Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

terça-feira, 3 de novembro de 2020

Leite de aveia da Nestlé: Quais são suas propriedades?

O consumo do leite de aveia pode contribuir para a saúde cardiovascular?

Descrição


Os leites vegetais são extratos aquosos obtidos a partir de cereais, sementes e leguminosas, tendo aparência muito semelhante ao leite bovino. Estes produtos vêm sendo utilizados cada vez mais pela população por razões médicas (intolerância à lactose) ou como uma opção de vida (diminuição do consumo de alimentos de origem animal). Os produtos a base de soja dominam o mercado, mas os produtos feitos de outras matérias primas vêm ganhando espaço, como polpa de coco, aveia, amêndoas, arroz e sementes de quinoa. Um exemplo de produto que pode ser encontrado nos mercados é o Leite de Aveia da marca Nestlé.

A aveia é um cereal com excelente valor nutricional, uma vez que é composta de fibras (solúveis e insolúveis), principalmente, proteínas, lipídeos, minerais e substâncias antioxidantes. Além disso, é considerada um alimento funcional, pois pode oferecer efeitos benéficos ao corpo quando consumida, contribuindo para a prevenção e o tratamento de doenças. As fibras alimentares presentes na aveia são os principais componentes responsáveis pela capacidade funcional no caso de doenças cardiovasculares.

As doenças cardiovasculares estão entre as doenças crônicas mais comuns e são uma das principais causas de morte na população brasileira. Portanto, tendo em vista que estamos diante de um cenário de novos hábitos alimentares, que é o caso do consumo de leites vegetais, é importante saber se o consumo da aveia na sua forma de extrato aquoso pode fornecer os mesmos benefícios oferecidos pelo cereal in natura.


Fundamentos Bromatológicos


Figura 1: Tabela nutricional do leite de aveia da Nestlé


De acordo com a tabela nutricional, se pode perceber que a lactose não está presente na formulação do alimento, podendo ser consumido por pessoas intolerantes à esse carboidrato. O produto também possui adição de Cálcio e vitamina D para ajudar a manter os níveis adequados de ingestão e absorção de cálcio nesses indivíduos. Além disso, há uma alta quantidade de fibras alimentares (7,6 g) provindas da aveia. O cereal em questão pode trazer benefícios à saúde devido ao seu alto conteúdo de fibras, principalmente as solúveis, cuja principal é a beta-glucana. 

As fibras alimentares presentes nesse alimento, especificamente as beta-glucanas (fibras solúveis), atuam diretamente no trato gastrintestinal humano. Elas agem diminuindo a absorção de gorduras, aumentando o peristaltismo intestinal e atuando no combate ao aumento do colesterol. Participa também da regulação do tempo de trânsito intestinal e apresenta alto poder de saciedade. (Gutkoski et al, 2007; Saydelles et al, 2010).


Legislação


A rotulagem dos produtos alimentícios é essencial para que o consumidor possa saber e avaliar os produtos que consome. No Brasil, a rotulagem dos alimentos é regulamentada pelo Ministério da Saúde através da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que estabelece normas e legislações baseadas no Codex Alimentarius (programa de normas e orientações técnicas sobre alimentos no âmbito internacional)

O produto se encontra dentro das normas de rotulagem estabelecidas pela RDC 259/2002,  que tem como objetivo estabelecer os padrões de rotulagem geral que se aplicam à todo alimento, de qualquer origem, que seja comercializado e embalado na ausência do cliente. Além disso, também apresenta os parâmetros essenciais para a rotulagem nutricional estabelecido pela RDC 360/2003, que é destinada a informar ao consumidor sobre as propriedades nutricionais de um alimento.


Discussão


As fibras alimentares estão entre os principais fatores da alimentação que contribuem para prevenção de doenças crônicas, como as doenças cardiovasculares. A hipertensão, infarto e o AVC (acidente vascular cerebral) são as complicações mais presentes na população. O desenvolvimento dessas doenças está intimamente ligado à alimentação, portanto, a reeducação alimentar e prática de exercícios físicos são as primeiras e principais indicações de tratamento para os pacientes.

A alta ingestão de alimentos ricos em gorduras é um dos principais fatores de risco das doenças cardiovasculares pois leva ao aumento do colesterol (LDL) no sangue. Esse quadro proporciona a progressiva deposição de LDL nas paredes dos vasos sanguíneos, originando a conhecida aterosclerose. Tal condição reduz a passagem do sangue nos vasos e, posteriormente, a sua chegada aos órgãos do corpo. Sabendo disso, fica possível perceber que a redução da absorção de lipídios pela ação das fibras solúveis da aveia contribui para uma melhor saúde vascular e, consequentemente, reduz o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares crônicas.

O consumo de cereais na sua forma in natura pode não ser agradável a muitas pessoas, por isso, diferentes preparações desses alimentos são soluções bem-vindas. Os leites vegetais podem ser uma alternativa para esse problema, além de serem uma opção para indivíduos intolerantes à lactose ou que desejam diminuir o consumo de alimentos de origem animal.  O leite vegetal de aveia pode ser encontrado em mercados para ser usado na preparação de pães, bolos, bebidas e outras receitas culinárias. 

O uso da aveia em forma de extrato aquoso pode gerar um questionamento sobre a permanência da sua função em diminuir o LDL sanguíneo, uma vez que não estaria sendo consumida in natura. Contudo, como foi dito anteriormente, a ação da aveia sobre a diminuição do LDL sanguíneo se deve à ação das fibras solúveis (beta-glucana) sobre o intestino. Se são solúveis, elas conseguirão ser extraídas pela água no processo de preparação.


Conclusão


Diante do que foi dito, é possível verificar que o consumo da aveia na sua forma de extrato aquoso consegue manter a sua capacidade de contribuir na prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares, já que o principal componente responsável por essa ação é uma fibra solúvel (beta-glucana) que pode ser diluída em água durante o processo de extração. 

Portanto, sabendo que as doenças cardiovasculares são uma das maiores causas de morte da população brasileira, se torna interessante passar a inserir esse alimento na rotina alimentar.


Referências bibliográficas


MALANCHEN, BRUNO et al. Composição e propriedades fisiológicas e funcionais da aveia. FAG Journal of Health. 2019; 1(2): 185-200


MANSUR, ANTONIO; FAVARATO, DESIDÉRIO. Mortalidade por Doenças Cardiovasculares no Brasil e na Região Metropolitana de São Paulo: Atualização 2011. Arq Bras Cardiol 2012; 99(2): 755-761


DE PAULA, PRISCILA; RAMOS, ENEIDA; SANTOS, ANA CLAUDIA. Fibra alimentar: sua importância para a saúde. Einstein: Educ Contin Saúde. 2010;8(4 Pt 2): 212-3


GUTKOSKI, L.C. et al. Desenvolvimento de barras de cereais à base de aveia com alto teor de fibra alimentar.Ciência e Tecnologia de Alimentos. 2007; 27, 355-363.


Saydelles, B. M. et al. Elaboração e análise sensorial de biscoito recheado enriquecido com fibras e com menor teor de gordura. Ciência Rural, 2010; 40, 644-647.


IV Diretriz Brasileira Sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0066-782X2007000700002&script=sci_arttext&tlng=pt> Acessado em 26/10/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário