Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sábado, 7 de novembro de 2020

Powerade i9: Repositor eletrolítico para atletas ou um reidratante oral?

  



Por que o Powerade i9 é classificado como um repositor eletrolítico para atletas e não um reidratante oral, se a base da composição de ambas as classes é a mesma?



1.         Descrição do produto

O hidrotônico Powerade i9 é uma bebida esportiva produzida e comercializada pela The Coca-Cola Company no Brasil. O produto ajuda na reposição de água, eletrólitos e energia após situações cotidianas onde o consumidor está ativo e com produção de suor, além da prevenção da fadiga, causada pela perda de líquido e da reserva energética. Segundo a marca, é uma bebida leve e refrescante que ajuda a manter a disposição de uma forma saudável. Bebida disponível nos sabores: limão, tangerina, maracujá e uva verde.


2.         Fundamentos bromatológicos

 

                                             Imagem 1: Informação nutricional do i9.

Fonte: Site Coca-Cola (Disponível em: <https://www.cocacolabrasil.com.br/marcas/i9/i9-limao> Acesso em: 03 de outubro de 2020).

 

Imagem 2: Valores diários do i9.

Fonte: Site Coca-Cola (Disponível em: <https://www.cocacolabrasil.com.br/marcas/i9/i9-limao> Acesso em: 03 de outubro de 2020).

 

  Imagem 3: Ingredientes do i9.

Fonte: Site Coca-Cola (Disponível em: <https://www.cocacolabrasil.com.br/marcas/i9/i9-limao> Acesso em: 03 de outubro de 2020).


3.         Legislação

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 18, de 27 de abril de 2010 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) define o que é suplemento hidroeletrolítico para atleta como um produto destinado ao auxílio na hidratação do atleta e com os requisitos específicos citados no Art. 6º:

I - a concentração de sódio no produto pronto para consumo deve estar entre 460 e 1150 mg/l, devendo ser utilizados sais inorgânicos para fins alimentícios como fonte de sódio;

II - a osmolalidade do produto pronto para consumo deve ser inferior a 330 mOsm/kg água;

III - os carboidratos podem constituir até 8% (m/v) do produto pronto para consumo;

IV - o produto pode ser adicionado de vitaminas e minerais, conforme Regulamento Técnico específico sobre adição de nutrientes essenciais;

V - o produto pode ser adicionado de potássio em até 700 mg/l;

VI - o produto não pode ser adicionado de outros nutrientes e não nutrientes;

VII - o produto não pode ser adicionado de fibras alimentares.

§1° Quanto ao tipo de carboidratos, referente ao inciso III, este produto não pode ser adicionado de amidos e polióis.

§2° Com relação ao teor de carboidratos, constante do inciso III, o teor de frutose, quando adicionada, não pode ser superior a 3% (m/v) do produto pronto para o consumo. (ANVISA, 2010)

A RDC nº 138, de 29 de maio de 2003 classificou os reidratantes orais por sua indicação na hidratação e reidratação oral, porém, não há estabelecido pela legislação brasileira os requisitos específicos ou básicos sobre essa classe terapêutica.

  

4.         Discussão

Repositores hidroeletrolíticos para praticantes de atividades físicas são produtos formulados a partir de uma concentração variada de eletrólitos, sódio e cloreto, associada a concentrações variadas de carboidratos, com o objetivo de reposição hídrica e eletrolítica decorrente da prática de atividade física.

As qualidades importantes para esse tipo de bebida são, em resumo, permitir um rápido fornecimento de líquidos para os tecidos, permitir uma fonte adequada de carboidratos para utilização durante o exercício, prover um baixo nível de eletrólitos, ser palatável e refrescante durante o exercício e não causar problemas gastrointestinais.

Para o repositor eletrolítico cumprir com sua função, precisa que tenha uma quantidade ideal de sódio e cloreto, os quais estão presentes predominantemente nos líquidos extracelulares e participam na manutenção da pressão osmótica dos fluidos corporais. A presença do sódio é necessária porque adicionado à água, aumenta a absorção de fluidos, o que ocorre em maior proporção na presença de carboidratos. Além disso, esta adição de sódio contribui também para melhorar a retenção da água no organismo. Esses dois efeitos são importantes, porque uma maior ingestão de fluidos e uma menor produção de urina resultarão numa melhor reidratação durante e após o exercício físico.

Comparando as informações nutricionais do produto Powerade i9 com os requisitos específicos da RDC 18/2020, nota-se que o produto avaliado está de acordo com os requisitos, exceto a quantidade de sódio presente no líquido, que deveria ser maior que o apresentado.

Entretanto, os reidratantes orais fazem parte de uma classe de medicamentos que tem como objetivo prevenir e tratar desidratação, envolvendo beber água com quantidades modestas de açúcar e sais, especificamente o sódio e potássio. As quantidades de sódio e açúcar devem ser ideais para que haja o transporte facilitado do sódio com a glicose através dos enterócitos, alterando o gradiente osmótico que, para voltar aos padrões normais, a água e eletrólitos são retirados do intestino e transportados para a circulação sanguínea. O mecanismo de ação dos reidratantes orais ocorre pela alta concentração de glicose na solução, o que garante o transporte de sódio.

Esses dois tipos de produtos, repositor eletrolítico para atleta e reidratante oral, possuem a presença dos mesmos sais, mas suas concentrações são diferentes, enquanto um é um alimento utilizado para evitar a fadiga muscular e desidratação causada pelo suor excessivo, o outro é um medicamento utilizado para evitar ou reidratar o corpo após uma perda grave de fluidos causada pela diarreia aguda.

 

5.         Conclusão

O objetivo principal de se repor os líquidos perdidos durante o exercício é o de manter um estado de hidratação normal, pois um desequilíbrio hidroeletrolítico é destacado como um dos principais pontos críticos durante a prática de atividades físicas. Para evitar que isso ocorra, é aconselhável o uso de um repositor hidroeletrolítico para atletas como a bebida Powerade i9.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada nº 18, de 27 de abril de 2010. (Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2010/res0018_27_04_2010.html> Acesso em: 30/10/2020)

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância Sanitária. Portaria nº 222, de 24 de março de 1998. (Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/svs1/1998/prt0222_24_03_1998.html>  Acesso em: 30/10/2020)

 

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada nº 138, de 29 de maio de 2003. (Disponível em: <https://www.cff.org.br/userfiles/33%20-%20BRASIL_%20MINIST%c3%89RIO%20DA%20SA%c3%9aDE%202003%20RDC_138_2003_ANVISA.pdf>  Acesso em: 30/10/2020)


17 comentários:

  1. O texto destaca a importância da nomenclatura do produto e da informação nutricional, os quais o consumidor sempre deve estar atento. Fica muito claro em como produtos que possuem essencialmente a mesma composição, porém com concentrações diferentes, podem ter funcionalidades distintas. Dalton Guimarães Veloso

    ResponderExcluir
  2. Em tese o repositor de eletrólitos tem como fim, a reposição de eletrólitos perdidos durante a atividade física extensiva. E diante desse quadro, a presença dos fatores de reposição devem se fazer presentes para que possam realmente fornecer o indicado.
    No entanto as margens não atendem ao pressuposto esperado, haja vista que a osmolaridade e quantidade de sódio do produto se encontra muito abaixo do recomendado pela resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 18, de 27 de abril de 2010 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

    ResponderExcluir
  3. As bebidas hidroeletrolíticas tem como função a reposição de eletrólitos perdidos durante o exercício físico através do suor, com o intuito de manter o equilíbrio hidroeletrolítico do organismo, já que o sódio ajuda na retenção e aumenta a absorção de líquido. Porém ao fazer a avaliação de acordo com a RDC n°18 de 27 de abril de 2010, vemos que a bebida em questão não está dentro dos parâmetros determinados para a classe de bebidas hidroeletrolíticas, uma vez que a quantidade de sódio está bem abaixo do preconizado. Enquanto que as concentrações dos reidratantes orais devem ser bem maiores, pois eles são utilizados para pessoas que tiveram uma grave desidratação por algum problema ou doença.

    ResponderExcluir
  4. Os isotônicos, geralmente ricos em sódio e cloreto, são bebidas onde a osmolalidade se assemelha aos fluidos corporais são usados para a reposição de água e sais minerais e não interferem no equilibrio hidroeletrolitico do atleta, deste modo ele consegue se reidratar e produzir menos urina. O soro caseiro e Pedialyte tem função no equilibrio hidroelétrolitico sendo capazes de promover alterações no gradiente osmótico, possuem sódio, potassio e açúcar porém a quantidade destes sais é superior as concentrações observadas nos isotônicos pois é usado por pessoas com desidratação ou para prevenção deste quadro.
    O Powerade i9 é uma bebida isotônica e de acordo com os parâmetros determinados na RDC n°18 de 27 de abril de 2010 da ANVISA podemos observar que ela não está de acordo uma vez que a sua quantidade de sódio é inferior a que é preconizada.

    ResponderExcluir
  5. Bebidas isotônicas são aquelas que em sua composição tem presentes a água, carboidratos, sais minerais e vitaminas. O que é uma estrutura semelhante ao do plasma sanguíneo, onde encontramos os nutrientes que são ingeridos na alimentação.
    Essa bebida é muito usada por atletas, pois durante a prática de exercícios físicos, o corpo perde grande de líquidos através do suor, além do desgaste energético em pelo consumo dos nutrientes para a realização da prática física. Por conta disso, o consumo das bebidas isotônicas é maior entre atletas, ainda mais quando se tratam de esportes de longa duração e alta intensidade.

    ResponderExcluir
  6. Se os isotônicos foram desenvolvidos para repor as quantidades de sais minerais perdidos pelo corpo durante atividades esportivas e com isso fornecer um equilíbrio hidroeletrolítico ao organismo,então
    de acordo com a RDC n°18 de 27 de abril de 2010 define o que são suplementos hidroeletrolíticos e o produto Powerade i9 não está de acordo com essa determinação pois as quantidades de sódio e osmolaridade estão abaixo do que diz a RDC .

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto, muito informativo.
    Nele, é possível entender o objetivo dos isotônicos e entender que nem todo produto que parece ser um isotônico pode ser considerado como tal.
    Geralmente, o uso de bebidas desse tipo é maior no meio de pessoas que praticam atividades físicas e atletas, pois tem a capacidade de repôr eletrólitos.
    A quantidade de sais presentes no produto vai dizer qual será a sua funcionalidade, e por isso é muito importante sempre ficar de olho nos rótulos para que o produto seja consumido de maneira correta.

    ResponderExcluir
  8. Baseado na leitura do trabalho “ Powerade i9: Repositor eletrolítico para atletas ou um reidratante oral? “, podemos perceber que este produto tem como função repor água e eletrólitos que são perdidos durante a transpiração no ato da atividade física. Os parâmetros para um repositor eletrolítico é regido pela RDC n°18 de 27 de abril de 2010, que impõe que Essas bebidas devem fornecer entre 460 mg a 1150 mg de sódio por litro, osmolaridade inferior a 330 mOsm/kg de água, e o potássio pode ser adicionado até 700 mg por litro. Com isso, podemos ver que tal produto não chega a atingir nem o valor mínimo necessário de sódio estabelecido

    ResponderExcluir
  9. O texto é muito explicativo , e apesar do ser chamado de repositor eletrolítico, não está de acordo com as resoluções que definem o produto , não atingindo as concentrações necessárias , nem a osmolaridade para tal, o que é prejudicial ao consumidor que procura e acha o produto dentre isotônicos e na verdade não tem o seu consumo garantido.

    ResponderExcluir
  10. O texto é muito explicativo, onde explica o que são bebidas isotônicas que tem sua funcionalidade de repor água e eletrólitos que foram perdidos principalmente durante a atividade física e são muito utilizado por atletas. De acordo com a legislação, um repositor eletrolítico tem que ter uma certa quantidade de água e sais minerais, que são necessários para atingir a osmolaridade dentro da célula e reestabelecer o equilíbrio. Ao analisar a rotulagem do Powerade I9 descrito no texto do blog, podemos observar que ele não se encaixa como repositor eletrolitico, pois não atinge as concentrações necessárias para chegar ao equilibrio osmótico do corpo.
    A quantidade e a concentração de sais e água no rótulo desses isotônicos, descrevem sua funcionalidade e justamente por isso, para você entender qual isotônico é necessário para seu momento e o que você deve repor, os rótulos devem estar de forma clara e coerente, para que o consumidor final entenda o que ele está prestes a consumir.

    ResponderExcluir
  11. Em relação a problemática em questão evidenciada no texto, vemos um equívoco quanto a nomeação, a rotulagem, quanto a clara definição e composição do produto, induzindo um erro ao consumidor. Atletas compram esse repositor eletrolítico para determinada finalidade, todavia esta não é atendida, visto que na verdade esse produto não atende as concentrações mínimas necessárias dos constituintes previstas em leis para ser considerado um repositor eletrolítico.

    ResponderExcluir
  12. O produto analisado não poderia ser considerado um repositor hidroeletrolítico, isso porque, de acordo com os requisitos específicos da RDC 18/2020 citados no Art. 6°, os níveis de sódio são inferiores ao que deveriam apresentar para se enquadrar no que se pode definir como suplemento hidroeletrolítico. Sem a quantidade de sódio ideal, a finalidade do produto não é alcançada, visto que afeta a osmolaridade. A consequência do baixo nível de sódio é que não ocorre a alteração do gradiente osmótico, que induziria o transporte da água e dos eletrólitos para a circulação sanguínea. Por isso, vale salientar a importância das informações nutricionais, as quais devem estar explícitas de forma clara. Uma mera alteração de concentração pode alterar a finalidade do produto e encaixá-lo em outra definição, que não a que aparentemente seria "óbvia".

    ResponderExcluir
  13. Bebidas isotônicas são compostas por água, carboidratos, sais minerais e vitaminas.
    Como descrito no texto acima esta bebida (Powerade i9) possui maior eficácia como repositor eletrolítico devido a concentração de sais ser diferente do que seria necessária para um reidratante oral. Como é o caso do Gatorade (suplemento hidroeletrolítico), entretanto, Powerade i9 possui pouca concentração de carboidratos, sais minerais e sódio, levantando dúvidas quanto ao seu potencial (isotônico), e isso não está totalmente claro para o consumidor ao olhar o rótulo, podendo talvez levar o mesmo ao engano. O site do produto declara que seu uso é para exercícios de baixa intensidade, e de acordo com as diretrizes básicas para comprovação de propriedades funcionais ou de saúde estabelecidas na Resolução n. 18, de 30 de abril de 1999, textos que omitem aspectos importantes para a compreensão adequada dos benefícios alegados, tentam transferir os benefícios de determinado alimento ou constituinte para uma marca específica ou induzem a um consumo inadequado do produto contrariam o disposto no artigo 21 do Decreto-Lei n. 986/69 e no item 3.1(a) da RDC n. 259/2002.

    ResponderExcluir


  14. O texto Poweradei9 é bom pois, nos esclarece, a diferença entre repositor eletrolítico para atletas e reidratação oral. O produto da Coca-cola, como explicado, ajuda na reposição de águas, eletrólitos e energia após situações de alto gasto de energia e com prevenção de fadiga, resultado da perda de líquido e reserva energética. Os repositores hidroeletrolíticos para atletas por exemplo devem seguir as especificações da RDC 18/2020, precisando conter uma quantidade ideal de sódio e cloreto, os quais estão presentes em numero expressivo nos líquidos extracelulares e participam na manutenção da pressão osmótica dos fluidos corporais, ajudando na absorção de fluidos corporais e na retenção de água pelo organismo. Dentro de uma variabilidade permitida pela legislação, os repositores podem conter concentrações variadas dos eletrólitos. Já os reidratantes orais não: são como um medicamento, com objetivo de tratar a desidratação. Até o mecanismo de absorção de eletrólitos de ambos é diferente, onde com o repositor para atletas, o sódio é absorvido porque a “alta” de glicose na solução, forçando o transportador a isso.

    ResponderExcluir
  15. A importância das concentrações ideais para que cada produto cumpra a sua função não podem ser ignoradas, visto que, por possuir quantidade de sódio menor do que foi definido pela lei de como deve ser este produto, altera os efeitos que este deveria trazer ao organismo, e considerando que estes geralmente são usados por quem pratica esportes e precisa de uma reposição de eletrólitos eficaz, é essencial que ele cumpra o mínimo esperado.
    Mesmo que este produto ainda auxilie na hidratação e reposição de eletrólitos e possivelmente, não cause grandes problemas em quem o escolha ao invés de um outro isotônico, não seria honesto que a oferta fosse feita de forma equivocada.

    ResponderExcluir
  16. O isotônico é uma bebida constituída por água, sais minerais e carboidratos, contendo formação semelhante ao plasma, foram desenvolvidas para repor líquidos e sais minerais perdidos pelo suor durante a transpiração em atividades físicas. Eles são legislados pela RDC n°18 de 27 de abril de 2010.

    ResponderExcluir
  17. O isotônico é uma bebida constituída por água, sais minerais e carboidratos, contendo formação semelhante ao plasma, foram desenvolvidas para repor líquidos e sais minerais perdidos pelo suor durante a transpiração em atividades físicas. Eles são legislados pela RDC n°18 de 27 de abril de 2010

    ResponderExcluir