Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Café solúvel e a saúde do consumidor

 

Cafés solúveis são saudáveis?  Seria um café quimicamente modificado?

DESCRIÇÃO

O Café teve sua origem na África, nas terras altas da Etiópia (Cafa e Enária). Apesar de ser uma bebida produzida em vários países, o Brasil é reconhecido no mundo inteiro como um produtor de café de qualidade. Além disso, o famoso cafezinho faz parte da vida do brasileiros desde o início da história Com a modernização das grandes empresas e a tecnologia, novos métodos de fazer café foram inventados e o café solúvel é um deles. Por ser prático e não necessitar ser coado, o café solúvel é o preferido de quem não tem muito tempo de manhã e não dispensa o bom e velho cafezinho. Além disso, ele é muito utilizado na culinária pela praticidade e sabor concentrado.

Para se ter uma ideia, o café solúvel divide com o coado a preferência mundial de consumo,  movimentando um mercado multibilionário: segundo especialistas, até 2020 serão 36,3 bilhões de dólares circulando em todo o mundo graças à produção, vendas e consumo de café instantâneo. Países como China e Rússia lideram o ranking de vendas.

Além de ser a forma mais prática de consumir café, a versão vem conquistando apreciadores também pela qualidade. Isso por que, desde que foi descoberto, o café solúvel tem passado por diversas evoluções.

Hoje, graças a novas tecnologias e ao uso de grãos 100% arábica na composição do extrato, as características sensoriais do fruto do cafeeiro são preservadas. Quem ganha é o consumidor, já que há bastante semelhança gustativa e aromática do produto em relação ao café fresco.

Como é feito o café solúvel?

O café solúvel é feito em quatro etapas: a torragem, a moagem, a extração e a secagem. Primeiro, os grãos de café são selecionados e inseridos crus em cilindros especiais que vão elevar a temperatura até que o grão estoure, como uma pipoca, saindo torrado. Em seguida, os grãos são moídos em máquinas especiais, de maneira que sejam milimetricamente cortados.

Em seguida, os grãos passam pelas etapas de extração e secagem. Na extração, o pó moído é hidratado, passando por um processo de imersão em água. Essa etapa serve para concentrar e preservar os sabores e aromas do café, fazendo com que seus compostos se tornem líquidos. Já na secagem, a etapa mais importante e que difere o café solúvel do café normal, os grãos são desidratados e saem prontos para serem embalados.

Essa etapa pode ser feita de duas maneiras: congelamento e pulverização, sendo o primeiro o mais usado no mundo inteiro. No congelamento, o extrato concentrado de café é colocado em câmaras especiais que o transformam em cristais de gelo, que logo são aquecidos, fazendo com que a água evapore totalmente e sobre apenas o extrato seco. Já na etapa de pulverização, o extrato concentrado de café é pulverizado por uma máquina especial que faz com que o extrato perca a água e fique seco.

FUNDAMENTOS BROMATOLÓGICOS


A tabela nutricional apresentada acima é referente ao café solúvel da marca saggio em forma de sachê de 1,3g. Nota-se que os valores das informações nutricionais são zerados para todos os itens listados. A composição dos ingredientes é única, somente Café. Isso demonstra que não existem substâncias químicas em sua composição, nem tampouco outras substâncias que influenciam nas informações nutricionais.

LEGISLAÇÃO

As principais legislações que tratam sobre as especificações do café moído e do café solúvel é a RDC Nº 277, de 22 de Setembro de 2005 da ANVISA que abordam em seu anexo o REGULAMENTO TÉCNICO PARA CAFÉ, CEVADA, CHÁ, ERVA-MATE E PRODUTOS SOLÚVEIS. Nela é possível observar as similaridades dessas duas formas de café como por exemplo a umidade que são de até 5% (g/100g) em ambas. Outra informação importante é que o único extrator que deve ser usado no processo de produção do café solúvel é a água, não podendo ser utilizado outros extratores mesmo que sejam mais rentáveis para a indústria que o produz. 
A Portaria Nº 130, de 19 de fevereiro 1999 da ANVISA é outra regulamentação, mas essa trata em seu anexo sobre o REGULAMENTO TÉCNICO PARA FIXAÇÃO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE CAFÉ SOLÚVEL, nela é possível ver com mais detalhe os tipos de preparações de cafés solúveis e como devem ser feitos.

DISCUSSÃO

A preocupação com a saúde tem aumentado com o passar dos anos. As pessoas estão se alimentando de forma mais saudável e ficando mais atentas aos ingredientes contidos nos rótulos de cada produto adquirido nos mercados. Quanto menos conservantes , aromatizantes, corantes e outros aditivos, melhor para prevenção de doenças ao consumidor. Geralmente no rótulo não contém as informações dos ingredientes do café moído e nem do café solúvel pois a legislação não obriga que esta informação esteja impressa, mas ela diz que o café moído e o solúvel devem ter somente o grão de café em sua composição, salvo essas novas preparações com sabor de capuccino e café com leite por exemplo que são adicionados outros ingredientes em sua composição. 

CONCLUSÃO

O café solúvel nada mais é do que um café torrado passado por processos que não envolvem substâncias químicas somente processos físicos. Esse produto revolucionou o mercado do café pois o preparo se tornou mais rápido e mesmo se tratando de algo com preparo instantâneo, ele não possui substâncias químicas em sua composição o que o caracteriza como uma bebida com as mesmas substâncias do café que é coado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

[1] RDC Nº 277, de 22 de Setembro de 2005 da ANVISA. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br> Acesso em: 03 out 2020

[2] Portaria Nº 130, de 19 de fevereiro 1999 da ANVISA. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br> Acesso em: 03 out 2020
 
[3] Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel. Disponivel em: <https://www.abics.com.br/cafe-soluvel.php> Acesso em: 02 Nov /2020

[4]  Cafeicultura - A revista do Agronegócio Café. Disponível em: https://revistacafeicultura.com.br/?mat=5937  Acesso em: 03 out 2020


6 comentários:

  1. É importante ressaltar que, além de possuir as mesmas substâncias do café coado, o café instantâneo também possui maior concentração de algumas delas que trazem benefícios à saúde do consumidor. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias do Café, o ácido clorogênico é um componente de ação antioxidante associado ao auxílio no controle da glicemia e da pressão e é encontrado em um teor maior no café instantâneo. Nesse caso, vemos que não precisamos ter medo de optar pela opção mais prática e mais rápida de tomar o "cafézinho". Excelente matéria!

    ResponderExcluir
  2. A parte da secagem do café, que é a que difere o café normal do solúvel podem ser feitas de duas maneiras diferentes, e a mais usada é o congelamento seguido de evaporação. É curioso como o café solúvel tem a propriedade dele de solubilidade em água quente tão diferente do café regular sendo que a etapa mais, significativamente, diferente é a de secagem.

    ResponderExcluir
  3. Cabe destacar também que O café instantâneo pode conter até duas vezes mais acrilamida do que o café recém-torrado, uma substância que se forma quando os grãos de café são torrados. A acrilamida se torna um composto que causa danos ao DNA e mutações. O National Cancer Institute já se posicionou sobre o assunto e afirmou que estudos em humanos ainda não descobriram que a exposição à acrilamida nos alimentos está associada ao risco de qualquer tipo de câncer, no entanto, vale o alerta.

    ResponderExcluir
  4. O café é uma bebida muito popular no Brasil, porém, hoje em dia, além do café tradicional, temos a opção do café solúvel. Esse café solúvel contém cerca de 20% mais cafeína do que o café coado tradicional, por isso, deve ser consumido em menor quantidade, pois a cafeína em excesso pode trazer alterações de humor, tremores e insônia. Além disso, o café solúvel pode conter até duas vezes mais acrilamida do que o café tradicional, que é uma substância que se forma quando os grãos de café são torrados, além de ser um composto que causa danos ao DNA e mutações. Pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é recomendada a ingestão de, no máximo, quatro xícaras de 50mL de café ao dia.

    ResponderExcluir
  5. O café tradicional possui uma variedade de sabores, pois pode conservar os seus óleos essenciais e composições químicas intactas, e também possui uma enorme quantidade de blends, assim como um sabor mais encorpado, adocicado e menos ácido. Enquanto o café solúvel perde um pouco de sabor e aroma pois passa por etapas de processamento a mais que o café tradicional. Apesar disso, ambos contém antioxidantes e nutrientes suficientes.
    O café solúvel possui rapidez e praticidade no preparo em comparação ao tradicional, porém possui menos cafeína e tem uma concentração maior de acrilamida, por exemplo: uma xícara de café solúvel contém cerca de 30 à 90 mg de cafeína e uma xícara de café comum possui cerca de 70 à 140 mg.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber sobre o Nespresso. Este seria um café coado? Tem as propriedades dos outros tipos?

    ResponderExcluir