Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Del valle laranja na dieta


Será que vale a pena substituir o suco da fruta por um industrializado?

Descrição 

 O suco Dell Vale 100% laranja é um suco produzido pela empresa Dell Vale-® da Coca-cola® e pode ser encontrado desde supermercados, até em drogarias e farmácias. Segundo o fabricante do produto, o suco faz parte de uma linha para aqueles que buscam todos os nutrientes da fruta e, em uma de suas propagandas mais recentes, chegou a colar etiquetas em frutas naturais incentivando a substituição do suco da fruta in natura pelo suco Dell Vale 100% laranja. Sabe-se que a correria da rotina faz com que alternativas ao suco natural de frutas, os sucos industrializados e prontos para o consumo, sejam cada vez mais inseridas no cotidiano pela sua praticidade e sabor. A procura por uma vida mais saudável (estilo de vida "fitness") junto a essa busca por praticidade, faz com que os sucos de caixa sejam cada vez mais adicionados ao cotidiano das pessoas. Sendo assim, será que esses sucos são uma alternativa aos sucos preparados com a própria fruta? será que o suco Dell vale 100% laranja pode ser usado como uma alternativa ao suco de fruta natural em uma dieta saudável, como mostrado em suas propagandas ousadas? Esse trabalho tem como objetivo responder a essas questões mostrando se após o processo industrial de fabricação, o Del Valle 100% laranja perde alguns nutrientes, como vitamina C, sais minerais e ganha outros, como açúcar e conservantes.


Fundamentos bromatológicos: 

 


  Legislação: 

 Os sucos de laranja não possuem uma legislação específica para seus rótulos, devendo atender à legislação sobre rotulagem de alimentos embalados (RDC Nº 259, DE 20 DE SETEMBRO DE 2002). O objetivo da rotulagem é informar a composição do alimento, suas características nutricionais, e alertar consumidores cuja restrição alimentar requeira informação sobre ingredientes específicos. Ainda segundo a RDC 259 de 2002, é obrigatório que conste algumas informações nos rótulos dos alimentos, são elas: denominação de venda do alimento, lista de ingredientes, conteúdos líquidos, identificação da origem (Nome ou razão social e endereço do importador, no caso de alimentos importados), identificação do lote, prazo de validade, instruções sobre o preparo e uso do alimento, quando necessário. Segundo a RDC 54 de 2012, a declaração da Informação Nutricional Complementar é opcional para os alimentos em geral como no caso do Dell Vale 100% laranja. 

 

 Discussão: 

Um estudo brasileiro publicado na “Revista Paulista de Pediatria”, mostrou que o suco de laranja industrializado, em ralação ao natural, embora apresente uma quantidade menor de açúcar, as quantidades de sódio se apresentam mais elevadas e as quantidades de fibra e vitamina c são menores. Portanto, os sucos industrializados de laranja, em geral, quando comparados aos sucos naturais de frutas, possuem uma composição nutricional inferior. Para avaliar se o suco Del Valle 100% laranja segue os mesmos padrões dos sucos industrializados em geral, como mostrado no trabalho acima, foi comparado os valores nutricionais presentes no rótulo do suco, disponível no site da Del Valle, com a Tabela de Composição Nutricional dos Alimentos Consumidos no Brasil, feita pelo IBGE em 2009.

 

                                     Figura 2: Comparação de valor energético, carboidrato, fibra alimentar, vitamina C                                                                       e sódio em 100g do suco natural da fruta e Del valle 100% laranja. 

 

Segundo o rótulo do produto, ele possui como ingredientes: 

 

· Suco reconstituído de laranja; 

· Fibra alimentar (goma acácia); 

· Vitamina C; · Aroma natural. 

· Não tem adição de açúcar. 

 

Uma das primeiras coisas observadas é a diferença nas quantidades de sódio e vitamina c de ambos os sucos. Pode-se notar que o suco natural possui quase 6 vezes menos sódio em relação ao Del Valle 100% laranja. Além disso, o suco natural possui quase 5 vezes mais vitamina c do que o suco industrializado. Ademais, a quantidade de carboidrato do suco natural apresenta-se reduzida, quando comparada ao suco processado. Em relação a quantidade de fibra alimentar, o Del Valle de laranja apresenta quantidades de fibra acima do suco natural, o que pode ser resultado de uma adição artificial de fibras durante o processo de fabricação do suco industrializado.  

 

Conclusão: 

 Como mostrado, a Coca-Cola, fabricante desse produto, optou por inserir a tabela nutricional no rótulo do produto e, de acordo com o preconizado, ela segue as normas estabelecidas nesta RDC sobre INC. Ou seja, o suco Dell Vale 100% laranja está de acordo com a legislação brasileira. Além disso, fica claro que a substituição do suco natural pelo suco de fruta é um risco para a saúde do consumidor, pois, a longo prazo, o excesso de sódio e a falta de vitamina c na dieta, podem acarretar problemas como hipertensão, doenças renais e botulismo. Além disso, o rotulo do suco industrializado informava que não havia quantidade significativa de proteínas (fundamental em uma dieta saudável), enquanto que o suco natural apresenta uma quantidade de 0,59 g de proteína em 100g de suco. Outros nutrientes como quantidade de vitamina A, D e E estão presentes no suco natural, enquanto não são informadas no rótulo do suco Del Valle 100% laranja. Ademais, uma quantidade mais alta de açúcares no suco industrializado, pode levar a problemas como diabetes, hipertensão e trombose. Portanto, não é recomendado a substituição do suco natural pelo suco Del Valle 100% laranja numa dieta a longo prazo, porque pode acarretar riscos para a saúde. 

 

Referências: 

 

Introdução de refrigerantes e sucos industrializados na dieta de lactentes que frequentam creches públicas – Revista de Pediatria 

 

Degradação da vitamina C em suco de fruta – Agris 

 

Regulamento Técnico para Rotulagem de Alimentos Embalados - RDC Nº 259, DE 20 DE SETEMBRO DE 2002 

 

Regulamento Técnico sobre Informação Nutricional Complementar - RDC 54 de 2012 

Dell Vale Brasil - https://www.delvalle.com.br/ 

 

Geek publicitário - https://geekpublicitario.com.br/20711/del-valle-etiquetas-frutassupermercado/


Um comentário:

  1. Hoje em dia, no mundo do "tempo é dinheiro", buscam-se sempre por opções mais rápidas e práticas inclusive no momento de se alimentar, com isso, muitas pessoas optam pela compra de produtos industrializados, que diminuam seu tempo gasto na cozinha, além de prepará-los naturalmente, sendo um exemplo os sucos em caixa, como mostrado no texto. Entretanto, muitas vezes falta conhecimento sobre como essa substituição influencia no contexto nutricional, visto que as próprias embalagens fornecem uma narrativa de que essa substituição é uma boa opção para o consumidor. Contudo, como pudemos observar no texto, o suco Dell Vale 100% laranja, apesar de prometer ser feito para aqueles que buscam todos os nutrientes da fruta, apresenta esses nutrientes de maneira reduzida, quando comparado ao suco natural. Sendo exemplo, a menor quantidade de fibras e vitamina C, ademais, há um aumento nas quantidades de sódio, com isso, pode-se analisar que, os nutrientes melhores para saúde são diminuídos, e o que seria pior, como sódio, mostra-se aumentado, além de proteínas que estão presentes no suco natural. Dessa forma, pode-se observar que nem sempre a economia no tempo, vale a pena quando se trata de saúde, visto que essas diferenças apresentadas podem trazer malefícios à saúde quando esse suco é aderido em excesso na dieta.
    Camila Martins de Oliveira

    ResponderExcluir