Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sexta-feira, 15 de junho de 2018

FiberMais mais fibras ?

https://drogariaspacheco.vteximg.com.br/arquivos/ids/235212-1000-1000/Suplemento-de-Fibras-Nestle-Fibermais-260g-Pacheco-159700-2.jpg?v=636343422898000000
FiberMais é um dos mais conhecidos suplementos de fibras da Nestlé que vem sendo incluído na alimentação de crianças e adultos, mas existe a indagação se esse suplemento realmente tem a quantidade de fibras necessárias e assim contribui para o aumento da quantidade de fibras. Vamos descobrir ?

Introdução:
Muito se fala da importância das fibras para a manutenção da saúde. Contudo, apesar dessa recomendação, é cada vez menor o consumo de alimentos ricos em fibras, o que, sabe-se, é o baixo consumo, pode ser um fato causador de muitas doenças do trato intestinal, pois estas são essenciais para o correto funcionamento do trânsito intestinal, pois além de regularem o intestino, favorecem a eliminação de resíduos e toxinas acumuladas.
Existem dois tipos de fibras alimentares, as solúveis e as insolúveis. As fibra solúveis são as que encontramos principalmente nas frutas e nos vegetais. Já as fibras insolúveis são aquelas que encontramos principalmente nos alimentos integrais e grãos.
Ambas a fibras auxiliam na proteção e no tratamento de doenças, como a diabetes, a obesidade, as doenças coronarianas, a constipação, a apendicite, a diverticulite, a síndrome do intestino irritável, o colesterol “ruim” e muitas outras. Além disso, elas auxiliam na detoxificação do organismo e potencializam a secreção do suco gástrico e contribuem para a fermentação bacteriana no cólon. Porém devido a vida corrida que levamos que geraram mudanças dos hábitos alimentares, acabamos não nos alimentando adequadamente e ao invés de frutas, verduras e grãos, que são ricos em fibras alimentares solúveis que proporcionam muitos benefícios para a manutenção da saúde- como, por exemplo, a diminuição do colesterol e dos triglicerídeos porque diminui a absorção de gordura dos alimentos- o organismo não funcionará como deveria. Por isso, em muitos casos, a suplementação de fibras é indicada, e atualmente muitas pessoas tem o FiberMais da Nestlé como item obrigatório na rotina, devido a sua praticidade. Ele é um mix de fibras alimentares solúveis que encontra-se sob forma de pó, que pode ser facilmente incluído na alimentação de crianças e adultos, pois pode ser adicionado a diversas preparações, doces ou salgadas, líquidas ou não líquidas e sem alterar o sabor e a textura dos alimentos ou bebidas. Mas a indagação que fica é: realmente o suplemento da Nestlé contém as quantidades de fibras necessárias para crianças e adultos ?

Descrição do Produto:
Ele é um mix de fibras alimentares solúveis que contribui para o bom funcionamento do intestino. E não apresenta, sabor, açúcares e é zero calorias, o que o torna fácil de incluir na rotina, pois pode ser adicionado a diversas preparações, doces ou salgadas, sem alterar o sabor e a textura dos alimentos. As fibras alimentares auxiliam o funcionamento do intestino. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis e deve ser acompanhado da ingestão de líquidos. O produto contém glúten. E não deve ser consumido por alérgenos, pois pode conter leite, trigo, cevada e aveia. E é contra indicado para uso em crianças menores de 2 anos.

Fundamentos Bromatológicos:
    Segundo a legislação, a ingestão diária recomendada de fibras totais para adultos é de 25g por dia, enquanto que para saber o consumo diário ideal para as crianças, deve-se somar sua idade acrescidas de 5 ou 10 g. Por exemplo: uma criança de 7 anos deveria ingerir 12 a 17 g por dia.
   Existem dois tipos de fibras alimentares, as solúveis e as insolúveis. As fibra solúveis são as que encontramos principalmente nas frutas e nos vegetais e sua ingestão diária deve ser segundo a Organização Mundial de Saúde de 6 gramas. Já as fibras insolúveis são aquelas que encontramos principalmente nos alimentos integrais e grãos e sua ingestão diária deve ser segundo a OMS de 25 gramas para mulheres adultas e 38 gramas para homens adultos.  
     O FiberMais que é o mix de fibras solúveis da Nestlé se apresenta na forma de pó e a lata contém 260g (que rende 52 porções de 5g). É indicado que para adultos se inicie com 1 colher de sopa por dia e posteriormente podem ser utilizadas até 3 colheres de sopa segundo sua necessidade e tolerância. Já para crianças é recomendado utilizar segundo orientações médicas ou de nutricionistas.


Tabela 1: Composição nutricional do FiberMais

Características do produto com relação às Fibras: Cada colher de sopa (aproximadamente 5g de produto) proporciona 4,3g de fibra alimentar.


Legislação:
Pela definição da ANVISA, fibra alimentar é qualquer material comestível que não seja hidrolisado pelas enzimas endógenas do trato digestivo humano.
De acordo com a RDC Nº 360 de 23 de dezembro de 2003 da ANVISA, os valores diários de referência de nutrientes (VDR) de declaração obrigatória como é o caso das fibras é de 25 gramas diárias. E para que um alimento seja considerado fonte de fibras, segundo RDC Nº 54 do ministério da Saúde, este deve conter no mínimo 3g de fibra por 100 g ou 100 mL. E é considerado alimento com alto conteúdo quando este apresenta no mínimo 6g por 100g ou 100 mL ou 5g de fibra por porção. Além disso, quando a fibra alimentar for apresentada isolada em cápsulas, tabletes, comprimidos, pós e similares, deve constar no rótulo do produto a seguinte frase: O consumo deste produto deve ser acompanhado da ingestão de líquidos”. 


Tabela 2: Quantidade de fibras mínimas para um alimento ser considerado fonte de fibras alimentares.

Discussão e conclusão:
De acordo com a tabela de composição nutricional do FiberMais, a quantidade de fibras alimentares presentes no alimento é a recomendada pela ANVISA, onde este apresenta 4,3g de fibra alimentar por porção, sendo assim considerado fonte de fibras alimentares. Porém relação a quantidade de fibras que devem ser ingeridas por dia, esta quantidade deve ser dividida entre fibras solúveis e insolúveis conforme recomendação presente na legislação. No produto, a sugestão é que para adultos se inicie com uma colher de sopa por dia, o que corresponderia a 4,3g de fibra alimentar. Com isso, uma colher de sopa não suprimia a necessidade diária para um adulto que é em torno de 6g por dia, sendo necessário mais de uma colher. Porém, ao aumentar para três colheres de sopa por dia, que é a sugestão do produto de aumentar posteriormente para três colheres, o FiberMais suprimia as necessidades diárias de fibras alimentares solúveis. Já a informação para crianças, é que este produto seja utilizado conforme orientações médicas ou de nutricionistas que é a orientação correta, pois a necessidade de ingestão do produto varia de criança para criança, devendo cada caso bem como a necessidade ser avaliado por um especialista. A ingestão diária de crianças deve ser de 5g por dia.
Quantidade de Fibra Solúvel por porção
Quantidade de Fibra Solúvel recomendada
4,3g de Fibra Solúvel por porção de           FiberMais
6 gramas de Fibras Solúveis para adultos
5g gramas de Fibras Solúveis para crianças
Tabela 3: quantidades de fibras solúveis por porção do produto e quantidade recomendada.

Dessa forma, apesar de FiberMais suprir as necessidades diárias de fibras alimentares com a utilização de duas a três colheres de sopa por dia, conforme descrito no próprio produto, o FiberMais deve ter seu consumo associado a uma alimentação equilibrada, ingestão de líquidos e hábitos de vida saudáveis para que seja ainda mais eficiente e contribua para o bom funcionamento do intestino, que é o prometido em sua descrição.

Bibliografia:
[1] Nutritotal. Disponível em: < http://www.nutritotal.com.br/mod/pergres/view.php?id=13814 />. Acesso em 05 de maio de 2018

[2] Nestle Health Science. Disponível em: < https://www.nestlehealthscience.com.br/marcas/fibermais/fibermais-lata?gclid=CjwKEAjwubK4BRC1xczKrZyj3mkSJAC6ntgrYcsfPancR45Kyxq0IMpfr_7jTQDWUfac-vbTBjnxsBoC8D3w_wcB />. Acesso em 05 de maio de 2018

[3] RESOLUÇÃO - RDC Nº 360, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33880/2568070/res0360_23_12_2003.pdf/5d4fc713-9c66-4512-b3c1-afee57e7d9bc />. Acesso em 20 de maio de 2018

[4] RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA – RDC Nº 54, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2012. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/%2033880/2568070/rdc0054_12_11_2012.pdf/c5ac23fd-974e-4f2c-9fbc-48f7e0a31864 />. Acesso em 20 de maio de 2018

[5] Os Benefícios das fibras Solúveis . Disponível em: < https://updatefreud.blogspot.com/2018/02/os-beneficios-das-fibras-soluveis.html />. Acesso em 25 de maio de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário