Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

terça-feira, 3 de novembro de 2020

Purê de frutas natural X Purê de frutas Pic-me

Com base na composição nutricional, o produto Pic-me® Purê de Frutas é 100% saudável e natural para consumo de crianças , assim como o purê de frutas natural?



Descrição 

O Pic-me® Purê de Frutas surgiu através da vontade de encontrar produtos saudáveis, naturais e práticos para o consumo de crianças. Segundo a marca, as crianças brasileiras consomem 70% da quantidade máxima de açúcar recomendada pela OMS apenas na hora do lanche, tornando crianças de 5 a 9 anos com excesso de peso. Sendo assim, o produto têm ingredientes mais naturais e menos artificiais com simplicidade devido a filosofia ‘clean label’ (rótulo limpo), onde utilizam ingredientes naturais e sem produtos químicos. O purê de frutas tradicional é preparado a partir da fruta fresca, lavada e cozida em água morna e fogo baixo até o ponto de purê. Já o purê de frutas industrializado passa por processos de pasteurização, esterilização, ajuste de Ph, inativação de enzimas, entre outros, para preservação química e organoléptica.


Fundamentos Bromatológicos

De acordo com o rótulo do produto, não há conservantes no Pic-me® Purê de Frutas. Porém a gota de limão, derivada do suco de limão orgânico, adicionada age como conservante natural. Além disso, a própria embalagem contém 4 camadas de plástico e uma de alumínio e com auxílio da tampa faz a total vedação do produto. Esse tipo de embalagem serve para conservar o alimento de variações de temperatura, luminosidade, agentes oxidantes, odor, umidade e proteger contra a entrada de micro-organismos e possíveis contaminações. Além da data de validade do produto ser de 12 a 15 meses fora de refrigeração devido a alta tecnologia da embalagem. Na embalagem do produto diz que ele é vegano, 100 % natural e sem adição de açúcar. Isso ocorre devido a utilização de apenas frutas orgânicas durante o processo.


Legislação

Na legislação Brasileira não há definição para purê de frutas pronto para consumo. Apenas, há a Instrução Normativa n° 12, de 10 de setembro de 1999, que define padrões de identidade e qualidade para purês e polpas de fruta. Como exemplo, temos a definição do purê de manga que segundo o anexo IX da legislação citada é o ‘produto não fermentado e não diluído, obtido da parte comestível da manga, através de processo tecnológico adequado, com teor mínimo de sólidos totais’. A RDC n° 12, de 02 de janeiro de 2001, estabelece os padrões microbiológicos sanitários para as frutas e inclui para purês de frutas a tolerância de 10^4 UFC de Bolores e Leveduras/g, o que necessitaria de maiores estudos para avaliação. O produto está de acordo com a RDC 360 e 259 que regulamenta sobre a rotulagem nutricional.



Discussão

O produto industrializado está em equilíbrio com os purês de frutas naturais. A manga é boa fonte de potássio, vitamina C e A e antioxidantes. Já a maçã é rica em vitamina C, fibras e antioxidantes. O processo de produção dos purês foi desenvolvido para garantir a preservação dos nutrientes, minerais e vitaminas originais presentes nas frutas. Exceto pela vitamina C, que apresenta uma alteração na apresentação da forma química, passando de ácido ascórbico através de uma oxigenação a ácido deidroascórbico, não impactando na sua absorção e funcionalidade, pois possui atividade vitamínica idêntica e é facilmente reduzido e novamente retido como ácido ascórbico nos tecidos celulares. Com relação as fibras, as solúveis são preservadas na sua totalidade e integridade. Já as fibras insolúveis podem sofrer uma pequena alteração na sua conformação espacial, não impactando, também, a sua funcionalidade e resposta dinâmica no trato gastrointestinal.


Conclusão

O purê de frutas natural tem um sabor fresco e natural com textura encorpada. Mesmo com o Purê de Frutas Pic-me® tendo menor teor de sódio, gorduras e açúcar pois leva apenas as frutas na sua formulação, há diferenças por ser um produto industrializado. Porém como visto durante esta discussão, não há malefícios para a saúde. Porém é sempre importante analisar o rótulo nutricional do produto e comparar com alimento natural.


Referências Bibliográficas

  1. Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução nº 360, de 23 de dezembro de 2003. Aprova Regulamento Técnico sobre Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados, tornando obrigatória a rotulagem nutricional. Diário Oficial da União. 24 dez. 2003.
  2. Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. RDC nº 12, de 2 de janeiro de 2001. Regulamento técnico sobre padrões microbiológicos para alimentos. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 02 de janeiro de 2001.
  3. Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Instrução Normativa nº 12. Padrões Identidade e Qualidade para Polpa de Fruta. Brasília. 1999.
  4. Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução nº 259, de 20 de setembro de 2002. Regulamento Técnico sobre Rotulagem de Alimentos Embalados. Diário Oficial da União. 21 set. 2002; Seção 1.
  5. DE BRITO, A. C. W. D. B., JUNIOR, B. D., STERTZ, S. C., & DE FREITAS, R. J. S. Caracterização e Estabilidade de Purê Misto de Frutas, Fonte de Fibra Alimentar. Boletim Do Centro de Pesquisa de Processamento de Alimentos, 29(1), 2011. doi:10.5380/cep.v29i1.22785
  6. SUGAI, Aurea Yuki. Processamento contínuo de purê de manga (Mangifera indica Linn.), variedade Palmer. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. doi:10.11606/T.3.2007.tde-27062007-192618.
  7. Pic-me Purê de Manga Disponível em: <https://www.picmenatural.com.br/produto/pure-de-manga-26 > Acesso em 27 de setembro de 2020.




Nenhum comentário:

Postar um comentário