Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

terça-feira, 3 de novembro de 2020

Lactobacillus vivos. Vivos mesmo?

 

O Chamyto em sua embalagem promete ser um escudo genial e entregar um produto contendo

Lactobacillus vivos . Será se é realmente tudo isso que está no rótulo?




O que é o Chamyto?

O chamyto é uma bebida láctea fermentada regulada pela Instrução Normativa MAPA nº 16 de 23/08/2005. Além disso ele é considerado um probiótico e para isso temos a RDC Nº 323, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2003.


Fundamentos Bromatológicos





A informação nutricional do Chamyto mostra os nutrientes contidos nele, entretanto não mostra a quantidade de Lactobacillus presentes. 

Como descrito na legislação,  a contagem total de bactérias lácticas viáveis deve ser no mínimo de 106 UFC/g e, já que essas bactérias possuem valor nutricional, deveriam estar contidas nessa tabela.










Para que servem probióticos?


Um procedimento para melhorar a saúde e a imunidade é a ingestão de probióticos, pois está comprovado que esses microrganismos têm esse efeito e, se comidos regularmente, podem prevenir ou eliminar os patógenos.

O modo de ação dos probióticos não foi totalmente elucidado, embora vários processos que podem atuar de forma independente ou em combinação tenham sido propostos, entre os quais a regulação da resposta imune por competição, onde os probióticos vão competir com patógenos por sítios de fixação e nutrientes e impedem temporariamente sua ação, bem como a produção de bacteriocinas.

Este equilíbrio é devido ao efeito na mucosa e a produção de nutrientes, compostos antibacterianos ou a produção de ácido láctico e outros ácidos da cadeia orgânica para diminuir o pH intestinal. Qualquer que seja o conceito usado, o que é conhecido atualmente é que os probióticos são substâncias benéficas para a saúde do hospedeiro. Não deixam resíduos de produtos de origem animal e não causam resistência aos medicamentos. São considerados potenciais substitutos de agentes antibacterianos.

Por esse motivo, foram criados bebidas lácteas infantis, como o Chamyto e o Yakult, com a promessa de conterem Lactobacillus vivos e auxiliarem no sistema imune da criança. Entretanto é necessário avaliar a viabilidade dessas formulações e se realmente esses lactobacillus se mantém vivos desde o processamento industrial até o momento da ingestão.

A espécie de probiótico utilizada em bebidas lácteas fermentadas é a Lactobacillus casei, uma bactéria fermentadora que tem como produto o ácido lático. Além disso, essa bactéria é anaeróbia aerotolerantes, ácido-tolerante, possui atividade bioconservante e sofreu diversas alterações genéticas para melhor ser adaptada aos alimentos. Um estudo de Kristo et al. mostrou que cepas de L. casei sobreviveram no alimento armazenado à 4°C durante 21 dias, viabilizando seu uso para alimentos.


Conclusão

De acordo com estudos feitos procurando a melhor espécie de Lactobacilus para ser usado em alimentos e graças ao desenvolvimento da tecnologia genética que a tornou mais adaptada, é possível que as cepas de L. casei permaneçam vivos durante todo o processamento até o momento de seu consumo.  



Referências


  1. MACEDO, Renata Ernlund Freitas de et al . Desenvolvimento de embutido fermentado por Lactobacillus probióticos: características de qualidade. Ciênc. Tecnol. Aliment.,  Campinas ,  v. 28, n. 3, p. 509-519,  Sept.  2008 .

  2. Coêlho, M. D. G., et al.Evaluation of Lactobacillus casei Shirota intake for the control os Giardiasis in children. Revista De Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, 45(2), 169-178 , 2016

  3. Ferrero M, Cesena C, Morelli L, Scolari G, Vescovo M. Molecular characterization of Lactobacillus casei strains. FEMS Microbiol Lett. 1996; 140 (2-3): 215-219

  4.  Dellaglio F, Felis GE, Torriani S. The status of the species Lactobacillus casei (Orla-Jensen 1916) Hansen and Lessel 1971 and Lactobacillus paracasei Collins et al. 1989. Request for an opinion. Int J Syst Evol Microbiol. 2002; 52 (1): 285-287.  


2 comentários:

  1. A bebida láctea fermentada é o produto lácteo resultante da mistura o leite (in natura, pasteurizado, esterilizado, UHT,reconstituído, concentrado, em pó, integral, semidesnatado, parcialmente desnatado e desnatado) e o soro de leite (líquido, concentrado e em pó) fermentado mediante a ação de microorganismos específicos e/ou adicionado de leite (s) fermentados (s) e que não poderá ser submetido a tratamento térmico após fermentação.

    ResponderExcluir
  2. Ana Carolina Covas2 de maio de 2022 às 22:08

    O Chamyto é um leite fermentado probiótico que contém Lactobacillus johnsonii e Lactobacillus helveticus em sua composição. A L. johnsonii vai fermentar a lactose em ácido láctico enquanto a L. helveticus produz o ácido lático, além de melhorar o sabor e prevenir o amargor. Essas bactérias em conjunto ajudam na imunidade do sistema, no processo inflamatório da pele, fornece uma barreira protetora na mucosa do intestino impedindo a colonização da microbiota por bactérias patogênicas.
    Essa bebida é muito consumida pelas crianças pois sua embalagem chama atenção por causa do desenho e ainda pelos comerciais que geralmente passam na televisão. Com isso, a criança vê o “gênio” e induz os pais a comprarem para a mesma. Porém, diferente de muitos outros alimentos que não são saudáveis, esse Chamyto traz benefícios para as crianças e adultos, apesar de no rótulo não possuir a informação de qual a quantidade de Lactobacillus presente na bebida.
    Com isso, a indústria de alimentos precisa aumentar a linha de produtos probióticos, não só os de laticínios, uma vez que pessoas com intolerância a lactose ficam restritas aos benefícios.

    ResponderExcluir