Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quinta-feira, 14 de junho de 2018

“Leite de soja” e o câncer



O consumo de soja e seus derivados é cada vez mais comum entre as pessoas, pois são conhecidos diversos efeitos positivos associados a este produto natural. Um de seus componentes, o fitoestrógeno, é capaz de diminuir a concentração do colesterol, evento que já é conhecido e comprovado em estudos científicos, assim como a prevenção de aterosclerose. Entretanto, existem evidências de que este composto também apresentaria alguma relação com a prevenção o câncer de mama. Seria esta relação verdadeira?


Introdução

O alimento com soja da marca Batavo é um produto alternativo ao leite tradicional, muito consumido por pessoas que evitam se alimentar de produtos de origem animal. Em sua composição não há colesterol, apresenta o mesmo teor de cálcio do leite e é livre de conservantes artificiais. Acredita-se que a alimentação rica em soja seja uma opção mais saudável e que traz diversos benefícios, fato que pode ser fortalecido com evidências recentes de que um componente presente na soja, o fitoestrógeno, pode atuar na prevenção do câncer. 
Os fitoestrógenos são compostos naturais que apresentam estrutura química semelhante ao estrogênio humano, podendo desempenhar funções parecidas com as deste hormônio. Devido à semelhança com o estrogênio, seu consumo é altamente indicado para mulheres que já passaram pela menopausa. Além disso, também apresenta efeitos hipocolesterômicos, devido à competição com o colesterol no intestino, diminuindo sua absorção. 
Assim, este trabalho busca encontrar informações confiáveis que confirmem ou não a existência de uma relação entre o consumo de alimentos que contêm fitoestrógenos, como a soja, e a prevenção do câncer, principalmente o de mama.

 Legislação

Segundo a RDC nº 91, de 18 de outubro de 2000:
  • Alimento com Soja é o produto cuja principal fonte de proteínas é proveniente da soja;
  • É vedada a utilização do termo “leite de soja”;
  • Deve-se apresentar, obrigatoriamente, a declaração de nutrientes de acordo com o Regulamento Técnico sobre Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados.
Fundamentos bromatológicos

Informações nutricionais: 
Figura 1: Rótulo do Alimento com Soja da marca Batavo 

De acordo com o fabricante, este alimento é livre de colesterol e da adição de açúcares.

Discussão 

A ingestão de fitoestrógenos a partir de alimentos com soja gera a liberação de isoflavonas chamadas agliconas, daidzeína, genisteína e gliciteína, que configuram as formas biologicamente ativas. O efeito preventivo do câncer é atribuído à genisteína, que possui ação inibitória em enzimas envolvidas no processo de carcinogênese. Além disso, a competição com o estradiol na ligação ao receptor estrogênico estimula a síntese de globulina ligada aos hormônios sexuais (SHBG), cujos incrementos reduzem a testosterona biologicamente ativa (fração livre). Ocorre também a redução da relação 17b-estradiol/testosterona livre, o que ameniza o "estímulo estrogênico" da meia-idade, que é o fator predominante da hiperplasia estromal.
As populações orientais, que apresentam baixa incidência de câncer de mama, consomem 28 g de genisteína por dia, enquanto que nos EUA o consumo é de apenas 1-3 mg/dia, o que configura uma forte evidência de que o consumo está ligado à prevenção.
Porém, assim como qualquer substância existente, os fitoestrógenos também apresentam efeitos prejudiciais à saúde quando consumidos indiscriminadamente. Essas substâncias são importantes desreguladores endócrinos de origem natural, e já foram relatados casos de telarca precoce (início do desenvolvimento mamário antes dos 8 anos de idade), onde o provável fator responsável foi o consumo excessivo de fitoestrógenos. Apesar dos fitoestrógenos serem menos potentes que o estradiol, sua concentração pode ser de 13.000 a 22.000 vezes maior em crianças alimentadas exclusivamente com fórmulas lácteas à base de soja.
Outros efeitos negativos associados aos fitoestrógenos são a interrupção da lactação, a primeira menstruação precoce e o comprometimento da fertilidade, relatados em diversos estudos.
A partir dessas informações e evidências, percebe-se a necessidade de conhecer mais profundamente todos os efeitos causados por este composto e de determinar assim uma quantidade segura de ingestão, que permita atingir apenas os efeitos benéficos. É necessário que exista uma legislação mais rígida quanto a esse consumo. Há ainda a necessidade de levar esta informação até os consumidores, para que seja possível desmitificar algumas crenças atribuídas ao senso comum, como a de que a ingestão de soja é mais saudável que a de produtos animais sob quaisquer circunstâncias.

Conclusão

Após a pesquisa em materiais científicos, ficou claro que é verdadeiro o efeito de fitoestrógenos na prevenção do câncer. Entretanto, deve-se ter cautela ao divulgar esta informação¸ já que efeitos maléficos cada vez mais comuns também estão associados a esse composto.

Referências

FUGANTI, P. E.; MACHADO, M. T.; WROCLAWSKI, E. R. Dieta e câncer da próstata: aspectos atuais relacionados à quimioprevenção. Revista Brasileira de Medicina. 39-46.

PADILHA, P. C.; PINHEIRO, R. L.; O Papel dos Alimentos Funcionais na Prevenção e Controle do Câncer de Mama. Revista Brasileira de Cancerologia. 50(3): 251-260. 2004.

QUEIROZ, S. C. N.; NOGUEIRA, R. T.; SCRAMIN, S.; importância dos fitoestrógenos, presentes na soja, para a saúde humana. 2006. Disponível em <http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Repositorio/Queiroz_Nogueira_Scramin_importanciaID-5nX98pWTxk.pdf> Acesso em 06/06/2018.

OLIVEIRA, B. R. S. M.; Consumo de extrato hidrossolúvel de soja diminui a qualidade do tecido ósseo de ratos machos jovens: Bruna Rezende Silva Martins de Oliveira. -. 2014. 51f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba, 2014. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/124445>. Acesso em 06/06/2018.

FORTES, E. M. et al; Ingestão Excessiva de Fitoestrógenos e Telarca Precoce: Relato de Caso com Possível Correlação. Arq Bras Endocrinol Metab; 51/3. 2007.

CLAPAUCH, R.; Fitoestrogênios: Posicionamento do Departamento de Endocrinologia Feminina da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Arq Bras Endocrinol Metab vol 46 nº 6 Dezembro 2002.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Patrícia Ferreira Feitosa
    DRE: 114090335

    A soja é um dos alimentos mais ricos nos fitoestrógenos chamados isoflavonas, que provocam um efeito de equilíbrio nos níveis de estrógenos da mulher, trazendo benefícios ao longo de toda sua vida; dentre estes benefícios estão reduzir os sintomas da TPM, diminuir o colesterol ruim, melhorar hipertensão e a saúde dos ossos, prevenir doenças cardiovasculares e prevenir câncer de mama e de próstata.
    Outros alimentos importantes que possuem esse mesmo efeito são frutas como maçã, romãs; legumes como cenoura, inhame, lentilha, brotos de alfafa; oleaginosas e sementes como sementes de girassol, gergilim, amêndoas;
    Portanto, podemos concluir que a soja possui realmente uma eficácia efetiva no combate ao câncer.

    ResponderExcluir
  3. Chamado de leite devido à sua coloração semelhante ao leite de vaca, o produto derivado da soja é na verdade classificado como “bebida de soja”, pois não é de origem animal, como a denominação leite sugere.Originário da China, onde é consumido há séculos, o leite de soja pode ser preparado de duas maneiras: a partir dos grãos de soja (que ficam de molho e são posteriormente triturados com água e coados) ou então a partir do extrato de soja em pó.Algumas pessoas associam o leite de soja ao câncer porque níveis elevados de estrogênio estão relacionados ao surgimento do câncer de mama. No entanto, os fitoestrógenos presentes na soja são muito mais fracos que o estrógeno produzido no corpo humano, não oferecendo assim os mesmos riscos.Calcula-se que o estrógeno humano seja 1000 vezes mais potente que a isoflavona presente no leite de soja. E existem diversos estudos que ligam o consumo de soja a menores taxas de câncer de mama, sobretudo em mulheres de origem asiática, que possuem uma alimentação rica em soja.A soja é um produto relativamente novo nos hábitos alimentares brasileiros, portanto é natural que seu consumo esteja associado a algumas dúvidas e que muitos pensem que o leite de soja faz mal. No entanto, inúmeras pesquisas têm demonstrado que o ele não faz mal à saúde, desde que consumido com moderação.

    ResponderExcluir
  4. O leite de soja é um extrato aquoso obtido dos grãos de soja com teor proteico e aparencia muito similares ao leite bovino contribuindo para a nutrição de pessoas que seguem dietas veganas e para pessoas com intolerancia ao leite de origem animal.
    No entanto, para que sua composição e valores nutricionais sejam mantidos , deve-se levar em conta a variedade da soja, o tempo e as condições de armazenamento do grão, do teor inicial de umidade, e dos procedimentos de extração.(Wilkens & Hackler, 1969; DeMan ei aI., 1975; Boume et ai., 1976; Turatti ei aI., 1979)
    O tratamento térmico pode tanto destruir substâncias consideradas antinutricionais degradadas pelo calor, considerando esse um ponto positivo, quanto pode destruir a Cistina e Uina, que são aminoácidos essenciais para para a qualidade nutricional do leite, caracterizando um ponto negativo. (Albrecht et aI., 1966; Rackis, 1966; Gupta ei ai., 1976; Collins & Beaty, 1980); (Del ValIe 1981).
    Portanto, todos os benefícios citados no presente trabalho são pontos muito positivos para a saúde dos consumidores, porém, deve-se sempre buscar informações a respeito dos fornecedores e das marcas consumidas para verificar se as informações nutricionais contidas no produto são de fato verídicas ou se foram perdidas durante os processos de armazenamento e extração.

    Beatriz Degow Curvello
    114191204

    ResponderExcluir