Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sábado, 16 de junho de 2018

Instantaneo de Lichia: prevenção do envelhecimento precoce causado por tabagismo

Figura 1: Instantâneo de lichia 

A preocupação com a saúde e a estética nos dias de hoje vem sendo procurada cessantemente por pessoas em busca do corpo perfeito. O instantâneo de lichia promete prevenir o envelhecimento precoce causado por tabagismo. Teria esse produto uma quantidade equivalente de antioxidante?






Apresentação: Com base na hipótese de que o ácido ascórbico (Vitamina C) que compõe o Instantâneo de Lichia está presente na concentração adequada para o público alvo. Essa análise crítica indaga se o ácido ascórbico presente é suficiente para cumprir com o que o produto promete. A analise será realizada através dos fundamentos bromatológicos, da discussão e da legislação vigente.


Descrição: Instantâneo de Lichia da Chá Mais é um suplemento alimentar com extrato de Lichia e amora enriquecido com colágeno, fibras e um mix de vitaminas e minerais. Promete prevenir o envelhecimento precoce causado por tabagismo.


Fundamentos Bromatológicos: A lichia (Litchi chinensis Sonn.), originária da China, é considerada como a rainha das frutas pelo seu sabor e aroma delicados, além do aspecto atraente. Quanto à botânica, pertence à família Sapindaceae, que tem representantes importantes no Brasil. O Fruto da lichia cv. Bengala são aproximadamente 50% de casca e sementes, que são descartadas. Estes subprodutos têm compostos antioxidantes que são capazes de bloquear os efeitos nocivos dos radicais livres no corpo.

     O instantâneo de lichia ajuda a prevenir o envelhecimento causado pelo tabagismo. Esse benefício é obtido a casca e a semente já que são ricas em antioxidantes, como ácido ascórbico, compostos fenólicos, incluindo ácido gálico, flavonóides (procianidina B4, procianidina B2 e epicatequina) e antocianinas (cianeto 3-rutinosídeo, cianidina-3-glicosídeo, quercetina 3-rutinosídeo e quercetina 3-glucoside). Estudos farmacológicos indicam que os subprodutos da lichia têm vários efeitos, incluindo antiinflamatórios, anti-hiperlipidêmicos, anti-hiperglicêmicos, hepáticos e cardioprotetores, além de possuírem alta atividade antioxidante. Devido à concentração altíssima de vitamina C, a lichia é uma fruta antioxidante. Isso quer dizer que ela agirá na manutenção celular, prevenindo os efeitos de envelhecimento, em especial para quem tem o hábito do tabagismo. Além disso, devido a vitamina C, a lichia é muito importante para a manutenção do sistema imunológico, prevenindo resfriados e até mesmo gripes, garantindo assim um organismo mais forte.


Legislação: O Instantâneo de Lichia é um suplemento alimentar que tem como regulação sanitária as resoluções que dispõe sobre alegações em saúde. São elas:
Resolução - CNNPA nº 12, de 1978,  RESOLUÇÃO Nº 18, DE 30 DE ABRIL DE 1999  e RESOLUÇÃO Nº 19, DE 30 DE ABRIL DE 1999.
       A primeira resolução trata-se do consumo diário para adultos de ácido ascórbico. A segunda legislação das diretrizes básicas para análise e comprovação de propriedades funcionais, ae a ultima segunda trata-se sobre o registro de alimento com alegação de propriedades funcionais e/ou de saúde em sua rotulagem.


Discussão: Segundo o artigo “Fitoquímicos bioativos e atividade antioxidante em frações de lichias frescas e secas” (QUEIROZ et.al., 2015).
A casca in natura apresentou os maiores teores de ácido ascórbico (2.169,52 mg 100 g -1 MS), enquanto que para as demais frações, frescas ou secas, os teores variaram entre 75,67 e 453,19 mg 100 g -1 de ácido ascórbico. A secagem influenciou significativamente esses níveis, com uma diminuição sendo observada nos níveis de ácido ascórbico após o processo. Isso ocorre porque o ácido ascórbico é suscetível à degradação pela temperatura, pH, oxigênio e pelas enzimas que influenciam os mecanismos de degradação, alterando a concentração do ácido ascórbico e a proporção de ácido ascórbico para ácido desidroascórbico. Os subprodutos da lichia são, portanto, vistos como fontes de ácido ascórbico, e podem ser usados ​​para enriquecer alimentos, mesmo depois de secos “
A atividade antioxidante baseada na inibição do radical DPPH  foi alta para todos os extratos analisados, variando de 12,77 a 87,18% ( Tabela 1 ). Destaca-se o extrato D, preparado com 50% de metanol seguido de evaporação, que apresentou alta capacidade de sequestro para o radical DPPH •, apresentando os maiores percentuais de atividade antioxidante.

Tabela 1 Porcentagens de atividade antioxidante dos extratos A (aquoso), B (acetona), C (solução 1: 1, 70% acetona e 50% etanol) e D (50% metanol) em frações de lichia, para o DPPH ' radical, Lavras, MG, 2011 


Ou seja, mesmo com processos de secagem da lichia podemos ver que temos uma redução do ácido ascórbico, mas ainda sim possui um valor significativo e podendo ser utilizado para fins de suplemento para retardar o envelhecimento precoce. Deve-se considerar que a ingestão diária de acido ascórbico (vitamina C) recomendado para adultos seguindo as normas da ANVISA é de 70,0 - 75,0 mg.


Conclusão: Pode-se concluir que a lichia é altamente rica em vitaminasfibras e antioxidantes. Isso significa que ela é capaz de trazer inúmeros benefícios ao corpo humano. Entre eles podemos citar a saúde do coração, a regulação do sangue, efeitos anti-inflamatórios, proteção antioxidante e muitos outros. Já devido à concentração altíssima de vitamina C, a lichia é uma fruta antioxidante. Isso quer dizer que ela agirá na manutenção celular, prevenindo os efeitos de envelhecimento, em especial para quem tem o hábito do tabagismo.


Referências Bibliográficas:

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Um estudo realizado na cidade de Mazaffarpur, na Índia mostrou que a lichia contém altas doses de hipoglicina, uma toxina que inibe a capacidade do organismo de produzir glicose, pois dificulta a metabolização dos ácidos graxos e da leucina, fazendo com que o nível de glicose no sangue caia. Por conta disso, o indivíduo não pode ingeri-la quando está em jejum prolongado, podendo causar pressão baixa, dores gastrointestinais, problemas respiratórios, edemas na pele, tonturas, inconsciência, convulsões e óbito. Houve casos de mortes de crianças na Índia, relacionadas ao consumo de lichia. Esses casos só acontecem se os níveis de glicose já estiverem muito baixos e se o consumo da fruta verde for excessivo. O instantâneo de lichia, no entanto, não apresenta perigo para a população, mas ainda assim, não deve ser consumido em excesso. Sugere-se que se adicione 10g do suplemento em 200mL de água e mexa-se até completa dissolução, sendo a sugestão de consumo de apenas duas vezes ao dia.

    Ana Carolina Almeida e Silva
    DRE:114064368

    ResponderExcluir
  3. A partir da pesquisa apresentada acima, é possível inferir que, de fato, a lichia possui propriedades antioxidantes, quem podem auxiliar no controle do envelhecimento precoce causada por tabagismo. Entretanto, quando avaliamos o Instantâneo de Lichia da marca Chá mais, podemos concluir que esse potencial encontra-se enviesado, visto que a própria marca não indica qual foi a parte da planta utilizada para a produção do extrato, onde, de acordo com a dissertação de mestrado de Estela de Rezende Queiroz, diferentes partes apresentam diferentes potencias antioxidantes. Além disso, na Resolução nº 3.288, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2015, a empresa Hilê Industria de Alimentos Ltda, responsável pelos produtos da Chá Mais, havia sido notificada e impedida de atuar em todo o Estado de Santa Catarina pelo produto em questão por conter extrato vegetal sem avaliação prévia para comprovação de segurança na Anvisa, o que reforça a ausência de informações concretas sobre o produto.

    ResponderExcluir