Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

domingo, 8 de novembro de 2020

Papinhas Nestlé NaturNes Regulares e Orgânicas X alimento In natura


 Com base na diferença nutricional entre papinhas orgânicas, regulares e o produto in natura, compensa o uso?

Descrição

Sabe-se que as papinhas de modo geral é um alimento prático e rápido, entretanto quando comparado ao produto in natura apresenta menores quantidades de nutrientes. Usando as papinhas Nestlé NaturNes regulares e orgânicas sabor maçã e o alimento in natura, é possível comparar a informação nutricional e composição desses itens avaliando vitaminas e fibra alimentar apresentadas. 

A Papinha Orgânica de Maçã possui 85% da fruta que é totalmente orgânica e natural, não possui amido, é sem adição de conservantes, sal ou açúcar. A Papinha de Maçã tradicional possui uma consistência lisa e homogênea. Ambas são indicadas para uso a partir de 6 meses.

Fundamentos bromatológicos

As papinhas Nestlé NaturNes Orgânica sabor maçã tem como ingredientes maçã orgânica (85%), água, suco de limão orgânico e ácido L-ascórbico (vitamina C). Já as papinhas Nestlé NaturNes sabor maçã tem como ingredientes maçã, água, suco de Limão e ácido L-ascórbico (Vitamina C); ambas não contêm glúten. Logo, a diferença está no uso dos produtos orgânicos na composição. A tabela 1 apresenta a comparação das informações nutricionais com base nos rótulos dos produtos e na Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) no caso do alimento in natura.   


Informações nutricionais

Nutrientes

Unidade

Porção de 120 g

 

 

Papinha orgânica

Papinha regular

Maçã in natura

Valor energético

kcal

49

55

67,2

Carboidratos

g

11

13

18,24

Proteínas

g

0

0

0,36

Lipídios

g

0

0

0

Fibra alimentar

g

1,4

1,4

1,56

Sódio

g

0

0

0

Vitamina c

mg

16

11

2,88

Cálcio

mg

 

 

2,4

Magnésio

mg

 

 

2,4

Potássio

mg

 

 

90

Ferro

mg

 

 

0,12

Fósforo

mg

 

 

10,8

Manganês

mg

 

 

0,036

Tabela 1: Informação nutricional dos produtos. 

Legislação

Com base na Portaria nº 34, de 13 de janeiro de 1998 emitida pelo SVS/MS - Secretaria de Vigilância Sanitária / Ministério da Saúde, as papinhas podem ser classificadas quanto a forma de apresentação pronto para o consumo não necessitando de reconstituição para seu consumo, e estável à temperatura ambiente.

São permitidos ingredientes como concentrados proteicos e outros ingredientes de alto teor proteico apropriados para o consumo por lactentes e crianças de primeira infância. Podem ser adicionados aminoácidos essenciais para melhorar a qualidade das proteínas, porém, somente em quantidades necessárias para este fim e na de forma natural L dos aminoácidos, sal iodado, leite e derivados, cereais, carnes, peixes, óleos, gorduras vegetais, frutas, hortaliças, leguminosas, tubérculos, açúcares, malte, mel, amido.  O teor de sódio não deve exceder 200 mg Na/100g do produto pronto para consumo, mas não é permitido a adição de sal (NaCI) a produtos de frutas e sobremesas à base de frutas (SNVS 34/98). 

A embalagem deve conter a lista completa de ingredientes em ordem decrescente da respectiva proporção, além disso instruções sobre sua preparação e uso, assim como seu armazenamento e conservação. Não é permitido nos rótulos a utilização de ilustrações, fotos ou imagens de bebê ou outras formas que possam sugerir a utilização do produto como sendo o ideal para alimentação do lactente. É permitido o uso de outros motivos decorativos, desde que não induzam à substituição do leite materno.

A Lei 11.265/2006 trata da comercialização de alimentos para mães e crianças durante o período da amamentação e proíbe que esses produtos, além de mamadeiras e chupetas, tenham propagandas veiculadas nos meios de comunicação (Agência Senado).

Pela legislação brasileira, considera-se produto orgânico, seja ele in natura ou processado, aquele que é obtido em um sistema orgânico de produção agropecuária eu não prejudique o ecossistema local. Para serem comercializados, os produtos orgânicos deverão ser certificados por organismos credenciados no Ministério da Agricultura, sendo dispensados da certificação somente aqueles produzidos por agricultores familiares que fazem parte de organizações de controle social cadastradas no MAPA, que comercializam exclusivamente em venda direta aos consumidores.

Discussão

            Conforme mencionado anteriormente a legislação de rotulagem dos produtos destinados a uso de lactentes, proíbe propagandas em meios de comunicação, além disso proíbe algumas ilustrações, esse trabalho trata de duas papinhas que apesar de não possuírem imagens de bebês, possuem formas de folhas na embalagem, podendo indicar um alimento saudável e nutritivo.

A adição de ácido L-ascórbico é permitida por lei e ambas as papinhas contêm tal adição de vitamina C. Já o produto in natura quando comprado às informações nutricionais das papinhas possui menor quantidade de vitamina C, possivelmente devido ao fato que as papinhas possuem adição desta, por outro lado apresenta outros nutrientes como cálcio magnésio, potássio e ferro que não estão presentes nas papinhas e fibra alimentar.   

 Conclusão

Com base nisso, pode-se atribuir preferencialmente o uso de ambas as papinhas a refeições rápidas em que não é possível o preparo de alimentos, já que o consumo do produto, no caso a fruta, traz maiores benefícios como vitaminas e texturas para a formação de uma alimentação saudável e aprendizado para a criança.          

  

 Referências bibliográficas

[1] Trajetória da agricultura Brasileira/Visão 2030: o futuro da agricultura brasileira. Disponível em:< https://www.embrapa.br/visao/trajetoria-da-agricultura-brasileira> Acesso em: 27 Ago 2020

[2] Agricultura orgânica: cenário brasileiro, tendências e expectativas. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-que-e-agricultura-organica,69d9438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD> Acesso em: 27 Ago 2020

[3] Orgânicos. Disponível em: <https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/organicos> Acesso em: 27 Ago 2020

[4] Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. Disponível em: <https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf> Acesso em: 27 Ago 2020

[5] Associação brasileira de produtores de maçã. Disponível em: <http://www.abpm.org.br/valor-nutricional> Acesso em: 27 Ago 2020

[6] Decreto regulamenta publicidade de alimentos infantis. Agência Senado. Disponível em <https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2015/11/17/decreto-regulamenta-publicidade-de-alimentos-infantis> Acesso em: 23 Set 2020

[7] Lei nº 11.265, de 3 de janeiro de 2006. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11265.htm> Acesso em: 23 Set 2020

[8] Portaria nº 34, de 13 de janeiro de 1998. SVS/MS - Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância Sanitária. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/394219/Portaria%2Bn%25C2%25BA%2B34%2Bde%2B13%2Be%2Bjaneiro%2Bde%2B1998.pdf/63690695-cdd3-4ea4-8a37-b35bb7dd45a2> Acesso em: 23 Set 2020

                                                                      

 

3 comentários:

  1. Observa-se que as papinhas não possuem glúten, sendo benéficas para pessoas com a doença celíaca, prevenindo um possível processo inflamatório. Observando a tabela nutricional de cada produto que foi avaliado, nota-se que a maça in natura é o alimento com maior beneficio em relação aos nutrientes. Porém, a quantidade vitamina C deste alimento é bem menor quando comparada às papinhas. O uso de vitamina C nas papinhas, pois O ácido ascórbico atua como um antioxidante, fornecendo uma oxidação energeticamente favorável. Como ele é facilmente oxidado pelo ar, este sofre a oxidação em preferência ao alimento, preservando a sua qualidade. O mais indicado para a alimentação infantil seria utilizar alimentos in natura, mesmo que alguns nutrientes estejam favorecidos em produtos industrializados de forma benéfica. A textura não favorece o desenvolvimento da mastigação; por serem compostas por diferentes alimentos no mesmo recipiente, dificulta a percepção dos sabores; a criança não se acostuma com comida caseira e com os alimentos da sua região; e as vitaminas e minerais dos alimentos in natura são mais bem aproveitados pelo organismo do que as vitaminas e minerais adicionados nessas papinhas.

    ResponderExcluir
  2. Ao analisar a tabela e comparar os valores nutricionais das papinhas, tanto a orgânica quanto a regular, com o alimento in natura, o produto que fica mais próximo do valor energético da fruta é a papinha regular. Ambas as papinhas possuem a mesma quantidade de fibras alimentares, a regular possui 2g a mais de carboidratos comparada a orgânica e está ultima possui maior quantidade de vitamina c. Pensando numa família com o dia a dia mais corrido e que necessita de vez em quando dar alimentos prontos para os filhos, ambas as papinhas são interessantes, não havendo uma grande diferença do ponto de vista nutricional. Entretanto, nenhuma das duas substitui o alimento in natura, o qual ainda é o mais indicado pois possui minerais importantes para o desenvolvimento da criança. O único ponto negativo do alimento in natura é a rápida oxidação, o que não torna sua aparência atrativa após um tempo e começa a degradar seus nutrientes, não sendo possível guardar por muito tempo após partir e expor ao ar, mas ainda sim deve-se preferir o alimento nesta forma para que os bebês, crianças conheçam os sabores e texturas dos alimentos naturais, o que fará muita diferença em seus hábitos alimentares no futuro.

    ResponderExcluir
  3. Para chegar a uma conclusão qual das 3 opções a serem usadas e se é vantagem usar uma papinha pronta ao invés do alimento in natura, é importante avaliar as informações nutricionais que estão presente na tabela do texto e além disso, é importante saber se a papinha não possui corantes,conservantes, acréscimo de açúcar e gordura trans e se sim qual a quantidade. No brasil, esses valores estabelecidos referentes a ingestão dietética, segue a DRI (Dietary Reference Intakes). Baseado na tabela descrita acima, é possível verificar que no que desrespeita a quantidade de vitamina C presente, a papinha orgânica sai na vantagem comparado ao alimento in natura e a papinha regular. A vitamina C é um antioxidante que ajuda a proteger as células contra os efeitos dos radicais livres, por isso que ela é fundamental para o nosso organismo, sendo importante estar presentes em diversos alimentos. Embora as três opções não possuem diferenças extremas em termos nutricionais, a papinha do alimento in natura continua sendo mais vantajosa em termos nutricionais. Porém, as papinhas industrializadas apresentam a vantagem de serem práticas por conta da estabilidade do produto. Vale ressaltar que o ideal é que ela seja usada somente quando não houver tempo para preparar a refeição com ingredientes naturais, como por exemplo: viagens, pelo fato da papinha do alimento in natura poder estragar no caminho por ser mais propensa ao processo de oxidação.

    ResponderExcluir