Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

domingo, 1 de novembro de 2020

O nível de potássio em Centrum® e o risco para pacientes cardiopatas



O uso de produtos da Linha Centrum® pode ser um risco para pacientes cardiopatas considerando a possibilidade de hipercalemia?

DESCRIÇÃO

Centrum® é um produto considerando suplemento alimentar à luz da legislação da vigilância sanitária. Segundo a empresa detentora do produto, Centrum® tem uma fórmula balanceada, que foi desenvolvida buscando harmonia entre cada nutriente. Dessa forma, o consumidor pode aproveitar todos os benefícios que uma alimentação completa pode oferecer. Ainda propõe-se que existe um Centrum® especialmente desenvolvido para cada uma das necessidades do consumidor. A linha apresenta diversos produtos com posicionamentos diferentes: Homem, Mulher e ainda aqueles destinados à 3ª idade: Select, Homem Select e Mulher Select.   

FUNDAMENTOS BROMATOLÓGICOS

Potássio, o mais abundante cátion intracelular, é um nutriente essencial que é naturalmente presente em várias comidas e também disponível como um suplemento alimentar. O potássio está presente em todos os tecidos do corpo e é necessário para o funcionamento normal das céulas por causa do seu papel na manutenção do volume de fluido intracelular e do gradiente eletroquímico transmembrana.

Tem sido demonstrado que aumentos na ingestão de potássio que levam a aumentos no nível de potássio plasmático, inversamente se associam à diminuição da pressão sangüínea e à diminuição da mortalidade por acidente vascular cerebral e por doenças cardíacas. Vários mecanismos têm sido sugeridos; redução da atividade adrenérgica neural, diminuição dos níveis da renina plasmática, inibição da formação de radicais livres e aumento da atividade da enzima Na+/K+-ATPase, aumentando a captação celular do potássio e reduzindo o sódio intracelular.

Com todos esses benefícios, é possível imaginar que o potássio é livre de qualquer perigo, correto? O questionamento que fica é: caso o consumidor que esteja utilizando Centrum® diariamente tenha algum tipo e/ou grau de deficiência cardíaca ou renal, seria o potássio um possível vilão?

LEGISLAÇÃO

Do ponto de vista sanitário, os suplementos alimentares são regulamentados seguindo as seguintes normas da ANVISA: RDC 239/18, que estabelece os aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia autorizados para uso em suplementos alimentares, RDC 243/18 que dispõe sobre os requisitos sanitários dos suplementos alimentares e a IN 28/18, que estabelece as listas de constituintes, de limites de uso, de alegações e de rotulagem complementar dos suplementos alimentares.

É importante frisar que em nenhuma dessas normativas estão estabelecidos os limites mínimo e máximo de potássio que um suplemento alimentar pode conter. O FDA, por exemplo, limita que suplementos de potássio, incluindo aqueles multivitamínicos, devem conter no máximo 99 mg de potássio, o que representa apenas 2% da dose diária de 4.700mg recomendada.

Pela análise da
rotulagem nutricional da linha Centrum, contata-se que apenas Centrum® Base e Centrum® Select contêm potássio em sua composição, na concentração de 10mcg cada, enquanto os outros produtos da linha não contêm o mineral.

DISCUSSÃO

Diversos estudos mostram que pacientes que fazem uso de medicamentos anti-hipertensivos classificados como inibidores do sistema-renina-angiotensina-aldosterona desenvolvem hipercalemia por haver diminuição da excreção do potássio. Segundo Raebel (2011), inibidores da enzima conversora de angiotensina e bloqueadores do receptor de angiotensina são utilizados para diminuir a pressão arterial, tratar insuficiência cardíaca, diminuir a morbidade e morte cardiovascular após infarto do miocárdio, ou seja, pacientes cardiopatas. Seguindo a linha de raciocínio, se o paciente que faz uso desses tipos de medicamentos consome suplementos multivitamínico como Centrum® Base ou Centrum® Select, ele estará aumentando o aporte de potássio (mesmo que sejam 10mcg/dia, conforme mecionado no tópico de Legislação) e não estará excretando essa mesma quantidade, fazendo com que haja um acúmulo diário do mineral.

Como referência para os valores de potássio sérico, ainda segundo Raebel (2011), pode-se classificar os estágios de hipercalemias como hipercalemia média (potássio sérico: 5.5 a 6 mmol/L), hipercalemia moderada/séria (potássio sérico: maior que 6 a 6.9mmol/L) e hipercalemia severa (potássio sérico: maior que 7mmol/L). As consequências do aumento de aporte de potássio pode gerar as graves consequências mencionadas por Montford e Linas (2017). Os autores fizeram uma extensa revisão sobre quão perigosa é a hipercalemia e demonstraram que essas consequências envolvem arritmias cardíacas e parada cardíaca.  , o que corrobora para que o uso de Centrum® não seja feito sem o acompanhamento de um profissional. Batra e Villgran (2016) ainda complementam que pacientes com diabetes e insuficiência cardíaca são particularmente susceptíveis a hipercalemia.

Ademais, cabe ressaltar que um consumidor leigo não saberia distinguir se está ou não com potássio sérico baixo, médio ou alto. As classificações mencionadas por Raebel (2011) são propostas utilizando nível de potássio sérico, que só pode ser medido através de exames de sangue. O consumidor consegue perceber um batimentos erráticos, ritmo cardíaco anormal quando seu nível de potássio está alto porém essa ‘anamnese’ não é suficiente para confirmar a hipercalemia, o que traz a perspectiva de que o uso de Centrum® não deve ser feito sem o acompanhamento de um profissional.

CONCLUSÃO

Conforme mecionado no tópico de Legislação, na IN 28/18, não são apresentados os níveis máximo e mínino de potássio que podem estar presentes nos suplementos alimentares. Dessa ponto de vista, seria interessante que houvesse revisão por parte da ANVISA, em associação com as entidades de classe e o setor regulado, sobre esse ponto assim como inclusão das alegações nutricionais que devem estar dispostas na rotulagem, a exemplo do que já é feito para outros minerais. Atualmente, os tipos de Centrum® analisados apresentam concentração de potássio dentro dos especificados pelo FDA e, assim, está sendo comercializado conforme a regulamentação das Agências Internacionais.

Ressalta-se que o uso de suplementos contendo potássio associado com uma dieta rica nesse mineral poderia maximizar seus efeitos e causar hipercalemia, mesmo naqueles pacientes que não apresentam nenhuma doença pré-existente, e que essa seria uma das alegações possíveis de serem inseridas na Instrução Normativa. Centrum® cumpre com a responsabilidade atestando em sua embalagem que o consumidor deve “CONSUMIR SOMENTE A QUANTIDADE INDICADA NA EMBALAGEM” e que “EM CASO DE USO DE OUTRO SUPLEMENTO VITAMINICO, LEIA O ROTULO, VISTO QUE OS PRODUTOS PODEM CONTER OS MESMOS INGREDIENTES”.

O último ponte de alerta é que seja feita uma consulta a um profissional especializado a fim de entender se realmente o consumidor precisa de suplementação. Suplementar é a “ação ou efeito de suplementar, de complementar, de suprir o que está em falta”, ou seja, é necessário que o profissional analise a dieta e os exames do paciente e decida por vieses científicos se o mesmo está apto à utilização de suplementos ou não. Conforme mecionado por John et al (2011), os consumidores muitas vezes não estão conscientes dos possíveis efeitos adversos e que os clínicos devem ser vigilantes em monitorar o consumo de potássio a partir de suplementos alimentares dispostos na farmácia, sem necessidade de prescrição.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1) https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/should-i-take-a-potassium-supplement#:~:text=Because%20of%20this%20potential%20danger,recommended%20dietary%20intake%20for%20potassium. – Acessado em 28/10/2020.
2)
https://www.centrum.com.br/produtos/centrum – Acessado em 28/10/2020.  
3
) Institute of Medicine. Dietary Reference Intakes for Water, Potassium, Sodium, Chloride, and Sulfate. Washington, DC; 2005.
4) Stone MS, Martyn L, Weaver CM. Potassium intake, bioavailability, hypertension, and glucose control. Nutrients 2016;8. 
5) Pereira MAG, Galvão R, Zanella MT. Effects of potassium supplementation by salt on arterial blood pressure and insulin resistance in hypertensive obese patients on diuretic therapy, 2005
6)
Brata V, Villgran V., Hyperkalemia from Dietary Supplements., Cureus. 2016 Nov; 8(11): e859.
7) Montford JR, Linas S. How Dangerous is Hyperkalemia?,
J Am Soc Nephrol. 2017 Nov; 28(11): 3155–3165.
8) Raebel MA., Hyperkalemia associated with use of angiotensin-converting enzyme inhibitors and angiotensin receptor           blockers., Cardiovasc Ther. 2012 Jun;30(3):e156-66.


Nenhum comentário:

Postar um comentário