Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Autores: Dailane Candido e Leticia Cabral

Suco de uva 100% natural (1000mL) Casa de Madeira: A presença do Resveratrol como um poderoso antioxidante.


Figura 1 : Suco de uva 100% natural

Apresentação:  O produto analisado é o Suco de uva 100% natural (1000mL) Casa de Madeira que possui em sua composição o resveratrol, o qual  apresenta atividade antioxidante. Será que o resveratrol é realmente eficaz como antioxidante no organismo?

O Resveratrol - 3,5,4’-trihidroxi-droxiestilbeno (RESV) é uma fitoalexina polifenólica de ocorrência natural em muitas plantas e seus produtos processados, como uvas, frutas vermelhas, vinho tinto e amendoim,1 que apresenta inúmeros benefícios à saúde. O RESV é um dos estilbenos naturais mais importantes e tem sido amplamente estudado. Foi demonstrado que a substância possui propriedades de promoção da saúde e características antioxidantes, antiinflamatórias, cardioprotetoras, antidiabetes, anti-câncer, quimiopreventivas e neuroprotetoras. Diversos estudos recentes relatam os potenciais benefícios à saúde cardiovascular e efeitos sobre doença renal proporcionados pelo RESV. O RESV é um potente agente antioxidante que pode atuar como quelante de espécies reativas de oxigênio (ERO) e ferro.  Além disso, o RESV pode ter vários efeitos protetores contra distúrbios associados à idade, como doença renal, através da ativação da sirtuína 1 deacetilase dependente de NAD+ (SIRT1). Esta proteína foi associada à extensão da vida em restrição calórica e ao retardamento do aparecimento de doenças relacionadas ao envelhecimento. Além disso, a SIRT1 pode regular várias funções celulares, incluindo apoptose, biogênese mitocondrial, inflamação, metabolismo de glicose/lipídios, autofagia e adaptações ao estresse celular, através da desacetilação das proteínas alvo.

Descrição do Produto

O suco é 100% natural, sem adição de açúcar e conservantes. O Suco de Uva 100% Natural Casa Madeira é um produto natural comprovadamente saudável, elaborado com pureza e qualidade no Vale dos Vinhedos e na região do Cerrado. Seu método de fabricação, a partir de concentração de calor, (extraindo 1 Litro a cada 1,7 Kg da fruta) preservando todas as enzimas que combatem os radicais livres, reduzindo o colesterol ruim que prejudica o sistema cardiovascular. O produto é natural e integral; sem adição de açúcar, água e sem conservantes; rico em antioxidantes; rico em polifenóis;(flavonoides, catequina, epicatequina, proantocinidinas e as antocinaninas); Contém resveratrol (melhor atividade antioxidante); repositor de ferro, manganês, cobre e zinco. O consumo de um copo de suco de uva no almoço e outro no jantar ajudam a prevenir a obstrução das artérias coronárias, aumentando a dilatação dos vasos sanguíneos e contribuindo para a redução de risco de infarto. Utilizando-se 1.7 Kg de uva para elaborar 1 Litro de suco. O Suco de Uva 100% Natural Casa Madeira é ideal para refeições leves, ideal para crianças e para pessoas com restrição ao álcool ou que desejam ter o controle do seu colesterol.


Figura 2: Tabela Nutricional 


Fundamentos Bromatológicos

A uva é fonte de carboidratos, importantes para o fornecimento de energia para o corpo. Também contém vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio e potássio. Possui ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres e também é anticancerígena. A substância cardioprotetora chamada resveratrol, ajuda no controle do colesterol, na diminuição da formação de coágulos sanguíneos e na prevenção da trombose. Por este motivo, o suco de uva são considerados alimentos funcionais, pois estudos científicos demonstram suas propriedades nutricionais no controle de doenças cardiovasculares.

Legislação

A legislação brasileira na área de alimentos é regida pelo Ministério da Saúde, por intermédio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O MAPA é responsável pela regulamentação da produção dos sucos integrais em todo o território brasileiro. O decreto do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA) nº 6.871, de 4 junho de 2009 é a legislação vigente que discorre sobre o registro, a padronização, a classificação, a inspeção e a fiscalização da produção e do comércio de bebidas, além de classificar suco integral como aqueles que não têm adição de açúcares e na sua concentração natural. As diferenças nas médias dos polifenóis totais dos sucos estão relacionadas aos diferentes processamentos empregados pela indústria, isso implica que as concentrações de resveratrol encontrado nos sucos vão variar de acordo com os diferentes processos de produção dos sucos.

Discussão

Cada vez mais a população vem buscando nos alimentos alternativas para uma vida mais saudável. As frutas e os sucos de frutas são importantes na dieta humana, pois podem apresentar grandes quantidades de nutrientes. O consumo de suco de uva tem aumentado no Brasil em virtude de suas propriedades funcionais.
A ingestão de alimentos com poder antioxidante pode ajudar no combate de radicais livres. O suco de uva é fonte de polifenóis, que são conhecidos por terem um efeito quimioprotetor na proteção contra tumores, e o aumento do conhecimento de técnicas moleculares e celulares os torna possíveis candidatos à prevenção do câncer. Mais recentemente, os polifenóis também estão sendo estudados como protetores de uso tópico contra radiação UV do sol. A maioria dos polifenóis naturais são pigmentos, geralmente de cor amarela, vermelha ou roxa, são capazes de absorver parte da radiação UV reduzindo seus efeitos na pele.
Atualmente tem-se dado grande ênfase às propriedades do resveratrol em relação à saúde humana. No organismo o resveratrol promove, principalmente, benefícios ligados ao coração. Este composto químico pode ser encontrado em vinhos e em maior quantidade no suco de uva, podendo, o mesmo, contribuir para uma alimentação mais saudável.

Conclusão

Dessa forma, o resveratrol é considerado um poderoso antioxidante com diversos benefícios comprovados pela ciência. Há restrições no consumo apenas para o suco de uva integral, pelo seu alto valor calórico e para os vinhos devido ao seu teor alcoólico. Ambos são saudáveis se consumidos com moderação. Até que estudos mais aprofundados sejam concluídos, creio que a melhor forma de obter resveratrol seja de forma natural; incluindo em seu dia a dia um suco de uva  de vez em quando.

Referências bibliográficas


2.BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Decreto Nº 6871, de 04 Junho de 2009.

3.BRASIL. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 360, de 23 de setembro de 2003.
https://www.endocrino.org.br/o-que-e-diabetes/. Acesso 23 de Maio de 2018 às 15:04.





8.http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-28002015000100106&script=sci_arttext&tlng=pt




3 comentários:

  1. O resveratrol é uma substância polifenólica, não-flavonóide, pertencente à classe dos estilbenos. Existindo sob as formas trans e cis, sendo a forma trans a mais biodisponível, biologicamente ativa e capaz de exercer efeitos benéficos à saúde. Entre as fontes alimentares que fornecem um aporte significativo deste composto bioativo estão as uvas, nas quais o resveratrol está presente principalmente nas cascas possuído entre 50ug e 100ug por grama. Assim como os demais polifenóis, ele não pode ser armazenado pelos tecidos, de forma que se faz necessária a ingestão frequente de alimentos fonte. Além de antioxidante, outras tantas funções têm sido atribuídas, como atividade cardioprotetora, importante na prevenção da aterosclerose. Diversos estudos científicos têm mostrado efeitos promissores do resveratrol sobre processos que ocorrem durante as principais fases da carcinogênese, sugerindo que este composto seja capaz de atuar como agente quimiopreventivo. E assim como os demais polifenóis, este composto atua como um importante antioxidante celular, sendo o seu consumo reconhecido como saudável se feito em moderação.

    Nome: Lucas Pereira Marques
    DRE: 114033626

    ResponderExcluir
  2. Ana Elisa Cunha Sobral20 de junho de 2018 às 00:00

    Além das propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anti-angiogênicas, um estudo publicado na revista Nature mostrou que o resveratrol previne a disfunção do humor e de memória relacionadas com o avanço da idade. Isso se devo ao fato do resveratrol aumentar a neurogênese no hipocampo e a vascularização da região, além de reduzir a ativação de células da glia (células que fornecem ao neurônio suporte estrutural), além de manter condições locais para a função neuronal, sendo sua proliferação associada à lesão do sistema nervoso central. O hipocampo é uma região do cérebro vital para o aprendizado, memória e humor. Especificamente, disfunções no giro denteado do hipocampo são observadas em idades avançadas, estando associado à problemas de memória e humor. Assim, o aumento da plasticidade neuronal e o maior aporte de oxigênio e nutrientes aos neurônios pelo aumento da vascularização melhoram a função de memória e humor. Além disso, o resveratrol é capaz de atravessar a barreira hemato-encefálica sendo importante o entendimento a nível celular e molecular do resveratrol no sistema nervoso central.

    Nome: Ana Elisa Cunha Sobral
    DRE: 114050694

    ResponderExcluir
  3. Fernanda Cardoso dos Santos Pereira20 de junho de 2018 às 01:09

    O Resveratrol é também o maior ativador da enzima SIRT1. Para entender a importância dessa enzima, precisamos lembrar que o DNA tem sua estrutura formada por fitas de DNA enoveladas em proteínas denominadas histonas. As mudanças pós-traducionais que ocorrem nessa enzima (metilação e acetilação, por exemplo) são de fundamental importância para o metabolismo humano uma vez que interferem na transcrição do material genético.
    Quando sofrem acetilação em seus resíduos de lisina, a carga presente na molécula é neutralizada e a fibra de cromatina passa a uma conformação mais relaxada que permite o acesso do maquinário de transcrição. Quando essa proteína é desacetilada, no entanto, a carga positiva volta e ela passa pra um estado de maior tensão estrutural e consequentemente impede o acesso do maquinário de transcrição.
    A SIRT1 faz parte da família de enzimas que desacetilam essas proteínas e a ativação da mesma leva ao impedimento da transcrição genética. Esse mecanismo de ação acaba por fazer com que essa molécula não atue apenas em uma situação específica, mas que esteja envolvida em diversas condições do metabolismo humano, influenciando metabolismo de gorduras, secreção de insulina, envelhecimento, além de causar cardio e neuroproteção. Alguns estudos mais recentes já comprovaram inclusive uma importante ação de combate a células tumorais por inibição de diversas fases do ciclo celular, os grandes problemas são: baixa biodisponibilidade dessa moléca e seu metabolismo extremamente rápido, o que complica seu uso como fármaco.
    A busca por moléculas similares ao resveratrol tem ganho grande destaque na comunidade científica.

    Fernanda Cardoso dos Santos Pereira
    DRE:114152187

    ResponderExcluir