Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sábado, 7 de novembro de 2020

O uso de prebióticos em alimentos: análise de rotulagem da barra de cereal Trio Activios.

 


Tudo que reluz é ouro?  Descubra se tudo o que se encontra nos rótulos é verdadeiro.

DESCRIÇÃO

TRIO Activios é uma barra de frutas com cobertura sabor iogurte, sem lactose, sem glúten e fonte de fibras. É um alimento que ajuda no funcionamento gastrointestinal, graças a um composto retirado de vegetais que contribui para o equilíbrio da flora intestinal. Ideal para saciar a fome nos intervalos das refeições, TRIO Activios pode ser consumida por pessoas de todas as idades. Seus benefícios são ampliados com a adoção de uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis, sendo importante também a ingestão de líquidos. [3]

FUNDAMENTOS BROMATOLÓGICOS

  Os alimentos funcionais são aqueles que apresentam compostos, nutrientes ou não, capazes de promover a saúde e reduzir o risco de doenças, quando consumidos em quantidades adequadas. [1]. Dentre os alimentos funcionais existentes, destacamos os prebióticos, que são componentes alimentares não-digeríveis que afetam beneficamente o hospedeiro, por estimularem seletivamente a proliferação ou atividade de populações de bactérias desejáveis no cólon. [2] 

  A barra de cereal Trio Activios apresenta em seus componentes os frutoligoossacarídeos, que são os prebióticos responsáveis por regular o intestino. Para regulamentar a comercialização de alimentos ou suplementos nutricionais com alegações de propriedades funcionais ou de saúde, a ANVISA estabelece requisitos básicos ao determinar que qualquer alegação seja comprovada cientificamente, com a finalidade de garantir a segurança e evitar que os consumidores sejam induzidos ao engano. O objetivo deste trabalho é analisar a rotulagem deste produto para averiguar se está de acordo com as normas da ANVISA e caso falte algum item, se este pode prejudicar os consumidores.

LEGISLAÇÃO

  As regulamentações utilizadas para o procedimento de análise dos rótulos dos suplementos prebióticos foram: RES 18/1999; RDC 360/2003; Lei 10.674/2003 e a lista ANVISA 2016 com requisitos específicos para alimentos com alegações de propriedades funcionais e ou de saúde.

  Quanto a RES n° 18/1999, a RDC 360/2003 e a Lei n° 10.674/2003 a barra de cereais Trio Activios não apresentou inadequações. Ao analisar a lista de requisitos ANVISA 2016 constatou-se que os produtos contêm as quantidades adequadas de fibras (mínimo de 2,5g), podendo fazer o uso da sentença: “As fibras alimentares auxiliam o funcionamento do intestino. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”.

  Da mesma forma, para fazer o uso da alegação: “Os frutooligossacarídeos – FOS (prebiótico) contribuem para o equilíbrio da flora intestinal. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”, a quantidade mínima deve ser de 2,5g de FOS por porção e a barra de cereais cumpriu este requisito. Entretanto, a ANVISA determina que: esta alegação pode ser utilizada desde que a recomendação de consumo diário do produto pronto para consumo forneça no mínimo 5 g de FOS, a empresa, porém, recomenta a ingestão de 1 barra ao dia, o que fica fora do preconizado na legislação. [4]

DISCUSSÃO

  Existem diferentes concepções de quais fibras são prebióticas; na União Europeia somente os frutooligossacarídeos (FOS), a inulina, os galactooligossacarídeos (GOS) e a lactulose são considerados prebióticos. Porém, existem autores indianos que incluem a polidextrose também. [5] 

A legislação brasileira ainda não aprova o uso do termo prebiótico, por isso são usados determinados termos de acordo com o tipo de fibra presente no alimento, como o exemplo:   “Alimentos com Alegações de Propriedade Funcional e ou de Saúde” para alimentos cuja porção diária forneça no mínimo 3g de inulina ou FOS para alimento sólido.

Como mostra a figura abaixo, retirada diretamente do site da TRIO alimentos, a sugestão de barras ingeridas é de apenas 1, sendo que, de acordo com as normas estabelecidas pela ANVISA diz que a alegação pode ser utilizada desde que a recomendação de consumo diário do produto pronto para consumo forneça no mínimo 5 g de FOS (uma barrinha contém apenas 3,5g).



CONCLUSÕES

  Após as análises, conclui-se que a barra de cereais cumpriu praticamente todas as legislações pertinentes ao produto, deixando em aberto a possível correção da quantidade diária recomendada.         Os consumidores devem se atentar, então, a quantidade que deve ser ingerida diariamente se quiser ter o efeito desejado de regular a flora intestinal.

 

Referências Bibliográficas:

[1] ROBERFROID, M.B. Concepts and strategy of functional food science: the

European perspective. Am. J. Clin. Nutr., v. 71, supl.6. Brussels, Belgium,

2000a. p.1660-1664.

[2] GIBSON, G. R., Probert, H. M., Loo, J. V., Rastall, R. A. & Roberfroid, M. B.

Dietary modulation of the human colonic microbiota: updating the concept of

prebiotics. Nutr. Res. Rev. 17, 2004. p. 259–275.

[3] Website: http://www.trio.net.br/produtos/activios-morango/

 [5] Website: https://aditivosingredientes.com.br/artigos/fibras/fibras-prebioticas

2 comentários:

  1. As fibras prébióticas são componentes alimentares não digeríveis que estimulam a atividade de certos microorganismos benéficos para a flora intestinal e apesar disso ainda não são reconhecidos e aprovados pela legislação brasileira, um estudo mais aprofundado sobre esses componentes nutricionais e talvez o reajuste da legislação seria algo a se pensar.

    ResponderExcluir
  2. Analisando as informações contidas no rótulo do produto à luz do que é preconizado pela ANVISA e tendo em consideração sua propaganda de ser um alimento com característica funcional, de promover um benefícios à saúde, devido à presença, neste caso, de prebióticos, notam-se algumas possíveis divergências. No trecho: ´´É um alimento que ajuda no funcionamento gastrointestinal, graças a um composto retirado de vegetais que contribui para o equilíbrio da flora intestinal``, contido na descrição do produto, entende-se que ao consumir o produto este benefício será obtido devido à presença do tal composto. Porém, de acordo com a tabela de informação nutricional, há 3,5g de frutooligossacarídeos (FOS)em uma barra do cereal, e a sugestão de consumo contida no rótulo do produto é de uma barra ao dia. Sendo assim, a quantidade mínima de prebióticos necessária para atingir o efeito de melhora da flora intestinal, preconizada pela ANVISA, que é de 5,0g de FOS - prebiótico, não é atingida. Logo, o efeito prometido também não será obtido pelo consumidor, em decorrência do consumo de prebióticos, apenas através da quantidade recomendada do produto pelo próprio fabricante. Por outro lado, o consumo da mesma uma barra do produto, fornece 4,4 de fibra alimentar, valor acima do mínimo de 2,5g estabelecido pela ANVISA para que um produto possa alegar melhora no funcionamento intestinal pela presença de fibras. Sendo assim, o consumidor poderá ter benefícios no funcionamento intestinal pelo consumo de uma barra deste cereal ao dia, contudo, esse efeito será devido à presença de fibras, que não classificadas como prebióticos, e não pela presença de FOS, já que este não atinge a quantidade mínima para tal. Logo, o rótulo do produto induz o consumidor, erroneamente, a entender que o produto é superior a outros da mesma categoria por trazer benefícios associados aos prebióticos, quando na realidade, se tiver benefício no funcionalmente intestinal, será pela presença de fibras e, para isso o consumo deve estar associado a alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.
    Adrielle R da Silva.

    ResponderExcluir