Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Exímia Probiac no tratamento da acne

 

Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia a acne é o principal motivo de consultas dermatológicas no Brasil. A prescrição de probióticos para o tratamento da acne tem sido adotada por muitos dermatologistas. Mas será que probióticos e vitaminas podem mesmo auxiliar na resolução de problemas da pele acneica? 

Descrição do produto

Exímia Probiac é um nutracêutico, contendo probióticos, vitaminas e minerais com o objetivo de atuar no tratamento da acne. É vendido em caixas com sessenta cápsulas, devendo ser tomadas duas cápsulas por dia. O produto apresenta cápsulas contendo vitaminas e minerais (vitamina A, vitamina B6, Niacina, Zinco e Cobre) em 100% da Ingestão Diária Recomendada e outra contendo probióticos (Lactobacillus acidophilus NCFM® e Bifidobacterium lactis HN019). Segundo a marca, o produto é capaz de atuar nos desequilíbrios intestinais que geralmente estão presentes nas pessoas com acne. Além disso, auxilia na inflamação da corrente sanguínea

 

Fundamentos bromatológicos

Os probióticos podem ser definidos como micro-organismos vivos que trazem benefícios a saúde quando administrados em quantidades adequadas ao hospedeiro. Os dermatologistas John H. Stokes e Donald M. Pillsbury foram os primeiros a buscar e relatar mecanismos que envolvessem a microbiota intestinal, a depressão, ansiedade e acne. Segundo eles, distúrbios psicológicos associados ou não a uma dieta rica em gorduras e alimentos processados podem alterar a motilidade intestinal e a composição da microbiota.

Alguns estudos mostram que 40% das pessoas que possuem acne apresentam uma redução na produção de ácido clorídrico. Uma das principais causas dessa redução é a má alimentação. A redução da produção de ácido clorídrico pode levar a migração de bactérias bem como a alteração da microbiota intestinal e é um fator de risco para o supercrescimento bacteriano no intestino, que é 10 vezes mais comum em pessoas com acne. Já foi avaliado que a inserção de tratamento probiótico contendo L. acidophilus e B. bifidum como adjuvantes no tratamento da acne potencializa os resultados clínicos positivos.

Alguns estudos têm sugerido que as vitaminas, minerais e fatores nutricionais estão envolvidos na patogênese da acne. O produto em questão contém Vitaminas A, B6, B3, zinco e cobre. A vitamina A desempenha um papel importante na saúde da pele, está estocada no fígado e também está presente nas glândulas sebáceas. A deficiência dessa vitamina resulta no ressecamento da pele e cabelos e em unhas quebradiças. Mostrando a importância desse nutriente na biologia cutânea. Já deficiência de cobre promove a conversão da testosterona em diidrotestosterona que promove a produção de sebo. O processo inflamatório faz parte da patogênese da acne, minerais como o cobre e o zinco podem atuar sobre enzimas pró e anti-inflamatórias. A vitamina B6 tem atuação no controle da produção de sebo pelas glândulas sebáceas e possui ação anti-inflamatória, dois fatores intimamente envolvidos com a patogênese da acne. Já a Niacina também conhecida como vitamina B3 além de atuar equilibrando a produção de sebo está envolvida na produção de ceramidas, importantes para a hidratação da derme.

 

Legislação

Segundo a empresa que comercializa o Exímia Probiac, o produto se trata de um nutracêutico. O nutracêutico é comumente definido como um alimento ou partes dele, que sejam capazes de proporcionar algum benefício médico, estando inclusos nesses benefícios a prevenção e tratamento de patologias. Apesar de existirem dados significativos sobre os nutracêuticos e seus benefícios na literatura, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não reconhece o termo “nutracêutico”. No Brasil, não temos uma legislação específica para nutracêuticos. A legislação que melhor atende os nutracêutico é a RDC n° 2, de 7 de janeiro de 2002, que regulamenta substâncias bioativas e probióticos com propriedade funcional ou de saúde. Entretanto, Exímia Probiac também possui em sua composição, vitaminas e minerais. A RDC 2/2002 exclui da categoria de substâncias bioativas, as vitaminas e minerais. A resolução que regulamenta suplementos vitamínicos e de minerais é a RDC nº 32, de 13 de janeiro de 1998. Assim sendo, o produto em questão precisa atender as necessidades das duas resoluções no Brasil.

Nos Estados Unidos o termo nutracêutico também não é reconhecido perante a lei, segundo a legislação local, um nutracêutico se encaixa como um suplemento dietético. A Food and Drug Administration (FDA) determina que a empresa responsável pela comercialização do suplemento dietético é responsável por garantir a segurança do produto. Os suplementos dietéticos não precisam ser submetidos à aprovação pela FDA antes da sua comercialização.

Discussão

Com os dias cada vez mais corridos e a falta de tempo para se alimentar de forma saudável e adequada, os alimentos ultraprocessados e gordurosos ganham maior espaço na alimentação. Associado a má alimentação, o estresse é um problema de saúde frequentemente encontrado na sociedade do século XXI. No Brasil estimasse que 70% da população sofra com o estresse. Quando falamos a nível mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde 90% da população é atingida. A combinação de estresse e má alimentação, foram descritas por John H. Stokes e Donald M. Pillsbury como fatores de risco para alteração da microbiota intestinal desencadeando uma inflamação sistêmica. A alteração da composição da microbiota leva a perda do biofilme bacteriano (principalmente Bifidobacterium) normal aumentando a permeabilidade intestinal permitindo que endotoxinas ganhem a circulação sistêmica. A endotoxemia aumenta o estresse oxidativo e a inflamação e reduz a sensibilidade à insulina, todos esses fatores são capazes de aumentar a produção de sebo e exacerbar a acne.

Muito tem se estudado ainda sobre as possíveis relações entre a alimentação e a ocorrência da acne. Ainda não há um consenso de como alimentação e acne estão relacionados. Porém, alguns artigos citam a influência de fatores nutricionais em diversos hormônios e fatores de crescimento que influenciam na fisiologia das glândulas sebáceas e na produção de sebo.

Conclusão

                Avaliando os artigos científicos disponíveis até o momento, o produto Exímia Probiac parece ser um aliado eficaz no tratamento da acne, quando combinado com outros métodos tópicos ou orais. Entretanto, a literatura científica na área ainda não é muito extensa. A influência da microbiota intestinal tem sido cada vez mais estudada e hoje sabemos da sua influência em resoluções de patologia e em diversos processos fisiológicos, destacando sua importância dentro do organismo hospedeiro. As bactérias dos gêneros Lactobacillus e Bifidobacterium, ambos presentes no produto em questão, são os mais comuns em suplementos probióticos, por serem frequentemente isoladas em todo o trato gastrintestinal do humano saudável. Isso demonstra a importância desses gêneros e nos atenta a quantas descobertas ainda podemos fazer sobre a influência dos mesmo na biologia humana e em patologias, incluindo a acne. A influência da dieta na patogênese da acne também ainda não é completamente elucidada, mas sabe-se da importância de algumas vitaminas e minerais no equilíbrio da produção de sebo pelas glândulas sebáceas, hidratação da pele, queratinização e renovação celular por exemplo. Todas as vitaminas e minerais presentes no produto apresentam comprovação científica acerca de seus benefícios para a saúde da pele.

                O mercado de nutracêuticos é promissor, há interesse da população em consumir e as indústrias e pesquisadores cada vez mais tem buscado novas informações sobre essas substâncias. Desse modo, é importante que a ANVISA crie uma regulamentação específica para nutracêuticos, elaborando uma definição oficial e regras para a produção, comercialização e garantia de qualidade desses produtos.

 

Referências

1.       Acne é o principal motivo de consulta, aponta pesquisa Perfil das Consultas Dermatológicas no Brasil. Sociedade Brasileira de Dermatologia. http://www.sbd.org.br/noticias/acne-e-o-principal-motivo-de-consulta-aponta-pesquisa-perfil-das-consultas-dermatologicas-no-brasil/. Acesso em: 02 de Outubro de 2020.

2.       A relação: acne e microbiota intestinal. Meeting Brasileiro de Nutição Estética. Disponível em: https://nutricaoesteticabrasil.com.br/acne-e-microbiota-intestinal/. Acesso em: 02 de outubro de 2020

3.       Bowe WP, Logan AC. Acne vulgaris, probiotics and the gut-brain-skin axis - back to the future? Gut Pathogens 2011, 3:1.
Bowe WP, Patel NB, Logan AC. Acne vulgaris, probiotics and the gut-brain-skin axis: from anecdote to translational medicine. Benefcial Microbes, 2014; 5(2): 185-199;

4.       BRASIL. Resolução ANVISA/MS RDC Nº 2, de 7 de janeiro de 2002. Regulamento Técnico de Substâncias Bioativas e Probióticos Isolados com alegação de Propriedades funcional e ou de saúde.

5.       BRASIL. Resolução ANVISA/MS RDC nº 32, de 13 de janeiro de 1998. Regulamento Técnico para Suplementos Vitamínicos e ou de Minerais.

6.       Butool F, Amanullah M. Signifcance of Serum Copper Levels in Patients with Acne Vulgaris. Cosmetol & Oro Facial Surg 2018, 4:2;

7.       Estresse atinge 90% da população mundial. Guia da Farmácia. Disponível em: https://guiadafarmacia.com.br/materia/estresse-atinge-90-da-populacao-mundial/ Acesso em: 03 de outubro de 2020.

8.       LIRA, C.R.G; ZUCCO, F.; NEGRÃO, A.N; SILVA, M.A.S.; MURAKAMI, F.S. Nutracêuticos: aspectos sobre segurança, controle de qualidade e legislação. Rev. Bras. Farm., 90(1): 45-49, 2009.

9.       PAPPAS A. The relationship of diet and acne: A review. Dermato-endocrinology 2009, 1: 262-267.

10.   SAAD, Susana Marta Isay. Probióticos e prebióticos: o estado da arte. Rev. Bras. Cienc. Farm.,  São Paulo ,  v. 42, n. 1, p. 1-16,  Mar.  2006 .  

11.   Exímia Probiac. Farmoquímica Melora. Disponível em: http://www.fqmgrupo.com.br/fqmmelora/produtos/acne/eximia-41. Acesso em: 24 de Setembro de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário