Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Iogurte natural com atividade antifúngica

 


O consumo de iogurte natural ajuda no combate da candidíase? 



Introdução

Candidíase é uma infecção provocada por fungos, pode acometer as regiões inguinal, perianal e o períneo. O fungo causador faz parte da flora vaginal saudável e está presente no organismo em pequenas quantidades.Geralmente, a candidíase está associada à queda da imunidade, ao uso de antibióticos, anticoncepcionais, imunossupressores e corticoides, à gravidez, aos diabetes, a alergias e ao HPV (papiloma vírus).

Probióticos são microrganismos vivos, administrados em quantidades adequadas, que conferem benefícios à saúde do hospedeiro, o que inclui bactérias lácticas. Desta forma, devemos estudar a atividade antifúngica dos probióticos presentes no iogurte sobre a Candidíase.

 

Descrição do produto

Ingredientes : Leite pasteurizado integral e/ou leite reconstituído integral e fermento lácteo.

Informação Nutricional ( porção de 170 g, 1 unidade)


 

Quantidade por porção

%VD(*)

Valor energético

126 kcal = 529 J

6%

Carboidratos

9,1 g

3%

Açúcares

9,1 g

**

Proteínas

6,8 g

9%

Gorduras Totais

7,0 g

13%

Gorduras saturadas

4,4 g

20%

Gorduras trans

0 g

**

Fibra alimentar

0 g

0%

Sódio

126 mg

5%

Cálcio

247 mg

25%



O iogurte possui como ingredientes apenas o leite (pasteurizado integral e/ou reconstituído integral) e fermento lácteo.

O Iogurte é obtido através da fermentação do leite, mediante ao cultivo de microorganismos específicos. No iorgurte estão presente Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus,principalmente.

O L.Bulgaricus pode beneficiar indivíduos com intolerância a lactose, reduzindo os sintomas associados a má-digestão. Atua no reestabelecimento das propriedades da microbiota intestinal, pode aliviar alguns sintomas da Síndrome do intestitno irritável, e melhora as respostas imunes do organismo frente aos patógenos.

O S. Thermophilus auxilia na digestão da lactose, secreta substância antibacterianas, modifica a microflora para suprimir patógeno além de reduzir a secreção e inflamação e tem efeito antitoxinas.

Legislação

De acordo com o DECRETO Nº 9.013, DE 29 DE MARÇO DE 2017 – MAPA.Art. 386. Leites fermentados são produtos lácteos ou produtos lácteos compostos obtidos por meio da coagulação e da diminuição do pH do leite ou do leite reconstituído por meio da fermentação láctea, mediante ação de cultivos de microrganismos específicos, com adição ou não de outros produtos lácteos ou de substâncias alimentícias. São considerados leites fermentados o iogurte, o leite fermentado ou cultivado, o leite acidófilo ou acidofilado, okumys, o kefir e a coalhada.

Este decreto diz que os microrganismos específicos devem ser viáveis, ativos e abundantes no produto final durante seu prazo de validade, conforme disposto em normas complementares.

De acordo com a Resolução 05/2000 do Ministério da Agricultura,  a fermentação do iogurte se realiza com cultivos protosimbióticos de Streptococcus salivarius ssp. thermophilus e Lactobacillus delbrueckii ssp. bulgaricus, aos quais podem-se acompanhar, de forma complementar, outras bactérias ácido-lácticas que por sua atividade contribuem para a determinação das características do produto final.

Os efeitos dos probióticos presente nos produtos lácteos fermentados tem sido estudo. E conforme a resolução RDC N°2, de 2002, probióticos são microorganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal produzindo efeitos benéficos a saúde do indivíduo.

 

Fundamento bromatológicos

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (BRASIL, 2007), em relação ao conteúdo de matéria gorda. O iogurte abordado no presente trabalho é Integral, definido como :  aqueles cuja base láctea tenha um conteúdo de matéria gorda mínima de 3,0g/100 g.

Em relação ao teor de proteínas, a legislação brasileira determina que os iogurtes devam apresentar no mínimo 2,9% de proteína na constituição do produto final, ou seja, a formulação está dentro dos padrões aceitos.A legislação brasileira determina que o teor de lipídeos seja de no mínimo 3%, ou seja, o iogurte em análise está dentro dos padrões aceitos.

O iogurte no geral é uma ótima fonte de cálcio, porém apresenta valores mais baixos de vitaminas que se perdem devido ao processamento. As principais vitaminas que estão presentes no iogurte são vitamina A, vitamina B1,B2,B6 e B12; vitamina C, entre outras.

O produto é caracterizado por coloração creme ou branca, corpo macio e suave, fácil de espalhar e com sabor ligeiramente ácido.

A composição nutricional do iogurte concentrado varia bastante, apresentando, em média, 22% a 26% de sólidos totais, 7% a 11% de gordura, 6% a 12% de proteína, entre 3% e 6% de lactose, e um pH que varia entre 3,7 e 4,0 .

Durante a fermentação, a proteína, a gordura e a lactose do leite sofrem hidrólise parcial, tornando o produto facilmente digerível, sendo considerado agente regulador das funções digestivas. As bactérias lácticas presentes nos iogurtes apresentam efeitos antibacterianos,sendo benéficos para saúde.

 

Discussão e Conclusão:

Os probióticos apresentam efeitos benéficos na saúde, aumentando o equilíbrio da microbiota intestinal e melhorando o sistema imune. Hoje em dia, encontramos em farmácias e drogarias probióticos industrializados voltados para o tratamento da candidíase.

As bactérias utilizadas nestes probióticos industrializados ou manipulados, estão presentes no Iogurte. Em um estudo experimental in vitro no Brasil realizado com o Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus presentes no iogurte, verificou-se a inibição do crescimento da Candida albicans, reduzindo a quantidade de colônias das placas onde foi semeado o iogurte, comprvando o efeito antifúngico do iogurte.Além disso alguns outros estudos destacaram que ingestão diária de iogurte contendo o Lactobacillus reduziu, tanto a colonização, quanto a infecção pela Candida Albicans.

Ainda não se tem estudos que comprovem de fato a eficácia da utilização de probíóticos quando administrados individualmente, porém os alimentos com probióticos podem ser usados como tratamento coadjuvante ao tratamento medicamentoso e utilizado como profilaxia da infecção.


Referências:

1. Food and Agriculture Organization of United Nations; World Health Organization, 2001; Sanders, 2003)

2. https://www.medicalnewstoday.com/articles/321254#risks-and-considerations

3. https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/candidiase/

4. Saad, Susana. Probióticos e prebióticos: o estado da arte.Rev.Bras.Cienc.Farm.Vol.42.no.12006

5. Artigo 386. do Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017

6. Brasil. Resolução n°05, de 13 de novembro de 2000 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.Padrões de identidade e qualidade de leites fermentados. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 13 nov. 2000.

7. Instrução normativa nº 16, de 23 de agosto de 2005.Ministério da agricultura, pecuária e abastecimento.

 


Um comentário:

  1. O iogurte natural é um alimento formado essencialmente por leite em que a glicose foi transformada em ácido láctico por fermentação bacteriana e também durante esse processo, o teor de lactose é consideravelmente reduzido o que explica porque o iogurte é melhor tolerado do que o leite por pessoas com má-digestão de lactose. Esse alimento contém também os probióticos que são definidos como microrganismos vivos, cuja ingestão em números suficientes exerce benefícios para a saúde. Os probióticos sendo importantes para evitar infecções ou reduzir os números de bactérias em caso de candidíase durante a gravidez por exemplo, será que pode ser considerado como um tratamento? Sendo sem aditivo não seria muito mais benéfico usar o iogurte natural do que qualquer tratamento( medicamento que pode talvez causar outro tipo de dano à saúde considerando que a gravidez é um período sensível). É importante informar que nem todos os alimentos que contém os probióticos podem ser ingeridos com o objetivo de tratar esse quadro.O iogurte natural considerando a sua composição minimalista pode ser uma boa escolha considerando os valores dos seus constituintes,o que mostra também a importância da rotulagem.

    ResponderExcluir