Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Manteiga de Cacau como hidratante labial.

Resultado de imagem para manteiga de cacau

Desde pequenos ouvimos nossos pais e avós nos aconselharem a utilizar a manteiga de cacau quando ficamos com os lábios ressecados após um dia inteiro exposto ao sol, ou no outro extremo, em noites muito frias em que o as baixas temperaturas ressecam e até provocam cortes nas extremidades da boca. Como num passe de mágica, quando passamos aquele batonzinho branco, a ardência vai embora e os lábios voltam ao seu estado normal em questão de poucos instantes. Todos nós já passamos por isso pelo menos uma vez na vida, mas a verdade é que poucos sabem a composição da manteiga de cacau e como esses componentes atuam na reconstituição labial. Vamos descobrir? 


Introdução:
A manteiga de cacau, ou Theobroma cacao seed butter, que é seu nome científico e também seu INCI Name (Nomenclatura Internacional de Cosméticos), é um ingrediente vegetal conhecido e muito utilizado pelos cientistas de todo o mundo em produtos cosméticos, cosmecêuticos, e em produtos para tratamento de doenças, infecções, e feridas. A manteiga é um excelente hidratante que provem da extração da massa do cacau, e é extremamente nutritiva e capaz de suavizar a pele danificada. É facilmente absorvida pela pele e pelos lábios, atingindo as camadas mais profundas, tornando-as mais suave.
A manteiga de cacau é conhecida desde os primórdios pela sua ação como um agente emoliente, largamente usado em produtos cosméticos, porém devido ao seu comportamento de cristalização inerente e complexo, a sua aplicação tem sido restrita a baixas concentrações em emulsões e sistemas anidros. É também utilizada no processo de fabricação de produtos do tipo skin-care – uma tendência dermatológica para peles ressecadas afim de devolver maciez e suavidade inerentes da pele. Além disso, é utilizada no processo de fabricação de batons, com a função de hidratar os lábios; na elaboração de cremes e unguentos por sua ação emoliente; cremes para fortalecimento de unhas quebradiças, para prevenção de estrias durante a gravidez e em protetores solares. 
Tendo em vista que a manteiga de cacau está presente em muitos produtos alimentícios e medicamentosos, e que nós, profissionais da saúde com habilitação para atuar na área bromatológica, precisamos nos aprofundar nesse tema e é isso que esse trabalho se propõe.

Fundamentos bromatológicos: 
A Manteiga de Cacau é um tipo de gordura vegetal que é extraída a partir de grãos de Cacau, uma matéria-prima de grande importância econômica classificada como substância estimulante. Em sua composição, além de carboidratos, sais minerais, vitaminas e ácidos orgânicos têm-se a teobromina e cafeína, consideradas estimulantes das funções orgânicas.
Em sua composição são encontrados principalmente os ácidos graxos saturados: esteárico (C18:0). De 32 a 36%, palmítico, (C16:0), de 24 a 27% e ácido oleico (C18:1), monoinsaturado, na proporção de 33 a 37%;                     
O beneficiamento das sementes do cacau origina diversos produtos semimanufaturados, como o chocolate em pó, a massa de cacau e a manteiga de cacau, que é um produto de grande valor econômico utilizada principalmente para a produção de chocolates com alto teor de gordura de cacau, os chocolates brancos. Sua extração para fins alimentícios é feita através da prensagem da massa de cacau em prensa hidráulica, seguida de desodorização e filtragem. A eficiência de extração da manteiga de cacau por prensagem hidráulica a partir do líquor é afetada, entre outros fatores, pelo tamanho das partículas, pressão exercida sobre o liquor, temperatura e umidade.
Após a prensagem, a manteiga de cacau deve ser centrifugada ou filtrada para eliminar os resquícios sólidos de cacau, depois é desodorizada com o objetivo de eliminar os compostos que impactam de forma negativa no seu sabor e padronizar a sua cor. Geralmente essa etapa é realizada fisicamente com o uso de destiladores a vácuo, sendo parâmetros importantes a temperatura de injeção de vapor, o vácuo e a umidade final.Assim é possível obter o produto da extração de cacau para fins alimentícios e posteriormente ser utilizado na produção de medicamentos, cosméticos e afins.

Legislação:

Em conformidade com o artigo nº 64, do Decreto-lei nº 986, de 21 de outubro de 1969 e de acordo com o que foi estabelecido na 410ª. Sessão Plenária, realizada em 30/03/78, resolve aprovar as seguintes NORMAS TÉCNICAS ESPECIAIS: o produto designado "manteiga de cacau" deve provir de sementes de cacau sãs, limpas e torradas. Deve ser dura e friável em temperatura inferior a 25ºC, com Aspecto: massa sólida untuosa ao tacto, de coloração branca ou branco-amarelada com cheiro e sabor prórprio. 
Características físicas e químicas: 
Substâncias voláteis:  máximo0,2% p/p;
Acidez livre em ml de solução normal: máximo5,0% v/p;
Índice de refração a 40ºC.1,4535 a 1,4630;
Ponto de fusão final28 a 35ºC;
Índice de iodo (Hubl)35 a 43; 
Índice de saponificação (Koesttstorfer)188 a 200;
Substâncias insolúveis em hexano, máximo0,05% p/p;
Características Microscópicas: 
Ausência de sujidade, parasitos e larvas.
Além do rótulo que deve conter a denominação "Manteiga de cacau".

Discussão:
                    A Manteiga de Cacau é uma das gorduras mais estáveis, contendo antioxidantes naturais que evitam que ela se torne rançosa, permitindo sua armazenagem por um prazo de 2 a 5 anos . A sua estabilidade é boa à temperatura ambiente, e seu relativamente baixo ponto de fusão a torna um óleo base ideal para supositórios e outros cremes medicinais, sendo portanto uma boa base para outros tipos de medicamentos, e um bom medicamento por si só.
                    Outra utilidade da manteiga é ser um excelente hidratante para o rosto, pois quando aplicada na pele, ela penetra nas camadas dérmicas proporcionando flexibilidade, maciez e brilho em toda a área. As qualidades antioxidantes da Manteiga de Cacau certamente cuidam da maioria dos sinais de envelhecimento, mas a Manteiga  de Cacau também fornece uma barreira para a pele que irá protegê-la contra agentes externos também. Os antioxidantes e moléculas orgânicas são benéficas e protegem a pele contra as forças ambientais, internos e externos, que podem causar irritação ou danos para a pele.
                    Quimicamente, a manteiga de cacau tem uma composição graxa na qual predominam os seguintes ácidos graxos: ácido oléico ; ácido esteárico; ácido palmítico; e ácido linoléico ou Omega 6. Essa composição graxa permite que ela seja utilizada em cosméticos com a função de protetor e condicionante da pele, e emoliente, benefícios estes reconhecidos pelo banco de dados de ingredientes cosméticos da Comissão Européia, pelo FDA e pela Anvisa.
                    As formulações ricas em manteiga de cacau, além de outros componentes com ação oclusiva e emoliente, evita a perda de água transepidérmica, que é um dos mecanismos de hidratação, e formando um filme de proteção fortalecendo assim a barreira cutânea e protegendo assim os lábios, deixando-os com aparência saudável.

Conclusão: 
                     Podemos concluir, portanto, que a manteiga de cacau é um produto proveniente de matéria prima natural, extraído com facilidade do cacueiro e de baixo custo. Apesar da simplicidade e facilidade da obtenção, é um material rico em utilidades, que vão desde base para formulações tópicas e cavitárias, até um medicamento formado exclusivamente pela manteiga de cacau, servindo para diversas finalidades e para diversas partes do corpo. Sendo assim, percebe-se que a manteiga de cacau é um ponto de interseção entre a indústria alimentícia, cosmética e farmacêutica.

Referências Bibliográficas:

Heizir F. de Castro, Adriano A. Mendes e Júlio C. dos Santos: MODIFICAÇÃO DE ÓLEOS E GORDURAS POR BIOTRANSFORMAÇÃO - Quim. Nova, Vol. 27, No. 1, 146-156, 2004

M. -K. Chang, G. Abraham, V. T. John Production of cocoa butter-like fat from interesterification of
vegetable oils Journal of the American Oil Chemists’ Society November 1990, Volume 67, Issue 11, pp 832–834

V. LUCAS & T. G. KIECKBUSCH: Estudo Comparativo do Polimorfismo da Gordura de Cupuaçu e da Manteiga de Cacau por Calorimetria Diferencial de Varredura (DSC) – Brazilian Journal of Tecnology N. 232

C. Loisel, G. Keller, G. Lecq, C. Bourgaux, M. Ollivon - Phase transitions and polymorphism of cocoa butter - Journal of the American Oil Chemists' Society April 1998, Volume 75, Issue 4, pp 425–439

Bispo Eliete, Miranda S. Maria , Deus Valternei: Influência dos métodos de secagem nas propriedades antioxidantes de cacau (Theobroma cacao L.) : Dissertação apresentada à Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos, para obtenção do título de Mestre.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A manteiga é extraída da semente do cacau, tem cor clara, cheiro e sabor bem suave de chocolate. Ela é rica em polifenóis, ômega 9 e ácidos graxos. Com propriedades antioxidantes, hidratantes, emolientes e fator de proteção 10, ela forma uma barreira protetora na pele que mantem a hidratação natural e a reposição lipídica da pele. Na indústria cosmética ela, muitas vezes, aparece associada à vitamina E, para aumentar seu poder de regenerar as células e hidratar. Seu cheiro também libera endorfina no cérebro, o que dá sensação de bem estar e prazer.Ela aparece como princípio ativo de diversas linhas de produtos para pele e cabelo, como creme hidratante corporal, protetor labial, shampoo, condicionador, máscaras de hidratação capilar e sabonetes. No caso específico de proteção labial, principalmente no inverno, quando a pele sensível dos lábios fica ressecada e rachada, a melhor indicação é de produtos que tenham na formulação manteiga de cacau, ou outros óleos (amêndoas, jojoba, karité e ceras) associados com a vitamina E para maior recuperação do tecido. Podemos dizer que a manteiga de cacau é um ingrediente interessante para os cuidados com a pele, principalmente no inverno, quando a temperatura e umidade do ar ficam mais baixas e propiciam um maior ressecamento da pele, e o fato dela mexer com nossos sentidos, por conta do cheiro agradável, pode fazer a diferença na hora da escolha. Segundo as informações presentes neste trabalho, a mateiga de cacau é rica em utilidades, sendo utilizada para diversas finalidades para diferentes partes do corpo. Logo, pode ser usada na indústria alimentícia, cosmética e farmacêutica.

    Aluno: Mário Sérgio Lima Ferreira
    DRE: 113210110

    ResponderExcluir