Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Nutren senior: qualidade do cálcio.


O uso de suplementos alimentares tem aumentado. O Nutren Senior promete auxiliar na manutenção óssea de pessoas com mais de 50 anos. Teria esse produto um cálcio de boa qualidade? 




Apresentação: Com base na hipótese de que o cálcio que compõe o Nutren Senior está presente no teor adequado para o público alvo e apresenta boa biodisponibilidade, a presente análise crítica indaga se esse cálcio é de qualidade suficiente para cumprir o que o produto promete. A indagação será analisada através dos fundamentos bromatológicos, da discussão e da legislação vigente.

Descrição: Nutren Senior é um composto lácteo com maltodextrina, desenvolvido para quem tem mais de 50 anos. Possui uma combinação de cálcio, proteína e vitamina D. Promete auxiliar na manutenção de ossos e músculos.

Fundamentos bromatológicos: A manutenção da densidade mineral óssea depende de fatores genéticos, hormonais e ambientais. Enquanto a genética  influencia em cerca de 70% na manutenção óssea, a alimentação e o estilo de vida influenciam em cerca de 30%1. Nas mulheres, a diminuição estrogênica após a menopausa reduz a absorção intestinal do cálcio, contribuindo para osteoporose1.

      O cálcio é um dos principais minerais constituintes dos ossos, conferindo suporte estrutural para os mesmos. Os adultos e idosos devem compensar através da alimentação as perdas diárias desse mineral6.  Apesar de a alimentação não ser o único fator que influencia a densidade óssea, é um fator passível de alteração, e, portanto um alvo para quem deseja melhora na manutenção óssea. Com esse objetivo diversos suplementos alimentares, inclusive o Nutren Senior apresentam cálcio na sua formulação.
   Mas a ingestão de cálcio não basta, é de grande importância ingeri-lo em quantidades adequadas  e que esse elemento  tenha uma boa biodisponibilidade. Entende-se por biodisponibilidade a digestibilidade do alimento e a solubilização dos componente1 , nesse caso o cálcio. Portanto, a biodisponibilidade está relacionada com a capacidade que o cálcio tem de ser absorvido e utilizado pelo organismo2. A ingestão diária recomendada de cálcio para o público-alvo do Nutren Senior é de 1200 mg por dia1. O Nutren Senior apresenta caseinato de cálcio obtido do leite de vaca em sua composição e em 100g de produto há 873 mg de cálcio, 87 % da ingestão diária recomendada3. A caseína é utilizada na indústria alimentícia, em virtude de suas funções: solubilidade e dispersibilidade4, o que aumenta a biodisponibilidade do cálcio, já que esse íon precisa estar solúvel para ser absorvido5.
   O leite de vaca e seus derivados são as fontes mais abundantes e com maior biodisponibilidade de cálcio1. Esse fato será importante na discussão da análise crítica aqui apresentada.


Legislação: O Nutren Senior é um alimento que tem como regulação sanitária as resoluções que dispõe sobre Alegações em saúde. São elas: Resolução 18, de 30 de abril de 1999 e Resolução 19 de 30 de Abril de 1999. A primeira dispõe sobre as diretrizes básicas para análise e comprovação de propriedades funcionais e/ou de saúde, a segunda dispõe sobre o registro de tais produtos.

 Essas resoluções usam como referência o  Codex Alimentarius . As resoluções 18/1999 e 19/1999 da ANVISA usam como referências do Codex Alimentarius, as seguintes:   3.1 FAO/WHO, Codex Alimentarius, CAC/GL, Guidelines for the Use of nutrition Claims; 3.2 FaO/WHO Codex Alimentarius, ALINORM 97/22, Appendix II; 3.3 FAO/WHO Codex Alimentarius, ALINORM 99122, Appendix X.

O Nutren Senior é um alimento que alega propriedade funcional, pois afirma contribuir para a a manutenção óssea estando em conformidade item 2.1 da resolução 18/1999, a qual diz que ALEGAÇÃO DE PROPRIEDADE FUNCIONAL  é aquela relativa ao papel que o nutriente tem dentre outros na manutenção do organismo humano.O produto também atende ao item 2.2 da mesma resoulção, que diz que  ALEGAÇÃO DE SAÚDE é aquela que afirma, sugere ou implica a existência  entre o alimento ou ingrediente com doença e condição relacionada à saúde. O Nutren Senior obedece também o item 3.2, já que o cálcio é seguro para consumo sem supervisão médica. Por fim, o Nutren Senior pode alegar propriedade funcional e/ou de saúde, pois obedece ao item 3.3 da resolução 18 de 30 de Abril de 199, o qual diz que” para nutrientes com funções plenamente reconhecidas pela comunidade científica não será necessária a demonstração de eficácia ou análise da mesma para alegação funcional na rotulagem”, como é o caso do cálcio que tem o papel fisiológico mais do que conhecido na literatura científica.

Discussão: Como mencionado nos fundamentos bromatológicos o teor de cálcio do Nutren Senior é adequado, cerca de 87% da ingestão diária recomendada, percentual contido em 100 gramas. O leite e seus derivados são as fontes  alimentares com maior biodisponibilidade de cálcio, o caseínato complexado ao cálcio presente no Nutren Senior é obtido do leite, pode-se extrapolar e afirmar que o cálcio do Nutren tem provavelmente uma boa biodisponibilidade semelhante à do leite. Além disso, a caseína como já exposto confere solubilidade aos alimentos4, por isso é usada na indútria alimentícia, o que também corrobora com a idéia de que o cálcio contido no Nutren Senior é bem absorvido. Contudo, é importante ressaltar que vários fatores interferem na biodisponibilidade do cálcio como o ácido fítico1 presente em alimentos ricos em fibras, cafeína e açúcar branco7 e até mesmo o pH intestinal5.  Sendo assim, o Nutren Senior  pode até ter o teor e biodisponibilidade de cálcio adequados ao objetivo do produto, mas esses fatores podem interferir na biodisponibilidade e em última análise na manutenção óssea. Ainda mais, com o passar dos anos a capacidade de absorção do cálcio diminui1 também interferindo com o propósito de manutenção óssea, sendo essas pessoas de mais idade justamente os indivíduos que utilizam o Nutren Senior. O leite e seus derivados e folhas verdes como brócolis e couve são ricos em cálcio. Assim, um indivíduo que consome esses alimentos em conjunto com Nutren Senior deve ter cautela, pois a ingestão excessiva de cálcio é prejudicial à sáude6. Ainda sobre toxicologia, pode-se mencionar um estudo publicado no Journal of the American Heart Association, em que avaliu-se a associação entre o consumo de cálcio e a taxa de cálcio nas artérias coronárias, um marcador de problemas cardíacos. Viu-se nesse estudo que os usuários de suplemento tinham uma chance de 22% maior de terem suastaxas de cálcio nasartérias coronárias aumentadas ao longo de dez anos, comparados com os que obtinham cálcio a partir de alimentos comuns e não suplemento.10

Conclusão: O Nutren Senior tem propriedades funcionais e de saúde contribuindo para a manutenção óssea, pois apresenta um cálcio de qualidade em termos de teor e biodisponibilidade. Sendo uma boa opção para suplementar a ingestão de cálcio no caso de dieta pobre nesse íon, mas não sendo boa opção para indivíduos que já usufruem de quantidades preconizadas em sua dieta. Como contribuição da análise realizada, surge a sugestão de que embora o Nutren Senior esteja de acordo com a legislação vigente, a legislação que dispõe sobre alegações de saúde/propriedade funcional, pode adicionar a obrigação do fabricante em deixar claro no rótulo e em quaisquer campanhas publicitárias do produto que esse produto é destinado para dietas com menos de 1.200 mg/dia, e que a ingestão de quantidades do  produto é individual e deve ser calculada para cada indivíduo, com base no valor diária de cálcio já consumido por ele sem a suplementação. Além disso, outra sugestão quanto à legislação é que o rótulo deve deixar claro que o resultado proposto pelo produto, depende de fatores genéticos, de absorção, etc. De modo a não induzir o consumidor que seu problema de saúde será resolvido pelo uso do produto por si só. Todas essas sugestões, visam adequar a legislação com a finalidade de proteger o consumidor, sempre. 
.
 Referências bibliográficas:

   1  BUZINARO, F. Elizabeth; ALMEIDA, Renata N. Alves de Almeida; MAZETO, Glaúcia M.F.S. Biodisponibilidade do Cálcio Dietético. Arq Bras Endocrinol Metab vol 50 n° 5 Outubro   2  ALMEIDA, Simone Gonçalves; MELO,  Lanuzza Meireles; GARCIA, Paloma Popov Custódio. BIODISPONIBILIDADE DE CÁLCIO NUMA DIETA ISENTA DE LEITE DE VACA E DERIVADOS. Ensaios e Ciência Cieências Biológicas Agrárias e da Saúde, vol 15, n° 3, Ano 2011.
  3- Nutren Senior. Características Técnicas e Informação Nutricional. Aceso em <WWW. Nutren.com.br/sênior/nutren-senior/nossos-produtos/nutren-senior-po>. Hora: 17:40.
4   4- Caseinato de cálcio e sódio e sua utilização na indústria de alimentos . Food Ingredients Brasil  n° 39,2016. WWW..revista-fi.com.
5  5- CINTRA, Renata Maria Galvão de Campos; GONZALEZ, Norka Beatriz Barrueto. DIETAS E ALIMENTOS- FATORES INTERFERENTES NA BIODISPONIBILIDADE DE CÁLCIO. Ver.Simbio-Logias, v.2,n1, Maio de 2009.
  6-FRANÇA, Natasha Aparecida Grande de; MARTINI, Lígia Araújo. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes CÁLCIO. FORÇA-TAREFA Alimentos Fortificados e Suplementos Comitê de Nutrição. ILSI ( Internacional Life Sciences Institute Brasil) Brasil, Fevereiro de 2017, 2 edição revisada.
7   7-SILVA, Eudiane dos Santos, et al. SAÚDE ÓSSEA DO IDOSO: INFLUÊNCIA DO CÁLCIO NA PREVENÇÃO  DA OSTEOPOROSE. Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, Setembro de 2015.
    8 -Resolução n°18, de 30 de Abril de 1999. ANVISA
9  9-Resolução n°19, de 30 de Abril de 1999. ANVISA
1  10- Calcium Supplemnts May Damage the Heart. JOHNS HOPKINS MEDICINE. Acesso em: <www.hopkinsmedicine.org/news/media/releases/calcium_supplements_may_damage_the_heart




Nenhum comentário:

Postar um comentário