Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

domingo, 1 de novembro de 2020

Ogestan Gold - Suplemento alimentar para gestantes e lactantes

  

O suplemento alimentar auxilia no tratamento da anemia gestacional?

 

DESCRIÇÃO

 

Ogestan Gold é um polivitamínico classificado como suplemento alimentar, indicado para gestantes e lactantes que associa vitaminas, minerais e ômega 3 de alga marinha em uma única cápsula, em concentrações ideais as necessidades do organismo, conforme a ingestão diária recomendada pela legislação brasileira. Sua fórmula contém ômega 3 de alga marinha, vitamina D, metilfolato, bisglicinato ferroso, além de outras vitaminas e minerais. Este produto é fabricado e distribuído pela Besins Healthcare Brasil Comercial e Distribuidora de Medicamentos LTDA. Muito indicado por médicos para mulheres em período gestacional, o presente trabalho visa trazer informações em relação a composição nutricional e a relação de ingredientes na formulação que nos permite concluir se realmente seria benéfico para as gestantes.

 

FUNDAMENTOS BROMATOLÓGICOS



  As cápsulas de Ogestan Gold apresentam em sua composição:

Ácido docosahexaenóico (DHA) obtido de óleo de alga Schizochytrium sp. Bisglicinato ferroso, L-ascorbato de sódio, nicotinamida, acetato de racealfatocoferol, bisglicinato de zinco, D-pantotenato de calcio, betacaroteno, sulfato cúprico, cianocobalamina, cloridrato de piridoxina, nitrato de tiamina, riboflavina, colecalciferol (vitamina D3), palmitato de retinol, L metilfolato de cálcio (ácido fólico), picolinato de cromo, iodeto de potássio, molibdato de sódio. ADITIVOS: gelificante: gelatina INS 428; agente de massa: sorbitol INS 420 e glicerol INS 422; glaceante: cera de abelha INS 901; emulsificante: lecitina de soja INS 322; água; corante: óxido de ferro vermelho INS 171iii, óxido de ferro preto INS171i e óxido de ferro amarelo INS171ii.

DHA: fonte de ômega 3.

Ferro: auxilia na formação das células vermelhas do sangue, no metabolismo energético, no transporte do oxigênio no organismo, no processo de divisão celular e no funcionamento do sistema imune.

Ácido fólico: auxilia na formação do tubo neural do feto durante a gravidez, na síntese de aminoácidos, no processo de divisão celular, no funcionamento do sistema imune, na formação das células vermelhas do sangue.

Vitamina D: auxilia na formação de ossos e dentes, na absorção de cálcio e fósforo, no funcionamento muscular e do sistema imune. Ogestan Gold tem alto teor de vitamina D.

lodo: auxilia no metabolismo energético e contribui para a manutenção da pele.

 

LEGISLAÇÃO

 

As fórmulas de suplementos alimentares devem seguir as especificações descritas na RDC Nº 243, DE 26 DE JULHO de 2018, que dispõe sobre os requisitos sanitários e também atender os padrões do Codex Alimentarius. Essa RDC apresenta requisitos sanitários importantes frente a informações sobre composição, qualidade, segurança e rotulagem destes produtos. Além disso, temos a IN N° 28, DE 26 DE JULHO DE 2018, que estabelece as listas de constituintes, de limites de uso, de alegações e de rotulagem complementar dos suplementos alimentares. Por exemplo o ácido fólico que é recomendado um dose mínima de 600mcg e na formulação apresenta apenas 363mcg, ou seja, o valor apresentado não é suficiente. Os outros componentes respeitam os limites estabelecidos. E também a RDC Nº 239, DE 26 DE JULHO DE 2018, que estabelece os aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia autorizados para uso em suplementos alimentares.

 

DISCUSSÃO

 

Durante a gravidez é importante que as mulheres façam uso de alguns suplementos de vitaminas e minerais para garantir tanto a sua saúde como a do bebê durante esse período, prevenindo o desenvolvimento de anemia e perda óssea, assim como defeitos no tubo neural do bebê, ajudando na formação de DNA e no crescimento do feto. O questionamento é se todos esses componentes são essenciais e seguros para a saúde na gestação. A mulher adulta, saudável e não grávida necessita consumir entre 25 e 30 kcal/kg de peso corporal por dia para suprir suas necessidades diárias e manter seu peso. no primeiro trimestre de gravidez. De acordo com a OMS, recomenda-se a suplementação com Ferro e Ácido fólico de 40mg/dia de ferro elementar (200mg de sulfato ferro- so)+ 5mg de ácido fólico a partir da 20ª semana de gestação. Orienta-se que a ingestão seja realizada uma hora antes das refeições. A suplementação de ferro deve ser mantida no pós-parto e no pós-aborto por 3 meses. O Folato periconcepcional deve ser usado rotineiramente pelo menos dois meses antes e nos dois primeiros meses da gestação. Esta informação deve ser difundida por programas educacionais de saúde. Mulheres que tiveram fetos ou neonatos com defeitos abertos do tubo neural têm que usar folato continuamente se ainda planejarem engravidar. Além do ferro e ácido fólico, os suplementos podem ser formulados para incluir outras vitaminas e minerais para corrigir outras possíveis deficiências de micronutrientes maternas. A composição do Ogestan Gold, apresenta não só esses nutrientes importantes como tantos outros que fica o questionamento, se esses também são realmente essenciais. É preciso levar em consideração a condição da gestante e se essa composição pode substituir um medicamento específico, como sulfato ferroso por exemplo. Acredita-se que os componentes da formulação são seguros para a ingestão.

 

CONCLUSÃO

 

Será que esses componentes poderiam fazer mal a saúde da gestante? Será que esse excesso não poderia causar uma ganho de peso excessivo ou uma diabetes gestacional? Muitos são os estudos e pesquisas sobre as necessidades e recomendações nutricionais de gestantes, porém existem ainda algumas controvérsias sobre o ganho de peso ideal, requerimento de energia e principalmente de alguns micronutrientes. A necessidade de suplementação de múltiplos micronutrientes tem sido discutida individualmente, assim como a suplementação isolada de outros nutrientes como ácido fólico, cálcio e vitamina A. Quanto melhor a conduta alimentar, maior a perspectiva para neonatos saudáveis, servindo de estímulo para novas investigações e um aprimoramento cada vez maior por parte dos profissionais da área. Acredita se que Ogestan é um ótimo polivitaminico, por ser bem completo em sua formulação, ainda que, unicamente, possa não ser suficiente para todas as gestantes.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

Bula Ogestan Gold. Disponível em: [https://www.besins-healthcare.com.br/be- sins/pdf/ogestan-gold.pdf]

 

RDC Nº 243, DE 27 DE JULHO DE 2018. Disponível em: [https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/343799 69/do1-2018-07-27-resolucao-da-diretoria-colegiada-rdc-n-243-de-26-de-julho-de-20 18-34379917]

 

IN N° 28, DE 26 DE JULHO DE 2018. Disponível em: [https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/34380639/do1-2018-07-27-instrucao-normativa-in-n-28-de-26-de-julho-de-2018-34380550]

 

RDC Nº 239, DE 26 DE JULHO DE 2018. Disponível em: [https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/34380515/do1-2018-07-27-resolucao-da-diretoria-colegiada-rdc-n-239-de-26-de-julho-de-2018-34380387]

 

Guia de gestantes - Organização Mundial de Saúde. Disponível em: [http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/guia_gestantes.pdf]

 

GUIMARÃES, Andréa Fraga. Necessidades e recomendações nutricionais na gesta- ção. CADERNOS' Centro Universitário S. Camilo, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 36-49, abr./jun, 2003

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário