Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

domingo, 1 de novembro de 2020

A Palatinose para aumento de performance

 A Palatinose® contida em bebidas para aumento de performance é uma boa alternativa como fonte de energia, para pessoas que buscam maior vigor na prática de atividades físicas e a serem mais saudáveis?


DESCRIÇÃO DO PRODUTO

O performance drink energy da Moove, segundo o fabricante, é constituído por uma combinação de compostos naturais energéticos que nutrem e ativam o corpo, levando energia e disposição na medida certa para qualquer necessidade física. Seu ingrediente principal é a Palatinose®, um carboidrato que libera energia gradual e prolongada. O propósito desta bebida é melhorar o desempenho do indivíduo que a consome, proporcionando um suporte maior de energia para qualquer atividade física, seja de gasto basal diário ou de atividade intensa de exercícios.
Ingredientes: Palatinose, Guaraná, Erva Mate, Uva, Goji Berry, Gengibre, Beterraba, Tapioca, Aromatizante natural de limão e laranja, Ácido cítrico e Edulcorante Stevia.


FUNDAMENTOS BROMATOLÓGICOS

A isomaltulose, conhecida pelo nome comercial Palatinose®, é um dissacarídeo composto por uma unidade de glicose e uma de frutose, unidas por uma ligação -1,6-glicosídica. Ela é um análogo da sacarose e tem sido usada como substituta da sacarose em alguns alimentos por ser considerada um açúcar mais saudável. Como outros carboidratos, ela fornece energia para nutrir nossas células, para o bom funcionamento do nosso organismo.
Um ponto muito relevante, é ela ser completamente hidrolisada e absorvida no intestino delgado, mas em uma taxa muito mais lenta que a sacarose. Isso ocorre pela clivagem mais lenta da ligação α-1-6-dissacarídeo na palatinose por enzimas glicosidases intestinais, em comparação com aquela da ligação α-1-2-dissacarídeo na sacarose. Em consequência disto, a isomaltulose resulta em uma resposta de baixo índice glicêmico e de baixo nível de insulinemia, prolongando assim o fornecimento de glicose à circulação sistêmica.
O índice glicêmico (IG), proposto pelo Dr. David Jenkins, pesquisador da Universidade de Toronto - Canadá, em 1981, representa o efeito sobre a glicemia de uma quantidade fixa de carboidrato de um determinado alimento, em relação a um alimento-controle, que normalmente é o pão branco ou a glicose, por meio da análise de curva glicêmica. Ao ingerir alimentos com alto IG, o organismo libera grandes quantidades de insulina para tentar manter os níveis de glicose no sangue dentro de limites normais, enquanto que, ao ingerir alimentos com baixo IG, o organismo libera pequenas quantidades desse hormônio para manter os níveis de glicose sanguínea normais. Considerando a glicose como alimento-controle padrão, considera-se alto, IG ≥ 70, médio IG 56 – 69 e baixo IG < 55.
IG isomaltulose  = 32


LEGISLAÇÃO

O performance drink energy, da Moove, informa no verso de seu rótulo: “Produto dispensado de registro de acordo com a resolução RDC 27 da ANVISA.”. Provavelmente, este se refere a RDC nº 27 de 06 de agosto de 2010, que dispõe sobre as categorias de alimentos e embalagens isentos e com obrigatoriedade de registro sanitário.
No entanto, embora que o produto em questão não seja categorizado como um suplemento alimentar, seu principal componente, a isomaltulose, pode ser encontrada na lista de constituintes autorizados para uso em suplementos alimentares, no anexo I da Instrução Normativa IN nº 28, de 26 de julho de 2018. Além disso, o produto cumpre os dois primeiros requisitos dos quais suplementos energéticos para atletas devem atender, como conter no mínimo 75% do valor energético total proveniente dos carboidratos e dos carboidratos serem no mínimo de 15 g na porção do produto pronto, conforme descrito na RDC nº 18, de 27 de abril de 2010, relativa aos alimentos para atletas.
A bebida em questão, apesar do nome energy, também não se caracteriza como bebida energética conforme a Resolução RDC nº 273, de 22 de setembro de 2005, pois seus ingredientes não se enquadram nas descrições nela retratada, como a presença de inositol e ou glucoronolactona e ou taurina e ou cafeína. Contudo, ao observar os ingredientes naturais presentes no rótulo, como por exemplo o guaraná e a erva mate, sabe-se que estes possuem em sua composição a cafeína, todavia ela própria não está descrita no rótulo.

O rótulo do produto em questão está de acordo com a RDC nº 360, de 23 de dezembro de 2003, que determina sobre a rotulagem nutricional de alimentos embalados.  


DISCUSSÃO

Conforme as características já apresentadas, a Palatinose® é uma boa fonte de energia estando contidas nessas bebidas de performance, pois o fornecimento de glicose é mantido por um período maior de tempo se comparado ao de outros açúcares, como a sacarose (IG 87) e a maltodextrina (IG 105), por exemplo. Sendo assim, ela é um dissacarídeo interessante de ser explorado em dietas que buscam prevenir um aumento brusco na glicemia pós prandial (hiperglicemia). 

Da mesma forma, há evidências demonstradas por estudos em camundongos, que carboidratos de baixo índice glicêmico como a isomaltulose, reduziram a incidência de episódios de hipoglicemia. Além disso, pesquisas recentes atestam que o uso de isomaltulose melhorou a resistência à insulina de pacientes e preveniu esteatose hepática, quando comparados ao uso de sacarose.
O produto apresenta baixo valor energético e possui certa quantidade de fibras, podendo assim ser um adjuvante para as pessoas que buscam mais energia durante o seu dia. Entretanto, é válido lembrar que essa bebida não substitui uma refeição por não conter quantidades suficientes de macronutrientes e micronutrientes recomendados.

Como apresentado, a bebida em questão é formada por um carboidrato que se encontra na lista de componentes permitidos em suplementos, porém não é registrada como tal e também não é registrada como energético. Desse modo, sendo ela isenta de registro, as normas que regem seu rótulo acabam sendo mais frouxas do que a de outros produtos, como os suplementos e os energéticos.


CONCLUSÃO

A Palatinose®, componente principal do performance drink energy, da Moove, é uma boa fonte de energia, além de fornecer outros benefícios, para quem busca uma complementação na sua energia diária. A RDC nº 27/2010 deixa uma margem abrangente, para esses produtos isentos de registro, que não se adequam às legislações de suplementos, mas são utilizados como tal. No mais o produto sendo usado de forma consciente e adequada, seguindo as recomendações de uso, pode ser um bom aliado para os seus usuários.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Instrução Normativa – IN N° 28, 26/07/2018. Estabelece as listas de constituintes, de limites de uso, de alegações e de rotulagem complementar dos suplementos alimentares. – Julho, 2018. Diário Oficial da União da República Federativa do Brasil, Brasília, DF.

BRASIL ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada – RDC N° 18, 27/04/2010. Regulamento técnico sobre alimentos para atletas. – Abril, 2010. Diário Oficial da União da República Federativa do Brasil, Brasília, DF.

BRASIL ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada – RDC N° 27, 06/08/2010. Dispõe sobre as categorias de alimentos e embalagens isentos e com obrigatoriedade de registro sanitário. – Agosto, 2010. Diário Oficial da União da República Federativa do Brasil, Brasília, DF.

BRASIL ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada – RDC N° 273, 22/09/2005. Regulamento técnico para misturas para o preparo de alimentos e alimentos prontos para o consumo. – Setembro, 2005. Diário Oficial da União da República Federativa do Brasil, Brasília, DF.

BRASIL ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada – RDC N° 360, 23/12/2003. Regulamento técnico complementar sobre rotulagem de alimentos embalados. – Dezembro, 2003. Diário Oficial da União da República Federativa do Brasil, Brasília, DF.

GOVEIA, Gisele Rossi. Índice Glicêmico (IG) e Carga Glicêmica (CG). Sociedade Brasileira de Diabetes, 2016. Disponível em: <https://www.diabetes.org.br/publico/colunistas/96-dra-gisele-rossi-goveia/1267-indice-glicemico-ig-e-carga-glicemica-cg>. Acesso em 28 de set. de 2020.

Hwang, D.; Park, H.R.; Lee, S.J.; Kim, H.W.; Kim, J.H.; Shin, K.S. Oral administration of palatinose vs sucrose improves hyperglycemia in normal C57BL/6J mice. Nutr. Res. 2018, 59, 44–52

KAWAGUCHI, T. et al. Effects of isomaltulose on insulin resistance and metabolites in patients with non‑alcoholic fatty liver disease: A metabolomic analysis. Molecular medicine reports, v. 18, n. 2, p. 2033-42, 2018.

Palatinose: o carboidrato de baixo índice glicêmico. Moove nutrition, c2018. Disponível em: <https://www.moovenutrition.com.br/palatinose-carboidrato-resistente/> . Acesso em: 28 de set. de 2020.

Stevenson EJ, Watson A, Theis S, Holz A, Harper LD, Russell M. A comparison of isomaltulose versus maltodextrin ingestion during soccer-specific exercise. Eur J App Physiol. 2017; 117:2321–33.


Nenhum comentário:

Postar um comentário