Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sábado, 16 de junho de 2018

desinchá.... Será que desincha mesmo?




A busca pelo corpo perfeito é algo sempre incansável pela sociedade em geral, e o achado da associação entre o consumo de alimentos contendo produtos naturais e a possibilidade de alcançar este alvo é o que mais atraem os olhares e os bolsos de consumidores, principalmente pela visão do emagrecimento saudável. Com esse pensamento, foi criado o chá desinchá, que é composto por um misto de 8 ervas 100% naturais que promete, com seu consumo diário, desinchar o corpo, acelerar o metabolismo entre outros efeitos positivos, proporcionando assim o emagrecimento saudável. Com isso, será que o uso diário desse chá realmente ajuda na diminuição do inchaço e na perca de peso progressiva? Será que o desinchá desincha mesmo?



Descrição do produto: Chá misto composto por oito ervas 100% naturais, sendo elas: o chá verde, carqueja, mate verde, hortelã, gengibre, guaraná, sálvia e alecrim. A recomendação de uso é diariamente e deve ser consumido de um a dois sachês por dia de manhã em jejum ou à noite. Não é recomendado para lactantes e gestantes. O consumo diário desse chá promete vários efeitos positivos ao corpo de seu usuário como redução do inchaço, melhoramento da saúde e consequentemente da qualidade de vida, diminuição significativa da sonolência, mais energia para execução das atividades rotineiras, aceleração do metabolismo e intensa ajuda na perda de peso.


Fundamentos bromatológicos: Os efeitos prometidos são sucedidos por uma união das ações de todas as ervas que compõem o chá em questão. Veremos a seguir a contribuição de cada ingrediente.

*         CHÁ VERDE: é produzido a partir da planta Camellia sinensis. É a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água. As propriedades funcionais atribuídas a esse chá estão relacionadas aos seus componentes polifenóis, sendo um deles os flavonóis na qual se predominam as catequinas. A catequina mais importante é a GEGC (3-galato de epigalocatequina), pois a presença desta no chá verde pode causar redução de apetite e aumento do catabolismo de gorduras. No chá em questão também é encontrado uma grande quantidade de cafeína que ajuda na questão da termogênese – aumentando o gasto energético e na diminuição da sonolência.
*      CARQUEJA: Com nome científico Baccharis trimera a carqueja é principalmente conhecida para tratar problemas hepáticos e biliares. Só que a mesma também possui ação termogênica, aumentando o gasto energético e consequentemente, a queima de gordura e a perda de peso. Por sua ação diurética, a carqueja estimula a eliminação de líquidos e combate o inchaço, além disso, ajuda a equilibrar os níveis de glicose sanguínea.
*        MATE-VERDE: a erva mate é uma bebida sul americana feita de folhas de uma árvore chamada de mate. As folhas da árvore contêm aminoácidos, minerais, vitaminas e antioxidantes, além disso contem cafeína, treobomina e teofilina. Esses ingredientes estimulam o sistema nervoso central, diminuem o apetite, aumentam o relaxamento muscular e funcionam como diurético, além de causar termogênese e com isso aumentar a queima de calorias.
*        HORTELÃ: com nome científico Mentha spicata, ela contém vitaminas (complexo B, C, D e E) e minerais (fósforo, cálcio e outros) que podem ajudar na proteção do corpo contra possíveis inflamações, infecções e demais interferências externas. A hortelã é importante para o estímulo das enzimas digestivas, as quais iram agir para a melhor absorção de vitaminas e minerais, garantindo a nutrição e digestão saudável, induzindo à eliminação de toxinas e substâncias indesejáveis ao corpo, garantindo energia para as atividades e evitando desconfortos.
*         GENGIBRE: com nome científico Zingiber officinale, essa raiz possui  propriedade termogênica, ele acelera o metabolismo, aumentando o gasto calórico, além de ser um ótimo detox.
*      GUARANÁ: com nome científico Paullinia cupana, é consumido muitas vezes por suas propriedades estimulantes já que contém altas concentrações de cafeína. Estimula a liberação de dopamina e adrenalina na circulação sanguínea, é empregado para conferir vigor e retirar o sono.
*     SÁLVIA: com nome científico Salvia officinalis L., não há nenhuma comprovação que o uso desta possui algum potencial emagrecedor direto. Mas o uso de erva pode trazer vários benefícios para saúde como a redução do colesterol alto e outros.
*       ALECRIM: com nome científico Rosmarinus officinalis, o uso deste demostrou ser capaz de inibir o ganho de peso, possivelmente devido a capacidade inibição da atividade da lípase, uma enzima que o corpo usa para quebrar células de gorduras, isso pode causar uma sensação de saciedade por mais tempo já que atrasa a digestão das gorduras. O alecrim também demonstrou ajudar na redução da glicose no sangue dos níveis de colesterol, ajudando assim no controle de peso.


Legislação: A RDC N° 26, de 13 de maio de 2014 tem como objetivo (Art. 1°) definir as categorias de medicamento fitoterápico e produto tradicional fitoterápico e estabelecer os requisitos mínimos para o registro e renovação de registro de medicamento fitoterápico, e para o registro, renovação de registro e notificação de produto tradicional fitoterápico. Destro deste contexto, é importante destacar alguns parágrafos desta resolução a fim de se entender onde este Chá desinchá se classifica dentro da legislação e se precisa ou não de registro perante ANVISA.

Seção II – Art.2°
Parágrafo 5°- Os medicamentos fitoterápicos são passíveis de registro e os produtos tradicionais fitoterápicos são passíveis de registro ou notificação.
Parágrafo 7°- Conforme previsto no Art. 22 de Decreto n°8.077, de 14 de agosto de 2013, as plantas medicinais sob forma de droga vegetal, doravante denominadas chás medicinais, serão dispensadas de registro, devendo ser notificadas de acordo com o descrito nesta Resolução na categoria de produto tradicional fitoterápico.
Parágrafo 8°- Os chás medicinais notificados não podem conter excipientes em suas formulações, sendo constituídos apenas de drogas vegetais.

Seção III – Art.3°
II – chá medicinal: droga vegetal com fins medicinais a ser preparada por meio de infusão, decocção ou maceração em água pelo consumidor;
VIII – droga vegetal: planta medicinal, ou suas partes, que contenham as substâncias responsáveis pela ação terapêutica, após processos de coleta/colheita, estabilização, quando aplicável, e secagem, podendo estar na forma íntegra, rasurada, triturada ou pulverizada.


Discussão e conclusão: Pode-se perceber que no chá estudado em questão, há componentes importantíssimos não só para causar os efeitos que são prometidos, mas também auxiliar em muitos processos do corpo humano que são imprescindível para se ter uma melhora na saúde e consequentemente na qualidade de vida, como por exemplo, fortalecer o sistema imunológico, tratar problemas digestivos e muitos outros.
Quase todos os ingredientes do desinchá tem a propriedade de ser diurético e/ou termogênico, dando a entender que o uso contínuo pode realmente proporcionar uma perda de peso e de líquidos indesejáveis. Outros componentes tem a capacidade de diminuir o sono, dar mais energia e possui ação antioxidante.
No mais, vale ressaltar que o consumo diário do desinchá, com o principal objetivo de emagrecer, não é milagroso. Para se ter os efeitos pretendidos, é extremamente necessário associar o consumo deste com alimentação saudável e atividade física.



Referências:
  1. NISHIYAMA, M. F., et al. Chá verde brasileiro (Camellia sinensis var assamica): efeitos do tempo de infusão, acondicionamento da erva e forma de preparo sobre a eficiência de extração dos bioativos e sobre a estabilidade da bebida. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 30 (Supl.1) : 191-196, maio 2010;
  2. LAMARÃO, R. C., FIALHO, E. Aspectos funcionais das catequinas do chá verde no metabolismo celular e sua relação com a redução da gordura corporal. Rev. Nutr. vol.22 no.2 Campinas Mar./Apr. 2009;
  3. WWW.mundoboaforma.com.br – Acesso no dia 15/06/2018;
  4. Rosemary extract shows metabolic benefits: Lab data. Nutra Ingredientes USA How to Use Rosemary Extract for Weight Loss. Livestrong. University of Maryland Medical Center: Lipase “Scientia Pharmaceutica”; Investigation of the Volatile Fraction of Rosemary Infusion Extracts; Christine Tschiggerl, et al.; Sept. 30, 2010;
  5. www.desincha.com.br – Último acesso no dia 15/06/2018;
  6. RDC N° 26, de 13 de maio de 2014, no link: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2014/rdc0026_13_05_2014.pdf - Último acesso dia 15/06/2018.



12 comentários:

  1. Deve-se ficar atento às possíveis interações erva- medicamento. O gengibre, por exemplo, interage com medicamentos como a ranitidina e o lansoprazol devido à estimulação da produção de ácido clorídrico estomacal pela planta. Além de aumentar o risco de sangramento quando usado junto com o ácido acetilsalicílico, varfarina, heparina, clopidogrel, ibuprofeno ou naproxeno. Podem interferir na ação dos medicamentos que alteram a contração cardíaca, como os betabloqueadores, digoxina e outros. Outra interação que o uso do desinchá pode causar é devido ao fato do chá verde (Camellia sinensis [L.] Kuntze) possuir cafeína em sua composição, é fato que as mesmas interações desse componente se aplicam a essa planta. A cafeína interage com a efedrina, podendo interferir em fatores cardiovasculares, levando a aumento da pressão arterial, risco de infarto e ataque cardíaco. Além disso, é antagonista dos benzodiazepínicos, e seu uso em excesso pode interferir com a varfarina, já que contem vitamina K, levando a inibição do efeito anticoagulante, levando a riscos de sangramento (NICOLETTI et al, 2010).

    ResponderExcluir
  2. Desde a antiguidade os chás são utilizados no tratamento de doenças. Os mais populares são o chá de boldo no auxílio à digestão, camomila e erva doce no alívio de cólicas e o chá verde no auxílio ao emagrecimento. Com tantas opções de chás e propriedades diferentes, o uso de um único produto que reúne 8 tipos diferentes de ervas parece algo muito prático em que o consumidor pode obter muitos benefícios em um único produto. Entretanto os riscos de interação entre as ervas aumenta pois alguns chás não têm o mecanismo de ação bem esclarecido. O risco de interação aumenta não só entre os componentes do produto mas também com outras substâncias como alimentos ou medicamentos. A ideia do produto é ótima mas por se tratar de um chá, muitas pessoas não entendem os riscos, pois até mesmo o exagero de determinado chá pode ser fatal para um feto em casos de gravidez.

    ResponderExcluir
  3. O uso de chás é um ótimo recurso para complementar a dieta, assim como o chá de gengibre, o chá mate com limão e o chá verde que são alguns dos chás indicados pois ajudam na retenção de líquidos, na saciedade e a aumentar o metabolismo, ajudando na queima de gorduras. Porém deve-se observar as interações que podem ocorrer com medicamentos que podem ser usados em concomitante com as ervas medicinais. O produto Desinchá possui estudos que esclarecem os seus efeitos e demonstram que possui um efeito benéfico ao organismo. Entretanto deve-se ter todos os cuidados na administração de qualquer produto que possa ter algum efeito que interfira no organismo.

    ResponderExcluir
  4. Desde muito tempo os chás são utilizados para varios fins como por exemplo, tratamento de doenças, retenção de líquidos, emagrecimento, termogênicos, calmantes. Entretanto, devemos utiliza-los com cautela principalmente quando usados concomitante com outros medicamentos pois eles podem ter incompatibilidades e invés de trazer um benefício ao organismo, pode trazer efeitos contrários. Portanto, todo cuidado é pouco quando se trata de ervas medicinais.

    ResponderExcluir
  5. A busca por um corpo perfeito tem desencadeado uma serie de mudanças na vida das pesssoas. Antigamente a procura por chás era restritamente terapêutica, ou seja, a maioria de pessoas que buscavam por chás estavam sentindo ou precisando melhorar algo. Com isso, o desenvolvimento de uma rotina complexa fez surgir novas necessidades, como o emagrecimento. O uso de chás para emagrecimento requer um certo cuidado, no caso do uso de desinchá, devemos nos ater a composição , ele é composto por 8 ingredientes que tem por finalidade o emagrecimento, mas antes de tomar algo que contenha mais de um princípio deve se atentar as interações medicamentosas e principalmente ao seu estado clínico.

    ResponderExcluir
  6. Deveria ter lido esses comentários antes de tomar o desinchá. Passei muito mal. Dor de estômago e diarreia. Tremenda furada

    ResponderExcluir
  7. Estou tomando há 4 dias, suando muito e tendo diarreia... é normal???

    ResponderExcluir
  8. Também estou tendo diarréia,seria por causa desse chá?

    ResponderExcluir
  9. Há eu tbm é tem 3 dias de diarreia mas menos 1.5 na balança

    ResponderExcluir
  10. Esse é um trabalho muito interessante, principalmente se lembramos que o uso de chás medicinais para tratamento de doenças e no dia a dia sempre esteve presente na sociedade. Atualmente, tornou-se popular o uso das propriedades medicinais dessas ervas, plantas, para obter o corpo perfeito, levando a riscos de saúde. Pois, esses chás, como o “desinchá” possui 8 tipos diferentes de ervas, que distinguem em suas propriedades, logo podem ocorrer possíveis interações entre elas em função de não ter um mecanismo de ação esclarecido para todas. Portanto, mesmo sendo uma ótima ideia em utilizar as propriedades ja descritas dos componentes desse chá para o emagrecimento fácil, os perigos do seu uso indiscriminado podem ser catastróficos a saude dos seus usuários, tendo em vista que esse produto segue de forma correta a lista positiva de plantas permitidas para a elaboração de chás e especiarias (RDC 267/05, RDC 219/06 e RDC 276/05), sendo devidamente regularizado junto à ANVISA, e portanto é vendido de forma livre.

    ResponderExcluir
  11. Muito Interessante a postagem descrevendo os ingredientes presentes no chá. Isso é de grande valia para o consumidor. Como estudante de farmácia eu sempre lembro que chás muitas vezes podem parecer inofensivos ou apenas benéficos, mas também, tem o lado das interações medicamentosas. Pessoa que fazem uso de muitos medicamentos tem que se atentar para isso e sempre consultar o médico ou o farmacêutico antes de incorporar um chá na dieta. Outro ponto é que nenhum alimento isolado é milagroso. É preciso uma alimentação correta e hábitos de vida saudáveis de acordo com o perfil de cada paciente/consumidor.

    ResponderExcluir