Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

SUPERCOFFE 2.0 - Bulletproof Coffee, um café à prova de balas com TCM (triglicerídeos de cadeia média)

                                         


        O uso do SuperCoffe por pessoas não atletas, pode desencadear algum malefício à saúde?


Descrição:

    Segundo o fabricante, o SUPERCOFFEE 2.0 é uma bebida chamada de “Bulletproof Coffee” (Café à Prova de Balas) é uma bebida a base de café, com mais 11 ingredientes, como por exemplo gengibre, pimenta, canela entre outros, que possuem ação termogênica, sendo indicada a ser consumida por pessoas antes de atividades físicas, por fornecer mais energia, disposição, auxilio na queima de gorduras e aumento da velocidade do metabolismo. Já no efeito nootrópico, auxilia a promover melhores funções cerebrais, como atenção, memória, foco e concentração, sem excitação e ansiedade decorrentes do consumo de doses de cafeína.

    O principal fator para este produto ser tão inovador é que maior componente é o TCM ( Triglicerídeos de Cadeia Média). A suplementação com TCM é utilizado para otimizar a utilização de ácidos graxos livres como fonte de energia, para poupar reservas de glicogênio e para prolongar o exercício, aumentando a oferta de lipídios no organismo. No entanto, será que o consumo dos TCM presentes no SUPERCOOFEE 2.0, realmente traz a disposição que praticantes de exercícios amadores tanto querem e não faz fazer mal à saúde?

Fundamentos  Bromatológicos:


    O SUPERCOFFEE 2.0 apresenta ingredientes comprovadamente termogênicos, ou seja, alimentos que produzem uma quantidade relativamente grande de energia para serem digeridos pelo organismo e, por isso auxiliam a perda de peso como cafeína, canela, chá verde, gengibre e pimenta preta. Aminoácidos como, taurina, colina e L-carnitina que são importantes na regulação e síntese de energia  pelas mitocôndrias presente nas células. Já as vitaminas do complexo B, atuam como coenzimas de reações de catabolismo dos macronutrientes, os quais produzem energia para o organismo. E o cromo é utilizado para aumento da sensibilidade à insulina e inibição da enzima-chave da síntese de colesterol, melhorando o perfil lipídico.

    Os Triglicerídeos de Cadeia Média (TCM), que estão presentes em maior quantidade, são moléculas apolares formadas por ácidos graxos saturados (entre 8 e 12 átomos de carbono na cadeia), sendo formado por ácido cáprico (C10:0;20-50%), ácido capróico (C6:0;1-2%), ácido caprílico (C8:0;50-80%) e ácido láurico (12:0;1-2%). Sendo muito encontrado em óleo de coco e óleo de palmiste (óleo derivado do miolo da palmeira Elaeis guineensis). O uso do TCM tem o objetivo aumentar a utilização de ácidos graxos livres para obter maior ânimo e disposição durante uma atividade física de alta intensidade, poupando o estoque corporal de glicogênio, para serem usados no final da atividade física e com isto auxiliando no emagrecimento. Segundo na Tabela Nutricional as Gorduras saturadas apresenta 5,5g (25,00%VD) e Gorduras totais apresenta 5,5g (10,00%VD),  baseado em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400 KJ. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha que o consumo de gorduras totais consumidas apresente apenas 30% da alimentação, e desses 30%, menos de 10% deve ser gordura saturada. O que não é muito esclarecedor para o consumidor a quantidade exata de gorduras ele está ingerindo.

Legislação:

    De acordo com a Anvisa, com base nas diretrizes do Codex Alimentarius e nas normas dos Estados Unidos e da União Europeia, pela RDC Nº 243/2018 , a definição de suplemento alimentar: “produto para ingestão oral, apresentado em formas farmacêuticas, destinado a suplementar a alimentação de indivíduos saudáveis com nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos, isolados ou combinados.” O produto fornece informações de rotulagem pertinentes que seguem a RDC 360/2003, como ingredientes, lote, fabricante, presença de imagens ou expressões, indicação para o consumo e informações sobre dispensação de registro sanitário conforme a RDC Nº 27/2010.

    Para estabelecer limites de constituintes, limites de uso, alegações e rotulagem complementar dos suplementos alimentares, a Anvisa estabeleceu a  Instrução  Normativa Nº 28/2018, que visa assegurar que o consumidor tenha acesso a produtos que possuem segurança e eficácia garantida. Com isto, a Anvisa tem por objetivo monitorar e inspecionar com maior firmeza os rótulos dos suplementos, para diminuir possíveis erros que o consumidor possa a vir ter. Do mesmo modo, que essa rigidez tem o propósito de evitar que os limites mínimos e máximos sejam ultrapassados pelos fabricantes, alegando fundamentos que não sejam comprovados cientificamente.

Discussão:

    Em alimentos que contenham os Triglicerídeos de Cadeia Média (TCM), onde o propósito é de fornecer energia a partir dos ácidos graxos livres, partindo de que são moléculas que são facilmente absorvidos pelos organismo e alta velocidade de oxidação, similar a da glicose, são um combustível para exercícios aeróbicos. No entanto, as pesquisas realizadas sobre a atuação do TCM em na melhora da performance em exercícios físicos demonstram que seu uso para tal fim não é justificável, pois não houve um grande produção de corpos cetônicos em atletas.

    Outro aspecto que foi investigado por autores, foi o comportamento das concentrações de lipídios sanguíneos, observaram durante semanas a ingestão de 30g TCM, após foi coletado dosagens de colesterol total, HDL e LDL, que estavam todos com concentrações dentro dos valores desejáveis. Concluindo que o consumo de TCM ao longo das semanas consegue alterar negativamente o perfil lipídico sanguíneo em praticantes de atividades físicas.

    Este suplemento alimentar apresenta ingredientes ausentes da lista de constituintes autorizados pela IN Nº 28/ 2018 como,  gengibre, canela em pó, chá verde e pimenta. Isto destaca a presença de ingredientes provenientes de plantas e vitaminas, transmitindo a imagem ao consumidor de “produto natural”, logo, é seguro para a saúde e não acarretará efeitos nocivos ao organismo. Assim como, os suplementos independentemente da categoria, não podem possuir indicações de propriedades medicinais ou terapêuticas, além de  expressões que façam referência a anabolismo, catabolismo, hipertrofia, queima de gordura ou aumento da capacidade sexual devem ser vetadas dos rótulos, propagandas, panfletos ou outra ferramenta comercial de produtos. Em decorrência da regulamentação fragmentada e inespecífica vigente, é provável que há a dificuldade de enquadramento legal do produto tanto pelo fabricante quanto pelos comerciantes e consumidores.

 Conclusão:

    Podemos avaliar que a utilização dos Triglicerídeos de Cadeia Média (TCM) presente em suplementos alimentares, com o intuito que maior disposição e energia para a obtenção de emagrecimento e saúde. Pesquisadores defendem que a dose de TCM de até 30g são doses seguras e que seu consumo ao longo do tempo é capaz diminuir os níveis de LDL e aumentar o de HDL. Contudo, a cafeína, taurina e outros componentes que sozinhos, possuem ação de estimulantes do Sistema Nervoso Central (SNC) e termogênicos, que podem auxiliar positivamente tanto de forma cognitiva quanto no metabolismo. No entanto os estudos contendo o TCM foram realizados em pessoas atletas e seu uso está cada vez mais crescente em pessoas de meia idade e não atletas, que podem possuir comorbidades, como diabetes, dislipidemia e outros. Logo, seu uso deveria ser melhor acompanhado por profissionais de saúde.

Referências Bibliográficas:

    Pereira J. C. ,Silva, R. G. , Fernandes A. A.,Marins J.C.B - Efeito da ingestão de taurina no desempenho físico: uma revisão sistemática - Grupo de Estudos em plataforma Humana. Departamento de Educação Física - Universidade Federal de Viçosa.- MG/ Brasil Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-revista-andaluza-medicina-del-deporte-284-articulo-efeito-da-ingestao-taurina-no-X188875461285023  Acessado em: 01/10/2020Organização Mundial da Saúde. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_joomlabook&view=topic&id=227#:~:text=A%20ingest%C3%A3o%20cal%C3%B3rica%20deve%20estar,10%25%20da%20ingest%C3%A3o%20cal%C3%B3rica%20total. Acessado em 02/10/2020.

    A INFLUÊNCIA  DA SUPLEMENTAÇÃO DE TRIGLICERÍDEOS DE CADEIA MÉDIA NO DESEMPENHO EM EXERCÍCIOS DE ULTRA-RESISTÊNCIA. Antonio Marcio Domingues Ferreira; Paula Edila Botelho Barbosa e Rolando Bacis Ceddia. - Curso de Pós Graduação em Fisiologia do Exercício e avaliação Morfofuncional. Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro, RJ. 11/2003. 

    ANVISA. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 28, DE 26 DE JULHO DE 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/34380639/do1-2018-07-27-instrucao-normativa-in-n-28-de-26-de-julho-de-2018-34380550 Acessado em: 28/09/2020.

    ANVISA. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC N° RDC Nº 243, DE 26 de JULHO DE 2018 Disonível em: in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/34379969/do1-2018-07-27-resolucao-da-diretoria-colegiada-rdc-n-243-de-26-de-julho-de-2018-34379917. Acessado em : 28/09/2020




Nenhum comentário:

Postar um comentário