Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Óleo de Peixe: Ômega 3 para Grávidas?



Atualmente, existem diversas marcas fabricantes de óleo de peixe encapsulado no mercado, que se diferenciam na concentração de ácidos graxos por cápsula e na quantidade de cápsulas por frasco. O óleo de peixe se diferencia dos óleos mais comumente ingeridos, como o óleo de soja e de girassol, pois é
rico em ômega 3, que é um lipídio poli-insaturado não-sintetizado pelo corpo humano e, portanto, pode ser obtido apenas pela dieta ou suplementação. A indagação que resta é se o consumo de suplementos de ômega 3 desse tipo realmente traz algum benefício para as grávidas. Para obter a resposta para essa pergunta, continue lendo esse post.

Descrição do produto

            O suplemento em questão da marca Sundown Naturalsâ é comercializado em um frasco contendo 120 cápsulas moles com óleo de peixe, o que facilita a ingestão desse produto, uma vez que mascara as características organolépticas. Além do óleo de peixe, esse produto é composto por gelatina, que atua como agente gelificante; glicerina, como veículo; e uma mistura concentrada de tocoferóis (vitamina E) como agente antioxidante. Abaixo, podemos ver a tabela nutricional fornecida pela marca:

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Porção de 4,2 g (3 cápsulas)
Quantidade por porção
% VD*
Valor Energético
30 kcal = 126 kJ
2 %
Gorduras Totais
3 g, das quais:
5 %
Gorduras Saturadas
0,8 g
3,6 %
Gorduras Trans
0 mg
0 %
Gorduras Monoinsaturadas
0,8 g
0 %
Gorduras Poli-insaturadas
1,4 g
0 %
Ômega 3 (EPA)
0,54 g
-
Ômega 3 (DHA)
0,36 g
-
Não contém quantidade significativa de carboidratos, proteínas, fibra alimentar, colesterol e sódio.
*Valores Diário de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal, ou 8.400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Fundamentos Bromatológicos
      As formas biologicamente ativas do ômega 3 são os ácidos docosahexaenóico (DHA) e eicosapentaenóico (EPA), que são obtidos a partir de fontes marinhas e alguns óleos vegetais, como o óleo de linhaça.
            No contexto da gravidez, a composição do óleo de peixe por ômega 3 confere um papel farmacológico a esse produto. O DHA é um componente crítico nas membranas celulares do tecido cerebral e da retina, portanto, é essencial para o desenvolvimento saudável desses tecidos no feto. O EPA compete pela ciclooxigenase, a qual produz prostaglandinas e tromboxanos, e pela lipoxigenase, a qual produz leucotrienos. Já foi visto que as prostaglandinas estão associadas com a iniciação do trabalho de parto e os tromboxanos, com a pré-eclâmpsia. Uma vez que o EPA diminui a produção desses eicosanoides, há uma redução das chances de um parto prematuro e de pré-eclâmpsia. Por reduzir esses fatores pró-inflamatórios, o ômega 3 também previne o desenvolvimento de depressão perinatal.

Legislação
             O óleo de peixe em cápsula está sob registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) na categoria de “alimentos com alegações de propriedades funcionais e/ou de saúde”. Segundo a Resolução n. 18, de 30 de abril de 1999, “o alimento ou ingrediente que alegar propriedades funcionais ou de saúde pode, além de funções nutricionais básicas, quando se tratar de nutriente, produzir efeitos metabólicos e ou fisiológicos e ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica”. Portanto, as alegações podem sugerir à manutenção da saúde e à redução do risco de doenças, além de descrever o papel fisiológico ou metabólico do nutriente ou não-nutriente nas funções normais do organismo. Dessa maneira, todas as alegações informadas no site da marca Sundown Naturals®️ (https://www.sundownvitaminas.com.br/fish-oil-detalhes.php) com base em artigos científicos são autorizadas segundo o órgão de vigilância.
Não há uma lista de alegações autorizadas para cada produto, portanto, a marca deve entrar em contato com a ANVISA, enviando o texto de alegações proposto, para que o mesmo seja avaliado se há alegação terapêutica ou medicamentosa e possa ser divulgado ou não. Infelizmente, não há como saber se essa empresa recorreu a esse protocolo para inserir as várias alegações funcionais e de saúde realizadas na descrição do produto no site oficial. Contudo, segundo a definição de alegação terapêutica ou medicamentosa – “qualquer representação que afirme, sugira ou indique que o alimento ou seus constituintes podem prevenir, tratar ou curar doenças” –, nenhuma informação desse gênero foi descrita pela marca.
Ainda, atendendo à exigência do item 3.4.6 da RDC n. 360, de 23 de dezembro de 2003, todas as quantidades de gorduras totais, saturadas, trans, monoinsaturadas, poli-insaturadas e colesterol são informadas na tabela nutricional.

Discussão
Todo o suprimento de DHA e EPA para o feto é derivado da ingesta do ômega 3 pela mãe. Até a data, nenhum órgão nacional estabeleceu uma quantidade mínima diária de ingestão de ômega 3, contudo, a International Society for the Study of Fatty Acids and Lipids recomenda um consumo mínimo de 300 mg de DHA por dia para gestantes e lactantes. 
A grande maioria das mulheres grávidas não consomem essa quantidade de ômega 3, tendo em vista que a população ocidental tem pouco costume de ingerir peixes e outros frutos do mar regularmente. Ainda, mesmo que o consumo do ômega 3 fosse adequado através da ingestão de uma quantidade significativa de peixes e derivados, a contaminação desses animais por mercúrio e outros metais pesados é um fator preocupante para qualquer indivíduo, mas principalmente para as gestantes, uma vez que os metais pesados são capazes de atravessar a barreira placentária e alcançar o feto, gerando toxicidade no tecido nervoso. Por esses motivos, recomenda-se o uso de suplementos, como o óleo de peixe, para a reposição do ômega 3.
Como bem visto na tabela de informações nutricionais apresentadas acima, o consumo do suplemento de óleo de peixe da marca Sundown Naturals®️ fornece 900 mg de ômega 3 por dia, incluindo 360 mg de DHA, tendo em vista que a marca recomenda a ingestão de 3 cápsulas diariamente. Logo, a ingestão dessa suplementação obedece ao valor de ingestão diária recomendada para gestantes pela International Society for the Study of Fatty Acids and Lipids. Para tal, contudo, é necessária a avaliação por um médico.

Conclusão
      Como vimos, o uso de suplementos de ômega 3 por gestantes acarreta no desenvolvimento adequado do tecido cerebral e da retina do feto, além de minimizar o risco de um parto prematuro e de depressão perinatal. Até o momento, não há dados científicos que comprovem que a suplementação excessiva ou desnecessária desse lipídio representa um risco à saúde. Entretanto, sobretudo ao se tratar de gestantes, que carregam consigo uma outra vida, é de extrema importância a consulta, prescrição e acompanhamento médico, a fim de estabelecer a melhor forma para a reposição desse ácido graxo e os efeitos que se subseguem à suplementação.

Referências Bibliográficas
ANVISA. Alimentos Com Alegações de Propriedades Funcionais e/ou de Saúde. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/alimentos/alegacoes>. Acesso em: 28 mai. 2018.
COLETTA, J. M., BELL, S. J. e ROMAN, A. S. Omega-3 Fatty Acids and Pregnancy. Reviews in Obstetrics & Gynecology, v. 3, n. 4, pp. 163-171, 2010.
GREENBERG, J. A., BELL, S. J. e AUSDAL, W. V. Omega-3 Fatty Acid Supplementation
During Pregnancy. Reviews in Obstetrics & Gynecology, v. 1, n. 4, pp. 162-169, 2008.
SUNDOWN NATURALS. Fish Oil - Ômega 3. Disponível em: <https://www.sundownvitaminas.com.br/fish-oil.php>. Acesso em: 28 mai. 2018.

2 comentários:

  1. O ômega 3 é um conjunto de ácidos graxos poli-insaturados, dos quais fazem parte o EPA (ácido eicosapentaenóico) e o DHA (ácido docosahexaenoico), encontrados em maior quantidade em alimentos como óleo de peixe. O EPA é importante por sua ação anti-inflamatória, já o DHA pode impedir a formação de substâncias deletérias para o cérebro e aumentar a produção de substâncias anti-inflamatórias, possuindo também tem papel importante no desenvolvimento fetal, funções importantes na diminuição de incidência de parto prematuro. Tendo relação com menor risco de pré-eclâmpsia, bem como com um menor índice de depressão pós-parto, segundo informações apresentadas nesse trabalho apoiados em artigos científicos. Em geral, não há contraindicação para gestantes, embora haja situações em que o ômega-3 deva ser evitado como em caso de alergia a peixes e frutos do mar ou em uso de anticoagulantes, como reforçado na conclusão, é necessário que a suplementação seja prescrita sob orientação médica ou de nutricionista.

    Aluno: Lucas Pereira Marques
    DRE: 114033626

    ResponderExcluir
  2. O ômega-3 é um tipo de gordura poli-insaturada, muito benéfica ao organismo. É essencial, ou seja, o corpo não consegue produzi-la, devendo ser obtida por meio da alimentação ou de suplementos especializados. As gorduras são importantes fontes de energia, conferem sabor aos alimentos e são primordiais para a absorção, no intestino, das vitaminas lipossolúveis (vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina K), e não devem ser excluídas da dieta.
    Os benefícios do ômega-3 para o organismo são muitos, já comprovados por pesquisas científicas: tem ação anti-inflamatória, fortalece o sistema imunológico, contribui para uma pele saudável, auxilia no controle da pressão arterial, possui efeito antitrombótico, ou seja, inibe a agregação plaquetária, além de estimular a vasodilatação, promove a saúde cardiovascular, protege a retina, melhora o desempenho cognitivo, auxilia no tratamento da depressão, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue.
    Estudos mostram que a complementação da dieta das mulheres grávidas com DHA e EPA, pode beneficiar o desenvolvimento visual e cognitivo no bebê, além disso reduzir o risco de alergias.

    Patrícia Ferreira Feitosa
    DRE: 114090335

    ResponderExcluir