Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Nestle Ninho forte+: Composto Lácteo Instânteno X Leite em pó Integral

Vale a pena trocar o leite integral pelo composto lácteo com o objetivo de auxiliar na nutrição da crianças?






DESCRICÃO 

    O leite em pó faz parte da alimentação de muitas crianças e adultos. De fácil preparo e duração maior do que a versão líquida, o produto é, basicamente, leite desidratado, que costuma receber a adição de algumas vitaminas e outras substâncias que complementam a nutrição. Hoje em dia, a variedade dos leites em pó acompanha as diferentes necessidades e preferências alimentares, com alternativas com menos gordura ou até sem lactose. O leite Ninho é um dos leites em pó mais famosos do mercado e já fez parte da alimentação de diversas gerações. A marca aposta na variedade com alternativas para crianças em diferentes fases de crescimento e receitas enriquecidas com nutrientes, fibras, cálcio, ferro, zinco e vitaminas A, C, D e E, sem adição de sacarose (um tipo de açúcar) ou aromatizantes, além de leite em pó sem lactose e semidesnatado (com menor taxa de gordura). Agora a marca criou uma outra classe, o composto lácteo. E o que é composto lácteo? É o produto resultante da mistura de leite (no mínimo 51%) e outros ingredientes lácteos ou não lácteos como soro de leite, óleos vegetais, açúcar e substâncias químicas para dar sabor, aroma, aumentar a durabilidade etc., chamadas de aditivos alimentares. Portanto, assim o presente trabalho visa trazer informações em relação a composição nutricional e a relação de ingredientes na formulação que nos permita concluir se o composto lácteo irá auxiliar ou não uma nutrição melhor na infância.

FUNDAMENTOS BROMATOLÓGICOS







LEGISLAÇĀO 
    De acordo a legislação brasileira, para ser classificado como leite em pó, o produto somente deve ter de adição vitaminas e minerais. Já o composto lácteo, ele precisa preencher alguns requisitos que estão descritos na Instrução Normativa nº 28, de 12 de junho de 2007, do Ministério da Agricultura: 

“Composto Lácteo: é o produto em pó resultante da mistura do leite, e produto(s) ou substância(s) alimentícia(s) láctea(s), ou não-láctea(s), ou ambas, adicionado ou não de produto(s) ou substância(s) alimentícia(s) láctea(s) ou não láctea(s) ou ambas permitida(s) no presente Regulamento, apta(s) para alimentação humana, mediante processo tecnologicamente adequado. Os ingredientes lácteos devem representar no mínimo 51% (cinqüenta e um por cento) massa/massa (m/m) do total de ingredientes (obrigatórios ou matéria-prima) do produto.” 

1- Leite em pó: é o produto obtido por desidratação do leite de vaca; deve ser integral e desnatado ou parcialmente desnatado. Ele é natural, composto por água, gordura, vitaminas, proteínas, enzimas e lactose; e tem o cálcio mais biodisponível. Deve conter somente proteínas, açúcares, gorduras e outras substâncias minerais próprias do leite. 
2- Composto lácteo: é o produto em pó resultante da mistura do leite com substâncias alimentícias lácteas (como soro de leite, leite fermentado, manteiga e creme de leite), não-lácteas (como açúcares, edulcorantes nutritivos, chocolate, café e frutas) ou ambas. Surgiu como uma alternativa e, com vimos acima, mesmo ele deve ter no mínimo 51% de leite de vaca. É um produto industrializado. Vale ressaltar que ele não é necessariamente um produto inferior; embora não possua as mesmas propriedades do leite integral, ele poderá, por exemplo, ser recomendado para consumo em casos individuais.

 DISCURSĀO
    os compostos lácteos apresentam muitos benefícios. Na fase pré-escolar, é muito comum que as crianças sejam muito seletivas na hora de comer, gerando uma alimentação instável e deficiente. Um dia, as crianças gostam de tudo, e no outro elas recusam tudo ou comem muito pouco, o que pode ocasionar deficiências nutricionais. O composto lácteo, quando contém uma composição adequada, pode suprir essa necessidade. Para isso ele deve conter as vitaminas que a criança precisa e quantidade adequada de proteína, além de outros nutrientes importantes, como o DHA, por exemplo. Por isso é importante que os cuidadores estejam atentos às dificuldades alimentares presentes nessa faixa etária, optando por complementar a alimentação das crianças com compostos lácteos que auxiliem a prevenir a deficiência de nutrientes no futuro. Os compostos lácteos Eles têm uma quantidade reduzida de proteína, umas vez que o aumento do consumo de proteína na infância pode elevar também riscos de obesidade na vida adulta, isso sem contar nas já conhecidas sobrecargas renal e hepática. e possuem micronutriente que são necessários nessa faixa etária para o crescimento e desenvolvimento saudável da criança. Os compostos lácteos NÃO são todos iguais. O registro do composto lácteo, que é feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, não detalha todos os itens que precisam constar nesse produto. Ele deixa bem aberto, apenas registrando a quantidade de proteína e de gordura que deve conter no composto lácteo. Isso possibilita a presença de aromatizantes e sacarose, ingredientes que não são saudáveis para as crianças Portanto, o mais importante é ler o rótulo antes de escolher o composto lácteo, considerando as necessidades nutricionais das crianças dessa faixa etária. As crianças que estão na fase préescolar precisam de DHA, vitaminas, fibras, ômega 3, prebióticos e quantidade adequada de proteínas para que elas cresçam de forma saudável. Também, é indispensável que não seja adicionado dos açúcares sacarose e frutose e não tenha adição de aromatizantes. 

CONCLUSĀO
    O objeto de estudo é o leite da marca Nestle, originalmente conhecido como novo Ninho® Mix Forti+ em Pó Instantâneo, composto lácteo, o qual chegou para substituir o Ninho Forti+ Instantâneo, leite integral. Levando em consideração os fatos a cima expostos e os valores nutricionais apresentados na embalagem, chega-se a conclusão que a diferença crucial entre os mesmos, é a adição da fibra polidextrose no composto lácteo, com a finalidade de reduzir açucares e calorias. Também foi reduzido a quantidade de proteínas no composto lácteo, sendo benéfica essa alteração, uma vez que o consumo ideal de proteínas para uma criança é de 0,7g po kg, e no compostos lácteo teve uma redução de 1,2g. As outras alterações que podem ser observadas na tabela nutricional não são de tamanha relevância. A marca informa também que não foram adicionados açúcares na nova formulação. Chegando então a conclusão que é, a decisão se o composto lácteo ou o leite integral irá ou não auxiliar na nutrição na infância precisa ser analisada com cuidado do responsável e se precisar, com a ajuda de um profissional em uma consulta médica. 

REFERENCIA BIBLIOGRAFICAS 
• INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 28, DE 12 DE JUNHO DE 2007, Disponível em: <http://www.lex.com.br/doc_1129056_INSTRUCAO_NORMATIVA_N_28_DE_12_DE_JUNHO_DE_2007.aspx

• NESTLE. Pagina inicial. Disponível em: <https://www.ninho.com.br/

• NESTLE BYBE E ME, Disponível em: 

7 comentários:

  1. Tendo em vista o exposto na postagem e o papel do olhar farmacêutico nos alimentos, deve-se considerar as necessidades do usuário final que no caso seriam as crianças, que possuem na infância uma maior necessidade de consumo de vitaminas e outros nutrientes que podem ser ingeridos a partir dessa mistura de composto lácteo. Entretanto, a leitura do rótulo nutricional dos produtos e o entendimento da melhor opção, que se adeque mais às necessidades do usuário final é fundamental para orientar a escolha.

    ResponderExcluir
  2. Mediante as informações abordadas no post, é importante ressaltar que de forma técnica, as embalagens são intensamente semelhantes e isso pode causar confusão na escolha do produto, ou às vezes o próprio consumidor não se atentar ao que está comprando, e aí a importância de junto às informações bromatológicas específicas, haver uma discriminação de cada produto e diferenciação visual.
    Em relação à composição, a abordagem foi feita de maneira objetiva e clara, basta deixar claro nesse texto que o composto lácteo é uma opção para as crianças que necessitem realmente de um maior ingestão de fibras, para reduzir açucares e calorias, principalmente diante da rotina que a maioria da população infantil hoje enfrenta: má alimentação atrelado à falta de vitaminas, legumes, verduras que pode gerar diversas consequências. Logo, de forma geral, é uma diferença significativa e que precisa ser bem explicitada tanto por profissionais da saúde (pediatras) como pela própria empresa (Nestlé).

    ResponderExcluir
  3. Para uma melhor escolha entre composto lácteo instantâneo e leite em pó integral, é necessário uma análise bromatológica. Analisar a composição de cada leite, pois sua embalagens são muito iguais, e o composto lácteo não é um leite em pó, não levando apenas vitaminas e minerais, tendo como um dos ingredientes açúcar. Com isso, é necessário ler os rótulos para ter uma melhor escolha para crianças, por exemplo, que necessitam de vitaminas e minerais e o açúcar não seria um ingrediente interessante.

    ResponderExcluir
  4. Vale ressaltar que não significa que o composto lácteo seja um produto inferior, ele apenas não possui as mesmas propriedades do leite integral. Porém, poderá conter outros ingredientes, sendo recomendado para consumo de um indivíduo.

    ResponderExcluir
  5. Nos dois produtos citados no trabalho, ambas as embalagens são muito parecidas, fazendo com que muitas vezes o consumidor não se atente na hora da compra. Assim, seria importante que a identificação do produto, se é composto lácteo ou leite em pó integral, fique em maior destaque, além é claro da informação bromatológica.
    Em relação ao composto lácteo, ele é resultado da mistura do leite com outras substâncias lácteas ou não lácteas. Ele também não precisa ter a mesma formulação em todos os produtos, tendo diferenças em relação de um composto lácteo de outro. Portanto, é importante a análise bromatológica do alimento pelo consumidor, para avaliar qual se adequa mais as necessidades de cada criança.

    ResponderExcluir
  6. Considerando apenas os dois produtos em questão, o leite em pó é cientificamente mais adequado para a alimentação infantil, visto que possui menos aditivos alimentares e se esforça para se assemelhar ao leite humano. O composto lácteo, embora tenha embalagem bastante parecida, não oferece a mesma composição, fugindo da proposta de substituição e/ou suplementação ao leite materno por conter ingredientes além do necessário para o paladar infantil, o que pode acarretar em má digestão e/ou efeitos adversos indesejáveis.

    ResponderExcluir
  7. O presente post mostra a importância do conhecimento, mesmo que básico, técnico bromatológico. Pois relaciona dois produtos que nem sempre são diferenciados pelo consumidor alheio à bromatologia, até mesmo pela semelhança das embalagens em questão, e mesmo que notada a diferença, nem sempre é bem analisada, levando a conclusões precipitadas. A uma primeira análise, pode-se acreditar que o composto lácteo deva ser menos benéfico, principalmente se formos associar essa análise a fase infantil, o que pode ou não estar correto. Isso devido a liberdade que a legislação dá ao composto lácteo, podendo ter apenas 51% do ingrediente obrigatório, que no caso é o leite de vaca, e os demais ingredientes sofrem variações entre as marcas dispostas no mercado, podendo ser bem variantes. E esse é o ponto, quais os ingredientes não-obrigatórios utilizados, podendo ser edulcorante, açucares, frutas, café, chocolate etc., de que forma podem ser benéficos ou não ao consumidor? Sugere-se uma análise individualizada, mesmo que neste trabalho foi sugerido o composto lácteo como melhor opção para o consumidor infantil, tanto por ser um produto variante, como por perfil do consumidor. Logo, a análise de rótulos se torna de suma importância.

    ResponderExcluir