Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

domingo, 17 de junho de 2018

Será que é possível prevenir e auxiliar no tratamento da Candidíase utilizando probióticos?

A importância dos probióticos na prevenção e tratamento da Candidíase.


        

       A Candidíase é uma infecção causada por fungos Candida sp, que habitam na mucosa vaginal e digestiva, podendo tornar-se patogênica sob determinadas condições, como por exemplo: estresse, uso prolongado de antibiótico, e a baixa na imunidade. Os probióticos são microrganismos vivos que exibem um efeito benéfico na saúde do indivíduo quando ingeridos em quantidade adequada, podendo inibir o crescimento desses microrganismos patogênicos por diversos mecanismos, ou podem atuar na prevenção, aumentando a imunidade do organismo, para que casos de recorrência não venham a ocorrer.


     APRESENTAÇÃO

  Os probióticos adicionados a alimentos ou vendidos em cápsulas,  podem ser uma alternativa para o controle da Candida em superfícies mucosas do intestino, da vagina e, principalmente, da boca; prevenindo a sua recorrência ou o surgimento de infecções decorrentes da candidíase . A Candida é um micro-organismo (fungo) residente no corpo humano que, em condições normais, não afeta a saúde. No entanto, em situações favoráveis para sua proliferação, ela muda a sua forma de levedura para filamentos e consegue invadir os tecidos, causando infecções nas mucosas, essa infecção recebe o nome de candidíase. 
    As condições favoráveis para o surgimento da doença incluem desde bebês que ainda não possuem o sistema de defesa desenvolvido, doenças imunodepressoras, como a Aids, uso de antibióticos, terapia com radiação para tratamento do câncer, uso de anticoncepcionais, até idosos que utilizam prótese total (dentadura).
  Mas existem micro-organismos capazes de equilibrar a microbiota e são considerados benéficos à saúde: as bactérias probióticas. A presença delas em determinados locais gera uma espécie de “competição” com outros micro-organismos, como a Candida, reduzido a atuação deles.

      DESCRIÇÃO DO PRODUTO

   Os probióticos podem estar presentes em leites, iogurtes, kefir, yakults e em cápsulas. Segundo a OFICIALFARMA, o complexo Probiótico contém 4 bilhões de organismos viáveis de 4 cepas saudáveis diferentes por dose (200mg), que são elas: Lactobacilo acidófilo, L. acidophilus é o probiótico mais comumente usado, ou bactéria amigável, vivem nos intestinos e vagina e protege contra a entrada e proliferação de organismos 'ruins' que podem causar doenças. Isto é realizado por meio de uma série de mecanismos. Por exemplo, o colapso dos alimentos pelo L. acidophilus causa a produção de ácido láctico, peróxido de hidrogênio, e outros subprodutos que fazem com que o ambiente seja hostil para organismos indesejáveis.

    O Lactobacilo casei, L. bulgaricus é recomendado para suporte geral da bactéria amigável, melhor digestibilidade de produtos lácteos e outras proteínas, produção de substâncias antibióticas naturais, inibição de organismos indesejáveis, máxima eficácia de eliminação de resíduos, limpeza do cólon sem interromper bactérias amigáveis, e melhoria imunológica eficaz. 

 O Bifidobacterium Bifidum, Bifidobactérias são bactérias amigáveis, colonizando principalmente o intestino grosso, ou cólon. Bifidobactérias são consideradas extremamente importante à saúde do trato gastrointestinal. Ela tem sido usada para abordar transtornos intestinais, e impulsionador do sistema imunológico. Estas cepas também são importante para a produção de Vitamina B. Bifidobacterium bifidum é especialmente bom melhorando a resposta imunológica do corpo e inibindo enzimas prejudiciais. Lactobacilo Rhamnosos, S. thermophilus tem um importante papel como probiótico, aliviando os sintomas de intolerância à lactose e outros transtornos gastrointestinais.


      LEGISLAÇÃO

     Os probióticos são os microrganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal produzindo efeitos benéficos à saúde do indivíduo. A definição de probiótico consta na RDC N.º 2, DE 7 DE JANEIRO DE 2002, da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária no uso da atribuição que lhe confere o art. 11 inciso IV do Regulamento da ANVISA aprovado pelo Decreto n.º 3.029, de 16 de abril de 1999, c/c o § 1º do art. 111 do Regimento Interno aprovado pela Portaria n.º 593, de 25 de agosto de 2000, republicada no DOU de 22 de dezembro de 2000, em reunião realizada em 26 de dezembro de 2001, considerando a necessidade de constante aperfeiçoamento das ações de prevenção e controle sanitário na área de alimentos, visando à saúde da população; considerando a possibilidade de efeitos benéficos de nutrientes e de substâncias bioativas dos alimentos.

     Considerando a necessidade de estabelecer condições para avaliação da segurança de uso de substâncias bioativas; considerando a possibilidade de que as substâncias bioativas possam ser ingeridas em quantidades que causem efeitos adversos à saúde, a curto ou longo prazo; considerando a possibilidade de ocorrência de interações entre as substâncias bioativas e nutrientes ou não nutrientes no organismo, com efeitos indesejáveis à saúde, a curto ou longo prazo; adotou a seguinte Resolução de Diretoria Colegiada e eu, Diretor-Presidente Substituto, determino a sua publicação: Art. 1º Aprovar o Regulamento Técnico de Substâncias Bioativas e Probióticos Isolados com Alegação de Propriedades Funcional e ou de Saúde, constante do anexo desta Resolução. Art. 2º As empresa têm o prazo até 28 de fevereiro de 2003 para se adequarem ao mesmo. Art. 3º O descumprimento aos termos desta Resolução constitui infração sanitária sujeita aos dispositivos da Lei n.º 6.437, de 20 de agosto de 1977 e demais disposições aplicáveis. Art. 4º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.


       FUNDAMENTOS BROMATOLÓGICOS

       As espécies de Lactobacillus e Bifidobacterium são as mais comumente usadas
como probióticos. O fermento Saccharomyces cerevisiae e algumas espécies de
Escherichia coli e Bacillus também são utilizados como probióticos. As bactérias do
grupo ácido láctico (BAL), entre as quais se encontra a espécie Lactobacillus, foram
utilizadas para a conservação de alimentos mediante fermentação durante milhares de
anos; podem exercer uma função dupla, atuando como agentes fermentadores de
alimentos, podendo também gerar efeitos benéficos à saúde. Os mecanismos de ação
são específicos de cada cepa e há evidência de eficácia de algumas cepas de
Saccharomyces boulardii para a prevenção da diarréia aguda, na diarréia associada a
antibióticos, terapia adjuvante para erradicação de Helicobacter pylori.




        DISCUSSÃO E CONCLUSÃO

    Os probióticos são usados para auxiliar na prevenção e tratamento das infecções causadas por fungos, pois ajuda a repor a flora bacteriana do local, além disso, atua aumentando a imunidade. Segundo o artigo Probiotics as Antifungals in Mucosal Candidiasis,publicado no dia 20 de janeiro é decorrente de estudo realizado e que ainda está sendo finalizado pelo doutorando Matsubara  sobre  o mecanismo de ação das bactérias probióticas, especificamente os Lactobacillus, contra a Candida albicans, espécie mais comum de Candida na superfície mucosa e principal causadora de candidíase. “Realizamos uma cocultura com macrófagos, Candida albicans e bactérias probióticas para verificar como a Candida age sobre o macrófago, uma das principais células de defesa do organismo humano contra o fungo que tenta penetrar no tecido mucoso, e como o probiótico interfere na resposta do macrófago frente à Candida
     O processo inflamatório é o primeiro mecanismo de defesa do organismo para combater o micro-organismo invasor — a Candida. Mas, ao mesmo tempo, se a inflamação for exacerbada e prolongada, o tecido fica mais suscetível à infiltração do fungo. “Verificamos que os probióticos podem estar interferindo no reconhecimento das células de Candida pelos macrófagos, diminuindo a ativação dessas células de defesa e, com isso, controlando a resposta inflamatória”. Na Universidade de Queensland, os pesquisadores analisaram a ação direta do probiótico na formação do biofilme de Candida albicans. “O biofilme é uma comunidade de micro-organismos aderida a superfícies, tornando-se mais resistente às defesas do hospedeiro e a antimicrobianos. Essas camadas dificultam a ação de medicamentos, por isso, a importância de estudar a ação do probiótico também sobre o biofilme”.
     Matsubara cultivou as células da bactéria probiótica (Lactobacillus) em um meio de cultura líquido. Esse líquido foi filtrado para remover as células bacterianas, obtendo-se as substâncias produzidas pela bactéria. A proposta foi verificar se a ação da bactéria contra o crescimento da Candida estava relacionada a essas substâncias ou à interação direta entre a bactéria e o fungo.“O biofilme da Candida tem várias fases, primeiro as células aderem, depois se multiplicam e, por fim, o biofilme matura. Os resultados mostram que as substâncias produzidas pelos probióticos no meio de cultura tiveram ação no início da fase de formação do biofilme, mas se o biofilme estiver maduro, é preciso utilizar a bactéria probiótica diretamente para ter uma ação contra o fungo”.
     Atualmente, o tratamento da candidíase inclui o uso de antifúngico quando a doença já está estabelecida. Os pesquisadores argumentam que o probiótico não deve ser o único agente terapêutico contra a candidíase, mas um complemento, atuando também na prevenção da doença. Portanto, os alimentos probióticos trazem grande benefício para a saúde por causa do equilibro da microbiota como um todo. Sobre a quantidade ideal de probióticos para combater à candidíase, os pesquisadores afirmaram que ainda não há valores estabelecidos.

      REFERÊNCIAS
ANVISA, Lista de alegações de propriedade funcional aprovadas julho/2008. (item 8 e 9). Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/alimentos/comissoes/tecno_lista_alega.htm>. Acesso em 16 de junho de 2018.
BALLUS, C. A.; KLAJN, V. M.; CUNHA, M. F.; OLIVEIRA, M. L.; FIORENTINI, A. M. Aspectos científicos e tecnológicos do emprego de culturas probióticas na elaboração de produtos lácteos fermentados: Revisão. Ceppa, v. 28, n. 1, p. 85-96, 2010. 
USP, Probióticos podem ajudar na prevenção da candidíase oral. Disponível em: <http://www5.usp.br/106523/probioticos-podem-ajudar-na-prevencao-da-candidiase-oral/> Acesso em 16 de junho de 2018.






7 comentários:

  1. A influência da alimentação composta por probióticos vem provando ser benéfica principalmente sobre a microbiota intestinal humana. Consumir estes produtos aumenta a resistência do consumidor contra microrganismos patogênicos devido fatores como efeitos antagônicos, competição e efeitos imunológicos. Sabe-se que os probióticos conseguem melhorar o sistema de defesa do indivíduo porque estimulam a multiplicação de bactérias benéficas, em detrimento à proliferação de bactérias potencialmente prejudiciais. O conhecimento acumulado sobre a composição da microbiota intestinal levou ao desenvolvimento de estratégias alimentares como o consumo de probióticos, que objetivam a manutenção e o estímulo das bactérias residentes de forma a manter um equilíbrio para manter o consumidor saudável e livre de doenças, desta forma os probióticos são classificados como alimentos funcionais, pois trazem benefícios à saúde de quem os consome. Segundo Saad (2006) Os benefícios à saúde atribuídos à ingestão de produtos contendo probióticos que mais se destacam são: “controle da microbiota intestinal; estabilização da microbiota intestinal após o uso de antibióticos; promoção da resistência gastrintestinal à colonização por patógenos; diminuição da população de patógenos através da produção de ácidos acético e lático, de bacteriocinas e de outros compostos antimicrobianos; promoção da digestão da lactose em indivíduos intolerantes à lactose; estimulação do sistema imune; alívio da constipação; aumento da absorção de minerais e produção de vitaminas”.

    ResponderExcluir
  2. Adicionados a alimentos ou vendidos em cápsulas, os probióticos podem ser uma alternativa para o controle da Candida em superfícies mucosas do intestino, da vagina e, principalmente, da boca; prevenindo o surgimento de infecções decorrentes da candidíase, segundo estudo publicado na revista Clinical Infectious Diseases por pesquisadores da Faculdade de Odontologia (FO) e do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), ambos da USP, e da Universidade de Queensland, na Austrália, em 2016. Eles analisaram o mecanismo de ação das bactérias probióticas, especificamente os Lactobacillus, contra a Candida albicans, espécie mais comum de Candida na superfície mucosa e principal causadora de candidíase.Os resultados obtidos mostraram que as substâncias produzidas pelos probióticos no meio de cultura tiveram ação no início da fase de formação do biofilme, mas se o biofilme estiver maduro, é preciso utilizar a bactéria probiótica diretamente para ter uma ação efetiva contra o fungo.

    ResponderExcluir
  3. Tomar suplementos de probióticos é uma ótima medida para saúde, pois não não há qualquer contra-indicação no uso frequente de culturas vivas. Contudo, apenas essa providência pode não ter efeito algum na candidíase se a causa do problema não for identificada e endereçada. A adição de probióticos na rotina diária pode ser feita com a compreensão de que é apenas uma pequena parte do quebra-cabeças para tratar e combater a candidíase e não a panacéia que irá sozinha curar a doença (aliás, nada sozinho, seja providência ou produto, cura a candidíase!).
    No mais, o uso frequente de probióticos auxilia, e muito, a regularidade intestinal, o que pode ter um efeito muito positivo na saúde em geral e principalmente na imunidade, já que boa parte do sistema imunológico é afetado pela saúde do sistema gastro-intestinal. Isso também afeta, indiretamente, a tendência para desenvolver a candidíase, diminuindo, no longo prazo, as recorrências. Nesse caso, uma ótima proposta seria que os probióticos fossem adotados permanentemente como suplementos alimentares e não apenas por um curto espaço de tempo.
    Como no Brasil, não é muito fácil encontrar probióticos à venda. Recomenda-se então o consumo de iogurtes com culturas vivas, Yakult e demais produtos que divulgam conter culturas vivas. O ideal, porém, é encontrar suplementos em cápsulas (que devem ser mantidos na geladeira, para que as culturas não morram).
    Referência bibliográfica:
    CANDIDÍASE TEM CURA - Como curar a candidíase (monilíase, cândida, fungos). Disponível em: http://www.candidiasetemcura.com.br/tratamento/probioticos-candidiase-culturas-vivas.htm/. Acesso em 23 de junho de 2018.

    ResponderExcluir
  4. Os Probióticos são micro-organismos capazes de promover benefícios ao ser humano, desde que ingeridos em quantidades adequadas. Sua eficácia é mais evidente na prática clínica, e no Brasil eles ainda são mal empregados mesmo tendo eficácia comprovada em meta análises com nível A de evidência. As condições clínicas em que podem ser empregados são várias, sugerindo que existam vários mecanismos de ação. Eles atuam modificando a microbiota intestinal e isso resulta em melhora da imunidade, melhor digestão de alimentos, diminuem a intolerância à lactose, diminuem enzimas fecaisy relacionadas ao metabolismo de ativação de genes mutantes carcinogenicos, favorecem a integridade da mucosa intestinal, melhoram a biodisponibilidade de alimentos, promovem maior resistência as infecções.

    A disbiose intestinal ocorre quando há um desequilíbrio da flora, e esta disbiose está relacionada com varias enfermidades, e inclusive com a candidiaca. Dentre as opções naturais temos o kefir de água e leite e o kombucha que podem fazer parte do dia a dia alimentar com intuito de prevenir ou minimizar a ação dos fungos.

    ResponderExcluir
  5. Aline Mayara

    Os Probióticos são micro-organismos capazes de promover benefícios ao ser humano, desde que ingeridos em quantidades adequadas. Sua eficácia é mais evidente na prática clínica, e no Brasil eles ainda são mal empregados mesmo tendo eficácia comprovada em meta análises com nível A de evidência. As condições clínicas em que podem ser empregados são várias, sugerindo que existam vários mecanismos de ação. Eles atuam modificando a microbiota intestinal e isso resulta em melhora da imunidade, melhor digestão de alimentos, diminuem a intolerância à lactose, diminuem enzimas fecaisy relacionadas ao metabolismo de ativação de genes mutantes carcinogenicos, favorecem a integridade da mucosa intestinal, melhoram a biodisponibilidade de alimentos, promovem maior resistência as infecções.

    A disbiose intestinal ocorre quando há um desequilíbrio da flora, e esta disbiose está relacionada com varias enfermidades, e inclusive com a candidiaca. Dentre as opções naturais temos o kefir de água e leite e o kombucha que podem fazer parte do dia a dia alimentar com intuito de prevenir ou minimizar a ação dos fungos.

    ResponderExcluir
  6. A principal causa de proliferação de Candida Albicans no organismo é a queda da imunidade. Sendo os probióticos microrganismos vivos destinados a beneficiar a saúde ( através da manutenção da flora) e tendo ciência do aumento de resistência da levedura aos antifúngicos, seria vantajoso a saúde pública implementar um tratamento associando probiótico e antifúngicos, no intuito reduzir a reincidência da doença e resistência ao medicamento. Desta forma estaria tratando o foco da doença com o antifúngico e evitando a reincidência através da manutenção da flora corporal com o uso dos probióticos; outra hipótese seria a redução da concentração do antifúngico devido o uso desta associação, sendo capaz de erradicar a doença da mesma forma.

    ResponderExcluir