Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

domingo, 17 de junho de 2018

O Cloreto de Magnésio pode mesmo tratar e prevenir problemas de saúde?


Título: O Cloreto de Magnésio pode mesmo tratar e prevenir problemas de saúde?


O cloreto de magnésio é um suplemento mineral utilizado para prevenir e tratar deficiência de magnésio no sangue e outros problemas de saúde. O magnésio é muito importante para o funcionamento normal das células, nervos, músculos, dos ossos, e do coração. Normalmente, uma dieta bem equilibrada fornece o suficiente para níveis normais de magnésio no sangue. No entanto,  o consumo de industrializados e o a baixa concentração de magnésio nos vegetais levam diversas pessoas a procurarem a suplementação deste mineral. Além disso, certas situações fazem com que o corpo perca magnésio mais rápido do que a dieta consegue repor.


Texto de apresentação:        

magnésio (Mg) é um elemento essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Ele participa de mais de 300 reações bioquímicas do corpo humano. Apesar de ser tão importante, nossa maior fonte de consumo de magnésio - que são os alimentos - apresenta uma carência desse nutriente mineral. O solo pobre e o uso de produtos químicos nas plantações comprometem a absorção pelos vegetais de minerais como o magnésio e alguns tipos de processamento de alimentos, como o refino de grãos de forma a remover o germe e o farelo ricos em nutrientes, reduzem substancialmente o teor de magnésio; sem contar o problema da má alimentação decorrente de produtos industrializados. A baixa de magnésio no organismo também pode estar atrelada a situações em que a taxa de excreção do mineral seja superior a taxa de reposição alimentar, como o tratamento com diuréticos e remédios para hipertensão, alcoolismo, dieta deficiente, diarreia grave, vômitos frequentes, problemas de absorção intestinal e de estômago e diabetes mal controlada. Isso faz com que muitas pessoas sofram de hipomagnesia e busquem suplementação. Para contornar a falta do magnésio no corpo muitos optam pelo uso de suplementos farmacológicos para incorporar à dieta diária. Esses suplementos estão disponíveis em diferentes formas, mas o mais comum é o cloreto de magnésio.

O que é o Cloreto de Magnésio?

cloreto de magnésio é um composto químico de fórmula MgCl2, sua maior fonte é a água do mar, onde é encontrado na forma de cristais incolores.
É considerado pela Food Drug Administration, agência de alimentação e medicamentos dos Estados Unidos, uma substância segura para ser usada tanto como suplemento nutricional quanto como ingrediente alimentício. Todavia não é comum na culinária, devido ao seu sabor amargo.

Quais são os benefícios do Magnésio no organismo?

Por ser utilizado em centenas funções do nosso organismo, ele auxilia no combate a diversos problemas de saúde, como:
o   Aumento das funções cerebrais. Estudos[1], realizado por neurocientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, e da Universidade de Tsinghua, em Pequim, indicam que uma adequada concentração de magnésio no cérebro melhora o aprendizado e a memória de curto e de longo prazos, pois aumenta a elasticidade e densidade das sinapses na zona do cérebro correspondente à memória.
o   Fortalece os ossos. O magnésio tem relação direta com o metabolismo dos ossos, sua deficiência no corpo está ligada com osteoporose e seu consumo, com a densidade óssea. Diversos estudos[2] mostraram melhorias na saúde dos ossos depois da ingestão apenas de magnésio ou combinado com potássio.
o   Combate infecções. Em 1915, o cirurgião francês Prof. Pierre Delbet procurava por uma substância melhorada[3] para curar feridas. Assim ele descobriu que o cloreto de magnésio PA - (Puro para Análise), isso significa que esse produto é mais concentrado e melhor assimilado pelo corpo - não prejudicava os tecidos e tinha um ótimo efeito sobre a atividade leucocitária e a fagocitose. Também descobriu que se o paciente consumisse cloreto de magnésio PA via oral ou por injeções, o composto tinha efeito imunoestimulante, combatendo infecções.
o   Combate asma em crianças. Estudos em adultos foram inconsistentes, já em crianças houve melhora nas funções pulmonares em 80%.[4]
o   Prevenção e tratamento contra depressão e ansiedade. Estudos[5][6] mostram que o consumo diário de magnésio é um importante agente preventivo contra depressão e ansiedade.

Fundamentos bromatológicos/ Legislação:

Ingestão de Magnésio na dieta - as principais fontes alimentares de magnésio são os cereais integrais, vegetais folhosos verdes, espinafre, nozes, frutas, legumes e tubérculos, como a batata. A recomendação de ingestão diária de magnésio é de 260mg/d.
A deficiência de magnésio pode decorrer da ingestão inadequada ou excreção aumentada, sendo a homeostase desse nutriente, em nosso organismo, regulada principalmente pelos rins. Existem fatores inibidores do processo de absorção do magnésio, como a presença na dieta de alimentos ricos em fitatos, oxalatos, fosfatos e fibras alimentares; e promotores, tais como a lactose e carboidratos. Observa-se que a ingestão média de magnésio pela população encontra-se em valores inferiores às recomendações da Ingestão Diária Recomendada. Assim, é evidente a existência de inadequação no consumo de magnésio, o que contribui para a manifestação de sua deficiência na população, sendo necessária a suplementação em muitos casos.
O suplemento alimentar composto por cloreto de magnésio PA da Farmax contém 75,33mg de cloreto de magnésio PA por comprimido e 226mg de cloreto de magnésio PA por porção o que equivale a 87% dos valores diários de ingestão.


 Tabela 2: Informação Nutricional do Suplemento Alimentar Mineral de Cloreto de Magnésio PA da Farmax.

                                  

Discussão e conclusão:

Comprovada a importância e os benefícios deste mineral para a saúde e as dificuldades do consumo da quantidade necessária por fontes naturais, atualmente tem crescido a indicação do uso do suplemento de Cloreto de Magnésio, como por exemplo o da Farmax, uma vez que ele respeita o índice da Ingestão Diária Recomendada, tendo o equivalente a 87% dos valores diários de ingestão, deixando margem para o consumo de Magnésio através de alimentos[7] e água[8]. Mas lembre-se: apesar de ser um suplemento e não necessitar de receita médica, consulte um médico ou um nutricionista antes de consumir o cloreto de magnésio PA. Pois se tomado em altas concentrações, pode causar intoxicação e levar a hipotensão, fraqueza muscular, dificuldade em respirar, entre outros.

Referências bibliográficas:

https://ods.od.nih.gov/factsheets/Magnesium-HealthProfessional/
https://www.adelaide.edu.au/press/titles/magnesium/magnesium-ebook.pdf
http://revista.nutricion.org/PDF/352severo.pdf
https://www.accessdata.fda.gov/scripts/cdrh/cfdocs/cfcfr/CFRSearch.cfm?ff=184.1426
[1]
https://www.cell.com/neuron/pdf/S0896-6273(09)010447.pdf?code=cell-site
[2]
https://academic.oup.com/ajcn/article/102/2/376/4564512
[3]
http://arthritistrust.org/wp-content/uploads/2013/05/Magnesium-Chloride-Hexahydrate-Therapy.pdf
[4] https://jamanetwork.com/journals/jamapediatrics/fullarticle/351639?resultClick=1
[5]
http://www.jasnh.com/pdf/Vol11-No2-article2.pdf
[6]
http://www.george-eby-research.com/html/magnesium-for-depression.pdf
[7]
Instituto de Medicina (IOM). Conselho de Alimentação e Nutrição. Ingestão de Referência Dietética: Cálcio, Fósforo, Magnésio, Vitamina D e Fluoreto  . Washington, DC: National Academy Press, 1997.
[8]
Azoulay A, Garzon P, Eisenberg MJ. Comparação do conteúdo mineral da água da torneira e das águas engarrafadas. J Gen Intern Med 2001; 16: 168-75. [ Resumo do PubMed ]


6 comentários:

  1. O produto acima é amplamente vendido na internet, sem exigência de prescrição médica e não possui bula juntamente com a embalagem para que o consumidor possa tirar dúvidas sobre informações importantes como restrições de uso e reações adversas. O mau uso deste suplemento mineral pode acarretar num excesso de magnésio na corrente sanguínea. A hipermagnesemia é rara de acontecer quando a obtenção do magnésio se dá pela alimentação normal, porém em casos de suplementação pode ocorrer. Em concentrações até 3,6 mg/dL, a hipermagnesemia é assintomática, podem ocorrer perda dos reflexos tendíneos musculares profundos, quando a concentração sérica de encontra-se em torno de 7,2 mg/dL. Concentrações acima deste nível podem ocasionar paralisia respiratória, hipotensão, anormalidades de condução cardíaca e perda de consciência. Ou seja, além de ser interessante o uso de acordo com orientação médica, a adição de bula ao produto pode auxiliar na prevenção do mau uso do suplemento de cloreto de magnésio e aos malefícios da hipermagnesemia.

    ResponderExcluir
  2. Confirmando o comentário anterior, o cloreto de magnésio é vendido livremente até em farmácias e drogarias. Mas, levando para o lado clínico, a febre chikungunya é uma doença viral causada através de uma picada de mosquito e a pessoa infectada sofre de dor aguda nas infecções. Está viralizando na internet que o uso de cloreto de magnésio pode fortalecer o sistema imunológico de pessoas saudáveis, prevenindo-os contra a doença. Para os doentes, a adição de 10 gramas de cloreto de magnésio em uma garrafa de 1,5 litros de água ou de 2 litros reforça a defesa do organismo contra o vírus além de ajudar na dor nas articulações causadas pela doença.

    ResponderExcluir
  3. Outro uso que poderia ser importante do cloreto de magnésio é em casos de pressão arterial elevada. O mesmo ajuda a normalizar a pressão ajudando com o controle da hipertensão e melhorando a circulação sanguínea. Também pode prevenir que ocorra um infarto do miocárdio, atuando como uma forte ferramenta de sua prevenção e auxílio no tratamento. O consumo de cálcio se torna muito otimizado e mais eficiente para o corpo associado ao consumo de cloreto de magnésio, o que faz com que as doenças de ossos e pele também sejam prevenidas pelo seu consumo, bem como os cálculos renais, prevenindo a formação de calcificações em locais inadequados. Como comentado anteriormente por Sarah Rosa no primeiro comentário, sua suplementação deve ser muito cautelosa devido ao risco de hipermagnesemia. O fato de ser vendido sem bula ou prescrição médica pode gerar um risco muito grande a saúde da população se seu uso começar a se tornar mais uma "moda".

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O presente trabalho sobre o Cloreto de Magnésio apresenta-se bastante completo, na qual retrata que a suplementação desse composto que pode melhorar: a memória, ocasionar o fortalecimento dos ossos, auxiliar no sistema imunológico no combate às infecções, dissolve cálculo renais, combate ao estresse e dentre tantas outras funções que auxiliam a funcionalidade do organismo como um todo.
    Vale acrescentar que, com intuito apenas de enriquecer mais o presente trabalho, o magnésio é utilizado também em pacientes com eclâmpsia, a fim de evitar as crises convulsivas, controle de câimbras musculares, prevenção de contrações uterinas e parto prematuro, pode prevenir o desenvolvimento da pré-eclâmpsia e retardar a evolução para eclâmpsia, favorecer o crescimento e desenvolvimento do feto, proteção do sistema nervoso do feto, combater o cansaço, combater a azia.

    Fonte: http://revista.hupe.uerj.br/detalhe_artigo.asp?id=92

    ResponderExcluir
  6. Sem dúvida o cloreto de magnésio possui inúmeros benefícios quando usado corretamente. Como o texto deixa claro em sua conclusão é necessário que seu uso seja acompanhado por um médico ou um nutricionista. Muitas vezes o consumidor minimiza os efeitos negativos da suplementação por ser isento de prescrição. Complementando o texto, o cloreto de magnésio também pode gerar interação medicamentosa com diversos medicamentos, diminuindo sua eficácia, como é o caso de alguns antibióticos como gentamicina, streptomicina, ciprofloxacino, levofloxacino, doxiciclina e minociclina. Além disso, também interfere com a absorção da levotiroxina, medicamento usado para tireoide e alendronato de sódio, utilizado para osteoporose. O cloreto de magnésio também pode sofrer um aumento de absorção causado pela interação com a espironalactona. Portanto, para a indicação desta suplementação é preciso levar diversos fatores em conta e não deve ser consumida sem uma recomendação médica.

    Nome: Luisa Majerowicz Braga
    DRE: 115182355

    ResponderExcluir