Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Qual é a melhor opção para o consumo de fibras: aveia ou pão de forma 100% integral?

                         

Encontramos muitos alimentos nas prateleiras dos mercados com o título “integral” e/ou “fonte de fibras”. Mas, será que realmente são as melhores escolhas? 

    

Descrição do produto

Segundo a marca, o pão de forma WICKBOLD é feito com farinha 100% integral e seus ingredientes oferecem fonte de minerais, como magnésio e fósforo. Na embalagem diz que é baixo em gorduras totais, fonte de fibras, livre de colesterol e livre de gordura trans. Já a aveia em flocos finos Quaker, a marca se compromete em dizer que é fonte de fibras, contém beta-Q, e ajuda a reduzir o colesterol. Ambos os produtos, ao analisar os ingredientes, de fato são integrais, pois possuem em sua composição apenas a farinha integral. Tal ingrediente consta na informação nutricional dos produtos.

Cada vez mais os consumidores se conscientizam sobre a importância de ingerir fibras na dieta, porque acreditam em benefícios para o funcionamento melhor e adequado do trato gastrointestinal. Além disso, associam os alimentos integrais a uma dieta saudável e mais próxima do ideal. A questão que se levanta é: qual seria a melhor opção para o consumo e obtenção de fibras? O que mais existe nesses produtos que devemos levar em consideração? Até que certo ponto o consumidor entende a tabela da nutricional rotulada, faz comparações corretas e escolhe melhor? 

Fundamentos Bromatológicos

A fibra alimentar, também denominada fibra dietética, é resistente à ação das enzimas digestivas humanas e é constituída de polímeros de carboidratos, com três ou mais unidades monoméricas, e mais a lignina – um polímero de fenilpropano. Indivíduos com elevado consumo de fibras parecem apresentar menor risco para o desenvolvimento de doença coronariana, hipertensão, obesidade, diabetes e câncer de cólon. O aumento na ingestão de fibras reduz os níveis séricos de colesterol, melhora a glicemia em pacientes com diabetes, reduz o peso corporal.

Consequentemente, os consumidores tem preferido trocar o pão tradicional (figura 3) pelo integral, objetivando maior ingesta de fibras. Entretanto, esses produtos também possuem sódio em suas composições, assim, não só a quantidade de fibras deve ser analisada. O indivíduo pode optar por um alimento integral, ingerir maiores quantidades para se beneficiar das fibras, contudo, não se atenta à quantidade de sódio. O consumo excessivo do sódio está relacionado ao aumento do risco de doenças crônicas, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças renais, entre outras. Então, pode-se deduzir, que um alimento/produto que alega ser integral, e é, por isso apenas, não deveria ser considerado um alimento/produto melhor que outro.


Figura 1 Composição nutricional da aveia.


Figura 2 Composição nutricional do pão 100% integral.


Figura 3 Composição nutricional do pão tradicional.


Legislação e Discussão

De acordo com a RDC Nº 54, de 12 de novembro de 2012, para atribuir ao produto a alegação “fonte de fibras” é preciso ter, no mínimo, 2,5 g de fibra por porção. Nesse quesito, o pão 100% integral, o pão tradicional e a aveia poderão alegar tal afirmativa em seus rótulos. Nota-se que essa alegação se encontra apenas nas embalagens do pão 100% integral e na aveia. Inclusive, o pão 100% integral possui no rótulo a alegação “baixo em gorduras totais” que, segundo a ANVISA para tal afirmação, o máximo permitido é de 3 g por porção (quando a porção for maior que 30 g). Também, está corretamente cumprindo a norma porque possui menos que 5 mg de colesterol por porção, tendo como atributo “livre de colesterol”.

Ademais, comparando a composição nutricional entre o pão 100% integral e o pão tradicional (figura 3): aquele possui apenas 0,3 gramas a mais em fibras. Ao consumir o produto integral no intuito de “ser mais saudável ingerindo mais fibras”, também haverá a ingestão de 19 miligramas a mais de sódio. O indivíduo poderá aumentar o consumo do produto integral para ingerir mais fibras, por conseguinte, aumentará a quantidade de sódio ingerida.

Sendo assim, melhor seria escolher um outro alimento que contenha fibras, mas que não possua quantidades maiores de sódio, visto que o objetivo é uma alimentação mais saudável. Em razão disso, o ideal seria um alimento que apresente boas quantidades de fibras e tenha menor quantidade de sódio. Dentre os produtos listados acima, a aveia se torna a melhor opção. Em seu rótulo nutricional, a quantidade de sódio por porção é de 0 miligramas. Com isso, o produto poderia atribuir “não contém sódio” à embalagem.

Conclusão

As recomendações atuais de ingestão de fibra alimentar na dieta variam de acordo com a idade, o sexo e o consumo energético, sendo a recomendação adequada, segundo o Institute of Medicine, em torno de 14 g de fibra para cada 1.000 kcal ingeridas. Logo, para consumir a recomendação diária, é recomendável variar os alimentos, se atendando às quantidades dos outros nutrientes para não prejudicar a saúde.

 

Referências Bibliográficas

- WICKBOLD. Linhas e Produtos. Disponível em: https://www.wickbold.com.br/linhas-produtos/100-integral/#grao-sabor-100-freekeh-noz-peca. Acesso em 03 de Outubro de 2020.

- QUAKER. Produtos. Disponível em: https://quaker.lat/br/productos-quaker/aveias-e-outros/aveia-em-flocos-finos-quaker/. Acesso em 03 de Outubro de 2020.

-PADOVANI, Renata Maria; AMAYA-FARFÁN, Jaime; COLUGNATI, Fernando Antonio; DOMENE, Semíramis. Dietary reference intakes: aplicabilidade das tabelas em estudos nutricionais. Rev. Nutr. vol.19 no.6 Campinas Nov./Dec. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52732006000600010&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em 20 de Setembro de 2020.

- Fernanda Sarmento Rolla Bernaud1, Ticiana C. Rodrigues. Dietary fiber – Adequate intake and effects on metabolism health. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/abem/v57n6/01.pdf. Acesso em 01 de Outubro de 2020.



4 comentários:

  1. Os consumidores tem estado mais atentos para aumentar o consumo de fibras na alimentação, no entanto, prestam pouca atenção nos outros ingredientes e, às vezes, pode acontecer, da empresa na tentativa de melhorar as características organoléptica para ficar mais atraente e parecido com o pão tradicional, acaba adicionando outros ingredientes que não fariam tão bem, como por exemplo: maior quantidade de sal ou adição de gorduras saturadas.

    ResponderExcluir
  2. Ler o rótulo é SEMPRE fundamental para conhecer o que estamos consumindo. Na questão do pão, é comum ver a utilização tanto da farinha integral quanto a não integral na composição, vai depender do produto. No caso desta postagem do blog o pão é "100% integral" e só tem farinha integral na composição, entretanto, em alguns casos de produtos ditos somente "integrais" é comum que tenha o predomínio de farinha de trigo não integral em alguns produtos.
    Um exemplo de pão de forma com maior quantidade de farinha de trigo não integral, mas que tem no rótulo é o pão de forma integral da WICKBOLD sabor Castanha do Pará e Quinoa, da linha Grão Sabor. Comparando o rótulo com o do pão tradicional, vemos que este apresenta maior valor energético, a mesma quantidade de carboidratos (20g), e menor quantidade de proteínas (5,8g) e de fibra alimentar (3,4g). Apesar disso, a Castanha do Pará ajuda a reduzir o colesterol ruim e minimiza o aparecimento de doenças cardiovasculares, enquanto a Quinoa atua prevenindo algumas enfermidades crônicas. Ou seja, mais uma comprovação de que não é só porque está escrito "integral" no rótulo que vai ser melhor que o pão tradicional, é preciso sempre ler o rótulo e interpretar as suas necessidades.

    ResponderExcluir
  3. Esses exemplos mostram como é importante ler os rótulos. O pão 100% integral tem 3,8g de fibra e geralmente as pessoas optam por um produto integral pela quantidade de fibra que ele oferece, porém, comparando com o pão normal, a diferença é muito pequena, neste apresenta 3,5g de fibra e apresenta uma quantidade menor de sódio. Comparando com a aveia, esta apresenta um quantidade menor de fibra, 2,9g, porém não apresenta sódio, podendo ser uma melhor opção, principalmente para quem tem hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, entre outras doenças crônicas, podendo ter um bom consumo de fibras. Com isso, é sempre importante ler os rótulo ao comprar os produtos, para fazer uma melhor escolha.

    ResponderExcluir