Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Suplemento alimentar para controle de glicemia em pessoas diabéticas e pré-diabéticas, uma boa escolha?

Produtos em Pó 
Figura 1. Embalagem do Glucerna® Fonte: Abbott, 2018

O Glucerna® é comercializado em várias drogarias no Brasil, utilizado como suplemento alimentar para pessoas pré-diabéticas ou diabéticas, ou seja, que apresentem tolerância à glicose. Como a formulação proposta nesse produto ajuda no controle da glicemia, quais mecanismos estão envolvidos? O produto também apresenta outros benefícios à saúde? Uma boa escolha para os consumidores?



Apresentação:
O produto avaliado nessa pesquisa foi o Glucerna® em pó (Figura 1) da marca Abbott. A principal indagação feita é se o produto ajuda mesmo no controle da glicemia para pacientes pré diabéticos e diabéticos, analisando os componentes da sua formulação, é uma boa escolha para esses pacientes? A hipótese feita é que este suplemento nutricional por ser composto de carboidratos de lenta absorção e por maltitol, estes ajudam no controle da glicemia e evitam os picos glicêmicos. Além disso, é rico em proteína e apresenta poucas calorias, o que ajuda a lidar com a fome e, por isso, pode contribuir a perda de peso. 

Descrição do produto:  
É um produto na forma de pó para serem dissolvidos em aproximadamente 200ml de água fria. Segundo o fabricante, "Glucerna® é um alimento para suplementação nutricional com exclusivo carboidrato de lenta absorção, diminuindo os picos de glicose no sangue para quem busca manter energia no seu dia-a-dia". É um produto de venda livre, sem necessidade de prescrição. Conforme podemos analisar na tabela contendo a informação nutricional (figura 2) do produto, ele apresenta apensas 51g de carboidratos para 100g de pó porém não indica o tipo de carboidrato de liberação lenta, e indica que o produto não possui sacarose nem glicose, o que é um ponto positivo para pacientes diabéticos, porém segundo o site do produto ele apresenta o maltitol que é um açúcar, mas na tabela nutricional não consta este produto, o que pode ser um ponto negativo neste caso também.

Figura 2. Tabela com informações nutricionais do Glucerna
 Fundamentos bromatológicos:
O Maltitol ou 4-O-α-D-glicopiranosil-D-sorbitol é um poliol dissacarídico (um açúcar do grupo álcool), não encontrado na natureza. É produzido por hidrogenação da D-maltose obtida por hidrólise enzimática de amido ou de batata. A hidrogenação do xarope de maltose, resulta no xarope de maltitol, o qual é purificado, desidratado e cristalizado. Ele é considerado um edulcorante de segunda geração, possui poder edulcorante de forma cristalina a 98% de pureza e é aproximadamente 80 a 90% da sacarose e para o xarope, a doçura relativa é tanto maior quanto maior o teor de maltitol. É um solúvel em água. Tem baixo valor calórico, com apenas 2,1 calorias por grama, é útil na formulação de vários alimentos de baixo valor calórico, baixo teor de gordura e sem açúcar, especialmente útil na fabricação de chocolate sem sacarose. E também é benéfico para os diabéticos, porque não eleva os níveis de glicose ou insulina no sangue.

Legislação:
Glucerna é registrado na ANVISA na categoria de alimento para nutrição enteral e para situações metabólicas especiais.
Alimento para Situações Metabólicas Especiais para Nutrição Enteral, são definidos como "alimentos que apresentam redução, supressão ou incremento de um ou mais nutrientes, de forma a atender, total ou parcialmente, as necessidades nutricionais diárias de indivíduos com alterações ou doenças metabólicas específicas"
De acordo com o Codex Alimentarius, alimentos para fins médicos especiais são definidos como "uma categoria de alimentos para usos dietéticos especiais, que são especialmente processados ou formulados e apresentados para o controle dietético de pacientes, podendo ser usados somente sob supervisão médica".
De um modo geral, pode-se notar que não há uma legislação exata para este tipo de produto, cada agência regulatória (ANVISA, FDA, Codex Alimentarius) enquadra o produto em uma categoria, que acaba por ter conceitos vagos e pouco abrangentes, o que dificulta a classificação do produto e regulamentação dos termos.

Discussão e conclusão:
Os carboidratos fornecem a maior parte da energia necessária para manutenção das atividades das pessoas. Quando absorvidos, liberam glicose, fornecendo energia para as células. A ingestão diária recomendada de carboidratos é de 50% a 60% do valor calórico total. Eles são encontrados nos amidos e açúcares e, com exceção da lactose do leite e do glicogênio do tecido animal, são de origem vegetal. Eles podem ser classificados em simples e complexos. Glicose, frutose, sacarose e lactose são os carboidratos simples mais encontrados nos alimentos, estando o amido entre os complexos. 
Os carboidratos simples são formados por açúcares simples ou por um par deles, sua estrutura química faz com que possam ser facilmente digeridos e mais rapidamente absorvidos, ou seja, liberam rapidamente a glicose para a corrente sanguínea, causando picos glicêmicos. Já os carboidratos complexos são formados por cadeias mais complexas de açúcares, podendo sua digestão e absorção ser mais prolongada, fornecem ao corpo um fluxo constante de energia, ou seja, promove uma digestão e absorção mais lenta de glicose, contribuindo para a redução dos picos glicêmicos e contribui para a saciedade. Essa absorção mais lenta confere um menor índice glicêmico ao produto, e, consequentemente, contribui para a saciedade. Como carboidrato de absorção lenta o produto apresenta o maltitol na sua composição, ele auxilia na manutenção dos níveis de açúcar sanguíneo, impedindo que o organismo tenha picos glicêmicos muito elevados (hiperglicemia). 
Metabolicamente os polióis comportam-se como carboidratos, mas não são absorvidos por absorção passiva (10g/ha 20g/h) e sem elevação da taxa de glicose sanguínea, podendo ser consumidos por diabéticos. Polióis dissacarídeos como o Maltitol não conseguem atravessar a membrana intestinal e necessitam de hidrólise prévia. São primeiramente digeridos à polióis monossacarídeos e hexoses para, então serem absorvidos. 
O maltitol é um carboidrato utilizado para adoçar, podendo substituir a sacarose, porém, com conteúdo de calorias mais baixo que outros carboidratos (aproximadamente 2 calorias/grama ao invés de 4 calorias/grama). A absorção do maltitol pelo organismo humano é lenta e permite que uma parte do maltitol ingerido alcance o intestino grosso onde o metabolismo produz menos calorias, devido à sua absorção mais lenta e parcial, o maltitol não eleva os níveis de glicose ou insulina no sangue. Atualmente, controle de glicemia, lipídios e peso são os três objetivos principais do controle do diabetes. O maltitol é absorvido lentamente. Portanto, se o maltitol for usado, o aumento da resposta da glicose e insulina no sangue associado com a ingestão de glicose fica significativamente reduzido. O valor calórico reduzido do maltitol (2,1 calorias por grama, contra 4,0 do açúcar) é coerente com o objetivo de controlar o peso. Os produtos que substituem o açúcar pelo maltitol podem ser utilizados por uma maior variedade de opções sem açúcar e de calorias reduzidas para diabéticos. 
O Glucerna também é um produto recomendado para pessoas que querem perder peso, uma vez que o produto ajuda na saciedade, diminuindo a fome, auxiliando que a pessoa ingira menos alimentos. Apresenta também uma grande quantidade de fibras o que é ideal para a regulação intestinal, bem como melhoria do seu funcionamento. E devido à presença de vários tipos de vitamina em sua composição, o suplemento age melhorando o sistema imune, apresentando um efeito antioxidante.
Dentre os fatos apresentados acima, pode-se observar que o produto é uma boa escolha sim para os pacientes pré-diabéticos e diabéticos devido a presença dos carboidratos de lenta absorção como o maltitol, que ajudam no controle glicêmico e também na saciedade, o que leva ao consequente emagrecimento, e traz outros benefícios devido a presença de varias vitaminas e fibras que ajudam na regulação intestinal.

Referências: 
[1] Waitzberg DL. Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica, 2009. Ed.4. Atheneu.
[2] Manual de nutrição para pessoas com diabetes. Departamento de Nutrição e Metabologia da SBD São Paulo 2009.
[3] Thabuis et al. Evaluation of glycemic and insulinemic responses of maltitol in Indian healthy volunteers. Int J Diabetes Dev Ctries (October–December 2015) 35(4):482–487. 
[4] Respondek et al. Digestive tolerance and postprandial glycaemic and insulinaemic responses after consumption of dairy desserts containing maltitol and fructo-oligosaccharides in adults. European Journal of Clinical Nutrition (2014) 68, 575–580. 

[5] https://www.tuasaude.com/glucerna-sr/
[6] http://www.diabetescenter.com.br/portaldiabetes/glucerna-conheca-seus-reais-beneficios/
[7] http://www.drogaraia.com.br/glucerna-1/glucerna-baunilha-400-gramas.html
[8]https://www.abraceavida.com.br/glucerna?gclid=EAIaIQobChMI7Naip8LC2wIVEAmRCh3Towe1EAAYASAAEgLZEfD_BwE
[9] http://fatordiabetes.com/glucerna-sr/
[10] https://poliois.br.com/maltitol/
[11] Moraes F P; Colla L M. Alimentos funcionais e nutracêuticos: definições, legislação e benefícios à saúde. Revista Eletrônica de Farmácia, Vol 3 (2), p.109-122, 2006.


Isabela Lulay - DRE: 114048443


 


 

Um comentário:

  1. O uso de Glucerna com o intuito de emagrecimento deve ser feito juntamente a um acompanhamento nutricional. O Glucerna apresenta um baixo índice glicêmico, mas isso não quer dizer que possui um baixo valor calórico e, portanto, seu uso deve ser avaliado para evitar excessos e um efeito contrário. Além do que, seu uso indevido através da substituição de refeições sem um acompanhamento pode acarretar deficiências nutricionais e danos ao indivíduo.

    ResponderExcluir