Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

domingo, 8 de novembro de 2020

A gordura trans escondida nos “biscoitos do dia a dia”

Como a falta de informação completa nas tabelas de informação nutricional tem contribuído para o consumo de substâncias prejudiciais à saúde.  

Descrição do produto

Os biscoitos do dia a dia podem ser considerados aqueles que são vendidos com a ideia de que o consumidor precisa ter a mão para quando houver necessidade, como por exemplo o Club Social, que é descrito como “o biscoito salgado ideal para tirar aquela fominha do caminho que aparece durante o dia. Perfeito para você levar e consumir a qualquer hora e em qualquer lugar”.

   Analisando o Club Social Original, 6 unidades contendo 144g, vemos que apresenta tais ingredientes: farinha de trigo enriquecida com ferro, ácido fólico e vitaminas B3, B2 e B1, gordura vegetal hidrogenada, açúcar, açúcar invertido, sal, fermentos químicos (bicarbonato de amônio, fosfato monocálcico e bicarbonato de sódio) e melhorador de farinha metabissulfito de sódio. 

A Tabela Nutricional apresenta os seguintes valores:

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Porção de 24g (3 biscoitos)

Quantidade por porção

% VD(*)

Valor Energético

110kcal = 462kJ

6%

Carboidratos

16g

5%

Açúcares

1,9g

**

Proteínas

2,0g

3%

Gorduras Totais

4,2g

8%

Gorduras Saturadas

0,9g

4%

Gorduras Trans

0g

**

Fibra Alimentar

0g

0%

Sódio

180mg

8%

(*) Valores Diários com base em uma dieta de 2.000kcal ou 8.4000kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo de suas necessidades energéticas. (**) Valores Diários de Referência não estabelecidos.

Fundamentos Bromatológicos

Os alimentos ultraprocessados são aqueles produzidos com a adição de muitos ingredientes como sal, açúcar, óleos, gorduras, proteínas de soja, do leite, extratos de carne, além de substâncias sintetizadas em laboratório a partir de alimentos e de outras fontes orgânicas. Eles também podem conter aditivos como cores e sabores artificiais ou estabilizadores. Esse tipo de alimentos tem prazo de validade maior, alteração na cor, sabor, aroma e textura.

A gordura trans é um ácido graxo que difere em sua ligação química de outros ácidos graxos insaturados. Ela contém ácidos graxos na configuração trans, por um tipo de processo de hidrogenação, que ocorre naturalmente, produzidos a partir da fermentação de bactérias em animais ruminantes, ou artificialmente, pela indústria alimentícia. Ela também aumenta o prazo de validade do alimento, acentua o sabor e melhora a conservação.

Legislação

De acordo com a Resolução RDC nº 360, de 23 de dezembro de 2003, alimentos industrializados podem ser considerados e divulgados como "não contém trans" quando apresentarem teor de gordura trans menor ou igual a 0,2 gramas por porção, sendo o referido valor descrito como "não significativo" na Tabela de Informação Nutricional.

Importante ficar atento na Resolução RDC nº 332, de 23 de dezembro de 2019, que define novas normas para uso de gorduras trans industriais em alimentos, sendo primeiro implementado que a quantidade de gordura trans industriais não pode exceder 2 gramas por 100 gramas de gordura total nos alimentos destinados ao consumidor final e nos alimentos destinados aos serviços de alimentação; seguido de proibição da produção, da importação, do uso e da oferta de óleos e gorduras parcialmente hidrogenados para uso em alimentos e de alimentos formulados com estes ingredientes. Essa nova implementação tem como prazo até 1º de janeiro de 2023.

A Resolução RDC nº 259, de 20 de setembro de 2002, determina que a rotulagem de alimentos embalados deve apresentar a lista de ingredientes, sendo assim uma forma prática de distinguir alimentos ultraprocessados de alimentos processados.

O Codex Alimentarius, propõe que a informação nutricional seja apresentada por porção ou por embalagem completa, e recomenda que a medida para quantificar nutrientes seja notificada por 100 g, para facilitar comparações entre os produtos.

Discussão

Ao analisar a Tabela de Informação Nutricional e os ingredientes podemos concluir que o produto não passa de um pacote de glúten com gordura e sódio. 

A gordura trans está presente em vários alimentos e ao entrar no organismo, aumenta o colesterol ruim, LDL, e prejudica a formação do colesterol bom, HDL, que tem a função de remover o LDL. O consumo de gordura trans pode causa infarto, ateromas, derrame, obesidade e outros problemas. É recomendado o consumo máximo diário de 2g, sendo a melhor opção sua a inutilização. Para prevenção e tratamento da obesidade, por exemplo, entende-se que é necessário limitar ou até mesmo cortar esses alimentos da dieta.

Conforme o Guia Alimentar para a População Brasileira, o recomendado seria evitar o consumo dos alimentos ultraprocessados por serem alimentos com alteração na composição nutricional, como o aumento de sódio ou quantidade de calorias, por exemplo. Esses alimentos tendem a ser muito pobres em fibras, que são essenciais para prevenção de doenças do coração, diabetes e vários tipos de câncer.

Conclusão

De acordo com a listagem de ingredientes, pode-se encontrar gordura vegetal hidrogenada, um outro nome pelo qual a gordura trans é conhecida. Ou seja, mesmo com a legislação permitindo que o produto não apresente valor de gordura trans se ele obtiver um número menor do determinado, esse produto não poderia fazer uso desse artifício já que apresenta a substância descrita nos seus ingredientes.

Com isso podemos dizer que a falta de conhecimento da leitura da Tabela de Informação Nutricional, e/ou a falta da leitura dos ingredientes, pode levar as pessoas a consumirem um produto que diz que não ter uma determinada substância, mas no final acabar consumindo e podendo ser além do que o recomendado, causando prejuízos à saúde.

Referências Bibliográficas

1.      https://abeso.org.br/alimentos-processados-e-ultraprocessados/

2.      https://idec.org.br/gordura-trans

3.      Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.

4.      Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil). Resolução RDC nº 259, de 20 de setembro de 2002. Aprova o Regulamento técnico para rotulagem de alimentos embalados. Diário Oficial da União. 23 set. 2002.

5.      Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil). Resolução - RDC nº 360, de 23 de dezembro de 2003: aprova regulamento técnico sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados, tornando obrigatória a rotulagem nutricional. Diario Oficial Uniao. 26 dez. 2003; Seção 1.

6.      Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil). Resolução - RDC nº 332, de 23 de dezembro de 2019: Define os requisitos para uso de gorduras trans industriais em alimentos. Diário Oficial da União. 26 dez. 2019.

7.    World Health Organization. Food and Agriculture Organization of the United Nations. Food Labelling. Guidelines on Nutrition Labelling. Rome, 2007. Disponível em < http://www.fao.org/3/a-a1390e.pdf>

8.    SCHERR, Carlos; RIBEIRO, Jorge Pinto. O que o cardiologista precisa saber sobre gorduras trans. Arq. Bras. Cardiol.,  São Paulo ,  v. 90, n. 1, p. e4-e7,  Jan.  2008 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2008000100012&lng=en&nrm=iso>.

 

 







8 comentários:

  1. Esclarecedor e muito verdadeiro.

    ResponderExcluir
  2. �� deveria haver fiscalização e punição

    ResponderExcluir
  3. Rafaela Pietroluongo27 de março de 2021 às 15:10

    Interessante, é preciso prestar mais atenção aos rótulos e aos termos já que a indústria alimentícia está sempre encontrando novas formas de enganar o consumidor a consumir produtos com compostos danosos à saúde.

    ResponderExcluir
  4. Os produtos ultraprocessados, aqueles com muitos ingredientes adicionados, como o biscoito Club Social, e estão fortemente presentes na vida de grande parte da população, visto que a falta de tempo relacionado ao modo de vida atual, junto a falta de conhecimento a cerca de alimentação e saúde, faz com que seja preferível a escolha de alimentos rápidos e industrializados, do que a preparação de alimentos mais saudáveis, ou a busca por informação nos rótulos na realização das compras. Sendo isso, algo preocupante acerca da saúde da população, visto que esse tipos de alimentos possuem, muitas vezes, maior teor de gordura trans e açúcares, sendo ingredientes comumente associados a problemas de saúde quando ingeridos em excesso, inclusive em crianças. Além disso, são produtos com baixo valor nutritivo agregado, o que pode levar a uma carência nutricional, junto à falta de uma alimentação saudável. Com isso, é importante estimular a população com conhecimento acerca dessa temática, para que os rótulos sejam menos ignorados, e passados a serem utilizados como aliados na alimentação e saúde. Ademais, é preciso cada vez mais regras para que esses produtos com ingredientes maléficos à saúde sejam facilmente identificados.
    Camila Martins de Oliveira

    ResponderExcluir
  5. Esses alimentos ultraprocessados são muito consumidos pela população e muitos nem sabem que ingredientes constituem, pensado ser apenas alguns biscoitos, por exemplo, que não fariam diferença nenhuma no dia a dia. Nessa publicação mostra que é importante além de analisar a tabela nutricional, ler também os ingredientes e ter um conhecimento a mais sobre eles. Pois, analisando a tabela, mostra que não ter gordura trans, mas tem nos ingredientes "gordura vegetal hidrogenada", que é apenas um outro nome para gordura trans e quem não possui esse conhecimento, acha que não possui gordura trans. Isso acontece muito também para produtos que são sem açúcar, porém um dos ingredientes é a maltodextrina, que também é um tipo de açúcar e quem não sabe acha que é um alimento sem açúcar.

    ResponderExcluir
  6. Gordura trans são triglicerídeos que apresentam ácidos graxos insaturados que possuem, pelo menos, uma dupla ligação na configuração trans. Como resultado do processo de biohidrogenação, as gorduras trans estão presentes naturalmente em pequenas quantidades em alimentos de origem animal, como leite e carnes. Também estão contidas em produtos alimentícios industrializados que sofrem processo de hidrogenação parcial ou total de óleos vegetais. empregada-se na produção de diversos alimentos, como margarinas, creme vegetal, coberturas de chocolate, biscoitos, produtos de panificação, sorvetes, massas, batatas fritas, produtos de pastelaria, bolos, entre outros. Elas são utilizadas em alimentos industrializados para garantir, por exemplo, melhoria do sabor e aumento do prazo de validade.
    O biscoito analisado é o Clube Social, um ultraprocessado apresentado em suas propagandas como de rápido acesso quando se precisar lançar mão de algo para comer quando se está com fome a qualquer hora ou lugar. A sua apresentação com uma embalagem contendo 6 pacotes dentro, dão a conotação de serem consumidos no dia a dia, estimulando a mente a isso. Na lista dos ingredientes vemos farinha de trigo enriquecida com ferro, ácido fólico e vitaminas B3, B2 e B1, gordura vegetal hidrogenada, açúcar, açúcar invertido, sal, fermentos químicos: bicarbonato de amônio, fosfato monocálcico e bicarbonato de sódio e melhorador de farinha metabissulfito de sódio. Observamos que não consta a descrição de gordura trans nos ingredientes, assim como na embalagem como um todo. Na A Resolução RDC nº 259, de 20 de setembro de 2002, determina que a rotulagem de alimentos embalados deve apresentar a lista de ingredientes.
    De acordo com a Resolução RDC nº 360, de 23 de dezembro de 2003, alimentos industrializados podem ser considerados e divulgados como "não contém trans" quando apresentarem teor de gordura trans menor ou igual a 0,2 gramas por porção, sendo o referido valor descrito como "não significativo" na Tabela de Informação Nutricional.
    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou em 23/12/2019 a Resolução RDC n°. 332 que define os requisitos para uso de gorduras trans industriais em alimentos. A implantação da norma ocorre em 3 fases, iniciando com o estabelecimento de limites de gorduras trans industriais para a indústria e serviços de alimentação e prosseguindo até o banimento do uso de gordura parcialmente hidrogenada até 2023.
    A doença cardiovascular faz parte do grupo de doenças crônicas não transmissíveis e é a principal causa de morte na população em geral, a gordura trans junto da gordura saturada são associadas a essa doença.. Está relacionada à progressão do processo aterosclerótico e à exposição a fatores de risco, tais como obesidade, sedentarismo, tabagismo, etilismo, idade avançada (acima de 55 anos), sexo e predisposição genética. Além disso, a hipertensão arterial, o diabetes melito tipo 2, a dislipidemia e a síndrome metabólica contribuem de forma independente para o aumento na incidência da doença cardiovascular
    A doença aterosclerótica pode iniciar na infância de forma silenciosa, progredindo significativamente a partir dos 30 anos. O consumo de biscoitos, que contém como ingrediente gordura vegetal hidrogenada, rica em gordura trans, por crianças e adolescentes, pode contribuir para o desenvolvimento dessa doença.
    Analisando todos esses fatores, torna-se uma importante medida de saúde pública melhorar a qualidade nutricional e as informações contidas nos rótulos dos alimentos industrializados que fazem parte do hábito alimentar da população.

    ResponderExcluir