Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sábado, 16 de junho de 2018

O sal Light é uma boa opção para hipertensos?






Conhecido como vilão da hipertensão, o sódio presente no sal de cozinha faz parte da alimentação da população mundial e é um nutriente necessário pois exerce funções importantes na saúde como por exemplo: manutenção do volume plasmático e equilíbrio ácido-base, por esse motivo não deve ser excluído da alimentação diária, porém deve ser consumido moderadamente. O sal light por apresentar 50% menos sódio seria então uma opção mais saudável?

Apresentação
Embora esteja relacionada ao sedentarismo, ao histórico familiar, e outras particularidades, a hipertensão ainda tem forte relação com um fator controlável: a ingestão de sal.
A Organização Mundial da Saúde, preconiza que a ingestão de sódio para adultos deve ser de 2 gramas por dia (ou seja, 5g de sal por dia visto que 1 grama de sal refinado tem aproximadamente 400mg de sódio). Entretanto alguns estudos populacionais realizados no Brasil, mostram que o consumo atual é de aproximadamente 12 gramas por dia o que está relacionado ao aumento das doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças renais entre outras.
Afim de diminuir o consumo de sódio, existem disponíveis vários tipos de sais com diferentes minerais, cores, textura e teores em sua composição como é o caso do sal light que apresenta uma textura semelhante mas na verdade é uma mistura de cloreto de sódio e cloreto de potássio.

Descrição do produto



 De acordo com a tabela nutricional, o sal light embora tenha em 50% de sua composição cloreto de sódio, os outros 50% são de cloreto de potássio, e como o primeiro é retentor de líquidos e o segundo diurético, o corpo vai depender de um equilíbrio hídrico, e portanto ingerindo os dois juntos o organismo não retém tanta água e não aumentaria tanto a pressão arterial.
A porcentagem de iodo é idêntico nos dois produtos uma vez que em atendimento à Política Nacional de Alimentação e Nutrição, o sal foi o alimento selecionado pelo Ministério da Saúde para suplementar iodo à população, além disso, o iodo não afeta a aparência nem sabor e as técnicas de iodação são simples e de baixo custo.

Fundamentos bromatológicos
Os sais formados pelos metais alcalinos podem ser facilmente dissolvidos em água como é o caso do cloreto de sódio que é o sal branco utilizado para cozinhar.
Ele apresenta-se sob a forma de cristais brancos, com granulação uniforme, é inodoro e tem sabor salino-salgado próprio. Sua produção a partir do sal marinho envolvem várias etapas de lavagem e clareamento.
Durante a produção são eliminados magnésio, cálcio e o iodo natural, que depois vai ser novamente acrescentado artificialmente na forma de iodeto de potássio,e por oxidar rapidamente quando exposto à luz, é adicionado também um estabilizante, no caso a dextrose e quando combinados vão produzir uma coloração roxa. A produção então segue para uma etapa de clareamento onde adiciona-se carbonato de sódio para deixar o sal branco e depois é feito o processo de lavagem para eliminar outros componentes.
Uma das estratégias atuais voltadas à redução do consumo de sódio é substituir o sal comum pelo sal de potássio (KCl). O potássio é descrito na literatura pelo efeito anti-hipertensivo porque induz uma maior perda de água e sódio e por possuir propriedades físicas semelhantes às do NaCl, com 80% da capacidade de salgar.
Legislação
A portaria n°54 de 4 de julho de 1995 do Ministério da Saúde além de normatizar o uso de Sal Hipossódico, tem por objetivo fixar a identidade e as características mínimas de qualidade, a que deverão obedecer esses sais.
Por definição os sais hipossódicos são os produtos elaborados a partir da mistura de cloreto de sódio com outros sais, de modo que a mistura final mantenha poder salgante semelhante ao do sal de mesa e tenha no máximo ou 50% de teor de sódio (caso do sal light) ou 20% de teor de sódio (sal para dieta com restrição de sódio).

Discussão e Conclusão
Basicamente, um excesso de sódio na corrente sanguínea provoca um estímulo para aumentar da quantidade de água dentro dos vasos sanguíneo e com isso por ter um maior volume de sangue fluindo através desses vasos a pressão arterial aumenta, e com o aumento crônico da pressão arterial podem ocorrer lesões nas paredes dos vasos sanguíneos, principalmente nos de pequeno calibre.O sal light é uma alternativa ao sal de cozinha comum mas deve ser consumido com orientação médica ou de nutricionista pois, apesar de conter menos sódio por grama de sal, e possuir potássio, que é um mineral que parece ter efeito protetor contra a hipertensão, ele não é indicado para pacientes com insuficiência renal pois que quem controla as concentrações de potássio no sangue são os rins, logo se for ingerido mais potássio que o necessário, o excesso é eliminado na urina, porém pacientes com insuficiência renal, não conseguem controlar o potássio sanguíneo de forma eficaz portanto  podem acabam desenvolvendo hipercalemia o que pode causar graves arritmias cardíacas. Portanto a própria a insuficiência renal também pode levar à hipertensão e nesse caso é preciso cautela no fornecimento de minerais, inclusive o potássio.
Referências bibliográficas

1-  Sociedade Brasileira de Hipertensão.

http://www.sbh.org.br/geral/atualidades-teor-de-sodio-na-alimentacao.asp

 Acesso em 07/06/2018

2 -  Sociedade Brasileira de Cardiologia

http://prevencao.cardiol.br/fatores-de-risco/hipertensao.asp

Acesso em 07/06/2018

3 - Sal CISNE. Produtos

http://www.salcisne.com.br/produtos.php

 Acesso em 07/06/2018

4 – BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n.54, de 4 de julho de 1995.

Regulamenta e normatizar o uso de "Sal Hipossódico", isento na categoria de alimentos para fins especiais. DOU 05 jul. 1995

Acesso em 15/06/2018


4 comentários:

  1. O presente trabalho descreve os benefícios do uso do sal light como uma alternativa ao sal de cozinha comum. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), existem atualmente cerca de 17 milhões de hipertensos no Brasil [1]. Pensando neste tipo de consumidor, a indústria criou o sal light com 50 % menos sódio, e os outros 50 % são compostos de cloreto de potássio. Algumas classes de fármacos anti-hipertensivos têm como característica a reabsorção de potássio. Se o indivíduo for hipertenso e utilizar o sal light em excesso, pode aumentar as reservas de potássio no sangue causando um quadro de hipercalemia, condição que pode gerar efeitos drásticos a saúde como aumento dos batimentos cardíacos, tremores e tontura. Ademais, a autora ressalta que a utilização por pacientes com insuficiência renal só é recomendada com orientação médica ou de nutricionista.
    Outras informações de salgante alimentar a base de cloreto de potássio podem ser encontradas em http://bromatopesquisas-ufrj.blogspot.com/2018/06/zerosodio-salgante-alimentar-sem-sodio.html#more


    Referências:
    [1] Portal da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Disponível em: . Acesso em: 16-06-2018.


    Christian Ferreira
    DRE 113091281

    ResponderExcluir
  2. Foi realizada uma pesquisa em pacientes internados em um hospital público de Goiânia para avaliar a aceitação da dieta hipossódica com sal light. O estudo foi realizado com 81 pacientes internados a mais de 24 horas, maiores de 18 anos, de ambos os sexos com prescrição de dieta hipossódica de consistência normal ou branda. A quantidade total de sódio oferecida na dieta foi de 1450 mg por dia. Como resultado da pesquisa, concluiu-se que a aceitação da dieta hipossódica com utilização do sal light foi insatisfatória, tendo a característica "tempero" da dieta sido avaliada negativamente pela maioria dos pacientes. Portanto, por mais benéfico que seja a utilização do cloreto de potássio para reduzir a quantidade de cloreto de sódio na composição do sal, os indivíduos têm que aceitar a troca do sal tradicional pelo sal light. Sendo assim, cabe ao nutricionista utilizar técnicas dietéticas adequadas para aumentar a adesão dos pacientes e cabe aos pacientes a consciência de valorizar a saúde sobre o sabor da comida.

    Referências:
    FILIPINI, K. et cols. Aceitação da dieta hipossódica com sal de cloreto de potássio (sal light) em pacientes internados em um hospital público. Revista de Atenção à Saúde. Goiás, v.12, n.41, 2014.

    Ana Carolina Almeida e Silva
    DRE: 114064368

    ResponderExcluir
  3. O cloreto de sódio faz parte da alimentação da população e deve se consumido de acordo com a quantidade recomendada por dia. O sódio presente no sal é necessário para a manutenção do volume no plasma, equilíbrio ácido-base, para a transmissão de impulsos nervosos e funcionamento das células. Por esse motivo não deve ser excluído da alimentação diária, porém deve ser consumido com moderação. Para diminuir as doenças crônicas, o Ministério da Saúde e a Associação das Indústrias da Alimentação firmaram um compromisso para reduzir a quantidade de sódio nos alimentos industrializados. Uma opção é o sal light: possui teor reduzido de sódio (50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio). Embora os dois possam ser chamados de sal, eles afetam o organismo de formas diferentes. Enquanto o potássio regula a retenção de líquidos dentro das células, o sódio age fora das células. Embora seja recomendado a pessoas com hipertensão, o sal light não é indicado para pessoas com problemas renais. É indicado para pessoas que tem restrição ao consumo de sódio. Porém, as pessoas com doenças renais não devem consumi-lo, pois como esse tipo de sal possui mais potássio, o aumento desse mineral no organismo, pode acarretar complicações cardiovasculares.
    Sociedade Brasileira de Diabetes. Tipos de sal e suas diferenças. Disponível em:http://www.diabetes.org.br/publico/noticias-nutricao/1313-tipos-de-sal-e-suas-diferencas. Acesso: 20 de junho de 2018.
    Pró Renal Brasil. Consumo de Sal. Disponível em: http://www.pro-renal.org.br/quem1.php. Acesso: 20 de junho de 2018.

    Beatriz Hecht Ortiz
    DRE 114160384

    ResponderExcluir
  4. BARROS et al. (2014) avaliaram o impacto da substituição do sal comum por sal light na pressão arterial de hipertensos. Para esse estudo, participaram 35 pacientes hipertensos de ambos os sexos, os quais foram divididos em dois grupos: 19 pacientes ficaram no Grupo Intervenção (GI – recebendo sal light) e 16 pacientes no Grupo Controle (GC – recebendo sal comum). Todos os pacientes usavam doses estáveis de anti-hipertensivos. Foram analisadas a pressão arterial sistólica (PAS) e a pressão arterial diastólica (PAD) através de medidas casuais da pressão arterial (PA) e monitoração residencial da pressão arterial (MRPA). Além disso, as excreções de sódio e potássio foram avaliadas em amostras de urina de 24 horas. Todos os pacientes receberam 3 g de sal para serem consumidos diariamente por 4 semanas. O GI mostrou redução significativa tanto da PAS quanto da PAD nas medidas casuais e de MRPA assim como diminuição da excreção de sódio enquanto o GC apresentou redução significativa apenas na medida casual da PAS. Esses resultados demonstraram que a substituição do sal comum por sal light diminuiu significativamente a PA de hipertensos. O sabor do sal light pode ser um fator limitante com relação à adesão, mas visto que os benefícios do seu consumo foram evidentes, cabe aos profissionais de saúde informar e encorajar o seu uso. Portanto, o sal light é uma boa opção para hipertensos e pode inclusive ser uma opção interessante para a população em geral.

    Referência:
    - BARROS, Carolina Lôbo de Almeida et al. Impacto da substituição de sal comum por sal light sobre a pressão arterial de pacientes hipertensos. 2014.

    ResponderExcluir