Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

domingo, 1 de novembro de 2020

Pipoca Maïs Pura Sabor Caramelo & Flor-de-Sal

 


Figura 1: Rótulo frontal da Pipoca Maïs Pura Sabor Caramelo & Flor-de-Sal (150 g).

Pipoca Maïs Pura Sabor Caramelo & Flor-de-Sal: um alimento saudável ou uma falácia?

Descrição

A função dos alimentos vai muito além de simplesmente nos manter saciados. Uma alimentação adequada e saudável garante uma boa nutrição e o funcionamento adequado de todo o corpo. Portanto, ela influencia, e muito, na saúde. 

Alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras, grãos diversos, oleaginosas, tubérculos, raízes, carnes e ovos, são saudáveis e excelentes fontes de fibras, de vitaminas, minerais e de vários compostos que são essenciais para a manutenção da saúde e a prevenção de muitas doenças, como diabetes, hipertensão e obesidade.

Uma alimentação saudável é aquela que atende todas as exigências do corpo, ou seja, não está abaixo nem acima das necessidades do nosso organismo. Além de ser a fonte de nutrientes, a alimentação envolve diferentes aspectos, como valores culturais, sociais, afetivos e sensoriais.

Para uma alimentação saudável, é preciso variedade, qualidade e moderação. Para isso é importante o consumo de alimentos in natura, consumo de alimento funcionais, evitar alimentos ultraprocessados, evitar o excesso de açúcar, gorduras e óleos, e sal, entre outros.

Um exemplo de doença que acomete uma considerável parcela da população é a hipertensão. Dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas de 2017 (VIGITEL), do Ministério da Saúde, apontaram que 30,7% da população do Rio de Janeiro (RJ) tem diagnóstico médico de hipertensão aterial. Entre as pessoas da capital a doença atinge 34,7% de mulheres, enquanto 26% são homens.

Com um panorama nacional preocupante, a sociedade caminha cada vez mais rumo ao consumo de alimentos naturais, orgânicos e veganos. Esse movimento tem dominado vários países, com destaque para os EUA, mas também tem crescido de modo acelerado no Brasil. Portanto, conquistar os consumidores mais exigentes é o grande desafio da indústria alimentícia em todo o mundo.

Fundamentos bromatológicos


Figura 2: Rótulo posterior da Pipoca Maïs Pura Sabor Caramelo & Flor-de-Sal (150 g).

 


Figura 3: Tabela nutricional.

 


Figura 4: Slogan do site Maïs Pura.

 

A pipoca Maïs Pura Sabor Caramelo & Flor-de-Sal é feita com milho para pipoca não transgênico integral, açúcar mascavo, glicose de milho, açúcar cristal, óleo de girassol, flor de sal, cremor de tártaro, emulsificante lecitina de girassol. Sem glúten, sem lactose, integral, sem gordura trans, sem conservantes, sem ingredientes de origem animal, não transgênico.

No site Maïs Pura, marca que vende a pipoca Maïs Pura Sabor Caramelo & Flor-de-Sal, eles se autodenominam “Snacks saudáveis”. No rótulo da pipoca constam, além da informação nutricional e os ingredientes, uma chamada atentando que “Após aberto, consumir imediatamente / Convervar em local seco e fresco / Produto dispensado de registro”, e “O Processo Maïs Pura”, o qual diz que por possuirem fábrica própriae um alto controle de qualidade, as materias primas são selecionadas e validadas cuidadosamente a fim de evitar qualquer contaminação cruzada no que diz respeito a alergênicos.

Legislação

O produto cumpre a RDC 26/15 da Anvisa, que dispõe sobre os requisitos para rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias alimentares. Ou seja, garante que se trata de um produto livre de soja, ovo, leite e derivados, castanhas e demais itens listados na Resolução.

Embora não exista uma resolução que exija que o produto notifique em seu rótulo que possui um alto teor de sódio, é preciso levar em consideração que o Ministério da Saúde qualifica um produto que possui quantidade de sódio maior do que 400 mg, a cada 100 g de alimento, como um alimento rico em sódio.

A Organização Mundial de Saúde também faz um alerta, a OMS faz uma recomendação que a ingestão diária de sódio não deve ultrapassar 2.000 mg.

Além disso, hoje há um Projeto de Lei do Senado nº532, que sugere a alteração do Decreto-Lei nº986 de 1969, para passar a dispor sobre os limites máximos de sódio em alimentos industrializados.

 Anvisa tem uma proposta que visa incluir na rotulagem frontal de produtos que apresentam valor de sódio superior a 400 mg, a cada 100 g de produto, um alerta a respeito do alto teor de sódio.

A adoção de medidas como o Projeto de Lei do Senado nº532 e a proposta da Anvisa são de extrema importância e vale ressaltar a urgência da implementação de tais políticas, para que desta forma o consumidor passe a observar com mais clareza e objetividade que embora se autointitul e saudável, tal alimento não oferece uma composição saudável de fato. Além de oferecer maior segurança para indivíduos hipertensos que muitas vezes buscam alternativas mais saudáveis por acreditarem que apresentam teor de sódio inferior aos “normais”.

Discussão

Um dos principais erros das pessoas ao comprarem produtos saudáveis é ater-se somente à frases como “sem conservantes”, porém é importante ler atentamente a parte traseira do rótulo, não apenas a parte frontal onde geralmente estão presentes estas frases de efeito.

O valor de sódio é uma informação importante contida na parte posterior do rótulo do produto, onde esse valor é igual a 107 mg a cada 25 g do produto. Como o Ministério da Saúde determina que um alimento com valor de sódio superior a 400 mg a cada 100 g da porção, a pipoca Maïs Pura Sabor Caramelo & Flor-de-Sal deve ser considerada um produto com alto teor em sódio, uma vez que a quantidade de sódio contida em 100 g do produto é igual a 428 mg.

Conclusão

A pipoca Maïs Pura Sabor Caramelo & Flor-de-Sal se mostrou uma opção, embora com alguns traços saudáveis: como a utilização de milho não transgênico, e ausência de gordura trans e conservantes, um produto que requer muita cautela ao ser consumido. Se fazendo necessário um aviso a respeito do alto teor de sódio, a fim de evitar o equívoco de pessoas hipertensas comprarem e consumirem o produto por julgarem ser um snack saudável.

OBS.: ESSE TRABALHO FOI ELABORADO ANTES DA APROVAÇÃO DA ANVISA A RESPEITO DA NOVA ROTULAGEM NUTRICIONAL.

Bibliografia

Qual o papel de uma alimentação adequada e saudável durante a pandemia de COVID? Disponível em: < https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/qual-o-papel-de-uma-alimentacao-adequada-e-saudavel-durante-a-pandemia-de-covid> Acesso em: 28 de setembro de 2020.

Alimentação saudável e sustentável. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/alimet_saud.pdf > Acesso em: 28 de setembro de 2020.

Aprenda a manter uma alimentação saudável no dia a dia. Disponível em: < https://www.unimed.coop.br/viver-bem/alimentacao/dez-dicas-para-uma-alimentacao-saudavel#:~:text=%2D%20Quais%20alimentos%20devem%20ser%20a,todas%20as%20cores%2C%20entre%20outros.> Acesso em: 28 de setembro de 2020.

30,7% da população do Rio de Janeiro (RJ) diz ter diagnóstico médico de hipertensão. Disponível em < https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/30-7-da-populacao-do-rio-de-janeiro-rj-diz-ter-diagnostico-medico-de-hipertensao> Acesso em: 28 de setembro de 2020.

Cresce o número de brasileiros em busca de uma alimentação saudável. Disponível em < http://revistasafra.com.br/cresce-o-numero-de-brasileiros-em-busca-de-uma-alimentacao-saudavel/> Acesso em: 28 de setembro de 2020.

Informações sobre a Pipoca Maïs Pura Sabor Caramelo e Flor-de-Sal. Disponível em < https://www.maispura.ind.br/pipocas/> Acesso em: 28 de setembro de 2020.

Por que a redução no consumo de sal traz benefícios para a nossa saúde? Disponível em <https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/consumo-excessivo-de-sodio-traz-muitos-riscos-a-saude#:~:text=Nesse%20sentido%2C%20a%20Organiza%C3%A7%C3%A3o%20Mundial,at%C3%A9%205%20gramas%20de%20sal> Acesso em: 24 de setembro de 2020.

O sódio que você não vê. Disponível em <https://idec.org.br/o-sodio-que-voce-nao-ve/dicas> Acesso em: 24 de setembro de 2020.

Anvisa propõe rótulo de alimentos com alertas sobre alto teor de açúcar, gordura e sal <https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2019/09/12/rotulo-de-alimentos-podem-ganhar-lupa-com-alerta-avalia-anvisa-em-audiencia.ghtml> Acesso em: 24 de setembro de 2020.

Projeto de Lei do Senado nº532, de 2018. Disponível em <https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/134948> Acesso em: 24 de setembro de 2020.

Resolução da Diretoria Colegiada – RDC Nº 26, de julho de 2015. Disponível em <http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/2694583/RDC_26_2015_.pdf/b0a1e89b-e23d-452f-b029-a7bea26a698c> Acesso em: 28 de setembro de 2020.

Anvisa aprova norma sobre rotulagem nutricional. Disponível em <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2020/aprovada-norma-sobre-rotulagem-nutricional> Acesso em: 25 de outubro de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário