Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Chá? Verde e com colágeno

               
           
      Conforme ocorre o envelhecimento do indivíduo, a deficiência de colágeno começa a se fazer evidente na forma de disfunções ósseas e articulares. Isso muitas vezes é agravado por uma alimentação inadequada que pode afetar a demanda de colágeno nesses tecidos.
         A suplementação através de colágeno hidrolisado é bem conhecida. Mas o que acontece quando o mesmo é administrado com chá verde?


Apresentação
           O presente trabalho pretende analisar e discutir as possibilidades da co-ingestão de chá verde e colágeno hidrolisado e seus potenciais efeitos para deficiência de colágeno e os problemas causados pela mesma. 

Descrição do produto
            Bioslim Chá Verde e Chá Branco Instantâneo é um suplemento alimentar, extraído da planta Camellia Sinensis, colhido e processado de forma que preserva suas substâncias ativas, que atuam como antioxidantes, neutralizando o efeito dos radicais livres. É elaborado a partir dos extratos do chá verde e do chá branco e foi desenvolvido especialmente para pessoas que buscam um estilo de vida moderno, saudável e que pretendem emagrecer. Com um sabor agradável de limão em sua composição, é prático e possui um preparo instantâneo que pode ser consumido tanto frio quanto quente. 

Fundamentos Bromatológicos
            O chá verde é um chá feito a partir de Camellia Sinensis e é um chá rico em catequinas. As catequinas são polifenóis naturais que conferem a esse a maioria das propriedades biológicas que atuam de forma benéfica a vários tipos de doenças, como: diabetes mellitus tipo 1, cardiopatias, infecções virais, inflamações em doenças degenerativas, cancro.
                Por usa vez, o colágeno hidrolisado é um suplemento alimentar, feito principalmente a partir de ossos e de cartilagem bovina, que pode ser utilizado para promover a produção de colágeno pelo corpo, ajudando a melhorar o aspecto da pele e a fortalecer articulações, unhas e cabelo. Apesar de grande parte dos seus mecanismos ainda carecerem de explicação. Estudos já provaram que a ingestão oral de colágeno hidrolisado leva ao aumento de derivados peptídicos no sangue, se eles chegam e como eles chegam no tecido carente de colágeno já é uma questão ainda a ser respondida.

Legislação
            De acordo com as Resoluções ANVS/MS n.º 16, 17, 18 e 19/99, as quais foram emitidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Vigilância Sanitária, o colágeno é classificado em Novos Alimentos/Ingredientes, pois não carrega nenhuma alegação de propriedade funcional ou de saúde.
            Já o chá verde, de acordo com a Resolução - CNNPA nº 12, de 1978 estabelecida pela ANVISA, é definido como chá quando é um produto constituído pelas folhas novas e brotos de várias espécies do gênero "Thea" e caracterizado como chá verde quando segue a norma de ser submetido a secagem, porém não fermentado.

Discussão e Conclusão 
            Conforme ocorre o envelhecimento do indivíduo, a deficiência de colágeno começa a se fazer evidente na forma de disfunções ósseas e articulares. Isso muitas vezes é agravado por uma alimentação inadequada que pode afetar a demanda de colágeno nesses tecidos.
            A suplementação através de colágeno hidrolisado é bem conhecida apesar de grande parte dos seus mecanismos ainda carecerem de explicação. Estudos já provaram que a ingestão oral de colágeno hidrolisado leva ao aumento de derivados peptídicos no sangue, se eles chegam e como eles chegam no tecido carente de colágeno já é uma questão ainda a ser respondida.
O colágeno hidrolisado é utilizado como um ingrediente bioativo em produtos nutricosméticos e têm sido mostrados em estudos que ele melhora a função da barreira da pele, induzindo a síntese de colágeno e ácido hialurônico e promover o crescimento e a migração de fibroblastos.
            Paralelarmente estudos recentes mostram que a ingestão de chá verde, em combinação ou não com uma rotina de exercícios,por pacientes idosos com que sofrem de artrite é benéfica, causando efeitos positivos sobre a doença como melhorias clínicas, na ualidade da saúde e aumento de biomarcadores de formação e reabsorção óssea. O mecanismo possível provavelmente está relacionado com a atividade anti-inflamatória e anti-oxidante do chá verde e seus polifenóis. 
            Não foram realizados estudos que relacionam a co-ingestão de colágeno hidrolisado e chá verde para tratamento de artrite ou outras doenças que podem vir a ser causadas pela deficiência de colágeno, no entanto esses  estudos paralelos já realizados sugerem que essa co-ingestão poderia ser altamente benéfica já que ambos tem seu efeito comprovado. Carecem mais estudos em busca de elucidar melhor esses mecanismos e avaliar a potencial sinergia do chá verde e colágeno hidrolisado.

Referencias bibliográficas

1 - J. Agric. FoodChem., 2017, 65 (11), pp 2315–2322
2 - J Phys Ther Sci. 2016 Oct; 28(10): 2820–2829




Alessandro Valdez DRE:113137435

Nenhum comentário:

Postar um comentário