Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Vinovit : O Vinovit é realmente eficaz no combate aos radicais livres ?

Vinovit e seu efeito antioxidante

Figura 1. Vinovit

O Vinovit é um suplemento da linha Futurity de nutricosméticos, que possui em sua composição pure grape seed, rico em compostos fenólicos como o resveratrol e proantocianidina, que além de muitos outros benefícios, possuem ação antioxidante.

Apresentação : O produto a ser avaliado nessa pesquisa é o Vinovit. A indagação proposta para essa pesquisa é "O Vinovit é realmente eficaz no combate aos radicais livres?". E a hipótese levantada está relacionada a presença dos compostos fenólicos na sua composição.
Os compostos fenólicos são considerados os melhores antioxidantes no combate aos radicais livres. O picnogenol é um antioxidante que contém um flavonóide altamente biodisponível chamado proantocianidina. Esse componente pode ser extraído da casca do pinheiro ou da semente da uva. Logo, o objetivo dessa pesquisa é avaliar o mecanismo e o efeito antioxidante do VINOVIT e a relação com os compostos presentes na semente da uva.

Descrição do Produto : VINOVIT é um suplemento da linha Futurity de nutricosméticos que foi concebido sobre os pilares da prevenção e longevidade. É um produto com nutrientes de alta biodisponibilidade e ativos concentrados. Possui em sua composição pure grape seed, rico em resveratrol e polifenóis. Vinovit é produzido à base de semente de uva, que é rica em proantocianidina e é considerada atualmente o melhor antioxidante. 














Figura 2. Informação Nutricional do Vinovit. (https://gactionstore.com).

Informações sobre o produto : Vinovit Polifenóis de Semente de Uva - Gauer.
Sugestão de uso : Ingerir 2 cápsulas ao dia ou conforme orientação de médico ou nutricionista.
Ingredientes : Semente de uva em pó e cápsula de gelatina (gelatina e corante inorgânico dióxido de titânio). Não contém glúten.

Introdução :
As sementes de uva são utilizadas para tratamento de problemas relacionados ao coração e vasos sanguíneos, como arteriosclerose, pressão alta, colesterol alto, e má circulação. Outras razões para usar as sementes de uva incluem complicações relacionadas a diabetes (como danos aos nervos e olhos), problemas de visão (como degeneração macular), e inchaço após lesão ou cirurgia.
O VINOVIT possui muitos benefícios como o combate ao colesterol ruim (LDL), mantém a elasticidade dos vasos sanguíneos, fortalece a rede vascular, reduz a pressão sanguínea, previne AVC’s e doenças do coração, previne e auxilia o tratamento da insuficiência arterial/venosa crônica das extremidades, previne e auxilia problemas de trombose e  é um excelente antioxidante vascular natural.
O efeito antioxidante do VINOVIT está relacionado com a presença de compostos fenólicos encontrados na semente da uva. Seus componentes fenólicos são 20 vezes mais potentes que a vitamina C e 50 vezes mais fortes que a vitamina E. Por isso, são poderosos aliados na restauração e preservação do colágeno, além de reduzirem o envelhecimento celular combatendo os radicais livres.

Legislação : 
A ANVISA registrou o produto na categoria " Novos alimentos e Novos ingredientes ", onde o número do registro é 664500008. Esse produto é produzido pela empresa Gauer do Brasil Indústria e Comércio de Suplementos Alimentares LTDA (09.583.224/0001-48). 
Os suplementos alimentares precisam ser autorizados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que possam ser comercializados no Brasil. O mesmo acontece com os fitoterápicos. Órgãos públicos como a ANVISA avaliam minunciosamente cada ingrediente do produto, verificam os estudos científicos referentes aos benefícios propostos e apenas autorizam o produto para venda quando todas as exigências forem cumpridas.
"Em um produto sem registro não há como saber se o que está encapsulado é exatamente o que está descrito na embalagem. Também não é possível saber em que condições de higiene esse produto foi fabricado. O Ministério da Saúde faz o registro da empresa e depois, de cada produto. O registro é uma prova de que a empresa existe, é legalizada e atua dentro das normas da vigilância sanitária. O registro é o mínimo que o consumidor deve exigir." (fonte: O GLOBO de 14/12/2003).
Isso vale tanto para os produtos nacionais como para os importados. Os produtos estrangeiros para serem importados e comercializados aqui no Brasil precisam ser registrados no Ministério da Saúde. Sem esse registro esses produtos não podem entrar no país pelas vias legais, restando as vias obscuras que colocam o consumidor mais exposto ainda aos riscos de falsificações e pirataria.
Fundamentos Bromatológicos : 
VINOVIT é um produto natural feito de extrato de semente de uva. A uva possui vitaminas do complexo B e vitamina C, nutrientes de alta disponibilidade para saúde. Fornece boas doses de minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo. Possui em sua composição pure grape seed, rico em resveratrol e polifenóis.
Vinovit é produzido à base de semente de uva, que é rica em proantocianidina e é considerada atualmente o melhor antioxidante. As proantocianidinas são extraídas das sementes da uva e são utilizadas por sua capacidade de combater radicais livres. A maior concentração conhecida de proantocianidinas ocorre na semente da uva Vitis vinifera (95%) e a segunda maior, (80-85%) na casca de pinheiro.2 Foi demonstrado em estudo que as proantocianidinas são de 15 a 25 vezes mais potentes que a vitamina E para neutralizar radicais livres.

Figura 3. Proantocianidina. (http://www.phytochemicals.info).

As proantocianidinas são flavonóides oligoméricos, encontrados principalmente em uvas. São dímeros ou oligômeros de catequina e epicatequina e seus ésteres de ácido gálico.
Além das proantocianidinas, o VINOVIT apresenta em sua composição o resveratrol, considerado o elixir da juventude entre os cientistas. 
O Resveratrol é um antioxidante que se encontra em várias plantas cujo aparecimento se deve a necessidade das mesmas em combaterem a presença de certos fungos quando sujeitas a variações climáticas. O resveratrol é um polifenol que também pode ser encontrado na película das uvas vermelhas, no vinho tinto e principalmente nas sementes de uva. Quanto mais intensa for a cor, quer do vinho quer das uvas, tanto maior o seu conteúdo em polifenóis. Além do resveratrol, existem outros polifenóis com interesse para a saúde humana, tais como os taninos, flavonas e os ácidos fenólicos.


Figura 4. Molécula de Resveratrol.(http://www.esteticamedica.info).

Discussão : 
Nossas células são alvos de sucessivas agressões, capazes de fazê-las envelhecer e adoecer. Essas agressões são mediadas por moléculas altamente reativas, os chamados radicais livres. Radicais livres são moléculas oxidantes altamente reativas que são produzidas naturalmente pelo corpo humano, como, por exemplo, durante a respiração ou realização de uma atividade física. O problema é que elas acabam lesionando as células e podem levar a processos inflamatórios crônicos e até a morte celular. Embora os radicais livres sejam produzidos naturalmente, existem fatores que aumentam muito sua quantidade, como estresse, cigarro, ingestão de álcool e alimentos ricos em gordura e açúcar. A função dos antioxidantes é capturar os radicais livres e fazer com que essas moléculas não fiquem soltas no organismo danificando as células. Com isso, os antioxidantes previnem as doenças que são causadas por esses danos celulares, além de melhorarem a saúde do sistema imunológico.
Sob condições normais, os radicais livres são essenciais para o funcionamento do organismo. Porém, quando em excesso, passam a atacar células sadias, como proteínas, lipídios e DNA, causando envelhecimento precoce. Dessa forma, a quantidade de agentes oxidantes e antioxidantes deve estar sempre em equilíbrio. O desequilíbrio neste balanço caracteriza a situação de estresse oxidativo. A evolução do estresse oxidativo está associada ao envelhecimento precoce e ao desenvolvimento de doenças inflamatórias crônicas, como aterosclerose, diabetes e artrites, doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer e cânceres.
É importante uma dieta rica em alimentos fonte de antioxidantes, pois esses alimentos apresentam a capacidade de inibir a ação oxidante dos radicais livres, conferindo proteção às células. O consumo de alimentos ricos em antioxidantes é uma estratégia para combater o envelhecimento precoce causado pelo excesso de radicais livres no corpo.
A eficácia do VINOVIT em seu efeito antioxidante pode ser explicada pela presença de compostos fenólicos em sua composição, dentre eles a proantocianidina e o resveratrol. 
As Proantocianinas proporcionam um potente efeito antioxidante que atuam contra os radicais livres e no tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares. Auxiliam na prevenção do evelhecimento precoce.
O resveratrol atua no combate aos radicais livres que danificam as células e promovem o envelhecimento precoce. E além de aumentar a proteção dos neurônios contra os radicais livres, o resveratrol também combate os danos que poderiam ser causados pelos radicais em outras células do corpo, como as da pele e as que compõem o sistema cardiovascular. Ou seja, a ingestão regular de resveratrol pode melhorar a saúde da pele, do coração, dos vasos sanguíneos e ainda impedir que as células do sistema nervoso se degenerem por ação dos radicais livres.
O mecanismo de ação e o grau da atividade antioxidante desses compostos, está relacionado ao número e a presença de grupos hidroxilas (OH) nos anéis aromáticos das moléculas. Estas doam o átomo de hidrogênio para o radical livre, neutralizando e estabilizando a sua carga negativa. A hidroxila fenólica tem maior potencial de redução dos radicais livres.
Além do efeito antioxidante, foi visto que esses compostos apresentam muitos outros benefícios à saúde humana.

Conclusão :
Os radicais livres são importantes para diversas funções do organismo, porém quando há um excesso deles, tanto por fatores externos quanto por fatores internos, acarretará em estresse oxidativo, aumentando o risco de diversas patologias.
O VINOVIT é eficaz no combate aos radicais livres e esse efeito antioxidante pode ser explicado pela presença de substâncias na sua composição como a proantocianidina e o resveratrol. Assim, o consumo do produto pode auxiliar na prevenção de muitas doenças, mas não substitui uma boa alimentação e práticas de atividade física, pois os antioxidantes possuem a sua função máxima quando ingeridos de forma natural e não em cápsulas. O mais indicado é ter uma dieta balanceada, rica em vegetais, folhas verdes, frutas e grãos integrais, e com pouca ingestão de açúcar refinado, gorduras saturadas e álcool.

Referências Bibliográficas :
1- Tudo Saudável. Disponível em : <https://www.tudosaudavel.com>. Acesso em 07/06/2018.
2- Consulfarma. Disponível em : <https://www.consulfarma.com>. Acesso em 07/06/2018.
3-  Wikipédia. Disponível em : <https://pt.wikipedia.org>. Acesso em 07/06/2018.
4- Mundo Boa forma. Disponível em : <http://www.mundoboaforma.com.br>. Acesso em 07/06/2018.
5- CRIASAÚDE. Disponível em : <https://www.criasaude.com.br>. Acesso em 07/06/2018.
6- Natue. Disponível em : <https://www.natue.com.br>. Acesso em 07/06/2018.
7- SmERP ANVISA. Disponível em : <http://www.smerp.com.br>. Acesso em 07/06/2018.
8- Suplemento Store. Disponível em : < https://www.suplementostore.com.br>. Acesso em 14/06/2018.











  


3 comentários:

  1. Além da ação antioxidante das Proantocianidinas, também essa substância, é capaz de ter ações vasoprotetora e antiagregante plaquetária (Bisset et al., 1991; Duarte, 1999), anti-hepatotóxico (Cheng et al., 1993; Melzer et al., 1991), anti-tumoral (Duarte, 1999; Bomser et al., 1993), anti-viral (Masquelier e Michaud, 1979; Takechi et al., 1985) e atua na proteção em relação à ateroesclerose (Michaud e Masquelier, 1973; Frankel et al., 1992; Teissedre et al., 1996).

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O presente trabalho descreve os benefícios do uso do VINOVIT, que possui em sua composição sementes de uva, ricas em resveratrol e proantocianidinas. O resveratrol é um composto bioativo presente principalmente nas sementes de uvas, na película das uvas pretas e no vinho tinto, que apresenta várias atividades biológicas descritas, tais como: atividade anti-inflamatória, anti-câncer (Baur & Sinclair, 2006; Chin et al., 2015), antifúngica, bactericida e anti-Leishmania amazonensis (Chan, 2002; Ferreira et al., 2014), além de ser bem tolerado em altas doses sem efeitos colaterais (Juan et al., 2002). As proantocianidinas apresentam ação vasodilatadora e antiagregante plaquetária, antioxidante e anti-tumoral (Duarte, 1999). Recentemente Xianchu e colaboradores (2018) demonstraram que em camundongos, o extrato de proantocianidina de semente de uva nas concentrações de 50 e 100 mg/Kg/dia de peso corporal aliviou significativamente a fadiga exaustiva induzida pelo exercício, além de apresentar ação anti-inflamatória, antioxidante e mitocondrial capazes de melhorar o exercício exaustivo, sugerindo que o extrato de proantocianidina de semente de uva poderia ser usado como um alimento funcional eficaz para retardar a fadiga. Além, os autores demonstram que a utilização do VINOVIT é benéfica, mas não descartam a obtenção de proantocianidinas e resveratrol diretamente da alimentação.


    Referências:
    Baur, J.A., Sinclair, D.A. (2006). Therapeutic potential of resveratrol: the in vivo evidence. Nat. Rev. Drug Discov. 5, 493–506.
    Chin, Y.T., Yang, S.H., Chang, T.C., Changou, C.A., Lai, H.Y., Fu, E., Huangfu, W.C., Davis, P.J., Lin, H. Y., and Liu, L.F. (2015). Mechanisms of dihydrotestosterone action on resveratrol-induced anti-proliferation in breast cancer cells with different ERα status. Oncotarget. 6, 35866-79.
    Chan, M.M. (2002). Antimicrobial effect of resveratrol on dermatophytes and bacterial pathogens of the skin. Biochem Pharmacol 63, 99-104.
    Ferreira, C., Soares, D. C., Nascimento, M. T., Pinto-da-Silva, L. H., Sarzedas, C. G., Tinoco, L. W., Saraiva, E. M. (2014). Resveratrol is active against Leishmania amazonensis: in vitro effect of its association with Amphotericin B. Antimicrob Agents Chemother, v. 58, p. 6197-6208.
    Juan, M.E., Vinardell, M.P., and Planas, J.M. (2002). The daily oral administration of high doses of trans-resveratrol to rats for 28 days is not harmful. J Nutr 132, 257-260.
    DUARTE, N. M. (1999) - Contribuição para o estudo do pó de cortiça e da cortiça: Extracção de proantocianidinas. Tese de Mestrado em Química Farmacêutica, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.
    Xianchu L, Ming L, Xiangbin L, Lan Z. (2018). Grape seed proanthocyanidin extract supplementation affects exhaustive exercise-induced fatigue in mice. Food Nutr Res. 62.

    Christian Ferreira
    DRE 113091281

    ResponderExcluir