Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sábado, 16 de junho de 2018

O suco sempre é a melhor opção?

Comparação da quantidade de açúcar presente nos refrigerantes e nos sucos industrializados



        A maioria das pessoas é ciente dos malefícios que o refrigerante traz a saúde e acredita que descartá-lo de sua dieta e optar pelo consumo de sucos industrializados é uma boa alternativa para uma alimentação mais saudável. Será que estamos fazendo a escolha certa? Será que o suco industrializado é mesmo a melhor opção? Se você costuma ingerir tais bebidas com frequência não pode deixar de ler esse trabalho, acredito que irá rever seus conceitos sobre o consumo desses produtos.

               APRESENTAÇÃO

        As prateleiras dos supermercados estão recheadas de opções de bebidas refrescantes e deliciosas: refrigerantes de diferentes sabores e marcas de sucos industrializados em embalagens convidativas que evidenciam sua praticidade.

         Os refrigerantes em geral não são uma boa opção principalmente pelo excesso de açúcar e aditivos que contêm, como conservantes, corantes e aromatizantes artificiais. O mercado brasileiro de suco de fruta industrializado vem crescendo rapidamente nos últimos anos principalmente como produto substituto dos refrigerantes, mas o que não imaginamos é que o consumo desses sucos é tão maléfico a saúde quanto o consumo de refrigerantes, e isto se deve principalmente ao fato de que a quantidade de açúcar presente nessa bebida é extremamente elevada.

           A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo máximo de 25g de açúcares por dia para pessoas saudáveis (valores diários com base em uma dieta de 2000 Kcal), incluindo os açúcares que você já obtém dos alimentos. Visto isso, o trabalho em questão irá comparar a quantidade de açúcar presente no refrigerante de cola da marca Coca-Cola e a quantidade de açúcar presente no suco industrializado Néctar de uva da marca Del Valle, com o objetivo de verificar se realmente o suco é a opção menos prejudicial à saúde.

           DESCRIÇÃO DO PRODUTO

       Refrigerante é uma bebida gaseificada, obtida pela dissolução em água potável de suco ou extrato vegetal de sua origem, adicionada de açúcares. A Coca-Cola apresenta-se em uma lata de 350 mL e possui os seguintes ingredientes: água gaseificada, açúcar, extrato de noz de cola, cafeína, corante caramelo IV, acidulante INS 338 e aroma natural.

        Néctar é a bebida não fermentada, obtida da diluição em água potável da parte comestível do vegetal ou de seu extrato, adicionado de açúcares, destinada ao consumo direto. O Del Valle Néctar de uva apresenta-se em uma lata de 335 mL e possui os seguintes ingredientes: néctar misto de uva e maçã (o néctar de maçã ajuda no adoçamento do produto), no qual 40% deste néctar é suco. Rico em Vitamina C. Não contém glúten.

LEGISLAÇÃO
A legislação brasileira na área de alimentos é regida pelo Ministério da Saúde, por intermédio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). As bebidas são regulamentadas pela lei n° 8.918 de 14 de julho de 1994, do MAPA, e regida pelo Decreto n° 2.314, de 4 de setembro de 1997, que estabelece os padrões de identidade e qualidade de bebidas, os registros, a classificação, a padronização e a rotulagem, bem como as formas de controle das matérias-primas, das bebidas e dos estabelecimentos.
Posteriormente, o Decreto nº 3.510, de 16 de junho de 2000, alterou dispositivos do Decreto nº 2.314. A rotulagem dos sucos de fruta prontos para beber deve atender às exigências da ANVISA sobre rotulagem de alimentos embalados, conforme os Regulamentos Técnicos da RDC nº 259, de 20 de setembro de 2002, sobre rotulagem de alimentos embalados, a RDC nº 360, de 23 de dezembro de 2003, sobre rotulagem nutricional de alimentos, a Portaria nº 27, de 13 de janeiro de 1998, referente à informação nutricional complementar, a RDC nº 359, de 23 de dezembro de 2003, sobre porções de alimentos embalados para fins de rotulagem nutricional, e a Lei nº 10.674, de 16 de maio de 2003, que obriga todos os produtos alimentícios comercializados a informar sobre a presença de glúten.
           FUNDAMENTOS BROMATOLÓGICOS

      O açúcar é um termo genérico para carboidratos cristalizados comestíveis, principalmente sacarose, lactose e frutose. Tem como principal característica o sabor adocicado.

       O excesso de açúcar e aditivos presentes nos refrigerantes podem levar a graves problemas de saúde como obesidade, pressão arterial descontrolada, infarto do miocárdio, ataque cardíaco, diabetes tipo II, insônia, alergias e etc. Os aditivos e o açúcar presentes nos sucos industrializados são acumulativos no organismo, o que sobrecarrega principalmente o fígado e os rins (principais órgãos de desintoxicação do corpo humano) resultando numa intoxicação do organismo. Além de levar aos mesmos problemas de saúde vistos anteriormente, pode levar também a problemas como cálculo renal, disfunção dos rins e do fígado e desregulação hormonal (já que são órgãos diretamente relacionados com a produção de diversos hormônios e substâncias que mantém o bom funcionamento do corpo).

         A comparação da quantidade de açúcares presente na Coca-Cola e no Del Valle Néctar de uva segue abaixo na tabela nutricional, podendo ser verificada no verso da embalagem de cada produto.


         Podemos observar que o açúcar está em grande quantidade nas duas bebidas: numa porção de 350 mL de Coca-Cola contém 37g e numa porção de 335 mL de Del Valle contém 49g. Como a OMS recomenda um consumo máximo de 25g de açúcares por dia, temos que a quantidade de açúcar presente na Coca-Cola é de 148% da necessidade diária e no Del Valle é de 196% da necessidade diária. Ou seja, o consumo de apenas uma latinha já ultrapassa a quantidade recomendada diariamente.

           DISCUSSÃO E CONCLUSÃO

      É uma decisão errônea as pessoas substituírem o refrigerante pelo suco industrializado achando que é a melhor alternativa para colaborar com a saúde. Por ser um suco, muitos consumidores acreditam que sua composição é mais saudável, porém a quantidade de açúcar presente no Del Valle é maior até mesmo que na Coca-Cola, trazendo diversos malefícios à saúde.

       Então nem sempre o suco é a melhor opção! Temos que nos alertar aos produtos industrializados e de preferência excluí-los ao máximo da nossa dieta. Diferentes tipos de sucos industrializados são encontrados no mercado, porém a grande maioria é prejudicial já que apresenta excesso de açúcar, conservantes químicos, aromas e corantes artificiais.

Existem poucas opções de sucos industrializados que não são maléficos ou que não possuem adição de açúcar e contém um nível reduzido de aditivos, dentre elas podemos citar os sucos integrais. É importante sempre ler os rótulos desses produtos com muita atenção para que você tenha realmente certeza de que estes não apresentam açúcar e aditivos químicos. Esses sucos integrais são uma boa opção para quem quer manter uma vida mais saudável e balanceada, mas claro que o suco natural preparado da fruta fresca seria a melhor opção.
           REFERÊNCIAS

- FERRAREZI, Alessandra Carvalho; SANTOS, Karina Olbrich dos; MONTEIRO, Magali. Avaliação crítica da legislação brasileira de sucos de fruta, com ênfase no suco de fruta pronto para beber. Rev. Nutr.,  Campinas,  v. 23, n. 4, p. 667-677,  Aug.  2010.   Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732010000400016&lng=en&nrm=iso. Acesso em:  2 de junho de 2018.
- NOGUEIRA, Fernanda de Albuquerque Melo; SICHIERI, Rosely. Associação entre consumo de refrigerantes, sucos e leite, com o índice de massa corporal em escolares da rede pública de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública,  Rio de Janeiro ,  v. 25, n. 12, p. 2715-2724,  Dec.  2009.   Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2009001200018&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 2 de Junho de  2018.
- LEI Nº 8.918, DE 14 DE JULHO DE 1994, Dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas, autoriza a criação da Comissão Intersetorial de Bebidas e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8918.htm. Acesso em: 3 de junho de 2018.
- DECRETO No 2.314, DE 4 DE SETEMBRO DE 1997, Regulamenta a Lei nº 8.918, de 14 de julho de 1994, que dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/vigilancia-agropecuaria/ivegetal/bebidas-arquivos/decreto-no-2-314-de-4-de-setembro-de-1997.doc/view. Acesso em: 3 de junho de 2018.

15 comentários:

  1. A escolha de uma vida saudável está diretamente ligada com a importância do Rótulo Nutricional dos alimentos, e da cultura dos consumidores de lerem e estarem cientes do que estão ingerindo. Numa dieta de redução calórica, muitas pessoas deixam de tomar um refrigerante pra tomar até maior quantidade de suco, realmente acreditando que está trazendo menos malefícios a sua saúde, o que seria evitado caso houvesse a leitura do rótulo com atenção.

    ResponderExcluir
  2. Quando se trata do consumo de açúcar em bebidas, a melhor opção mesmo é beber água. Os refrigerantes e sucos industrializados realmente possuem grandes quantidades de açúcares que são comparáveis entre eles, dessa forma não vale a pena substituir um pelo outro. No texto foi dito que a opção melhor seria o uso de sucos naturais, porém vale salientar que, sucos da fruta são boas opções quando se trata de alimentação mais saudável e não está diretamente ligado ao consumo de açúcar, se o objetivo for a sua redução. Isso está diretamente ligado ao fato da maioria das frutas terem altos níveis de frutose em sua composição e a frutose no organismo é rapidamente metabolizada liberando glicose que contribui para o armazenamento de gordura.

    Aluna:Isadora Simões Barbosa
    DRE:113034611

    ResponderExcluir
  3. Atualmente com a alta da busca de vida mais saudável, as empresas de refrigerantes tem batalhado para inserir no mercado produtos que se encaixem nessa categoria, por isso fazem um forte uso do marketing para inseri-los nesse contexto, isso que acontece bastante com os sucos industrializados. Eles são tidos como saudáveis apenas por serem sucos, quando na realidade apenas sucos da fruta podem apresentar características mais próximas da realidade saudável e somente por apresentar uma maior quantidade de vitaminas e minerais. Como a publicação faz uma comparação voltada para a quantidade de açúcar presente nas bebidas, nem o suco da fruta escaparia, porque apresenta uma quantidade significativa de açúcar na forma de frutose. Seguindo pela linha da dieta livre de açucares nem sucos industrializados, nem refrigerantes e nem sucos da fruta seriam ideais.

    ResponderExcluir
  4. Quando se trata de bebidas industrializadas, a maioria têm uma grande quantidade de açucares, logo, o suco da fruta seria uma opção mais adequada para uma vida mais saudável como descrito no texto. A Nutricionista Madalena Louback destaca que o suco de frutas fornece vitaminas e minerais importantes para o funcionamento do organismo, enquanto o refrigerante oferece uma quantidade elevada de sódio e aditivos químicos, que acumulam toxinas no organismo e dificultam seu funcionamento, então por mais que a maioria dos sucos de frutas tenham um elevado nível de frutose ela ainda defende que seria melhor que o refrigerante. Caso a pessoa queira uma dieta com menores níveis de açucar a nutri argumenta que é melhor comer a fruta picada do que o suco, pois quando liquidifica aumenta a liberação de frutose e perde as fibras.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. A bebida gaseificada Coca-Cola e o suco em lata da marca Del Valle são produtos ricos em açúcar e ambos devem ser evitados sem substituição do primeiro pelo segundo. Como dito no texto, o excesso do consumo desse tipo de carboidrato pode trazer riscos à saúde como desenvolvimento de doenças crônicas. Os consumidores devem se atentar ao rótulo antes de comprar os produtos e dessa forma, fazer escolhas mais adequadas como bebidas com frutas in natura ou uso de adoçantes naturais.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Se o objetivo for uma vida mais saudável, ambas as opções não serão adequadas, já que tanto o refrigerante quanto o suco industrializado apresentam altos teores de Açúcares, isso é, os sucos industrializados e bebidas à base de frutas, acabam tendo um valor até mesmo mais altos de açúcares, pois a indústria, além de incluir pouca quantidade de frutas, adiciona açúcares ou adoçantes, conservantes, corantes, e diversos outros aditivos a estas bebidas que podem ser prejudiciais à nossa saúde.Os consumidores devem ficar atentos aos rótulos dos produtos, evitando cair na falsa ideia de que estariam levando uma vida mais saudável e evitando também correr o risco do desenvolvimento de doenças crônicas, o mais saudável então, é a ingestão de suco in natura ou apenas água.

    ResponderExcluir
  9. A procura por uma alimentação saudável atrelada a correria da vida moderna, faz com que cada vez mais as pessoas tenham menos tempo para se dedicar a uma vida mais saudável e preparar efetivamente os alimentos que consomem no dia a dia. Hoje em dia, dificilmente observamos residências que preparam sucos naturais às suas famílias. Essas pessoas, então, recorrem a produtos práticos, como os sucos industrializados. O que essas pessoas não sabem é que essas bebidas industrializadas oferecem diversos malefícios por possuírem excesso de açúcar (o que é um fator de grave risco à saúde, podendo levar a obesidade e diabetes tipo 2, por exemplo), diversos aditivos químicos (acumulativos no organismo, nos intoxicando, sobrecarregando principalmente o fígado e os rins), baixo valor nutricional (pois apresentam uma quantidade inferior de suco da fruta ao que é exigido que contenham, oferecendo pouco ou nenhum tipo de vitamina, o que confirma que consumi-los não é sinônimo de saúde), entre outros.
    O grande problema está na falta de esclarecimento e informação do quanto essas bebidas fazem mal, assim como os refrigerantes que são tão criticados e falados tanto na mídia quanto nos consultórios médicos.
    O mais interessante seria o consumo de sucos da fruta (frescos) ou no máximo os industrializados sem aditivos.

    ResponderExcluir
  10. Os refrigerantes possuem uma péssima fama para pessoas que querem seguir uma vida com hábitos saudáveis na alimentação e que buscam emagrecer. Diante das outras opções de bebidas, os sucos são aparentemente uma alternativa mais adequada para saúde, porém, é necessário fazer uma análise sobre a composição dessas bebidas, principalmente nos casos de sucos industrializados como o exposto nesse trabalho, que apresenta maior teor de açúcar apesar de ter menos sódio comparado ao refrigerante (uma vantagem). É necessário ter cuidado com as formas de produção de refrescos e sucos, pois até os sucos feitos apenas contendo uma determinada fruta e água podem ser prejudiciais para quem está em busca de emagrecer (principalmente se for adicionado açúcar), pois esses sucos possuem muitas calorias devido a remoção da fibra da fruta, com isso a frutose do suco acaba sendo absorvida mais rapidamente. Picos súbitos de açúcar no sangue fazem com que o pâncreas libere insulina para que ele volte a um nível normal. Com o tempo, esse mecanismo pode se desgastar, aumentando o risco de diabetes tipo 2. Uma vantagem é que esses sucos feitos 100% a partir de frutas possuem mais vitaminas, o ideal é o consumo com moderação e sem adição de açúcar.

    ResponderExcluir
  11. Vale ressaltar, quanto ao tópico de legislação, que tanto o refrigerante quanto o suco de uva estão classificados como ALIMENTO COM QUANTIDADE ELEVADA DE AÇÚCAR pela RDC 24 de 2010, isso porque possuem 10,5g/100mL e 14,6g/100mL, respectivamente. Entretanto, não existe uma restrição à quantidade de açúcar que pode ser adicionada neste produto. Além disso, a RDC 360 de 2003 apenas dispõe que os valores de açúcar devem ser expressos em % de valor diário, o que é feito no rótulo dos dois produtos.

    ResponderExcluir
  12. Como abordado no trabalho, a adição de açúcares tanto na Coca Cola quanto no néctar de uva da Del Valle ultrapassa os valores recomendados de ingestão diária preconizados pela OMS. Além disso, podemos observar outros potenciais excedentes da dieta quando consumimos esse tipo de produto. Para uma abordagem mais ampla, realizei uma breve pesquisa e analisei o rótulo do suco Dell Vale de uva. Analisando a quantidade de carboidrato, tem-se o equivalente 49 g do componente em uma lata de 335 ml. Levando em consideração que facilmente se ingere uma lata dessas sozinho, e muitas das vezes em mais de uma refeição no dia, em apenas duas refeições (2 latas = 98 g carboidrato) já se consumiu mais de 2/3 da quantidade diária de carboidratos recomendada de acordo com a Dietary Reference Intakes, que é de 130 g deste macronutriente (exceto para bebês, gestantes e lactantes que tem um valor referência diferente). Quando se analisa de uma forma geral tudo o que consumimos no decorrer de um dia, facilmente se extrapola a quantidade necessária de carboidratos para uma alimentação saudável. Sabe-se que a ingestão de carboidratos ideal varia entre os indivíduos, mas é preciso estar atento visto que o consumo excessivo de carboidratos pode acarretar em grandes riscos para saúde. Vale ressaltar que ao realizar a pesquisa acerca do néctar de uva da Del Valle, notei que o mesmo não se encontra mais nesta formulação apresentada no trabalho. As comparações realizadas acima foram baseadas no rótulo antigo de 335 ml descrito na publicação. Contudo, realizei uma busca em supermercados e encontrei a nova lata, de 290 ml, que vem escrito em destaque no rótulo “Sem adição de açúcar*”. Nas informações nutricionais vem descrito 11 g de carboidratos (na porção de 290ml) dos quais os 11 g são açúcares, que são justificados por derivarem da própria fruta. Assim, nota-se uma redução expressiva de carboidratos e açúcares quando comparadas as duas latas. Além disso, o néctar de uva agora é um misto de néctar de uva e néctar de maça, com sabor característico descrito sendo o de uva.
    Fontes:
    PADOVANI, Renata Maria et al. "Dietery reference intakes: aplicabilidade das tabelas em estudos nutricionais". Revista de Nutrição da PUCCamp. Ed. 19, VOL 6. Campinas. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rn/v19n6/09.pdf. Acesso em 24 de setembro de 2020.
    FoodMed - Alimentação com informação. Disponível em: http://www.foodmed.com.br/wp-content/uploads/2015/07/acucar_suco_delvalle.jpg. Acesso em 24 de setembro de 2020.

    ResponderExcluir
  13. Esta postagem é importantíssima, pois de fato achamos que independentemente da circunstância, os sucos por serem de “frutas” serão muito mais saudáveis que outras bebidas, no entanto analisamos que os industrializados não são bons substituintes aos refrigerantes.
    Gostaria de acrescentar a este estudo, a problemática da rotulagem destes produtos que consiste na não especificação dos tipos açúcares que estão contidos nas bebidas. A partir de uma rápida pesquisa da informação nutricional do refrigerante Coca-Cola, analisou-se que 100% dos hidratos de carbono são açúcares. No entanto, os hidratos podem ser açúcares simples e açúcares complexos, o que no rótulo não foi especificado qual seria o tipo ou se consiste em uma mistura. O mesmo acontece no suco industrializado Dell Vale Néctar sabor uva, no qual não há a especificação do carboidrato que está contido no produto. Assim, observamos que a legislação não preconiza um padrão de terminologia, o que acaba deixando o consumidor sem informações importantes e desconhecendo cada vez mais o produto que consome. Vale ressaltar que ambos os produtos estão em conformidade com a legislação, o que se conclui que há uma falha na mesma, que não favorece e nem protege o consumidor.
    Fonte: News Medical Life Science – “Foods High in Carbohydrates”. 2019. Disponível em: https://www.news-medical.net/health/Foods-High-in-Carbohydrates.aspx. Acesso em 25 de setembro de 2020.

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante a abordagem do tema e relevante para as pessoas que buscam uma vida mais saudável, tenha esse tipo de informação através de um estudo de caso.

    Quando se decide adotar uma alimentação mais natural uma das primeiras mudanças é trocar o refrigerante por suco.

    Porém, devido ao cotidiano cada vez mais dinâmico e corrido, opta-se por sucos industrializados ao invés do suco natural da fruta.
    É importante buscar informações e entender sobre os produtos ofertados, uma vez que, a sociedade a cada dia se conscientiza sobre os malefícios dos alimentos e bebidas industrializadas, em contraponto, as indústrias e as grandes empresas, tem que se adequar para ofertar produtos que transmitam essa ideia de que são saudáveis.
    Com isso, deve-se atentar para os rótulos nutricionais para verificar os níveis de ingredientes contidos nos alimentos.

    ResponderExcluir