Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Nutren 1.0: O papel da maltodextrina no aumento de peso.





A maltodextrina em excesso pode chegar a engordar?
A maltodextrina é usada para dar um impulso de energia rápida, já que se trata de açúcares simples e de fácil digestão constituída por cadeias de hidratos de carbono que vão se degradando lentamente no trato digestivo. Porém, quando esta energia não é usada ela vai sendo armazenada em forma de glicogênio (glicogênio é o estoque de energia rápida do organismo, ou seja, é a forma em que a glicose, a principal fonte energética das células – obtida a partir do consumo de carboidratos – é armazenada). Por isso  os efeitos na saúde dependerá do tipo de pessoa que você é (atleta, sedentário,...)  e a quantidade que você consome, além de outros fatores como: idade, sexo e etc.



Apresentação:

O Nutren é considerado um suplemento alimentar especialmente elaborado para uma nutrição completa e balanceada para manutenção e / ou recuperação do estado nutricional, atendendo assim as necessidades nutricionais diárias.  
Seus ingredientes são: carbonato de cálcio, cloreto de magnésio, vitamina C, taurina, L-carnitina, sulfato ferroso, vitamina E, sulfato de zinco, vitamina A, niacina, pantotenato de cálcio, vitamina D, sulfato de manganês, vitamina B6, sulfato de cobre, vitamina B1 e vitamina B2 entre outros e a " Maltodextrina".
As maltodextrinas são produtos da hidrólise parcial do amido e têm sido largamente usadas em muitos tipos de alimentos processados. São classificadas de acordo com o grau de hidrólise do amido e possuem várias propriedades funcionais, como doçura, solubilidade e viscosidade.
A hidrólise parcial do amido com valores de dextrose equivalente (DE) menor que 20, e podem ser obtidas de amidos de diferentes fontes botânicas. A dextrose equivalente (DE) é uma medida que caracteriza a extensão da hidrólise do amido e também indica uma média do peso molecular. Conforme aumenta o grau de hidrólise, a média do peso molecular diminui e a DE aumenta. Esta é uma medida essencialmente empírica da quantidade de açúcar redutor presente no produto e é expressa na base seca. A dextrose usada como padrão é o amido (DE=0) e a glicose (DE=100). Então, a definição de maltodextrina é todo material que tenha um DE entre 3 e 20. A DE reflete, simplesmente o poder de redução, e indica sua estabilidade e funcionalidade. A maltodextrina consiste de uma mistura de sacarídeos com uma ampla distribuição do peso molecular entre polissacarídeos e oligossacarídeos e está disponível no mercado na forma de pó, podendo também ser encontrada como solução concentrada.
As maltodextrinas possuem grande aplicação nas indústrias de alimentos devido a suas propriedades funcionais específicas e ao baixo custo, quando comparadas com outros hidrocolóides comestíveis. Apesar de suas aplicações variadas, normalmente a adição destes hidrolisados de amido não é suficiente para suprir as características e qualidades desejadas, sendo necessária a adição de outros carboidratos e proteínas para conferir maior viscosidade e estabilidade e fornecer maior proteção aos alimentos.
As principais aplicações das maltodextrinas são em formulações de molhos para saladas, bebidas, produtos lácteos, embutidos, panificação, confeitaria, e encapsulamento de aromas. Outra importante propriedade das maltodextrinas é de fornecer consistência e dar corpo aos produtos. Em produtos secos, podem ser encontradas em condimentos, molhos instantâneos, sopas, sobremesas, pudins, bebidas light e misturas para café da manhã.
Além de fornecer carboidratos em formulações de produtos em pó, as maltodextrinas também são utilizadas devido ao seu baixo sabor adocicado e alta solubilidade. Em bebidas, têm a função de fornecer carboidratos. Na área nutricional, as maltodextrinas são utilizadas em fórmulas infantis como um suplemento alimentar e em produtos enterais, consumidas oralmente ou através de tubos. Ainda podem ser utilizadas na área farmacêutica, como enchimento em comprimidos. Também possuem uma ampla utilização em bebidas energéticas, auxiliando no desempenho durante os exercícios físicos, e na recuperação corporal, prevenindo fadiga. Isso pelo fato da maltodextrina possuir uma digestão mais lenta e mais saudável, pois são carboidratos complexos e a liberação de açúcar na corrente sanguínea é mais lenta.
Agora, um dos perigos encontrados nos suplementos com carboidratos são que as concentrações elevadas de carboidratos - glicose, sacarose e maltodextrina - influenciam a diminuição da velocidade com que os líquidos sejam absorvidos do intestino para a corrente sanguínea, causando um impedimento à reidratação. E, também o excesso de suplementos à base de carboidratos quando a demanda for superior ao gasto energético diário será armazenado no organismo em forma de gordura (SALVO; GIMENO, 2002).
  

Fundamentação bromatológica e Legislação:


Não há na legislação brasileira uma categoria de "suplemento alimentar" e, portanto, uma definição para estes produtos na área de alimentos fica difícil. Mas existem algumas categorias de produtos que tem a finalidade de suplementar a dieta com nutrientes ou outras substâncias em situações específicas, como os suplementos vitamínicos e ou minerais (Portaria n.32/1998), substâncias bioativas com alegações de propriedade funcional (RDC n.02/2002) e os Alimentos para Atletas (RDC n.18/2010).  Nestes casos, a dieta pode não atender a uma demanda diferenciada do organismo em função de uma situação fisiológica distinta ou simplesmente necessitar de complementação para atendimento das necessidades diárias. Não existe no Brasil uma categoria similar aos produtos comercializados em alguns países como "dietary supplements".
É importante ressaltar ainda que muitos dos produtos considerados como suplementos alimentares em outros países não podem ser considerados alimentos no Brasil por conterem substâncias terapêuticas ou medicamentosas, que não são admitidas em produtos alimentícios de acordo com o artigo 56 do Decreto-Lei n. 986/69.
Os produtos podem ter diversas finalidades, desde auxiliar nas demandas nutricionais de atletas para permitir que estes cumpram com a rotina de treinamentos para melhorar o seu desempenho ou auxiliar na redução da absorção de colesterol em alguns indivíduos.
Não é permitida a comercialização de produtos que não atenderem aos requisitos estabelecidos nestes regulamentos e regularizados junto ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária por meio de um dos procedimentos administrativos de registro ou comunicação de início de fabricação previstos na Resolução n.23/2000.

Discussão e Conclusão:

Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa que revela que quase metade da população brasileira está acima do peso. Segundo o estudo, 42,7% da população estava acima do peso no ano de 2006. Em 2011, esse número passou para 48,5%. Por isso, devemos nos manter alerta, e um dos fatores de risco é com o que nos alimentamos.
Portanto, há de se ter o cuidado com o indivíduo que vai fazer uso deste produto que contém a maltodextrina (carboidrato), pois cada fator individual como: medicamentos, idade, praticantes de exercícios físicos regulares e, principalmente, os atletas; que têm uma demanda alimentar  superior à das pessoas sedentárias, fazem toda a diferença para que uma pessoa possa manter o  seu peso, ou obter um peso adequado ou ganhar umas gordurinhas indesejáveis, daí o cuidado do que consumimos.
E também, o consumo de maltodextrina tem efeitos secundários e riscos para a saúde semelhante como a maioria dos aditivos alimentares e estes efeitos secundários incluem ganho de peso “inexplicável”.
Então, a maltodextrina pode ser muito boa, pois apresenta inúmeras aplicações e qualidades, todavia, pode se voltar contra você no que se refere ao aumento do peso indesejado.

Referências Bibliográficas:

ANVISA. RDC N° 32, DE 13 DE JANEIRO DE 1998. Disponível em: < http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/394219/PORTARIA_32_1998.pdf/551775c4-9fc2-4f62-bb62-c7ceea757476 > Acesso em 08.06.2018.

ANVISA. RDC N° 2, DE 07 DE JANEIRO DE 2002. Disponível em: < https://www.saude.rj.gov.br/comum/code/MostrarArquivo.php?C=MjI1Mw%2C%2C> Acesso em 08.06.2018.

ANVISA. RDC N° 18, DE 27 DE ABRIL DE 2010. Disponível em: < http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/2718376/RDC_18_2010_COMP.pdf/1f6e1baf-fd83-4408-8e97-07578fe3db18 > Acesso em 08.06.2018.Minha vida. . Disponível em: <http:// www.minhavida.com.br/saude/temas/obesidade>. Acesso em 08.06.2018.

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/>. Acesso em 08.06.2018.Natue life. Disponível em: <https://www.natue.com.br/natuelife/o-que-e-glicogenio.html>.  Acesso em 08.06.2018.

CASTRO, Gleidson Oliveira . SUPLEMENTO ALIMENTAR: UM TEMA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. 2012. 26 f. TCC (Instituto de Química)- Universidade de Brasília, Brasília, 2012. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/4873/1/2012_GleidsonOliveiraCastro.pdf>. Acesso em 08.06.2018.

FAYH, A.P.T et al. Efeitos da ingestão prévia de carboidrato de alto índice glicêmico sobre a resposta glicêmica e desempenho durante um treino de força. Rev Bras Med Esporte, Porto Alegre, v. 13, n. 6, p. 416-420, nov. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbme/v13n6/12.pdf>. Acesso em 08.06.2018.

Glíten. Disponível em: <http://www.glutenconteminformacao.com.br/quanto-carboidrato-posso-comer-por-dia/>. Acesso em 08.06.2018.

MALTODEXTRINAS CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS EAPLICAÇÕES. Disponível em: <http:// file:///C:/Users/TEKINFO/Desktop/Contas%20tel/malto%20artigo%20show.pdf. >. Acesso em 08.06.2018.

Nutrição até você. Disponível em: <https://www.nutricaoatevoce.com.br/nutren-1-0-400g-40/p#information> . Acesso em 08.06.2018.











4 comentários:

  1. A maltodextrina, como diversos outros componentes de suplementos alimentares, pode ser um grande aliado para combater um dos grandes problemas sociais e da saúde do Brasil: a desnutrição. Esse tipo de reposição nutricional é conveniente não apenas à atletas e indivíduos com alto gasto energético diário, mas também àqueles que por qualquer motivo têm algum tipo de deficiência alimentar. Ironicamente, esse tipo de alimento é direcionado à parcela da população que tem acesso amplo à alimentação, e que muitas vezes exacerba na quantidade e deixa a desejar na qualidade do que consome, acarretando em problemas de saúde. Seria ideal a conscientização da população mais afortunada quanto às consequências e finalidade do uso desse tipo de alimento suplementar. Mas ainda mais ideal seria dar acesso àquela população desfavorecida, seja por programas governamentais ou qualquer outra iniciativa, de modo a contribuir para a saúde da mesma e combater as desigualdades.

    ResponderExcluir
  2. Aluna: Thais Felix de Holanda
    DRE:113086228
    A Maltodextrina tem benefícios importantes como fornecer energia rápida, pois são acucares simples e de fácil digestão. Por isso é usada por aqueles fazem atividade física intensa. Bem como é usada como suplementos energéticos, como as bebidas ou os lanches por quem pratica atividade física. Apesar disso, é importante conhecer seus efeitos secundários e como cada organismo é diferente, nem todos são compatíveis com a maltodextrina. Então é conhecido que seu uso pode levar a alergias, gases, aumento de peso. Na respiração, a maltodextrina pode ocasionar asma e dificuldades respiratórias também, entre outros. Dessa forma, apesar de todos os benefícios, é importante procurar orientação para avaliar se é adequado utilizar essa substância.

    https://www.saudedicas.com.br/musculacao/beneficios-e-efeitos-secundarios-da-maltodextrina-2649895
    https://teucorpofit.com.br/maltodextrina-efeitos-colaterais

    ResponderExcluir
  3. A maltodextrina, também conhecida como malto é um carboidrato disponibilizado na forma de pó, composto por polímero de glucose (milho e frutrose), é formado a partir da hidrólise do amido. O malto é metabolizado pelas células com facilidade e contribui para os aumentos dos níveis de insulina (pode alcançar o pico), não sendo portanto, recomendada para consumidores diabéticos, garantindo maior transporte de nutrientes. Essa glicose é naturalmente transformada em glicogênio.
    Por conter alto teor energético, é indicado para atletas. Não sendo indicado para quem pratica atividades físicas leve e moderadas, pois os benefícios de uma alimentação saudável são capazes de fornecer a reserva energética necessária para esses consumidores. Esse fornecimento de energia caso não seja queimado durante a prática, a maltodextrina engorda sim, e muito. É acumulada em forma de gordura. Por isso não é recomendada para pessoas que treinam pouco ou praticam exercícios leves.

    Katharine Augusto da Silva Monteiro
    DRE: 115102371

    ResponderExcluir
  4. A maltodextrina é um carboidrato complexo proveniente do amido, normalmente de milho, é constituída por polímeros de glicose e apesar de ser um carboidrato complexo, é mais facilmente absorvido pelo organismo. Quando é utilizada após atividades físicas aeróbicas, pode ajudar a repor o glicogênio muscular, evitando assim que as proteínas sejam utilizadas como fontes energéticas e fazendo com que estas estejam disponíveis para serem incorporadas ao músculo, auxiliando na recuperação do tecido após exercícios de alta intensidade. Apesar de seus benefícios, o consumo de produtos contendo a maltodextrina deve ser evitado em pessoas diabéticas, pois esse carboidrato é absorvido muito rapidamente e isto aumenta muito os níveis plasmáticos de glicose, levando a um quadro de hiperglicemia. Além disso, pode levar ao ganho de peso pois pode não ser totalmente utilizado pelo organismo e ser armazenado na forma de gorduras.

    Natália Silva de Santana
    DRE: 114182467

    ResponderExcluir