Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Açúcar Mascavo/Coco x Branco: Existe embasamento científico de que os açúcares mascavo e/ou de coco são mais saudáveis que o açúcar branco?

 









Figura 1: Açúcar Refinado









Figura 2: Açúcar mascavo









Figura 3: Açúcar de coco


O açúcar mascavo e de coco realmente engorda menos que o açúcar branco? 



DESCRIÇÃO DO PRODUTO

açúcar refinado é o açúcar branco, comum. Ele é processado a partir do melado de cana-de-açúcar. Inicialmente, apresentado na cor marrom, o açúcar refinado recebe uma série de produtos químicos que alteram sua cor e sabor para que ele fique claro e uniforme. Consequentemente, o processo de refinamento faz com que o produto perca algumas vitaminas e sais minerais.

Os açúcares mascavo e de coco são aqueles que chegam ao consumidor em sua forma bruta, escura e úmida, extraídos depois do cozimento do caldo-de-cana. Como não passa pela etapa de refinamento, este produto conserva um pouco de seus nutrientes. Também conhecido por açúcar bruto, são encontrados na cor marrom e tem um gosto diferenciado. 

FUNDAMENTOS BROMATOLÓGICOS

*Retirado do site do produto 

O açúcar mascavo é composto apenas pela cana de açúcar sem refinamento.

*Retirado do site do produto

O açúcar branco é composto apenas pelo açúcar após seu processo de refinamento.

LEGISLAÇÃO

 

Para avaliar a rotulagem de açúcares foi utilizada a Resolução da Diretoria Colegiada – RDC Nº 249, de 20 de Setembro de 2002: Aprova o Regulamento Técnico sobre Rotulagem de Alimentos Embalados;

Após a análise, foi constatado que é necessário conter a identificação da origem do alimento, dados da empresa fabricante/importadora, se há presença de aditivos e quais, lote e validade e o valor energético, expresso em quilocalorias da medida prática usual do produto (gotas, colher de café, colher de chá, envelope, tabletes ou outras), além de itens opcionais.

DISCUSSÃO

 Conseguimos perceber, através da comparação das tabelas nutricionais expostas acima que os 3 tipos de açúcares citados tem valores energéticos e quantidade de carboidratos bem próximas. Com isso, conseguimos perceber que tanto o açúcar mascavo quanto o de coco não são menos engordativos que o açúcar branco, apenas por não passarem pelo processo de refinamento.

Assim como o refinado, os açúcares brutos também devem ser consumidos com moderação: a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo permaneça em até 10% das calorias diárias.

Continuando a análise da tabela nutricional deste alimentos, existe uma diferença quando nos atentamos aos valores dos sais minerais, como sódio, ferro e cálcio, que estão presentes nos açúcares mascavo e de coco e não estão presentes no açúcar branco. Essa diferença se dá pelo processo de refinamento que não preserva os nutrientes presentes no açúcar bruto, retirado da cana.

Sabe-se também que os sais minerais servem como antioxidantes e reguladores de alguns eventos fisiológicos, mas será que esse efeito é válido em pequenas quantidades consumidas?

O açúcar, definitivamente, não é um alimento que possa ser utilizado como fonte de nutrientes, pois é consumido em pequenas quantidades diárias, porém, é um importante componente da nossa dieta.

Logo, a ideia deste estudo é mostrar para os consumidores que o açúcar mascavo/coco não deve ser consumido em grandes quantidades acreditando que não trarão ganhos calóricos ou aumento da taxa de glicose no sangue, além de mostrar que esse produto não deve ser utilizado como fonte nutritiva. Porém, considerando que é um importante alimento da rotina diária, principalmente em receitas com grande quantidade de açúcar, é preferível a escolha dos açúcares brutos, visto a vantagem de sua essência mais natural.  

CONCLUSÃO

Considerando todo o exposto acima, é possível concluir que, como a diferença entre os açúcares brutos (mascavo e de coco) e o açúcar refinado está, basicamente, em seu processo e, consequentemente, na preservação de nutrientes/sais minerais, visto que a diferença calórica entre eles não é significativa.

Desta forma, mesmo a opção pelos açúcares brutos sendo válida, é importante que os consumidores tenham a consciência de que o índice calórico entre eles é bem próximo, não trazendo grandes vantagens nesse sentido e que a quantidade de sais minerais não pode ser considerada como fonte nutritiva, devido à baixa quantidade que é consumida desse alimento diariamente.

Além disso, é necessário deixar claro também que esse tipo de alimento não é uma alternativa para os diabéticos.

Por fim, é importante reconhecer que as empresas expostas como exemplo seguem os padrões de rotulagem estabelecidos para este tipo de alimento. Porém, para que as informações mencionadas acima cheguem com mais clareza aos consumidores, seria um diferencial que elas fossem expostas com uma linguagem de fácil entendimento a todos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. ANVISA. RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA – RDC Nº 259, 20 DE SETEMBRO DE 2002. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2002/rdc0259_20_09_2002.html>. Acesso em 27/10/2020;

BRASIL. ANVISA. RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA -RDC Nº 123, DE 13 DE MAIO DE 2004. Disponível em:< file:///C:/Users/rafaela.silva/Downloads/resolucao-rdc-123-20040513.pdf> Acesso em 27/20/2020;

<https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2020/perguntas-e-respostas-rotulagem-nutricional. >Acesso em 27/10/2020;

<https://truh.com.br/produto/acucar-mascavo-500g/>. Acesso em 27/10/2020;

<https://truh.com.br/produto/acucar-mascavo-500g/.> Acesso em 27/10/2020.















Nenhum comentário:

Postar um comentário