Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

domingo, 8 de novembro de 2020

 

O papel do Whey Protein no emagrecimento e ganho de massa muscular.,                                                  

                                    
                                PRODUTO: WHEY PROTEIN 100% WHEY GOLD STANDARD
                                                                                    
                                                                                           


         1.0 DESCRIÇÃO

         O 100% Whey Protein Gold Standard é um suplemento alimentar composto por proteína de alto valor biológico complementando a dieta de atletas e oferecendo uma série de benefícios, como estímulo à recuperação muscular, desenvolvimento dos músculos no pré-treino e hipertrofia. Um subproduto resultante da fabricação de queijos por coagulação da caseína, possui alto valor nutricional devido à presença de proteínas com elevado teor de aminoácidos essenciais. A proteína do soro do leite é a forma mais eficiente pra quem deseja a hipertrofia muscular, sendo um grande aliado pra quem deseja o efeito anti- catabólico (perda de massa magra).  Além disso, o whey protein também oferece efeitos positivos atuando no fortalecimento do sistema imunológico, no aumento da disposição e na prevenção de algumas doenças.



        2.0 FUNDAMENTOS BROMATOLÓGICOS


          O Whey protein possui alguns nutrientes especiais chamados de peptídeos do soro que são beta-lactoglobulina, alfa-lactoalbumina, albumina do soro bovino, imunoglobulinas e glico-macropeptídeos. Essas estruturas possuem características especiais, estão ligadas ao fornecimento de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), principalmente leucina (importante estimulante da hipertrofia). A composição de nutrientes do whey fornece característica especial que torna whey um excelente estimulo anabólico.

        Além de fornecer nutrientes direto às celulas musculares estas proteínas são responsáveis por melhorar a absorção de vitaminas e minerais pois relacionam-se a funções de transporte e captação e por sua vez esta função acaba sendo fundamental para a resposta muscular.

        Além disso, as proteínas presentes no soro do leite são usadas como substrato para a fabricação de elementos fundamentais a saúde. Através de suas proteínas, são produzidos elementos antioxidantes e de combate a formação de espécies reativas de oxigênio, ao envelhecimento e a radicais livres.

        Os exercícios com pesos estimulam o funcionamento das células musculares, estimulando a hipertrofia e o tônus muscular. Com este mecanismo de ativação, observamos aumento da necessidade de proteínas e aminoácidos por estes indivíduos. Whey é uma forma fácil de aumentar o consumo de proteínas. A ingestão dele favorece a recuperação desta fibra muscular que foi treinada e estimula o aumento do seu volume. Isto ocontece porque os nutrientes do whey são exatamente o que o tecido muscular necessita numa situação pós treino, logo, podemos entender que quanto menor for o intervalo entre o treino e o consumo de whey, melhor será a resposta anabólica ao exercício.

        Treinamento e desempenho físico são otimizados pelo ganho de força e hipertrofia muscular, estes benefícios são observados através da suplementação com whey protein. Estas proteínas possuem como característica a rápida digestão, o que leva a altas concentrações plasmáticas de aminoácidos pouco tempo depois de ser consumida, isto faz com que inicie o processo de sinalização celular para a síntese de proteínas.


       3.0 LEGISLAÇÃO

        A RDC 243, de 26 de julho de 2018, aborda os aspectos gerais relacionados aos suplementos alimentares, mas não se aplica aos alimentos para fins especiais e aos alimentos convencionais. A norma contribui para o acesso a suplementos alimentares seguros e de qualidade, reduz a assimetria de informações existentes nesse mercado e facilita o controle sanitário e a gestão de risco desses produtos.

       Segundo a a farmacêutica e nutricionista, professora do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Fabiana Neves Figueiredo: A RDC 243/18 dispõe sobre os requisitos para composição, qualidade, segurança e rotulagem dos suplementos alimentares e para atualização das respectivas listas de constituintes, limites de uso, alegações e rotulagem complementar desses produtos. Define a categoria de suplemento alimentar como sendo o produto para ingestão oral, apresentado em formas farmacêuticas, destinado a suplementar a alimentação de indivíduos saudáveis com nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos, isolados ou combinados”

       Em termos de rotulagem, até a publicação da referida RDC 243/18, o uso da expressão ‘suplemento alimentar’ no rótulo dos respectivos produtos era configurado infração sanitária. “A RDC não só exigiu a inclusão da expressão como também destacou tamanhos e contrastes de letras ideais para a correta identificação dessa categoria de produto”, complementa ela. Informações relativas à recomendação de uso, instruções de conservação e identificação de ingredientes deverão fazer parte da rotulagem do produto.

        Com relação aos limites mínimos e máximos, basta dizer que eles garantem que os suplementos alimentares forneçam uma quantidade significativa de constituintes,  sejam eficazes para os efeitos propostos e que possam garantir segurança para o consumo.


       4.0 DISCUSSÃO

       Tendo em vista, os fundamentos bromatológicos e a legislação postada, o produto é uma substância fundamenta pra quem pensa em suplementação nutrioional, ganho de proteína, perda de massa magra e para pré e pós treino.

       O Whey Protein é considerado uma fonte de proteína de rápida absorção. Ele fornece aminoácidos aos músculos, que os usarão para reparar os danos causados ao longo dos os exercícios. De acordo com a necessidade e a rotina de treino de cada indivíduo, ele pode ser combinado com outros suplementos para repor a perda de nutrientes. 

       Em relação a legislação, o mundo dos suplementos alimentares tem ampliado seu reconhecimento e sua importância, tanto que a venda, o mundo fitness e o reconhecimento tem se tornado maior a cada dia, porém , é preciso aumento na fiscalização para cumprimento das exigências estabelecidas pela ANVISA, principalmente no que remete ao rótulo do produto.


        5.0 CONCLUSAO

        O Whey Protein será sempre um produto bem vindo, prescrito por nutricionistas e médicos, porém, desde que seja utilizado com coerência e conforme controle médico pra evitar possíveis danos a saúde e contribuir para o ganho muscular, perda de massa magra, emagrecimento e até mesmo o ganho de anti- oxidantes. Todavia, jamais um suplemento alimentar pode ser utiizado de forma descontrolada substituindo uma refeição e sim, deve ser visto como suplemento a ausência de uma alimentação adequada naquele momento.


        6.0 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

     https://www.ictq.com.br/industria-farmaceutica/935-rdc-243-18-sobre-suplementos-alimentares-comentada

   https://www.gsuplementos.com.br/whey-protein-concentrado-1kg-growth-supplements-p985936?safe&gclid=Cj0KCQjw5eX7BRDQARIsAMhYLP_yCZgQbP1krzUyKP73tjBVD6hIaYeb9IZoeiPeQcRLm9FFd0HmkTwaAgIxEALw_wcB

       
















Um comentário:

  1. Análise bromatológica: por conter alto teor de proteínas, além de conter vitaminas e minerais e apresentar baixo teor de carboidratos, colesterol e gorduras totais, o Whey Protein (WP) é uma forma bastante completa e prática de nutrição para praticantes de atividades físicas de alta intensidade. Para quem não tem tempo de realizar refeições de 3 em 3 horas como geralmente é recomendado pelos nutricionistas, o WP se torna ainda mais interessante, mas para quem tem tempo de realizar refeições mais completas, estas não devem ser substituídas pelo WP. Uma refeição completa incluindo frutas, verduras e carnes magras, por exemplo, jamais podem ser substituídas pelo WP que foi criado com a intenção de ser apenas um suplemento alimentar para atletas que buscam a hipertrofia. O WP está associado também a benefícios como ajudante no tratamento da diabetes mellitus tipo 2 (DM2), já que ele estimula a produção de insulina e embora a DM2 seja insulino-resistente, estudos mostram que esse tanto de insulina que ela estimula é capaz de provocar alguma redução na glicemia dos usuários; por aumentar a sensação de saciedade o WP pode ser incluído na alimentação de indivíduos obesos ou acima do peso; por diminuir a degradação dos peptídeos intestinais via modulação da atividade da dipeptidil peptidase IV, conhecida por auxiliar na manutenção da mucosa intestinal, o WP ajuda no tratamento de doenças intestinais. Quanto a embalagem do produto, é importante deixar explícito no rótulo que este produto não deve ser ingerido por pessoas com alergia a lactose, mesmo no caso do Whey Protein Isolado; também não deve ser ingerido por pessoas com baixa tolerância ao açúcar do leite e muito menos por pessoas com problemas renais, já que com este alimento a pessoa corre o risco de fazer uma ingesta excessiva de proteínas diárias, e esta, lhe causar uma sobrecarga renal e acabar induzindo a danos mais graves. Dessa maneira, é notável que a ANVISA deve atualizar a legislação para que essas informações sejam estampadas na embalagem, porque mesmo que sejam poucos, o produto não é isento de riscos. Como visto, são poucas as exceções para os quais o WP não pode ser utilizado e, seus benefícios, superam seus riscos quando utilizado da forma correta ao ser prescrito por um profissional da área da saúde. Portanto, o WP tem um conteúdo bastante nutritivo que pode ser adicionado facilmente no dia-a-dia do consumidor, trazendo uma série de benefícios e, sendo assim, não é à toa que ele é sucesso no mercado fitness e que pode inclusive ser adicionado na alimentação de pessoas não-praticantes de atividades físicas.

    ResponderExcluir