Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

A bebida energética da monster, sabor juice, apresenta alerta suficiente aos riscos para a saúde?


O energético em questão leva o nome “juice” (Suco, em inglês). Portanto, os riscos à saúde são mais brandos

A bebida energética sabor juice é vendida em uma lata com 473 mL. Na lista de ingredientes, o açúcar aparece como a terceira maior quantidade. Em quarto lugar, encontra-se o xarope de glicose (até 70 vezes mais doce do que a sacarose). Também contém maltodextrina

Além disso, também há outros ingredientes que são os mais conhecidos para o fornecimento de energia. Para estes, há uma legislação específica. São eles: Cafeína, extrato de guaraná, Glucoronolactona, Inusitol e taurina


Fundamentos Bromatológicos:

Na lata há a seguinte frase: Composto líquido pronto para o consumo à base de taurina e cafeína com suco de frutas. Aromatizado Artificialmente.  Junto o slogan de “energia mais suco” 


Todas essas nomenclaturas têm a tendência de amenizar o efeito do energético quanto ao risco associado. Por isso podem passar uma impressão de saudável.


Legislação

De acordo com a RESOLUÇÃO-RDC Nº 273, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005, algumas informações são obrigatórias para bebidas mais popularmente conhecidas como “Energéticos”. Além disso há quantidade máxima de taurina, cafeína, glucoronolactona e inusitol. Não é prevista quantidade máxima de guaraná. É possível observar que de acordo com essa resolução, a empresa Monster corresponde à esses limites estabelecidos.

                A Taurina, por exemplo está no limite permitido, enquanto a glucoronolactona apresenta uma quantidade bem abaixo do valor máximo. Portanto sobre esse aspecto podemos dizer que está dentro da normalidade para essa categoria.

 

EM 200 mL

EM 100 mL

LEGISLAÇÃO/100 mL

EM 473 mL*

TAURINA

800 mg

400 mg

400 mg

1888 mg

CAFEINA

65 mg

32,5 mg

35 mg

170,95 mg

GUARANA

8,4 mg

4,2 mg

-

22,09 mg

GLUCORONOLACTONA

4,2 mg

2,1 mg

250 mg

11,04 mg

INUSITOL

4,2 mg

2,1 mg

20 mg

11,04 mg

* *A bebida é comercializada com 473 mL

 

Porém, há outras preocupações que surgiram principalmente após a observação do uso cada vez mais indiscriminado desse tipo de bebida. Isso porque inicialmente o objetivo era auxiliar atletas, onde era observado um melhor desempenho e também para potencializar o crescimento muscular junto com a creatina. 

                Provavelmente tomou proporções significativas, pois ganhou lugar em uma Resolução em 2005. Itens esses não somente preocupados com a composição, mas também com a mensagem a ser passada aos consumidores.

7.1.2. Devem constar, na lista de ingredientes, a(s) quantidade(s) de cafeína, taurina, inositol e glucoronolactona presente(s) na porção do produto. 

7.1.3. Não são permitidas expressões tais como “energético”, “estimulante”, “potencializador”, “melhora de desempenho” ou frase(s) equivalente(s), inclusive em outros idiomas. 

7.1.4. Serão permitidas as expressões: “Bebida energética” ou “Energy drink”. O uso de qualquer outra expressão pode ser autorizada após avaliação, caso a caso, pela ANVISA. 

7.1. Composto Líquido Pronto para o Consumo: 






7.1.1. Devem constar, obrigatoriamente, as seguintes advertências, em destaque e em negrito

a)“Crianças, gestantes, nutrizes, idosos e portadores de enfermidades: consultar o médico antes de consumir o produto”. 

b) “Não é recomendado o consumo com bebida alcoólica”. 


Então...

Há um ponto de atenção no ítem 7.1.1 que diz “em destaque e em negrito”. É possível concluir que essa informação está em negrito? Na minha concepção não, porque todo o texto, incluindo a tabela nutricional está com a mesma formatação, não estando em uma posição de destaque. Será que um consumidor leigo faria a leitura dessa informação sobre alerta aos portadores de enfermidades? Ele se encontra de alguma forma destacado? Eu também acredito que não. Ela acaba se confundindo no meio de tantas informações ao consumidor.

                Há mais um questionamento. Ter somente mencionado portadores de enfermidades é o suficiente para um consumidor assumir que ele se enquadra em um grupo de cuidados especiais? Portanto se a minha enfermidade é alergia, devo ter atenção? E se sou cardiopata? Se tenho um marcapasso? E se tenho onicomicose? Essas informações são muito relativas e nem ao menos são esclarecidas no site do produto. Não seria possível em uma latinha detalhar todos os pontos de atenção. Mas que ao menos fosse mencionado o mais importante que são os cardiopatas. 


Dito isso...

Dito isso, acredito que a primeira mudança deve ser em nossas leis e regulamentações, para que sejam mais claras, objetivas e assertivas. Para que mitiguemos os possíveis enganos que podemos cometer ao consumir uma simples bebida que promete fornecer mais energia


Referência:

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2005/rdc0273_22_09_2005.html ; Acesso em: 21 out. 2020.

https://www.monsterenergy.com/br/pt_br/products/juice-monster Acesso em: 21 out. 2020.

https://www.bbc.com/portuguese/geral/2016/05/160506_padrao_sono_mundo_rb Acesso em: 21 out. 2020.

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/composto.asp Acesso em: 21 out. 2020.

https://freitag.com.br/files/uploads/2018/02/portaria_norma_462-1.pdf Acesso em: 21 out. 2020.


2 comentários:

  1. A bebida energética "Juice" da Monster se apresenta como um grande atrativo para o público, pois é bastante difundido entre os consumidores que "juice" significa suco, então a bebida passa uma visão de ser saudável, como mencionado acima. Entretanto, eu me pergunto se a mesma apresenta um bom custo benefício, pois provavelmente ela custa mais caro que a bebida energética padrão da marca Monster, e não é uma bebida propriamente saudável como podemos ver na lista de ingredientes. Portanto os consumidores estariam consumindo um produto pensando ser uma coisa que ele não é.
    Ademais, faz-se necessário que as advertências obrigatórias sejam impressas no rótulo de um maneira mais chamativa e destacada, para prender a atenção do consumidor, evitando assim possíveis efeitos adversos. Ao meu ver, é essencial que a legislação exija uma melhor definição de quem são esses portadores de enfermidades e também aplique multas para os casos de descumprimento, visando novamente a saúde dos consumidores.
    Mais uma preocupação seria a propaganda do produto, a mesma deve ser muito bem pensada e estruturada para não "enganar" os consumidores sobre o verdadeiro risco do produto e também sobre o questionamento de ser saudável.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia aqui é Patrícia da cidade de Nova Lima essa bebida compõe energia mesmo em ser humano é verdade mito ?

    ResponderExcluir