Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Isotônico Powerade ION4: o uso indiscriminado implicaria em prejuízos à saúde humana?


Figura 1: Isotônico Powerade ION4.

     Em tempos de Copa do Mundo, muito se fala sobre a importância da manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico dos jogadores para que possam manter uma performance em campo considerável. No entanto, cabe questionar as implicações dessa bebida em indivíduos não praticantes de exercícios físicos de longa duração. Quais os cuidados no consumo desse isotônico?


APRESENTAÇÃO 

      O isotônico Powerade ION4, amplamente vendido em farmácias, drogarias,mercados e lojas de produtos de academia, é um produto amplamente utilizado por atletas, praticantes de atividade física ou em dias quentes por indivíduos que acreditam que o mesmo seja capaz de promover uma hidratação adequada do corpo, tão necessária para manter a energia e auxiliar nas atividades diárias. Logo, o objetivo do estudo é verificar os compostos presentes nessa bebida e, assim, determinar parâmetros como cuidados no uso, quantidade diária necessária, interferências no metabolismo entre outros. O uso indiscriminado implicaria em prejuízos à saúde humana?
      Um estudo feito pela Universidade Estadual da Paraíba em conjunto com a Universidade Federal da Paraíba, descobriu que a ingestão de bebidas isotônicas pode prejudicar o esmalte dos dentes, causando cáries e aumentando a sensibilidade dentária. Mas não é só isso. Em excesso, os isotônicos dificultam a perda de peso, sobrecarregam os rins e podem contribuir para o aumento da pressão sanguínea.


DESCRIÇÃO DO OBJETO 

     Powered é um isotônico da Coca-Cola Brasil criado para auxiliar praticantes de atividades físicas de longa duração na manutenção do desempenho físico e mental. Através de uma fórmula rica em minerais e vitaminas do Complexo B, a bebida dá assistência na obtenção de energia, reposição de carboidratos aos músculos em atividade e estimula o equilíbrio de líquidos no organismo. Em 2012 a bebida foi reformulada por cientistas do esporte que desenvolveram o Powerade ION4, primeiro isotônico a repor 4 dos minerais perdidos durante a transpiração: Sódio, Potássio, Magnésio e Cálcio.
     O calor provoca perdas de líquidos através do suor que muitas vezes só a água não repõe, pois ocorre também uma perda de sais minerais importantes para o equilíbrio orgânico. Sensação de fadiga e de "peso nas pernas" são queixas comuns em indivíduos que têm uma perda de água acentuada. Quanto maior o tempo de exercício, maiores serão as perdas hídricas.
      Isotônicos são bebidas à base de água, sais minerais e carboidratos (6 a 8%), ideais para reposição de líquidos e eletrólitos perdidos através do suor durante atividade física intensa, onde as reservas de glicogênio muscular não são suficientes. São chamados isotônicos por possuírem formulação semelhante ao plasma, o que facilita a absorção. Ele também evita as câimbras, as dores nas pernas (sintoma comum de quem está desidratado) e a desidratação. Apesar de não substituir o soro, pode ajudar no caso de diarreia. Esta bebida também pode trazer benefícios para quem não pratica exercícios físicos. Um exemplo são nos casos de hiponadremia (carência de sódio) e hipopotassemia (carência de potássio).

   
FUNDAMENTOS BROMATOLÓGICOS 

Isotônico Powerade ION4:



Ingredientes: Água, açúcar, cloreto de sódio, citrato de potássio, cloreto de magnésio, cloreto de cálcio, fosfato de potássio,vitaminas B3, B6 e B12, acidulante ácido cítrico, aromatizante, edulcorante sucralose, sequestrante EDTA cálcio dissódico e corante artificial azul brilhante FCF.

Água: Hidrata o organismo e controla a sua temperatura. É o veículo de transporte dos nutrientes e o solvente na qual ocorrem as reações bioquímicas das células.
Sacarose e glicose: são açúcares classificados como hidratos de carbono ou carboidratos, são usados no organismo essencialmente na produção de energia.
Cloreto de sódio, citrato de sódio e fosfato de potássio: São classificados como sais minerais. Ajudam o organismo a reter líquidos e a manter o equilíbrio das soluções bioquímicas das células.
Citrato de sódio e ácido cítrico: Serve como solução tampão para que não haja a variação do pH. Os agentes tamponantes da bebida isotônica controlam a acidez causada pelo ácido lático e ajudam aliviar as dores musculares em caso de esforço excessivo.

pH: aproximadamente 3.

       Na hora de escolher a bebida isotônica atente-se para os seguintes detalhes:
O total de carboidratos não deverá ultrapassar 20 g para serem absorvidos mais rapidamente pelo organismo.
O tipo de carboidrato também é importante, pois o ideal é que seja uma fórmula balanceada que apresente glicose, frutose e não somente sacarose como é o caso de alguns.
A presença de Sódio e Potássio é fundamental para facilitar a absorção.
A presença de Cloreto nas formulações também é desejável, visto que também perde-se Cloro através do suor.
Ideal para esforços mais prolongados (triatlos, duatlos, ciclismo, corrida), bebidas com adição de vitaminas também são recomendáveis.
Consuma-os de preferência gelados para facilitar o esvaziamento gástrico. Quanto mais rápido ele deixar o estômago, mais rapidamente você sentirá os benefícios.


LEGISLAÇÃO 

De acordo com a ANVISA, D.O.U de 14/11/2008, os suplementos eletrolíticos prontos para o consumo deve atender aos seguintes requisitos:

a) O produto formulado para fins de reposição hidroeletrolítica deve conter sódio, cloreto e carboidratos;
b) A quantidade de sódio deve estar entre 460 e 1150 mg/l;
c) Os carboidratos devem constituir 4% a 8% (m/v);
d) A osmolalidade do produto não deve ser superior a 330 mOsm/Kg água. A empresa deve comprovar, por meio de cálculos e ou de análise laboratorial, a osmolalidade do produto. As bebidas com osmolalidade entre 270 e 330 mOsm/kg água podem ser consideradas isotônicas;
e) Este produto não pode conter vitaminas e outros minerais;
f) O repositor hidroeletrolítico pronto para o consumo deve estar na forma líquida.

A Rotulagem para os repositores hidroeletrolíticos para atletas:

a) Deve constar a advertência em destaque e em negrito: “O consumo deste produto nas provas de longa duração deve obedecer à orientação de nutricionista ou médico, pois o excesso pode ser prejudicial à saúde do atleta”;
b) Pode ser declarada a expressão “isotônico” quando o produto apresentar osmolalidade entre 270 e 330 mOsm/kg água.

Segundo a ANVISA, “este produto não deve ser consumido por crianças, gestantes, idosos e portadores de enfermidades”.


DISCUSSÃO

      O consumo inadequado de bebidas isotônicas,  é um erro grave pelo aumento de sais na corrente sanguínea, que pode levar ao agravamento de algumas doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.
     Idosos e crianças também devem tomar cuidado com os isotônicos. "Antes dos seis anos e depois dos 60, é muito difícil que a quantidade de calorias gasta durante os exercícios justifique o consumo de bebidas esportivas", explica o fisiologista Raul Santo. Na terceira idade, também é mais comum desenvolver doenças cardíacas e diabetes, o que torna o consumo de isotônicos ainda menos indicado.
     Uma pesquisa feita pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, descobriu que adolescentes e adultos que associam o consumo de isotônicos a uma vida saudável, e por isso bebem quantidades exageradas dessa bebida, têm dificuldades de perder peso por causa da grande ingestão de carboidratos contida nos isotônicos.
     Uma das maiores preocupações é em relação aos perigos que essas bebidas podem causar nos rins. Por ter uma quantidade elevada de sais, principalmente o sódio, em excesso, os isotônicos são vistos como inimigos dos rins, já que poderiam sobrecarregá-los no processo de excreção deste mineral.
     Quando o pH da boca fica muito ácido, a saliva começa um processo de regulação de acidez, o que causa uma mineralização para combater a perda de cálcio e fosfato. Essa reação é chamada de "efeito tampão". Ela impede que os dentes sejam muito prejudicados pela ingestão de alimentos ácidos. O estudo realizado pela Universidade Estadual da Paraíba mostrou que como bebidas esportivas são consumidas em pequenas doses em intervalos pequenos, a saliva não consegue mineralizar os dentes. Por isso as bebidas isotônicas, que possuem um baixo pH (em torno de 3),  causam mais danos ao esmalte dos dentes do que refrigerantes, doces, sucos cítricos e cerveja, pois o pH indicado para a boca é de 5,5. . Isso aumenta as chances do indivíduo ter cáries e sensibilidade dentária, já que o esmalte fica mais frágil e permeável. É recomendado o gargarejo com água após a ingestão do isotônico para retirar essas substâncias dos dentes e aguardar 40 minutos para a escovação dos mesmos, para que não danifique ainda mais.


CONCLUSÃO

        Por mais que estas bebidas melhorem o rendimento dos esportistas, elas não devem ser consumidas como uma alternativa para matar a sede ou para hidratação, substituindo sucos, chás e, principalmente, a água. A recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é que bebidas isotônicas sejam consumidas apenas por atletas, depois de uma atividade física pesada ou indicada por um especialista.
        Só há necessidade de consumi-los se perder mais de 2% de peso corporal durante a atividade física. Uma forma fácil de verificação é pesar-se antes do exercício e imediatamente após, aplicando a fórmula abaixo:
PESO PÓS -TREINO X 100 -100
PESO PRÉ TREINO
Resultado menor ou igual a 2: só a água será suficiente;
Resultado maior que 2: beba um isotônico, além da água;
Nos dois casos, o resultado dessa fórmula também indica a quantidade (em litros) que você deve ingerir.
         O mais indicado para o dia-a-dia, como no trabalho, durante os estudos ou no trânsito e também para atletas que fizeram um treinamento mais moderado, sem tanto desgaste físico e perda de água pelo suor, seria o hidrotônico que é composto pelas mesmas substâncias que o isotônico porém com menos eletrólitos. Existem também bebidas isotônicas naturais, como é o caso da água de coco.
        O ideal é manter-se hidratado ao longo do dia e minutos antes da corrida, procurar ingerir de 200 a 400 mL de líquidos. E enquanto corre, a cada 10 ou 15 minutos, fazer a ingestão de líquidos. Para não sentir nenhum desconforto, ingerindo muito, faça testes e veja a quantidade que  tolera. O ideal seria de 200 a 300 mL, no máximo. Quando terminar a corrida, veja quanto de líquido  perdeu durante. A soma da hidratação durante e pós exercício deve ser de 150%, ou seja, reposição total (100%) e mais um adicional da metade do volume perdido.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) número 60, de 13 de Novembro de 2008. Dispõe sobre alimentos para atletas. Diário Oficial da União, Brasília, DF. Disponível em:
http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/CP/CP%5B24416-1-0%5D.PDF

Blog do ENEM. Bebidas Isotônicas. Disponível em:
https://blogdoenem.com.br/bebidas-isotonicas-quimica-enem/

Solar Coca-Cola. Powerade ION4. Disponível em:
http://www.solarbr.com.br/produtos/hidrotonicos-isotonicos/powerade/Powerade-ION4

Copacabana Runners. Isotônico - quando e como usá-los. Disponível em:
https://www.copacabanarunners.net/isotonicos.html

Minha Vida. Consumo de Bebidas Isotônicas deve ser controlado. Disponível em:
http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/12300-consumo-de-bebidas-isotonicas-deve-ser-controlado

Suplementos Brasil. Isotônico: Engorda? Faz mal? Quando devo tomar? Descubra tudo isso aqui! Disponível em:
https://www.suplementosbrasil.org/alimentos-2/isotonico/

Alimente-se. Isotônico ou Hidrotônico? Disponível em:
https://www.alimentese.net/isotonico-ou-hidrotonico/

Ativo. Bebidas Esportivas. Disponível em:
https://www.ativo.com/nutricao/bebidas-esportivas-4084/

Mundo Educação. Isotônicos. Disponível em:
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/isotonicos.htm


Fernanda Cardoso dos Santos Pereira
DRE: 114152187




2 comentários:

  1. De acordo com revisão publicada na revista 'International journal of sport nutrition and exercise metabolism', a análise de 11 estudos comparando o consumo de bebidas esportivas com um placebo durante exercício relacionando o conteúdo de carboidrato total e seu efeito na melhora de desempenho físico não encontrou relação positiva entre sua ingestão e a melhora de performance esportiva. Inclusive, a ingestão dos mesmos não foi suficiente para suprir o deficit calórico causado pelo exercício aeróbico.

    Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2016 Oct;26(5):428-434. Epub 2016 Aug 24.

    Alessandro Valdez DRE 113137435

    ResponderExcluir
  2. Esse tema é de grande importância, e infelizmente grande parte da população não tem acesso a essas informações. Um ponto que vale ressaltar é que, o segundo ingrediente da bebida Isotônico Powerade ION4, é o açúcar. Isso de certa forma é bom, pois é importante para produzir energia, mas para um diabético, por exemplo, esse consumo não é bom, pois é mais um produto com adição de açúcar em sua dieta. E sabendo que a resolução RDC 259, de 20 de setembro de 2002, toda embalagem deve possuir a lista de condimentos em ordem decrescente, fazendo com que o consumidor saiba quais ingredientes estão em maior quantidade naquele alimento. E levando em consideração todas os possíveis problemas de saúde que podem surgir ou serem agravados pelo uso exacerbado e/ou indiscriminado de isotônico, foi de grande sagacidade pontuar qual seria o perfil indicado para consumo desse alimento, que no caso é se a pessoa perder 2% de peso corporal durante a atividade física. E além dessa característica que deve ser levada em consideração, também há a recomendação da ANVISA “este produto não deve ser consumido por crianças, gestantes, idosos e portadores de enfermidades “, e nesse post houve também o cuidado de enfatizar que a água sempre deve estar presente, em todos os casos, com o consumo do isotônico ou não. Portanto, esclarecendo que o isotônico é uma bebida que visa auxiliar na hidratação de um atleta, que não se enquadre no perfil de pessoas que não possuem recomendação para consumo deste produto, de acordo com a ANVISA.

    ResponderExcluir