rótulo; [...]".

Outro artigo desta RDC que regulamenta o rótulo, é o 15, que direciona a elaboração da Tabela de Informação Nutricional, da seguinte forma: “A rotulagem nutricional dos suplementos alimentares deve seguir o disposto na Resolução - RDC n° 360, de 23 de dezembro de 2003, que aprova o regulamento técnico sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados, com as seguintes especificidades: I - a porção declarada na informação nutricional deve ser a quantidade diária recomendada pelo fabricante, para cada um dos grupos populacionais e faixas etárias específicos indicados no rótulo; II - a informação nutricional deve conter as quantidades de todos os nutrientes, substâncias bioativas, enzimas e probióticos fornecidos pelo produto declaradas nas unidades de medida previstas nos Anexos III e IV da Instrução Normativa n° 28, de 26 de julho de 2018; e III - o percentual de valor diário (%VD) deve ser declarado para cada um dos grupos populacionais específicos indicados no rótulo, com base nos valores de ingestão diária recomendada dispostos na Resolução - RDC n° 269, de 22 de setembro de 2005, que aprova o regulamento técnico sobre a ingestão diária recomendada (IDR) de proteína, vitaminas e minerais, quando estabelecidos.”.

A RDC N° 269, de 22 de setembro de 2005 citada acima possui várias tabelas específicas para cada faixa etária, relacionando com a quantidade recomendada de proteínas, vitaminas e minerais.

Esta é a Tabela 2 de Ingestão Diária Recomendada para Lactentes e Crianças presente nesta resolução, e nela pode-se analisar algumas informações:

• Crianças de 1 a 3 anos: IDR de Iodo = 75 μg;

• Crianças de 4 a 6 anos: IDR de Iodo = 110 μg;

• Crianças de 7 a 10 anos: IDR de Iodo = 100 μg;

DISCUSSÃO

Não há indicação no rótulo sobre a faixa etária indicada, e está ausente essa descrição em sites de farmácias, portanto não há um consenso sobre a partir de qual idade é permitido ingerir este complemento, apenas se sabe que é voltado para crianças. Dessa forma, essa ocorrência infringe o Art. 14 da RDC Nº 243 citado anteriormente. 

Além dessa inconsistência, sobre a Tabela de Informação Nutricional do produto, observa-se que os valores diários de referência possuem como base 2000 kcal e 8400 kJ, entretanto esses números são relacionados à média de necessidade energética em adultos, enquanto para seguir o Art. 15 desta mesma RDC, a tabela deveria ser específica para o grupo populacional indicado no rótulo, sendo, nesse caso, as crianças, cuja necessidade energética recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria é em torno de 1300 kcal

Outro ponto a ser comentado é a falta de orientações sobre a frequência de consumo, que infringe também o mesmo Art. 14 abordado, e que resulta na possibilidade de a criança ingerir o produto mais de uma vez por dia, ocasionando o excesso de certos nutrientes, como o Iodo.

A partir desses dados, pode-se traçar um cálculo para analisar se a ingestão de iodo está em excesso quando se utiliza esse complemento alimentar.

Utilizando como base a medida recomendada de 3 colheres de sopa (27g) com 180 mL de leite integral (forma como a criança irá ingerir o alimento) e o recomendado pela RDC N° 269, observa-se que os 85 μg de iodo presentes correspondem a: 113% para crianças entre 1 a 3 anos, 77% para crianças entre 4 a 6 anos e 85% para crianças entre 7 a 10 anos.

Desta forma, conclui-se que se somar aquilo que a criança ingere de iodo proveniente do Sustagen® Kids mais o que vem das refeições, ela com certeza terá um balanço positivo deste mineral, que em excesso, pode estimular demasiadamente a glândula tireoide, ocasionando em uma produção expressiva de T3 e T4, desenvolvendo a condição conhecida como hipertireoidismo. Esta, por sua vez, pode provocar agravos na saúde, tais como: aceleração dos batimentos cardíacos, arritmia, insuficiência cardíaca congestiva, e osteoporose, porém em crianças, os problemas mais evidentes são o prejuízo do desenvolvimento do corpo e uma série de problemas neurológicos, que inclusive, dificultam o aprendizado. Diferente do hipotireoidismo que é facilmente detectado nos primeiros dias de vida com o teste do pezinho, o hipertireoidismo infantil só começa a chamar atenção dos pais quando a criança começa a desenvolver sintomas, como taquicardia, insônia, fome e suor excessivo.

CONCLUSÃO

Para resolver esse problema, a medida inicial a ser adotada deve ser a mudança da Tabela de Informação Nutricional presente no rótulo para aquela presente na RDC N° 269, pois o público alvo deles são crianças e não adultos, e por isso, também precisa ter especificado no rótulo a faixa etária indicada, bem como o número de vezes que se deve tomar por dia, pois, certamente, há muitos pais que dão para seus filhos a solução de Sustagen® Kids + Leite Integral mais de uma vez por dia, podendo resultar em vitaminoses e outras patologias, como o próprio hipertireoidismo. 

Dessa forma, o produto será comercializado de maneira ética e verdadeira, em que os pais terão certeza daquilo que darão para os filhos. Além disso, a empresa precisa reformular a composição química e elaborar um complemento alimentar que possa suplementar a nutrição sem exagerar em alguns nutrientes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

• SUSTAGEN®. Bem vindo ao site de Sustagen Kids. Disponível em: <https://www.sustagenkids.com.br/>. Acessado em: 30 set. 2020.

• COMPLEMENTO ALIMENTAR INFANTIL SUSTAGEN KIDS BAUNILHA, DrogaRaia, [201-?]. Disponível em: <https://www.drogaraia.com.br/sustagen-kids-suplemento-alimentar-baunilha-380-g.html?gclid=CjwKCAjw2dD7BRASEiwAWCtCb8fCfYMceCfDZyOkEvcAyWgbOrN2sfr4KGqOVhyF3KkHQlFiZZ52XBoCfJ4QAvD_BwE>. Acessado em: 30 de set. de 2020.

• Complemento Alimentar Sustagen Kids Baunilha 380g, DrogariasPacheco, [201-?]. Disponível em: <https://www.drogariaspacheco.com.br/suplemento-alimentar-sustagen-kids-baunilha-380g/p?idsku=39322&gclid=CjwKCAjw2dD7BRASEiwAWCtCb7zIOeEe0p8dHei4TT0DS-KCl4zG5mBPjFLWR11svD7rQsQddPQHRxoCY6kQAvD_BwE>. Acessado em: 30 de set. de 2020.

• ANVISA. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Resolução da diretoria colegiada- RDC nº 269, de 22 de setembro de 2005. Disponível em: <https://coffito.gov.br/nsite/wp-content/uploads/2016/08/resoluo-rdc-n-269-2005-ingesto-diria-recomendada-idr-de-protenas-vitaminas-e-minerais.pdf>. Acessado em: 30 de set. de 2020.

• SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Manual de orientação do departamento de nutrologia: alimentação do lactente ao adolescente, alimentação na escola, alimentação saudável e vínculo mãe-filho, alimentação saudável e prevenção de doenças, segurança alimentar. 2012. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/pdfs/14617a-PDManualNutrologia-Alimentacao.pdf>. Acessado em 30 de set. de 2020.

• SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA. Quais são as causas de hipertireoidismo? 10 de mar. de 2010. Disponível em: <https://www.endocrino.org.br/quais-sao-causas-de-hipertireoidismo/#:~:text=Ingest%C3%A3o%20excessiva%20de%20iodo%3A%20v%C3%A1rias,podem%2C%20ocasionalmente%2C%20causar%20hipertireoidismo.>. Acessado em 30 de set. de 2020.

• SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA. Entendendo a Tireoide: Hipertireoidismo. 30 de set. de 2013. Disponível em: <https://www.endocrino.org.br/entendendo-tireoide-hipertireoidismo/>. Acessado em 30 de set. de 2020.

• NEPOMUCENO, Thiago. Distúrbios da tireoide nas crianças podem passar despercebidos: Pesquisa revela que um terço dos brasileirinhos nunca tiveram a glândula examinada. [S. l.]: VejaSAÚDE, 24 maio 2016. Disponível em: https://saude.abril.com.br/familia/disturbios-da-tireoide-nas-criancas-podem-passar-despercebidos-pelas-maes/. Acessado em: 30 set. 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário