Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Levedo de Cerveja- "A parte da cerveja que emagrece"



Levedo de Cerveja- “A parte da Cerveja que emagrece”.


Introdução: “A cerveja que emagrece” é um dos termos utilizados como atrativo para o uso do produto Levedo de cerveja. Em nosso dia a dia podemos observar o aumento do número de homens e mulheres preocupados com a estética corporal, emagrecimento e com o cuidado com a saúde. Com a facilidade de se obter informações, devido ao avanço da internet, mídias sociais e propagandas, muitas “verdades” precisam ser comprovadas cientificamente para a confirmação da sua veracidade. O Levedo de Cerveja promete muitos benefícios relacionados à estética e a saúde corporal, dentre eles na redução de peso, porém será que o levedo de cerveja, logo com o nome “cerveja” em seu meio contribui efetivamente para o processo de emagrecimento? 

A principal indagação é que o Levedo de cerveja age reduzindo a ansiedade por doces, o que evita que você burle dietas, e assuma controle sobre o seu peso. Esse benefício é obtido, graças à porção de Cromo contida no levedo e este nutriente é muito eficaz no equilíbrio e função da insulina sobre o organismo, preservando os níveis de açúcar na corrente sanguínea de forma saudável, reduzindo a probabilidade de ocorrência de Diabetes, e até mesmo ajudar aqueles que já lidam com esta.

Fundamentos Bromatológicos:

A espécie Saccharomyces cerevisae, vulgarmente apelidada de levedura de cerveja são fungos que há muito tempo são utilizados para a fermentação do açúcar e cereais como o arroz, o trigo, a cevada, o malte, o lúpulo, obtendo-se, desta forma, as bebidas alcoólicas. Entretanto, só no decorrer do século XIX que os cientistas perceberam o verdadeiro papel da levedura de cerveja. Hoje em dia, é também usada como um valioso suplemento alimentar, devido ao seu elevado teor de nutrientes e nível proteico (cerca de 50%).

-Informações nutricionais em uma colher de chá de levedo de cerveja (3g):


Podemos encontrar o levedo de cerveja em forma de comprimido, cápsulas, farelo e em pó. Embora não seja necessária a prescrição médica e/ou nutricional para adquiri-lo, você deve seguir suas recomendações em relação à dosagem diária.

Legislação:
-Segundo a Portaria nº 19, de 15 de março de 1995 da ANVISA no seu Art 1° aprovou a seguinte definição para complemento nutricional: Complemento Nutricional é um produto elaborado com a finalidade de complementar a dieta cotidiana de uma pessoa saudável, que deseja compensar um possível déficit de nutrientes, a fim de alcançar os valores da Dose Diária Recomendada (DDR). O Complemento Nutricional não substitui o alimento, não podendo ser utilizado como dieta exclusiva. 
 
Classificam-se como Complemento Nutricional:
 3.1 -Vitaminas de forma isolada ou combinada; 3.2 -Minerais e oligoelementos de forma isolada ou combinada; 3.3 -Associação de vitaminas e minerais; 3.4 -Produtos obtidos de fontes naturais de vitaminas e/ou minerais. 3.5 -Óleo de fígado de bacalhau; 3.6 -Óleo de fígado de cação; 3.7 -Óleo de germe de trigo; 3.8 -Extratos de ácidos graxos polinsaturados (óleo de peixe rico em ácido eicosapentanoico e dexahexanoico); 3.9 -Lecitina de soja; 3.10- Spirulina; 3.11- Levedo ou levedura de cerveja etc.

Fatores esscencias de composição e qualidade dos complementos nutricionais: 
4.1.1- Os complementos nutricionais devem contem no mínimo 25% e no máximo 100% das doses diárias recomendadas (DDR’S), para cada nutriente, na porção diária indicada pelo fabricante. NOTA: As DDR’s das vitaminas e minerais que poderão estar contidos nos complementos nutricionais encontra-se na tabela constante do Anexo “j”. 4.1.2- Nas combinações dos nutrientes deverão: ser consideradas as interações negativas (por exemplo: Cálcio, ferro e zinco) e incompatibilidade tecnológicas. 4.1.3- A combinação de nutrientes deverá levar em conta aspectos fisiológicos e as doses destes devem manter as percentagens relativas dos valores de referência. 4.2- Aditivos e coadjuvantes de tecnologia de fabricação. Será permetido o uso dos aditivos e coadjuvantes de tecnologia de fabricação para alimentos, desde que justificada as necessidades tecnológicas e observados os seus limites legais. 4.3- Contaminantes e Resíduos de agrotóxicos e outros contaminantes serão tolerados, desde que respeitados os limites fixados pela legislação vigente para os componentes da formulação, observadas as suas respectivas quantidades.
 
Discussão:
Há controvérsias se realmente o alimento em questão ajuda na redução do peso devido à presença de micro e macronutrientes em sua composição, porém durante estudos foi comprovado que o Levedo de cerveja possui uma boa quantidade de cromo.                                                                                                                                                                                                                  
Segundo o artigo “Considerações sobre cromo, insulina e exercício físico” publicado SciELO- Scientific Electronic Library Online. “O cromo é um mineral-traço essencial presente em diminutas proporções em alguns alimentos como carnes, cereais integrais, oleaginosas e leguminosas. Atualmente, esse mineral tem sido utilizado como suplemento alimentar no meio esportivo com a proposta de promover maior ganho de massa muscular e maior perda de gordura corporal. Todavia, a participação do cromo no metabolismo resume-se ao aumento da sensibilidade à insulina, por meio da ligação de quatro átomos de cromo a uma proteína intracelular específica denominada apocromodulina, que, por sua vez, liga-se ao receptor de insulina de células de tecidos periféricos concomitantemente à insulina, porém em outro sítio localizado no domínio intracelular. Essa ligação amplifica a cascata de sinais intracelulares responsáveis pelo estímulo da translocação de GLUT4 e, conseqüentemente, aumenta a captação de glicose e aminoácidos. O cromo também inibe a enzima-chave da síntese de colesterol, melhorando o perfil lipídico de indivíduos com dislipidemias. A suplementação com cromo pode, em alguns casos relatados, melhorar o perfil lipídico e o quadro de diabetes tipo 2 de indivíduos que sofrem destes desequilíbrios metabólicos.”

A resistência insulínica é uma realidade prevalente em pessoas a cima do peso. Quando se normaliza a concentração do mineral em questão (Cromo) juntamente com outros fatores que contribuem para a redução do sobrepeso e obesidade a perda de peso ocorre de forma harmônica e constante. Esse papel é muito observado com a terapia ortomolecular, onde se busca o equilíbrio do organismo, usando o cromo e tudo que está envolvido no processo em questão.  
Ou seja, o cromo possui a sua função principal no metabolismo de carboidratos, porém apresenta, em menor grau, função no metabolismo protéico e lipídico, podendo levar a redução de peso corporal e um aumento de massa muscular (caso o paciente realize atividades físicas concomitante a uma alimentação balanceada).

Curiosidade: A tabela abaixo da ANVISA apresenta a quantidade de proteínas, vitaminas e minerais que deveriam ser ingeridas, em um dia, por um indivíduo adulto.



Além desse mineral, O levedo de cerveja é rico em proteínas e fibras, as quais contribuem com sensação de saciedade, induzindo a ingestão de menos calorias, também benéfico para o controle de peso (evitando um exagero na ingestão de alimentos) e a melhoria do funcionamento intestinal.

CUIDADO: Por possuir proteína, carboidrato e uma pequena quantidade de gordura, o levedo de cerveja possui calorias. Isto quer dizer que você precisa adicionar esse número de calorias ao seu consumo diário total e lembrar sempre de não exagerar na dose (seguindo sempre a indicação médica e nutricional) em busca de um rápido emagrecimento. A administração de grandes doses pode causar o efeito contrário (engordar).
 
Conclusão: 
Não pode-se afirmar que o Levedo de Cerveja irá reduzir por sí só o peso dos pacientes, porém como relatado por diferentes estudos e sites é um alimento que em sua composição possui Cromo e muitos outros componentes (fibras, proteínas etc) que podem estar associado com o emagrecimento e com a melhoria da qualidade de vida de pacientes com diabetes, hipercolesterolemia, prisão de ventre etc.
“O levedo de cerveja não só faz bem à saúde como também tem sido amplamente utilizado como suplemento natural. E não é para menos. Possui vários benefícios à saúde e pode ser consumido de diversas formas e maneiras.”




Bibliografia:











2 comentários:

  1. A levedura de cerveja é feita a partir de um fungo unicelular chamado Saccharomyces cerevisiae e é utilizado na fabricação da cerveja. Também podem ser cultivada para fazer suplementos nutricionais. Levedo de cerveja é uma fonte rica em minerais – especialmente cromo, um mineral essencial que ajuda o corpo a manter os níveis normais de açúcar no sangue ; selénio ; proteína ; e as vitaminas do complexo B. Elas também suportam o sistema nervoso, ajudam a manter os músculos utilizados para a digestão, e manter a pele, cabelo, olhos, boca e fígado saudáveis.
    Levedura de cerveja não contém vitamina B12, uma vitamina essencial encontrada em carnes e produtos lácteos. Os vegetarianos, por vezes, consomem a levedura de cerveja por engano acreditando que ela fornece B12, que poderia faltar em sua dieta.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade ela contém s vitamina B12 mas a quantidade é muito pequena, caso queira ter vitamina B12 sem comer carne, basta manipular 1mg de metilcobalamima e tomar uma gota em baixo da língua uma vez ao dia. A metilcobalamima é a B12 ativa, é a melhor forma de tomar.

    ResponderExcluir