Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Nutren Senior Sopa Nutritiva

O que torna de fato esse produto relevante para o consumo pelo público com mais de 50 anos?

 

Descrição: As Mistura de Sopa Nutritiva sabor “Feijão e Carne” e “Frango e Aveia”, com 16g de proteínas e 50% menos sódio. Nutren® Senior Sopa possui uma combinação de proteína, cálcio, vitamina D e nutrientes essenciais para reforçar diariamente a vitalidade e força de adultos a partir de 50 anos, ideal para uma dieta balanceada e pode ser encontrada em farmácias ou supermercados. O produto contém glúten, aveia e derivados se soja. Pode conter aipo, trio, centeio, cevada, ovo, leite e mostarda. 

Fundamento bromatológico: As proteínas são moléculas complexas constituídas por aminoácidos unidos entre si através da chamada ligação peptídica. Nos organismos vivos as proteínas desempenham várias funções, como fonte de energia (4 kcal/g), transportadores, formação de músculos e ossos (estrutural), contração muscular e outras. 
    As vitaminas são substâncias orgânicas que não produzimos, mas são essenciais para o metabolismo e pode ocasionar síndromes decorrentes da carência delas. A Vitamina D auxilia na formação de ossos e dentes, na absorção de cálcio e fósforo, no funcionamento do sistema imune e muscular, no processo de divisão celular e auxilia na manutenção de níveis de cálcio no sangue. 
    Em termos de ciência dos alimentos, considera-se mineral todo componente que, à exceção de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio (que correspondem a 99% do total de átomos dos organismos vivos) faça parte da composição do alimento. Apesar da baixa quantidade relativa, os minerais desempenham funções vitais nos organismos vivos. O Cálcio auxilia na formação e manutenção de ossos e dentes, na coagulação do sangue, no funcionamento muscular e neuromuscular e no metabolismo energético.


Legislação: A RDC 243/18, dispõe sobre os requisitos para composição, qualidade, segurança e rotulagem dos suplementos alimentares e para atualização das respectivas listas de constituintes, limites de uso, alegações e rotulagem complementar desses produtos. Esta resolução define suplemento alimentar como: produto para ingestão oral, apresentado em formas farmacêuticas, destinado a suplementar a alimentação de indivíduos saudáveis com nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos, isolados ou combinados. 
    A IN nº 28, de 26 de julho de 2018, estabelece as listas de constituintes, de limites de uso, de alegações e de rotulagem complementar dos suplementos alimentares. 
    Os constituintes presentes neste suplemento estão nas listas desta IN. Devemos ressaltar que através da IN nº 9, de 17 de Agosto de 2009, fica permitido a comercialização deste produto em farmácias, já que se enquadram na categoria de alimentos para grupos populacionais específicos e suplementos. 

Discussão: O envelhecimento populacional é fenômeno que merece destaque visto seu acentuado crescimento em todo o mundo, e causa impacto no âmbito da saúde pública desde a prevenção/intervenção até ao uso de medicamentos. 
    Com o aumento da idade notamos a diminuição das proteínas, seja por má absorção ou doenças que promovam esse declínio e tal fator pode acarretar diversas consequências. Por exemplo, com aumento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) as pessoas fazem uso de diversos medicamentos cada vez mais cedo. No caso de idosos com hipoproteinemia, eles podem não ser responsivos a medicação e podem apresentar alterações no efeito farmacológico causando toxicidade do medicamento (devemos ressaltar que boa parte dos fármacos apresenta afinidade pelas proteínas séricas e apenas a fração livre é responsável pelos efeitos farmacológicos). Com a diminuição do Cálcio e da Vitamina D, o sistema ósseo é bastante atingido, tornando-o mais fraco, logo ficam mais suscetíveis a quedas e fraturas. A atividade cognitiva e memória também são prejudicadas com níveis insuficientes de vitamina D. 
    Tomando como exemplo uma pessoa que tem a dieta correta, as chances de queda e fraturas serão menores, logo não precisarão ir a hospitais, assim o risco de infecções e/ou complicações devido a menor imunidade são reduzidas. A pessoa que tem uma alimentação mais saudável, reduz o risco de outras doenças crônicas, sendo assim, conseguem controlar sem ajuda (ou com ajuda reduzida) de medicamentos. Vale ressaltar que os dois casos têm cobertura do Sistema Único de Saúde, mas apesar de gratuito, gera um impacto grande no orçamento para saúde, então a prevenção é benéfica tanto para o consumidor quanto para o Estado, principalmente quando a privatização do SUS vira assunto político. 
    A categoria de suplementação aumenta consideravelmente com a demanda por produtos mais saudáveis que contribuam para o bem-estar e fortalecimento do sistema imunológico. Dessa forma, a Nutren Senior – complemento alimentar da Nestlé desenvolvido especialmente para pessoas acima de 50 anos – tendo em mente que essa faixa etária precisa de uma atenção especial em relação a saúde, expande seu portfólio com esse novo produto em forma de sopa. A embalagem nos apresenta informações carenciais sofridas por pessoas a partir dos 40 anos e a sopa nutritiva vem com a proposta de ser um complemento alimentar para esse público. 

Conclusão: A sopa nutritiva é uma escolha positiva para complementar/suprir a quantidade necessária de nutrientes diários na alimentação do público alvo já que tem uma composição rica em proteínas auxiliando na formação de músculos e ossos e com menos sódio, diminuindo a influência sobre a pressão alta. Vale dizer que é importante ter uma dieta balanceada e tentar ingerir os macro e micronutrientes de forma mais natural sempre que possível e não através de alimentos super industrializados. A suplementação entrará como coadjuvante da alimentação e não como substituta

Referências:
-Bromatologia - Rodrigo Cordeiro Bolzan - e-Tec Brasil -World Health Organization . Global status report on non communicable diseases 2010. Geneva: WorldHealth Organization; 2011. 
-Carvalho JAM, Garcia RA. The aging process in the Brazilian population: a demographic approach. Cad Saúde Pública. 2003;19(3):725-33. 
-INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 9, DE 17 DE AGOSTO DE 2009 
-INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 28, DE 26 DE JULHO DE 2018 
-RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 243, DE 26 DE JULHO DE 2018

4 comentários:

  1. A sopa nutritiva pode trazer diversos benefícios a indivíduos que necessitam dessa suplementação proteica. Mas vale ressaltar um ponto destacado no texto, a sopa nutritiva NÃO substitui a alimentação e deve-se tentar ingerir os macro e micronutrientes da forma mais natural possível. Por tanto, o consumidor que opta por suplementar a alimentação com a sopa nutritiva deve ter algumas reflexões como: uma vez que excessos também fazem mal, eu realmente preciso de uma suplementação? havendo a necessidade de suplementação, é possível que eu adquira esses nutrientes através de uma alimentação mais balanceada? Ao utilizar da sopa nutritiva eu continuo preocupado em ter uma dieta saudável? Dalton Guimarães Veloso

    ResponderExcluir
  2. Como todo alimento com intuito suplementar essa sopa possui diversos nutrientes importantes para a dieta, principalmente para indivíduos na faixa dos 50 anos, que começam a desenvolver carência e baixa absorção de alguns nutrientes. Entretanto, deve-se atentar ao fato de que a ingestão desses alimentos deve ter um objetivo complementar e não ser a fonte principal de ingestão. Além de ser importante ter moderação no consumo e estar sempre atento às informações nutricionais pois pode apresentar altas concentrações de outros nutrientes que impactem de forma negativa nos valores diários, então o conhecimento e entendimento do que está sendo ingerido é fundamental.

    ResponderExcluir
  3. Os alimentos possuem fins dietéticos, todos eles e não existem exceções, sendo eles alimentos normais/comuns, com o propósito de se ter uma dieta com valores nutricionais. A maioria das pessoas confundem os termos e entendem que alimentos dietéticos são apenas para quem faz dietas especiais com certo nível de restrição. No geral, a população é enganada pela existência de alimentos que são classificados como Dietéticos, como sendo alimentos que emagrecem ou que não engordam. Grande parte dessa confusão se dá pela forma com que as indústrias tratam seus produtos e embalagens, induzindo a população a essa manipulação. O ideal é que os alimentos específicos para alguma dieta específica, por exemplo, sejam identificados para tal, evitando assim a confusão dos termos e que a população seja enganada. Ao pensar no Nutren Senior Sopa Nutritiva temos o questionamento do que torna esse produto específico para o público sénior, com mais de 50 anos. Outras pessoas de outras idades não podem ingerir este produto? Sendo ele uma mistura de proteínas, vitaminas, cálcio, nutrientes, considera-se assim um conjunto necessário para todas as idades. Porém, ao falarmos de pessoas com mais de 50 anos é possível perceber que são pessoas que precisam complementar ou suprir a quantidade necessária de nutrientes diários, já que o envelhecimento traz consigo a diminuição de proteínas, por má absorção ou devido a doenças crônicas, faz com que as pessoas utilizem um grande número de medicamentos, que irão de fato mexer com o metabolismo deles. A diminuição da absorção de cálcio também é bem evidente, sendo então necessária a reposição. Por isso, essa sopa pode trazer grandes benefícios. Entretanto devemos sempre questionar e o consumidor precisa ser bem informado. A sopa não substitui a alimentação e ingestão dos alimentos preferencialmente in natura, deve ser uma suplementação. De acordo com exames, taxas entre outros fatores, essa suplementação é mesmo necessária? Ao comparar este tema com o que foi tratado inicialmente com alimentos dietéticos (utilizando-se como referência o vídeo: Alimentos para Dietas... Dietéticas? https://www.youtube.com/watch?v=v3ta6JtKr4o&t=65s), temos aqui um exemplo de um alimento próprio para uma população em específico que talvez necessite de suplementação de nutrientes. Essa sopa nutritiva tem em sua embalagem e em seu nome um direcionamento para o tipo de população que deve consumi-la, o que é um ponto positivo. Nesse caso, é um alimento dietético próprio para uma dieta e não se enquadra em dieta emagrecedora.

    ResponderExcluir
  4. A proposta do produto é boa, uma vez que a suplementação de proteínas, vitaminas e minerais é um ponto atraente ao público que ele se destina (e me refiro especificamente aos 60+, ou seja, idosos), pois visam a saúde óssea e a manutenção e/ou recuperação da musculatura. Porém, o ideal é estimular uma refeição mais natural com verduras, legumes, carnes, etc. ao invés de incentivar o uso de uma sopa em pó ultraprocessada (e diga-se de passagem, o sabor dela é muito ruim pois já degustei a de feijão e carne).
    Se o intuito é suplementar proteínas, vitaminas e minerais, a própria linha da nutren senior tem o suplemento em pó nutren senior sem sabor, a qual pode ser adicionada nas refeições prontas, como uma sopa caseira por exemplo, pois 3 colheres de sopa do suplemento ofertam 117Kcal; 10g de proteínas; 2,4mcg de vit. D e 219mg de cálcio, que associados a refeição a qual foi adicionada poderá alcançar facilmente os valores presentes na sopa do nutren senior (130kcal; 16g de proteína; 1,3mcg de vit.D e 320mg de cálcio).
    Devemos ser sempre bastante críticos quando há estes tipos de lançamentos de produtos no mercado, analisando muito bem a sua composição nutricional e sua distribuição de macro e micronutrientes, e se este realmente seria um produto ideal para indicar ou prescrever a alguém que precise suplementar determinado(s) nutriente(s).

    ResponderExcluir