Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quinta-feira, 14 de junho de 2018

A importância do uso racional de nutricosméticos

Até que ponto pode-se considerar saudável a utilização de nutricosméticos?
Figura 1. Produto nutricosmético Naara  Beauty Drink
Eles apresentam, geralmente, quantidades de nutrientes compatíveis com a IDR e o fato de não existir legislação para esse tipo de produto, se torna difícil o controle sobre a venda e, consequentemente, o consumo. 



Apresentação: Cada vez mais homens e mulheres estão dispostos a fazer de tudo – e um pouco mais, por sua aparência física. A chegada de nutricosméticos ao mercado propicia maior facilidade e adesão por parte do público alvo, visto que se encontra quase pronto para consumo – o uso é feito principalmente pela população feminina e masculina que se importa em sentir-se bem, para fins estéticos, como para combater envelhecimento, fortalecimento de unhas e cabelos, queima de gordura e melhora de celulite. Os nutricosméticos, mais especificamente, disponíveis em forma de bebidas e drinks embelezadores carregam a promessa de “realçar a beleza de dentro para fora”. 

Descrição do produto: Naara Beauty Drink apresenta alta concentração de Colágeno Hidrolisado além de conter: vitamina C, B6, B12, l-cisteína, rico em zinco, niacina e ácido pantotênico. Não contém açúcar e nem glúten.  Apresenta-se em embalagem de 270g e cada porção (15g – 1 colher e meia de sopa aproximadamente) deve ser diluída em 200 ml de água. 
 - Serve 18 porções
- Sabor tangerina
- 6 frutas desidratadas: açaí, acerola, amora, framboesa, morango e tangerina;
- Com colágeno Hidrolisado
- Fonte de vitaminas C, Niacina (B3), Ácido pantotênico (B5), B6, B12, ;
- Zinco
- Com L-cisteína e Polidextrose
- Sem adição de açúcares

Ingredientes: colágeno hidrolisado, polidextrose, tangerina desidratada, L-cisteína, açaí desidratado, acerola desidratada, morango desidratado, frutas vermelhas desidratadas (amora, framboesa e morango), vitaminas (vitamina C, niacina, ácido pantotênico, vitaminas B6 e B12), sulfato de zinco monohidratado, aromatizante, acidulante ácido cítrico, corante artificial sun set e edulcorante sucralose. Não contém glúten.

Beauty Drink é um nutricosmético e é super prático: basta misturar com água e beber. Composta por 6 frutas desidratadas, Beauty Drink possui 12 gramas de colágeno hidrolisado por porção. Eficiência para quem busca saúde e beleza.
Figura 2. Tabela nutricional do produto Naara Beauty Drink 


Fundamentos Bromatológicos:
O uso irracional e, em excesso de nutricosméticos pode causar malefícios à saúde, ao contrário do que muitos pensam, podendo causar efeitos indesejados. Por não serem regidos por legislação, não existem estudos sobre toxicidade, ainda mais no que diz respeito a uso a longo prazo. Apesar de apresentar benefícios, é sabido que apresentam risco de toxicidade durante o uso, podendo depender da dose ingerida – como são produtos de fácil acesso, estando disponíveis em drograrias, farmácias e supermercados, são produtos de fácil aquisição – e usados diariamente.
Além disso, a grande e insistente busca por colágeno para rigidez de pele e consequente suplementação pode não ser útil se a molécula ingerida for muito grande, visto que ela será fragmentada durante a digestão e não aproveitada e nem transportada até a pele.
Alguns produtos possuem o colágeno em sua forma hidrolisada ou em pequenos peptídeos (fragmentos), o que favoreceria sua absorção intestinal, segundo estudo realizado em 2015 demonstrando interessantes resultados relacionado à suplementação desse colágeno fragmentado com a melhora da hidratação, das rugas, da firmeza da pele e estimulo à síntese de colágeno e de ácido hialurônico. Todavia, o real benefício ainda não é um consenso entre todos os especialistas.
O nutricosmético em questão apresenta, ainda, corantes, edulcorantes artificiais e aromatizantes ao invés da fruta – os quais possuem desvantagens no consumo por não conter, em sua grande maioria, valor nutricional ao consumidor. Que só é possível de ser identificado caso o consumidor leia o rótulo.

Legislação:
Não existe legislação para os produtos nutricosméticos. Por se tratar de uma área sem regulação, é necessário ainda que se estabeleçam regulações apropriadas pelos órgãos devidos.


Discussão e Conclusão:
A lista de benefícios oferecidos para promoção do produto pelo marketing é extensa: atuam no emagrecimento, no bom funcionamento do intestino, aumentam resistência física, protegem a pele dos radicais livres (precursores do envelhecimento).
São uma arma contra a flacidez da pele, reduzem a queda capilar, fortalecem as unhas e também aparecem como atores, ainda que secundários, na prevenção de doenças, como o diabetes. Entretando, o nutricosmético Naara Beauty Drink não apresenta nenhuma informação científica para esses benefícios. A ingestão do produto é feita pela diluição de 15g de Naara com auxílio do dosador que vem junto ao produto, em 200mL de água – diariamente.

Muitas pessoas vivem em busca do “corpo perfeito”, e o fato de encontrarem benefícios que podem ser conquistados facilmente – uma vez que basta beber um copo de 200mL de suco vendido como saboroso de tangerina, acabam não percebendo os riscos que estão assumindo. Os nutricosméticos não são vilões, o problema é quando o uso irracional, no qual o consumidor não sabe aproveitar seu benefícios.

É importante alertar que esse suplemento não deve substituir uma refeição, deve ser usado como seu próprio nome diz, em suplementação à boa alimentação e acompanhamento do profissional de saúde e educador físico. De modo geral, não existem grandes perigos no consumo regular desses produtos, podendo surgir problemas em casos de terapia medicamentosa com ingrediente rico em algo presente na composição do nutricosmético, podendo desencadear uma ovederose de nutrientes. Os estudos clínicos com nutricosméticos crescem significativamente. Porém, a comunidade científica precisa se integrar mais sobre o assunto para julgar a dose e tempo de tratamento ideal para esses suplementos. 

Referências bibliográficas:
1.     TERRA, Redação. Saiba o que e para que servem os nutricosméticos. 2010. Disponível em: <https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/beleza/saiba-o-que-e-para-que-servem-os-nutricosmeticos,66b830f5e0e27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html>. Acesso em: 01 jun. 2018.
2.     MONTEIRO, Lilian. Saiba os benefícios e os problemas dos produtos aliméticos: A busca pela saúde e pelo bem-estar são constantes na vida. Se antes hidratantes e cremes eram aliados salvadores, agora é a vez dos produtos aliméticos. 2013. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2013/01/13/interna_tecnologia,343065/saiba-os-beneficios-e-os-problemas-dos-produtos-alimeticos.shtml>. Acesso em: 01 jun. 2018.
3.     JUSTINO, Bruna. #Saúde – ALIMÉDICOS, NUTRACÊUTICOS E NUTRICOSMÉTICOS, QUAL A DIFERENÇA? 2013. Disponível em: <https://corponovomentenova.wordpress.com/2013/10/03/alimedicos-nutraceuticos-e-nutricosmeticos-qual-a-diferenca/>. Acesso em: 01 jun. 2018.
4.     PERFACE, Instituto. TOMAR COLÁGENO VIA ORAL FAZ BEM PARA A PELE? Disponível em: <http://institutoperface.com/noticias/tomar-colageno-via-oral-faz-bem-para-a-pele/>. Acesso em: 01 jun. 2018.
5.     JEUNESSE. Naara Beauty Drink Jeunesse: Com o Naara Jeunesse sua pele fica mais bonita, seus cabelos mais fortes e suas unhas mais resistentes!. Disponível em: <https://www.dinheiroejuventude.com/naara-beauty-drink-jeunesse/>. Acesso em: 01 jun. 2018.
6.     GONÇALVES, Gleidiana Rodrigues et al. BENEFÍCIOS DA INGESTÃO DE COLÁGENO PARA O ORGANISMO HUMANO. Reb, Ceará, v. 8, n. 2, p.190-207, jan. 2015
7.     GOMES, AndrÉia Silva et al. RISCOS E BENEFÍCIOS DO USO DE NUTRACÊUTICOS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE. Revista Saúde e Desenvolvimento, Rio Grande do Sul, v. 11, n. 8,

2 comentários:

  1. O grande problema dos nutriceuticos está na nutrição do seu consumo irracional, onde propaganda promete diversos beneficios ao consumidor e o mesmo utiliza o produto sem o acompanhamento de um profissional. E não ter legislação, agrava a situação por não ter um relato sobre seus efeitos adversos ou toxicidade, ou até mesmo o real cumprimento de tudo que promete.

    ResponderExcluir
  2. Além dos riscos citados no texto acima, há outros aspectos que precisam ser considerados. O produto Naara Beauty Drink é produzido pela empresa multinacional Jeunesse (que significa “juventude”, em francês), com sede nos Estados Unidos. A bebida, que tem um grande apelo de marketing, alinhado com a filosofia da empresa, é comercializada no Brasil a um alto custo. Assim, é importante que o consumidor avalie o que o produto oferece em relação a outros suplementos disponíveis no mercado por um preço mais acessível.

    A presença de frutas desidratadas não significa, necessariamente, um benefício à saúde ou à estética. Isso porque o importante é a quantidade dos compostos ativos dessas frutas presentes na bebida e, mais ainda, a biodisponibilidade desses compostos, ou seja, o quanto deles é de fato absorvido pelo organismo. Não há esse tipo de informação para o produto, já que não há estudos clínicos, porque isso não é exigido para esse tipo de produto. Embora não haja evidências científicas divulgadas para o produto, sabe-se que a tangerina e a acerola são ricas em vitamina C, e o açaí, o morango, a amora e a framboesa são ricos em flavonoides. Além desses, a bebida ainda contém zinco e L-cisteína. Todos esses são antioxidantes conhecidos, e os antioxidantes podem atenuar alguns dos processos que levam ao envelhecimento e mesmo a algumas doenças (VALKO et al., 2007).

    Então, a bebida de fato apresenta componentes que trazem benefícios ao organismo, embora não se conheçam os benefícios do produto como um todo. Esses componentes são principalmente os antioxidantes e há diversas formas mais baratas de se consumirem antioxidantes, por exemplo, através de frutas, de condimentos, como o açafrão, ou mesmo de suplementos. Além disso, não se conhece o quanto desses compostos é absorvido pelo organismo a partir da bebida e quais são os resultados do seu uso. Portanto, é importante avaliar a relação custo-benefício desse produto para os objetivos que o consumidor deseja.

    Referências:

    VALKO, M.; LEIBFRITZ, D.; MONCOL, J.; CRONIN, M. T. D.; MAZUR, M.; TELSER, J. Free radicals and antioxidants in normal physiological functions and human disease. The International Journal of Biochemistry and Cell Biology, 39 (2007), 44-84.

    ResponderExcluir